Questões de Concursos O Processo de Socialização

Resolva questões de O Processo de Socialização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q57589 | Pedagogia, O Processo de Socialização

Nas sociedades primitivas, os indivíduos estão ligados por laços culturais e de parentesco. Os interesses são coletivos, a cultura é unitária e o principal agente socializador é a família. Acerca da educação nessas sociedades, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q57586 | Pedagogia, O Processo de Socialização

A noção de “socialização” guarda estreitas relações com a educação escolar e não escolar e pode ser entendida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q57585 | Pedagogia, O Processo de Socialização

Com o objetivo de combater a injustiça, a desigualdade, o individualismo e a exclusão nas aulas de educação física em uma escola de ensino fundamental, o professor utilizou jogos que promoviam a interação social e a ação colaborativa de todos os estudantes.

Com base nessas informações, é correto afirmar que o professor utilizou jogos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q57590 | Pedagogia, O Processo de Socialização

Para os teóricos sociointeracionistas, a interação social fornece a matéria-prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.

Dessa maneira,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q57582 | Pedagogia, O Processo de Socialização

As competências dos alunos são reveladas quando se revelam suas habilidades. Dessa maneira, as vivências no agir concreto e reflexivo dos saberes garantem que competências e habilidades não se adquirem de uma vez por todas, são construídas pela necessidade de progressivo aperfeiçoamento. A esse respeito, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q57581 | Pedagogia, O Processo de Socialização

Para a educação física escolar, a função social do esporte pode ser vislumbrada a partir da sua contribuição para a promoção da saúde, da preparação esportiva de alto rendimento e da educação integral do aluno. Considerando as diferentes manifestações do esporte na educação física escolar, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q57588 | Pedagogia, O Processo de Socialização

São fatores de proteção social, escolar e pessoal relacionados ao uso de drogas, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q57587 | Pedagogia, O Processo de Socialização

Analise o texto abaixo: A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos......(1)..... que enriquecem o seu desenvolvimento ......(2)......

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q57583 | Pedagogia, O Processo de Socialização

O desenvolvimento da autonomia do aluno, em relação aos conhecimentos, é consequência da construção e do esforço propiciados em vivências concretas e significativas. Nesse contexto, para promover a autonomia dos alunos, as aulas de educação física escolar devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q57584 | Pedagogia, O Processo de Socialização

As atividades nas aulas de educação física têm como referências o próprio aluno, o próprio aluno em relação aos materiais e o próprio aluno em relação aos outros. A esse respeito, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q939424 | Sociologia, O processo de socialização, PPL, ENEM, INEP, 2018

O representante das associações de moradores (integrante de um conselho de saúde) fez várias ponderações: “As prestações de contas, de modo geral, tiveram uma transparência razoável. Eu acho isso bom porque, no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento. Acompanho permanentemente o desenvolvimento do que entra e do que é gasto”.

CORREIA, M. V. C. Que controle social?: os conselhos de saúde como instrumento. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000 (adaptado).

A forma de atuação política indicada caracteriza uma prática associada ao(à)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q939425 | Sociologia, O processo de socialização, PPL, ENEM, INEP, 2018

Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.

RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).

Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q679552 | Sociologia, O processo de socialização, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“As tradições que sustentam as instituições democráticas americanas estão se desintegrando, abrindo um vazio desconcertante entre como nosso sistema político funciona e as expectativas há muito arraigadas de como ele deve funcionar.”
LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2018, p. 142.

O trecho acima citado se refere ao abismo, constatado no mundo todo, entre as tradições iluministas que deram origem aos nossos sistemas republicanos liberais e a negação da política, que tem tomado conta dos discursos eleitorais em diversos países, nos últimos anos.
Assinale a opção que apresenta corretamente as principais heranças liberais que ainda são visíveis na construção das nossas instituições políticas atuais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q937430 | Sociologia, O processo de socialização, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Entendo por barbárie algo muito simples, ou seja, que, estando na civilização do mais alto desenvolvimento tecnológico, as pessoas se encontrem atrasadas de um modo peculiarmente disforme em relação à sua própria civilização, tomadas por uma agressividade primitiva, um ódio primitivo ou, na terminologia culta, um impulso de destruição, que contribui para aumentar ainda mais o perigo de que toda esta civilização venha a explodir.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006 (adaptado).


Ao refletir sobre a crise civilizatória vivida com a Segunda Guerra Mundial, o autor aponta como uma das condições de possibilidade da barbarização o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q893592 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Auxiliar de Desenvolvimento Infanto Juvenil, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Leia a história:


Uma professora de uma escola municipal de educação infantil na cidade de São Paulo, com um agrupamento de 30 crianças de 4 anos, teve a clareza de que se pode melhorar a qualidade da educação, mesmo em condições adversas.

Esta instituição mantinha a mesma organização em todas as salas: mesas e cadeiras e materiais em armários fechados.

A mesma sala era ocupada diariamente por três professores diferentes com seus agrupamentos (das 7 às 11 horas, das 11 às 15 horas e das 15 às 19 horas).

Ela decidiu, com suas crianças, reorganizar o espaço da sala para oferecer autonomia às crianças e o direito ao brinquedo e à brincadeira.

- Conversou com as crianças e juntas decidiram pela mudança

- Logo no início das atividades, as crianças encostavam as mesas e as cadeiras e criavam áreas de brincadeiras:

- Retiravam do armário da professora os brinquedos e materiais e os distribuíam nas áreas;

- Discutiam entre elas o que cada uma ia fazer no dia: brincar na área de faz de conta, na construção, na fantasia, nos livros ou em atividades artísticas;
- Terminado o tempo de brincar e explorar, elas guardavam todos os brinquedos e colocavam as mesas e cadeiras no lugar, para que a turma seguinte encontrasse tudo no lugar definido pela instituição.


Fonte: https://www.klcconcursos.com.br/apoio/Brinquedos%20e%20Brincadeiras%20-%20MEC.pdf



No relato da professora, com relação à organização do espaço nas atividades da Educação Infantil, percebe-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q889588 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024

Ao analisar o processo de desenvolvimento infantil, tomando por parâmetro a integração social, alguns aspectos influenciam positiva ou negativamente. Dentro desse cenário, destaque a alternativa que foi erroneamente elaborada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q896840 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Conforme o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), um dos objetivos da relação entre a instituição educativa e a família é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1025584 | Sociologia, O Processo de Socialização, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Comenius viveu entre 1592 e 1670. É considerado o pai da Didática Moderna. Seu método, entre outras coisas, previa o seguinte: tudo o que se deve saber deve ser ensinado; qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em sua aplicação prática, no seu uso definido; deve-se ensinar de maneira direta e clara; ensinar a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas; explicar primeiro os princípios gerais; ensinar as coisas em seu devido tempo; não abandonar nenhum assunto até sua perfeita compreensão; dar a devida importância às diferenças que existem entre as coisas.

Josenei Martins e Ana Cláudia Moser. Didática e metodologia do ensino de
sociologia. Indaial: UNIASSELVI, 2019, p. 4 (com adaptações).
Tendo em vista o processo de ensino e de aprendizagem da sociologia, julgue o item.

Jean-Jacques Rousseau defendia que as pessoas, que nascem boas, são corrompidas pela sociedade; o objetivo de um empreendimento educacional, por conseguinte, seria o de formar os jovens a fim de que consigam conviver em um meio corrupto.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q893587 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Auxiliar de Desenvolvimento Infanto Juvenil, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A partir de observações, regulares e permanentes de sua primeira filha, Pikler destacou que “as refeições, as trocas de fraldas, o banho, momento de vestir a criança eram as melhores ocasiões de estarem juntos de maneira regular. Durante essa atividade os pais nunca tinham pressa, levavam em conta as necessidades e as reações da criança e toda sua participação.” (FALK, 2011, p.20). Dessa forma, contribuiu concluindo que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q919472 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Nos processos interativos criança/adulto, espera-se que o auxiliar de desenvolvimento escolar atue
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.