Início

Questões de Concursos O Sujeito Moderno

Resolva questões de O Sujeito Moderno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1071195 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Analise as afirmativas a seguir sobre o pensamento de Theodor Wiesengrund Adorno.
I. Adorno faz uma opção clara pelo Hegel dialético em contraposição ao Hegel sistemático.
II. A indústria cultural,de forma maldosa, realizou o homem como um ser genérico.
III. A indústria cultural é salutar e permite que o homem desenvolva sua própria cultura.
IV. O divertimento deixa de ser o lugar da liberdade, da recreação e da alegria. É a indústria cultural que fixa o divertimento e seus horários.
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q1071736 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

A filosofia helenística foi marcada por várias escolas, que no período pós-socrático, do final do período clássico (320 a.C.) até o começo da Era Cristã, caracterizou-se por uma preocupação com questões morais e subjetivas, tendo como um dos temas a felicidade. Sobre este período é correto afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1069945 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No livro A utopia, uma das obras mais célebres e influentes do renascimento, Thomas Morus usa de ironia para formular a imagem de um Estado ideal, em que não há propriedade privada, defende a tolerância religiosa, critica o autoritarismo dos reis e da Igreja e favorece a razão e a virtude.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Segundo Danilo Marcondes (2010), Thomas Morus defende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1070206 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No caso do segundo Wittgenstein, pode-se dizer que na obra Investigações filosóficas a linguagem, entendida como tendo uma estrutura básica, uma forma lógica, desaparece, dissolve-se, fragmenta-se, dando lugar aos jogos de linguagem, múltiplos, multifacetados. Se adotamos a noção de jogo de linguagem, o significado não é mais estabelecido pela forma da proposição, nem pelo sentido de seus componentes, nem por sua relação com fatos, como ele defendia anteriormente (Marcondes, 2010).
Para o segundo Wittgenstein, o significado se estabeleceria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1069187 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Um dos maiores embates que ocorreram na história da Filosofia foi travado, no século XVII, entre racionalistas e empiristas. Os primeiros enfatizavam o papel da razão na epistemologia, enquanto os segundos davam ênfase à primazia da experiência no modo como conhecemos. Acerca desse rico debate histórico, julgue o item.

David Hume questionou as relações de causalidade, mostrando que elas não podem ser conhecidas a priori; por isso, voltou-se para a razão pelo fato de o experimentalismo estar comprometido.
  1. ✂️
  2. ✂️

106Q1070985 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Nietzsche chamava também os “últimos homens” de macacos-aranha saltitantes. Parecem o “rebanho” que “salta de lá para cá, há pouco amarrado em seu desejo e desalento, estacado no momento”. Hoje, os “últimos homens” de Nietzsche saltam diante da câmera. Surge um novo homem: Homo saliens — o homem saltitante. Embora pelo seu som seja parente do Homo sapiens, nele se esvaneceu completamente a virtude do discernimento e da sabedoria que caracterizava o Homo sapiens. Salta para chamar a atenção.

Byung-Chull Han. Capitalismo e impulso de morte.

A partir do texto anterior, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da filosofia e da consciência cotidiana para Nietzsche.

Ao apresentar a figura do “último homem” associada à do seu contrário, o “além do homem” ou “super-homem”, Nietzsche anunciava uma nova perspectiva de sentido para a humanidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q1074838 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF RS, IF RS

“Mas não temerei dizer que penso ter tido muita felicidade de me haver encontrado, desde a juventude, em certos caminhos, que me conduziram a considerações e máximas, de que formei um método, pelo qual me parece que eu tenha meio de aumentar gradualmente meu conhecimento, e de alçá-lo pouco a pouco, ao mais alto ponto, a que a mediocridade de meu espírito e a curta duração de minha vida lhe permitam atingir." (DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 66.)


Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde às regras do método expostas por René Descartes nesse texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1071287 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

Theodor Adorno e Max Horkheimer escrevem, em 1947, Dialética do Iluminismo, obra na qual aparece, pela primeira vez, a expressão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1071288 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

A revolução científica resultante das descobertas feitas por Nicolau Copérnico e Galileu Galilei, nos séculos XVI e XVII, deu origem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1071291 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

“Aliás, não é difícil ver que nosso tempo é um tempo de nascimento e trânsito para uma nova época. O espírito rompeu com o mundo de seu ser-aí e de seu representar, que até hoje durou; está a ponto de submergi-lo no passado, e se entrega à tarefa de sua transformação. Certamente, o espírito nunca está em repouso, mas sempre tomado por um movimento para a frente. Na criança, depois de longo período de nutrição tranquila, a primeira respiração - um salto qualitativo - interrompe o lento processo do puro crescimento quantitativo; e a criança está nascida. Do mesmo modo, o espírito que se forma lentamente, tranquilamente, em direção à sua nova figura, vai desmanchando tijolo por tijolo o edifício de seu mundo anterior. Seu abalo se revela apenas por sintomas isolados; a frivolidade e o tédio que invadem o que ainda subsiste, o pressentimento vago de um desconhecido são os sinais precursores de algo diverso que se avizinha. Esse desmoronar-se gradual, que não alterava a fisionomia do todo, é interrompido pelo sol nascente, que revela num clarão a imagem do mundo novo.” In: HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do Espírito. 2.ed. Trad: Paulo Meneses, com a colaboração de Karl-HeinzEfken e José Nogueira Machado. Petrópolis: Vozes, 2003. p.31

Quando Hegel afirma que estamos em um momento de nascimento e trânsito para uma nova época, está se referindo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1071054 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

“Começarei esta carta com minhas observações sobre o livro de Galileu. Encontro, em geral, que ele filosofa muito melhor que o vulgo, apartando-se tanto como pode dos erros da Escola, e procura examinar as matérias físicas com razões matemáticas. Nisso estou inteiramente de acordo com ele e considero que não há outro meio para se encontrar a verdade. Mas parece-me que se equivoca muito na medida em que faz continuamente digressões e não se detém para explicar por completo uma matéria, o que mostra que não as têm examinado por ordem e que, sem haver considerado as primeiras causas da natureza, somente tem buscado as razões de alguns efeitos particulares, e assim tem construído sem fundamento.”
(DESCARTES, R. Ouvres des Descartes. II, p. 380. apud MEDEIROS, D. Descartes e o fundamento metafísico da inércia natural dos corpos na correspondência com Mersenne. In: Modernos & Contemporâneos, Campinas, v. 1, n. 2., jul./dez., 2017. p. 71).

Considerando este trecho da carta de Descartes a Mersenne sobre os Discursos de Galileu e seus conhecimentos sobre o pensamento cartesiano, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q1070320 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

No âmbito da filosofia da ciência, Karl Popper formulou uma solução para o problema da demarcação, visando distinguir as proposições científicas daquelas que não o são. Nesse sentido, assinale a alternativa que corretamente reflete a posição de Popper a respeito dessa questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1072150 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

O Renascimento foi marcado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q1071396 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF TO, IF TO, 2017

Permaneci sempre firme na resolução de não supor nenhum outro princípio que não fosse o de que me servir para demonstrar a existência de Deus e da alma, bem como na de não aceitar como verdadeiro nada que não me parecesse tão claro e tão certo como me pareciam antes as demonstrações dos geômetras.

DESCARTES, R.. Discurso do Método. São Paulo: Martin Claret, 2003, p.47.

Descartes, que é considerado um dos pais da Filosofia Moderna, entende que a essência do homem consiste.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1070387 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes, na obra Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein afirma: “o uso do termo ‘moderno’ antecede bastante o período que começa no séc. XVII. Duas noções fundamentais estão diretamente relacionadas ao moderno: a ideia de progresso e a valorização da subjetividade, como lugar da certeza”.
Segundo Danilo Marcondes, a mudança no ponto de partida da reflexão filosófica na modernidade é caracterizada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1071425 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

Leia com atenção texto a seguir.
A denominada Filosofia Moderna, também conhecida como o Grande .................... Clássico, tem sua origem vinculada à tentativa de superar o pessimismo teórico do fim do século XVI e início do século seguinte, também conhecido como ..................... , a atitude filosófica que duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o ser humano.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1073774 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins abordam a filosofia de Michel Foucault, afirmando que “A extensão progressiva de dispositivos disciplinares ao longo daqueles séculos e sua multiplicação no corpo social configuram o que se chama ‘sociedade disciplinar’”. Para as autoras, “(…) de acordo com uma ‘microfísica do poder’, Foucault identifica que o poder não se exerce de um ponto central como qualquer instância do Estado, mas se encontra disseminado em uma rede de instituições disciplinares”.
Os dois conceitos apresentados em Foucault investigam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1075064 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IFB, IFB, 2017

Habermas em sua obra Verdade e Justificação avalia uma possível analogia entre a correção de normas morais e a verdade de proposições descritivas. Leia as afirmações sobre a correção de normas morais e a verdade de proposições descritivas abaixo. I) Verdade é um conceito que transcende toda a justificação e que não pode ser identificado como assertibilidade idealmente justificada. II) O aspecto incondicional da verdade só pode ser explicado no contexto da ação e não no contexto do discurso. III) A correção moral é imanente à justificação. IV) Para a correção moral é impossível atribuir um aspecto incondicional, visto que o mundo social não é indisponível à ação. V) A analogia entre verdade e correção moral só pode ser feita para além do plano do discurso. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS de acordo com a posição de Habermas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1069695 | Filosofia, O Sujeito Moderno, PSS, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

A filosofia moderna, iniciada no século XVII, marcou uma ruptura significativa com as tradições medievais, voltando-se para o indivíduo e a razão como as principais fontes de conhecimento. Esse período é caracterizado pelo surgimento do racionalismo, com um de seus principais expoentes propondo que opensamento humano, através do uso da razão, poderia alcançar verdades indubitáveis (GARCIA, 2018).

Assinale a opção correta em relação à filosofia moderna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1070980 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Leia com atenção o texto abaixo: No seu livro .................................... , publicado em 1975, Michel Foucault tratou também das alterações históricas ocorridas nas penas aplicadas aos detentos do sistema prisional e afirmou que “o sofrimento físico, a dor do corpo não são mais os elementos constitutivos da pena. O castigo passou de uma arte das sensações insuportáveis a uma ................................ dos direitos suspensos”. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.