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Questões de Concursos O Sujeito Moderno

Resolva questões de O Sujeito Moderno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1069510 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de Caçador SC, FEPESE, 2024

Dentre as ideias defendidas por Immanuel Kant, renomado pensador do chamado “Século das Luzes”, uma das mais conhecidas é o conceito de esclarecimento.
Assinale a alternativa correta a respeito do pensamento de Kant acerca do conceito de esclarecimento.
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122Q1070030 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

A obra do chamado “segundo Wittgenstein” que trata dos “jogos de linguagem”, múltiplos e multifacetados é:
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123Q1070799 | Filosofia, O Sujeito Moderno, SEPLAG MG, IBFC

O filósofo escocês David Hume (1711-1776) foi o primeiro a explicitar o chamado, __________________, denunciando a ilusão presente nas conexões pretensamente necessárias obtidas com base na observação dos fatos.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna
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124Q1077212 | Filosofia, O Sujeito Moderno, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Podemos considerar que são fundamentalmente duas as grandes transformações que levaram à revolução científica do século XVII: 1) Do ponto de vista da cosmologia, a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, empreendida por Galileu; a formulação da noção de um universo infinito e a concepção do movimento dos corpos celestes, principalmente da Terra; 2) do ponto de vista da ideia de ciência, a valorização da observação e do método experimental e a utilização da matemática como linguagem da física, proposta por Galileu. A ciência moderna rompe com a separação antiga entre a ciência, o saber teórico, e a técnica, o saber aplicado, integrando ciência e técnica e fazendo com que problemas práticos no campo da técnica levem a desenvolvimentos científicos e que hipóteses teóricas sejam testadas na prática, a partir de sua aplicação na técnica.

(Danilo Marcondes. Iniciação à História da Filosofia – Dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, p. 168. Adaptado)

Considerando as colocações do texto sobre as transformações que propiciaram o surgimento da ciência moderna, assinale a alternativa correta.

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125Q1071082 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

“Nas obras filosóficas recentes, o termo “racionalismo” associa-se mais estreitamente com as posições de um grupo de filósofos do século XVII, isto é, Descartes, Spinoza, Leibniz e, algumas vezes, Malebranche. Esses pensadores são, às vezes, chamados de racionalistas continentais e geralmente são opostos aos assim chamados empiristas ingleses, Locke, Berkeley e Hume. Todos incluídos no primeiro grupo compartilham a ideia de que temos acesso não-empírico e racional à verdade sobre como o mundo é, e todos privilegiam a razão em relação ao conhecimento derivado dos sentidos ”
(AUDI, Robert. DICIONÁRIO DE FILOSOFIA DE CAMBRIDGE. Tradução de João Paulo Neto. et.al. São Paulo: Paulus, 2006. p.788.)
Sobre o racionalismo, podemos AFIRMAR:
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126Q1070061 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Educação Física, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

No contexto da filosofia moderna, o pensamento de René Descartes desempenhou um papel fundamental, especialmente ao defender o novo modelo científico iniciado por Galilei, Copérnico e Kepler. De acordo com Descartes, qual é o propósito principal do método filosófico que ele propõe no "Discurso do Método"?
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127Q1070323 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a visão de Karl Popper sobre o progresso científico e a estrutura das teorias científicas.
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128Q1069341 | Filosofia, O Sujeito Moderno, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Descartes em sua filosofia adotou o “princípio da adequação causal” como um de seus principais fundamentos metodológicos. Diante do exposto, assinale a alternativa que melhor explica o princípio citado.
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129Q1071645 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Uma das fontes filosóficas da Bioética é o filósofo alemão Hans Jonas. Para este filósofo, a ética trata do respeito à vida não só no plano individual, mas se refere à toda espécie humana. Para Jonas agir com ética é
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130Q1071440 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Disciplina Filosofia, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

O Instituto para Pesquisa Social em Frankfurt foi um importante centro de pesquisa ao longo do século XX. Sobre o Instituto e as pesquisas nele desenvolvidas, assinale a opção correta.
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131Q1071713 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Na busca que chamamos filosofia, muitos caminhos foram trilhados. São as diversas escolas, tendências, correntes filosóficas históricas. A fenomenologia é uma dessas correntes e procuras, nascida da busca de um novo método crítico para captar a realidade; ela se se tornou uma doutrina metafísica da procura do:
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132Q1069412 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Disciplina Filosofia, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Na tradição filosófica, sobretudo a partir do advento da modernidade, a exploração do conhecimento científico como objeto de estudo mobilizou inúmeros pensadores e pensadoras. Em relação a essa temática, assinale a opção correta.
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133Q1069414 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Disciplina Filosofia, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito das ideias de Heidegger e Gadamer acerca de arte e sentido, assinale a opção correta.
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134Q1070187 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O nexo causal entre tudo o que acontece é um pressuposto filosófico que remonta, pelo menos, aos filósofos pré-socráticos. Entretanto, David Hume questiona o princípio causal. De fato, no exemplo famoso, se observarmos o movimento das bolas de bilhar em uma mesa, tudo o que vemos é o impacto do taco sobre a primeira bola e, por sua vez, o impacto da primeira sobre a segunda (Marcondes, 2010. Adaptado).
Segundo o excerto, para Hume,
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135Q1069431 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Na Summa contra gentiles, falando a propósito das verdades relativas a Deus, Tomás escreve: “há algumas verdades que superam todo poder da razão humana, como, por exemplo, a verdade de que Deus é uno e trino. Outras verdades podem ser pensadas pela razão natural, como, por exemplo, as verdades de que Deus existe, de que Deus é uno, e outras mais”.

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REALE, G.; ANTISIERI, D. História da filosofia: patrística e escolástica.

Volume 2. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

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Com base no texto e em seus conhecimentos a respeito de Tomás de Aquino, assinale a alternativa correta.

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136Q1074825 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Auxiliar do Serviço de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A ética ambiental trata das relações do ser humano com a natureza, a fim de garantir sua sustentabilidade. Por sua vez, também se ocupa com as consequências nefastas dessa relação, como a poluição industrial e agrícola, o esgotamento de recursos naturais, agressões que provocam o desequilíbrio do ecossistema [...] e colocam em risco o destino do planeta. Também entra na discussão sobre ecologia e má distribuição de renda, que obriga grande parcela da população mundial a viver em estado de fome e de miséria.

(ARANHA, M. L. de A., MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à

filosofia. São Paulo: Moderna, 2013.)

Sobre a ética ambiental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Diz respeito exclusivamente às relações entre seres humanos.

( ) Discute problemas relacionados aos ecossistemas naturais e à ação humana.

( ) Participa de questões alusivas à poluição industrial e às consequências que ocasiona na natureza e no ser humano.

( ) Está envolvida com temas da educação ambiental.

Assinale a sequência correta.

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137Q1070219 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos filósofos estudados no livro Filosofando: introdução à filosofia, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, é Francis Bacon. Dizem elas: “É conhecido como severo crítico da filosofia medieval, por considerá-la desinteressada e contemplativa, uma vez que, de acordo com o espírito da nova ciência moderna, Bacon aspirava a um saber instrumental que possibilitasse o controle da natureza. (…) Bacon inicia seu trabalho pela denúncia dos preconceitos e das noções falsas que dificultam a apreensão da realidade, aos quais chama de ídolos”.
A crítica do filósofo aos ídolos corresponde à crítica
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138Q1070234 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Kant discute a relação entre a razão especulativa e as ilusões transcendentes na seguinte passagem da Crítica da razão pura: “Um procedimento desta espécie, que consiste em submeter ao exame os fatos da razão, e, segundo o caso, à sua repreensão, pode-se designar por censura da razão. E incontestável que esta censura conduz inevitavelmente à dúvida com respeito a todo o uso transcendental dos princípios. (…) O primeiro passo nas coisas da razão pura (…) é dogmático. O segundo passo (…) é cético e testemunha a prudência do juízo avisado pela experiência. Mas é ainda necessário um terceiro passo, (…) o qual tem por fundamento máximas sólidas e de provada universalidade; consiste em submeter a exame não os fatos da razão, mas a própria razão no que respeita a todo o poder e capacidade de conhecimento puro a priori; já não se trata aqui da censura, mas da crítica da razão”.
A passagem da “censura” para a “crítica”, mencionada no excerto, implica
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139Q1071260 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Leia atentamente o seguinte excerto: “Desse modo, o pensamento toma corpo no belo artístico e a matéria não é determinada externamente por ele, mas existe livre por si mesma, na medida em que o natural, o sensível, o ânimo e assim por diante possuem em si mesmos medida, finalidade e concordância e a intuição e o sentimento são igualmente elevados à universalidade espiritual,enquanto que o pensamento não só renuncia à sua hostilidade com a natureza, mas nela se asserena e o sentimento, o prazer e o fruir são legitimados e santificados; de tal modo que natureza e liberdade, sensibilidade e conceito encontram seu direito e satisfação em um só termo”.
A partir do excerto do item “A Filosofia Kantiana”, da obra Introdução à Estética de Hegel, atente para o que se afirma a seguir, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:
( ) Na consideração da Crítica do Juízo, pensamento e matéria determinam-se por si mesmos, repetindo o dualismo coisa-em-si e fenômeno característico da outra Crítica.
( ) A arte pela lógica da gratificação, sobrepõe-se à lógica da repressão, o princípio de razão predominante. ( ) A verdade da arte é a libertação da sensibilidade através de sua reconciliação com a razão. ( ) A verdade não conceitual dos sentidos, como valor estético transcendente, veda a liberdade em face do princípio de realidade.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
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140Q1069217 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

O que seria mais monstruoso do que afirmar que as coisas se tornariam melhores ao perderem todo o Bem? Por isso, se privadas de todo o Bem, deixariam totalmente de existir. Portanto, enquanto existem, são boas. Portanto, todas as coisas que existem são boas, e o Mal que eu procurava não é uma substância, pois se fosse substância seria um bem. Na verdade, ou seria uma substância incorruptível e então seria um grande bem, ou seria corruptível e, neste caso, a menos que fosse boa, não poderia se corromper. Percebi, portanto, e isto pareceu-me evidente, que criastes todas as coisas boas e não existe nenhuma substância que Vós não criastes.

Tu poderias me perguntar então: se a vontade afasta-se do Bem imutável em direção a um Bem mutável, de onde provém esse impulso de mudar? É claro que essa mudança é má, mesmo que o livre-arbítrio, sem o qual não se pode viver, deva ser incluído entre aquilo que é bom. (AGOSTINHO, 2011, p. 63)


AGOSTINHO. Confissões.In: MARCONDES, D. (Org.).

Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

Com base na leitura desse fragmento de texto, para Agostinho,

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