Início

Questões de Concursos O Sujeito Moderno

Resolva questões de O Sujeito Moderno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1070310 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Karl Popper desenvolveu uma abordagem crítica em relação ao papel da base empírica na ciência. Em relação à concepção de Popper acerca desse problema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1070320 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

No âmbito da filosofia da ciência, Karl Popper formulou uma solução para o problema da demarcação, visando distinguir as proposições científicas daquelas que não o são. Nesse sentido, assinale a alternativa que corretamente reflete a posição de Popper a respeito dessa questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1071100 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
A Teoria Crítica nasceu no trauma da República de Weimar, atingiu a maturidade no exílio e alcançou aceitação cultural em seu retorno. Transmitida por seus fundadores da primeira geração — entre outros, Max Horkheimer, Friedrich Pollock, Herbert Marcuse e Theodor Adorno —, ainda é uma perspectiva filosófica e política vital.

Fred Rush. Teoria Crítica. São Paulo: Ideias & Letras, 2008, p. 25 (com adaptações).
A respeito de filosofia e experiência estética, julgue o item.

Walter Benjamin concebe o conceito de aura para caracterizar aquilo que é reprodutível na obra de arte.
  1. ✂️
  2. ✂️

104Q1069368 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

Alguém quer descer o olhar sobre o segredo de como se fabricam ideais na terra? Quem tem a coragem para isso?… Muito bem! Aqui se abre a vista a essa negra oficina.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Segundo o autor, os ideais da moral são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q1069403 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Disciplina Filosofia, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca de filosofia, arte e ciências, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1071196 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

A obra Ter ou ser? (1976) examina os dois modos basilares existenciais: o modo do ter e o modo do ser. No primeiro modo, diz-se que a verdadeira essência do ser é o ter. Assim, se alguém não tem nada, não é nada, ou seja, no modo do ter, uma pessoa é o que tem e o que consome. No segundo modo, prevalece a independência, a liberdade e a presença da razão crítica. A característica fundamental do modo do ser consiste em ser ativo.
Que filósofo, representante da Escola de Frankfurt, é autor dessa obra?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q1070985 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Nietzsche chamava também os “últimos homens” de macacos-aranha saltitantes. Parecem o “rebanho” que “salta de lá para cá, há pouco amarrado em seu desejo e desalento, estacado no momento”. Hoje, os “últimos homens” de Nietzsche saltam diante da câmera. Surge um novo homem: Homo saliens — o homem saltitante. Embora pelo seu som seja parente do Homo sapiens, nele se esvaneceu completamente a virtude do discernimento e da sabedoria que caracterizava o Homo sapiens. Salta para chamar a atenção.

Byung-Chull Han. Capitalismo e impulso de morte.

A partir do texto anterior, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da filosofia e da consciência cotidiana para Nietzsche.

Ao apresentar a figura do “último homem” associada à do seu contrário, o “além do homem” ou “super-homem”, Nietzsche anunciava uma nova perspectiva de sentido para a humanidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q1071291 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

“Aliás, não é difícil ver que nosso tempo é um tempo de nascimento e trânsito para uma nova época. O espírito rompeu com o mundo de seu ser-aí e de seu representar, que até hoje durou; está a ponto de submergi-lo no passado, e se entrega à tarefa de sua transformação. Certamente, o espírito nunca está em repouso, mas sempre tomado por um movimento para a frente. Na criança, depois de longo período de nutrição tranquila, a primeira respiração - um salto qualitativo - interrompe o lento processo do puro crescimento quantitativo; e a criança está nascida. Do mesmo modo, o espírito que se forma lentamente, tranquilamente, em direção à sua nova figura, vai desmanchando tijolo por tijolo o edifício de seu mundo anterior. Seu abalo se revela apenas por sintomas isolados; a frivolidade e o tédio que invadem o que ainda subsiste, o pressentimento vago de um desconhecido são os sinais precursores de algo diverso que se avizinha. Esse desmoronar-se gradual, que não alterava a fisionomia do todo, é interrompido pelo sol nascente, que revela num clarão a imagem do mundo novo.” In: HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do Espírito. 2.ed. Trad: Paulo Meneses, com a colaboração de Karl-HeinzEfken e José Nogueira Machado. Petrópolis: Vozes, 2003. p.31

Quando Hegel afirma que estamos em um momento de nascimento e trânsito para uma nova época, está se referindo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1069510 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de Caçador SC, FEPESE, 2024

Dentre as ideias defendidas por Immanuel Kant, renomado pensador do chamado “Século das Luzes”, uma das mais conhecidas é o conceito de esclarecimento.
Assinale a alternativa correta a respeito do pensamento de Kant acerca do conceito de esclarecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1071302 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

A Filosofia Moderna, desde Descartes a Hegel, seria uma reflexão crítica sobre o fato da nova ciência, seria a ciência que se sabe a si mesma. ZUBIRI, Xavier. Sobre el problema de la filosofia. Revista del Ocidente, 1933, p.53. (Adaptado)


Considerando a filosofia cartesiana, avalie as afirmações a seguir.
I. Para Descartes, o Ser e sua estrutura são criações arbitrárias de Deus. II. Estão entre os princípios dessa filosofia: Dúvida metódica e o cogito. III. A bondade não implica uma livre decisão da vontade. IV. O pensar enquanto tal, não possui e não implica segurança ontológica.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1070025 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

O pensamento de Kant é geralmente dividido em duas fases:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q1071054 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

“Começarei esta carta com minhas observações sobre o livro de Galileu. Encontro, em geral, que ele filosofa muito melhor que o vulgo, apartando-se tanto como pode dos erros da Escola, e procura examinar as matérias físicas com razões matemáticas. Nisso estou inteiramente de acordo com ele e considero que não há outro meio para se encontrar a verdade. Mas parece-me que se equivoca muito na medida em que faz continuamente digressões e não se detém para explicar por completo uma matéria, o que mostra que não as têm examinado por ordem e que, sem haver considerado as primeiras causas da natureza, somente tem buscado as razões de alguns efeitos particulares, e assim tem construído sem fundamento.”
(DESCARTES, R. Ouvres des Descartes. II, p. 380. apud MEDEIROS, D. Descartes e o fundamento metafísico da inércia natural dos corpos na correspondência com Mersenne. In: Modernos & Contemporâneos, Campinas, v. 1, n. 2., jul./dez., 2017. p. 71).

Considerando este trecho da carta de Descartes a Mersenne sobre os Discursos de Galileu e seus conhecimentos sobre o pensamento cartesiano, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q1072150 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

O Renascimento foi marcado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q1069365 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

A filosofia hegeliana da história é a última consequência, levada à sua “mais pura expressão”, de toda a historiografia alemã que não trata de interesses reais, nem mesmo políticos, mas apenas de uma série de pensamentos puros que devoram uns aos outros. Tal concepção é verdadeiramente religiosa, pressupõe o homem religioso como o homem primitivo do qual parte toda a história e, em sua imaginação, põe a produção religiosa de fantasias no lugar da produção real dos meios de vida e da própria vida.
Adaptado de MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

A visão marxiana entende que a história é movida pelas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q1074997 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

“Se, por outro lado, Deus não existe, não encontramos, já prontos, valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. Assim, não teremos nem atrás de nós, nem na nossa frente, no reino luminoso dos valores, nenhuma justificativa e nenhuma desculpa. Estamos só, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.”

(SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. In: MARÇAL, Jairo (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009. p.624)

Identifica-se, no texto acima, o pensamento existencialista de Sartre, segundo o qual o ser humano

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q1069366 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

Pode-se representar facilmente uma linguagem que consiste apenas de comandos e informações durante uma batalha. – Ou uma linguagem que consiste apenas de perguntas e de uma expressão de afirmação e de negação. E muitas outras.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (Os pensadores).

Para o Wittgenstein dessa fase de sua obra, a linguagem tem como característica fundamental o fato de estar associada a alguma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q1071425 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

Leia com atenção texto a seguir.
A denominada Filosofia Moderna, também conhecida como o Grande .................... Clássico, tem sua origem vinculada à tentativa de superar o pessimismo teórico do fim do século XVI e início do século seguinte, também conhecido como ..................... , a atitude filosófica que duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o ser humano.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1071195 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Analise as afirmativas a seguir sobre o pensamento de Theodor Wiesengrund Adorno.
I. Adorno faz uma opção clara pelo Hegel dialético em contraposição ao Hegel sistemático.
II. A indústria cultural,de forma maldosa, realizou o homem como um ser genérico.
III. A indústria cultural é salutar e permite que o homem desenvolva sua própria cultura.
IV. O divertimento deixa de ser o lugar da liberdade, da recreação e da alegria. É a indústria cultural que fixa o divertimento e seus horários.
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q1075064 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IFB, IFB

Habermas em sua obra Verdade e Justificação avalia uma possível analogia entre a correção de normas morais e a verdade de proposições descritivas. Leia as afirmações sobre a correção de normas morais e a verdade de proposições descritivas abaixo. I) Verdade é um conceito que transcende toda a justificação e que não pode ser identificado como assertibilidade idealmente justificada. II) O aspecto incondicional da verdade só pode ser explicado no contexto da ação e não no contexto do discurso. III) A correção moral é imanente à justificação. IV) Para a correção moral é impossível atribuir um aspecto incondicional, visto que o mundo social não é indisponível à ação. V) A analogia entre verdade e correção moral só pode ser feita para além do plano do discurso. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS de acordo com a posição de Habermas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1070206 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No caso do segundo Wittgenstein, pode-se dizer que na obra Investigações filosóficas a linguagem, entendida como tendo uma estrutura básica, uma forma lógica, desaparece, dissolve-se, fragmenta-se, dando lugar aos jogos de linguagem, múltiplos, multifacetados. Se adotamos a noção de jogo de linguagem, o significado não é mais estabelecido pela forma da proposição, nem pelo sentido de seus componentes, nem por sua relação com fatos, como ele defendia anteriormente (Marcondes, 2010).
Para o segundo Wittgenstein, o significado se estabeleceria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.