Início

Questões de Concursos O Sujeito Moderno

Resolva questões de O Sujeito Moderno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1069187 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Um dos maiores embates que ocorreram na história da Filosofia foi travado, no século XVII, entre racionalistas e empiristas. Os primeiros enfatizavam o papel da razão na epistemologia, enquanto os segundos davam ênfase à primazia da experiência no modo como conhecemos. Acerca desse rico debate histórico, julgue o item.

David Hume questionou as relações de causalidade, mostrando que elas não podem ser conhecidas a priori; por isso, voltou-se para a razão pelo fato de o experimentalismo estar comprometido.
  1. ✂️
  2. ✂️

122Q1071260 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Leia atentamente o seguinte excerto: “Desse modo, o pensamento toma corpo no belo artístico e a matéria não é determinada externamente por ele, mas existe livre por si mesma, na medida em que o natural, o sensível, o ânimo e assim por diante possuem em si mesmos medida, finalidade e concordância e a intuição e o sentimento são igualmente elevados à universalidade espiritual,enquanto que o pensamento não só renuncia à sua hostilidade com a natureza, mas nela se asserena e o sentimento, o prazer e o fruir são legitimados e santificados; de tal modo que natureza e liberdade, sensibilidade e conceito encontram seu direito e satisfação em um só termo”.
A partir do excerto do item “A Filosofia Kantiana”, da obra Introdução à Estética de Hegel, atente para o que se afirma a seguir, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:
( ) Na consideração da Crítica do Juízo, pensamento e matéria determinam-se por si mesmos, repetindo o dualismo coisa-em-si e fenômeno característico da outra Crítica.
( ) A arte pela lógica da gratificação, sobrepõe-se à lógica da repressão, o princípio de razão predominante. ( ) A verdade da arte é a libertação da sensibilidade através de sua reconciliação com a razão. ( ) A verdade não conceitual dos sentidos, como valor estético transcendente, veda a liberdade em face do princípio de realidade.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q1071287 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

Theodor Adorno e Max Horkheimer escrevem, em 1947, Dialética do Iluminismo, obra na qual aparece, pela primeira vez, a expressão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1069508 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de Caçador SC, FEPESE, 2024

A Filosofia ocidental tem buscado há milênios responder a questão sobre o Ser. De acordo com Heidegger, à questão do Ser, mesmo sendo profundamente analisada ao longo da história, jamais foi solucionada.
A partir da afirmação acima e do pensamento de Heidegger, é correto afirmar que o ser é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1070053 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

O pensamento de Georg Wilhelm Friedrich Hegel deixou uma marca significativa na filosofia contemporânea, influenciando diversas correntes de pensamento. Identifique qual das seguintes características destaca uma influência fundamental de Hegel em filósofos contemporâneos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q1069341 | Filosofia, O Sujeito Moderno, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Descartes em sua filosofia adotou o “princípio da adequação causal” como um de seus principais fundamentos metodológicos. Diante do exposto, assinale a alternativa que melhor explica o princípio citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1069348 | Filosofia, O Sujeito Moderno, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Segundo Marcuse, a estética é uma experiência fundamental para o processo de libertar a consciência e o comportamento dos indivíduos. A arte torna-se uma “fantasia”, na qual o “aparente” desvela a verdade das coisas. Para Marcuse, a arte se manifesta diante das contradições internas e externas, buscando a contraposição com a representação da forma estética. Na expressão do próprio Marcuse:
“A separação da arte do processo da produção material deu-lhe a possibilidade de desmistificar a realidade reproduzida neste processo. A arte desafia o monopólio da realidade estabelecida em determinar o que é ‘real’ e fá-lo criando um mundo fictício que, no entanto, é ‘mais real que a própria realidade’.”
(Fonte: MARCUSE, H. A dimensão estética. Trad. Maria Elisabete Costa. Lisboa: Edições 70, 1999; p. 33).
Refletindo sobre o texto acima e a Teoria Estética de Marcuse em geral, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1069888 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Um dos mais importantes filósofos do período moderno, René Descartes foi um racionalista francês do século 17, geralmente lembrado pela ênfase na autoridade da razão em filosofia e ciências naturais, bem como pelo desenvolvimento de métodos de verificação. (https://www.infoescola.com/filosofos/renedescartes/#google_vignette , Willyans Maciel)

Diante do enunciado acima, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1069387 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor a de Educação Religiosa, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024

Analise as informações a seguir:
I. Um dos debates mais fundamentais da discussão sobre a transcendência da humanidade, sobretudo a partir do conceito de Pessoa, é que seus valores e conteúdo são universais para todas as sociedades humanas.
II. Dentro da pluralidade do conceito de Pessoa, embora concebido como transcendente, não é possível apontar valores que sejam compartilhados por todas as sociedades humanas.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q1069917 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Chamavam-se escolásticos os mestres das escolas monacais da Idade Média. A Filosofia Escolástica preocupava-se, acima de tudo, em elaborar uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1071713 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Na busca que chamamos filosofia, muitos caminhos foram trilhados. São as diversas escolas, tendências, correntes filosóficas históricas. A fenomenologia é uma dessas correntes e procuras, nascida da busca de um novo método crítico para captar a realidade; ela se se tornou uma doutrina metafísica da procura do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q1075063 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IFB, IFB

Assinale a alternativa que apresenta o fundamento da teoria crítica da sociedade elaborada por Habermas em sua obra Teoria do agir comunicativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1070980 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Leia com atenção o texto abaixo: No seu livro .................................... , publicado em 1975, Michel Foucault tratou também das alterações históricas ocorridas nas penas aplicadas aos detentos do sistema prisional e afirmou que “o sofrimento físico, a dor do corpo não são mais os elementos constitutivos da pena. O castigo passou de uma arte das sensações insuportáveis a uma ................................ dos direitos suspensos”. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1074825 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Auxiliar do Serviço de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A ética ambiental trata das relações do ser humano com a natureza, a fim de garantir sua sustentabilidade. Por sua vez, também se ocupa com as consequências nefastas dessa relação, como a poluição industrial e agrícola, o esgotamento de recursos naturais, agressões que provocam o desequilíbrio do ecossistema [...] e colocam em risco o destino do planeta. Também entra na discussão sobre ecologia e má distribuição de renda, que obriga grande parcela da população mundial a viver em estado de fome e de miséria.

(ARANHA, M. L. de A., MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à

filosofia. São Paulo: Moderna, 2013.)

Sobre a ética ambiental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Diz respeito exclusivamente às relações entre seres humanos.

( ) Discute problemas relacionados aos ecossistemas naturais e à ação humana.

( ) Participa de questões alusivas à poluição industrial e às consequências que ocasiona na natureza e no ser humano.

( ) Está envolvida com temas da educação ambiental.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q1071256 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Atente para as seguintes proposições de Wittgenstein em Investigações Filosóficas:
- “Nós devemos nos ater aos objetos do nosso pensamento cotidiano e não nos perder e imaginar que temos que descrever sutilezas extremas”.
- “E nós não avançaremos em nenhum tipo de teoria. Não deve haver nada hipotético em nossas considerações”.
Considerando as citações acima, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso sobre a relação entre filosofia e consciência cotidiana.
( ) Estimula a sujeição às regras dos fatos estabelecidos. ( ) Favorece a eliminação de tese dialógica. ( ) Preconiza uma linguagem que mutila o homem e a natureza. ( ) Destrói a coordenação de aporias lógicas.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q1071264 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Husserl nos apresenta duas racionalidades contrastantes para a compreensão da estrutura sócio-histórica da razão científica: “o universo concreto da causalidade que se torna matemática aplicada. (...) mas o mundo da percepção e da experiência, no qual vivemos a totalidade da nossa vida privada (Lebenswelt = Mundo da Prática, Mundoda Vida), permanece como aquilo que é, em sua estrutura essencial, em sua própria causalidade concreta inalterada”.
Considerando o enunciado acima, atente às seguintes afirmações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O universo da instrumentalidade mental e física se revela a si mesma como objeto para uma subjetividade. ( ) O método científico está inerentemente limitado à alteração para um novo modo qualitativo de vida. ( ) Compreende-se a posição social do indivíduo como resultado direto da racionalidade tecnocientífica do processo de produção. ( ) A natureza controlada pelo aparato técnico moderno de produção objetiva e efetiva a melhoria de vida dos cidadãos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q1071010 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.

Para Walter Benjamin, a produção artística deixa de se realizar como um ritual e passa ser apropriada pela indústria cultural (fabricada), que a reproduz na intenção de que ela possa ser absorvida pelas massas.

  1. ✂️
  2. ✂️

138Q1071288 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

A revolução científica resultante das descobertas feitas por Nicolau Copérnico e Galileu Galilei, nos séculos XVI e XVII, deu origem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1075138 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Ainda não foi criada uma filosofia natural pura. As existentes acham-se infectadas e corrompidas: na escola de Aristóteles, pela lógica; na escola de Platão, pela teologia natural; na segunda escola de Platão, a de Proclo e outros, pela matemática, a quem cabe rematar a filosofia e não engendrar ou produzir a filosofia natural.

Francis Bacon. Novum Organum.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.

Para Francis Bacon, o conhecimento científico não admite a noção de forma, tendo daí surgido sua crítica incisiva a Aristóteles, que propôs a noção de causa formal.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q1070030 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

A obra do chamado “segundo Wittgenstein” que trata dos “jogos de linguagem”, múltiplos e multifacetados é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.