Início

Questões de Concursos O Sujeito Moderno

Resolva questões de O Sujeito Moderno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1070038 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

No que diz respeito ao pensamento filosófico contemporâneo (a partir do século XX), indique a opção que melhor caracteriza esse período após a leitura do excerto que segue.

"É frequente histórias da filosofia não incluírem um capítulo sobre o pensamento contemporâneo, como se considerassem que, de certa forma, a contemporaneidade não fizesse ainda parte da história. Isso é, sob muitos aspectos, compreensível, pois nos faltam ainda o distanciamento e a perspectiva temporal que nos permitem analisar os filósofos contemporâneos, avaliar aqueles cuja obra e influência serão duradouras. Encontramo-nos próximos demais deles, e, paradoxalmente, isso nos impede de vê-los melhor. Por outro lado, há algo de incompleto em uma história da filosofia que não busque ao menos relacionar os pensadores e correntes contemporâneos com a tradição, interpretá-los como parte dessa história, dessa formação e desse desenvolvimento que chegam até nós.”

MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia. p. 284, Rio de Janeiro, Zahar: 2015, 13a. ed..
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q1071339 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

Analise o texto abaixo:
A filosofia patrística resultou dos esforços dos apóstolos Paulo e João e dos Padres da Igreja para conciliar o cristianismo e o pensamento filosófico dos gregos e romanos como forma de propiciar a conversão dos ________________________à nova religião que representavam. Logo, a filosofia patrística visava a evangelização e a defesa do cristianismo nos conflitos morais e teóricos com os seus adversários. Entre os representantes da patrística destacaram-se, entre outros, ___________________ , Orígenes e Santo Agostinho.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1071342 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

Analise o texto abaixo:
Não há dúvida que o pensamento filosófico da Idade Moderna traz consigo uma herança forte do pensamento _____________________ . Assim sendo, apesar do predomínio da racionalidade e do pensamento científico, características da Idade Moderna, vários filósofos continuaram discutindo temas como as diferentes concepções sobre Deus.
Uma das teses de Malebranche, contemporâneo de Descartes, pioneiro do racionalismo moderno, denominada ____________________ , defende que Deus é o único agente causal, e as criaturas proporcionam a ocasião para Deus agir.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1069298 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Pensais vós que, mesmo quando não prestamos atenção à significação das palavras e ouvimos tão somente o seu som, a ideia desse som, formada em nosso pensamento, seja alguma coisa de semelhante ao objeto que é sua causa? Um homem abre a boca, move a língua, solta sua respiração: nada vejo em todas essas ações que não seja muito diferente da ideia do som que elas nos fazem imaginar.
Descartes. O mundo ou o tratado da luz

A partir do fragmento de texto precedente, julgue o item subsequente.

Descartes afirma que a clareza e a distinção das palavras tornam semelhantes o objeto e sua causa.

  1. ✂️
  2. ✂️

145Q1072149 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

O principal nome da filosofia nominalista é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q1071645 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Uma das fontes filosóficas da Bioética é o filósofo alemão Hans Jonas. Para este filósofo, a ética trata do respeito à vida não só no plano individual, mas se refere à toda espécie humana. Para Jonas agir com ética é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q1071396 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF TO, IF TO

Permaneci sempre firme na resolução de não supor nenhum outro princípio que não fosse o de que me servir para demonstrar a existência de Deus e da alma, bem como na de não aceitar como verdadeiro nada que não me parecesse tão claro e tão certo como me pareciam antes as demonstrações dos geômetras.

DESCARTES, R.. Discurso do Método. São Paulo: Martin Claret, 2003, p.47.

Descartes, que é considerado um dos pais da Filosofia Moderna, entende que a essência do homem consiste.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1069631 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

É virtual toda entidade desterritorializada capaz de gerar diversas manifestações concretas em diferentes momentos e locais determinados, sem estar ela mesma presa em algum lugar ou tempo em particular. A palavra “virtual”, para Pierre Levi, pode ser entendida ao menos com três sentidos. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1069916 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a Patrística medieval.

( ) Resultou dos esforços de alguns apóstolos e Padres da Igreja na tentativa de conciliar o pensamento cristão com as ideias filosóficas de pensadores gregos e romanos.
( ) Sua tarefa envolvia a evangelização e a defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos opositores de outras religiões.
( ) Para impor as ideias cristãs, os Padres da Igreja transformaram as revelações divinas em decretos divinos, irrefutáveis e inquestionáveis, ou seja, em dogmas.
( ) Seus seguidores introduziram temas não discutidos pelos filósofos greco-romanos, entre outros, o pecado original, Deus como trindade una e o juízo final.
( ) Seus representantes mais conhecidos foram, entre outros, Santo Tomás de Aquino, Justino, Orígenes, Eusébio, Santo Ambrósio e Boécio.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1069412 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Disciplina Filosofia, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Na tradição filosófica, sobretudo a partir do advento da modernidade, a exploração do conhecimento científico como objeto de estudo mobilizou inúmeros pensadores e pensadoras. Em relação a essa temática, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1070187 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O nexo causal entre tudo o que acontece é um pressuposto filosófico que remonta, pelo menos, aos filósofos pré-socráticos. Entretanto, David Hume questiona o princípio causal. De fato, no exemplo famoso, se observarmos o movimento das bolas de bilhar em uma mesa, tudo o que vemos é o impacto do taco sobre a primeira bola e, por sua vez, o impacto da primeira sobre a segunda (Marcondes, 2010. Adaptado).
Segundo o excerto, para Hume,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1069695 | Filosofia, O Sujeito Moderno, PSS, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

A filosofia moderna, iniciada no século XVII, marcou uma ruptura significativa com as tradições medievais, voltando-se para o indivíduo e a razão como as principais fontes de conhecimento. Esse período é caracterizado pelo surgimento do racionalismo, com um de seus principais expoentes propondo que opensamento humano, através do uso da razão, poderia alcançar verdades indubitáveis (GARCIA, 2018).

Assinale a opção correta em relação à filosofia moderna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1071502 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de Caçador SC, FEPESE, 2024

Sobre a filosofia da linguagem, numere a coluna2, identificando corretamente o filósofo defensor da ideia apresentada na coluna 1.

Coluna 1 Ideias

1. As palavras tratam de coisas do mundo exterior, porém a sentença em si possui mais significados para além da referência aos objetos.
2. As palavras significam impressões oriundas dos sentidos.
3. As palavras simbolizam ideias internas na mente dos indivíduos.


Coluna 2 Filósofos

( ) John Stuart Mill ( ) John Locke ( ) Gottlob Frege


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1069200 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em sua obraGenealogia da moral, publicada em 1887 como uma complementação e clarificação dePara além do bem e do mal, Nietzsche expõe a sua crítica aos princípios e valores morais que vigeram no Ocidente desde Sócrates. Com relação ao pensamento do filósofo alemão, julgue o item.

Nietzsche alega que houve uma transvaloração efetuada pelos sacerdotes judeus. A fraqueza teria sido transformada, de forma mentirosa, em mérito; a impotência, em bondade; a baixeza medrosa, em humildade; a submissão a quem se odeia, em obediência; o que há de inofensivo no fraco, em paciência.
  1. ✂️
  2. ✂️

155Q1071254 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

A compreensão da causalidade provocada pela lógica do capitalismo afluente dá elementos para que possamos assinalar, dentre as opções apresentadas abaixo, a que se harmoniza com o seguinte trecho da Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer: “Em virtude da racionalização dos modos de trabalho, a eliminação de qualidades é transferida do universo da ciência ao da experiência cotidiana”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q1069218 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Fiquei sem respiração. Nunca, antes desses últimos dias, tinha pressentido o que queria dizer “existir”. Era como os outros, como os que passeiam à beira-mar com suas roupas de primavera. Dizia como eles: o mar é verde; aquele ponto branco lá no alto é uma gaivota, mas eu não sentia que aquilo existisse, que a gaivota fosse uma “gaivota existente”; comumente a existência se esconde. Está presente, à nossa volta, em nós, ela somos nós, não podemos dizer duas palavras sem mencioná-la, e afinal não a tocamos. [...] Se me tivessem perguntado o que era a existência, teria respondido de boa-fé que não era nada, apenas uma forma vazia que vinha se juntar às coisas exteriormente, sem modificar em nada sua natureza. E depois foi isto: de repente, ali estava, claro como o dia: a existência subitamente se revelara. Perdera seu aspecto inofensivo de categoria abstrata: era a própria massa das coisas, aquela raiz estava sovada em existência. Ou antes, a raiz, as grades do jardim, o banco, a relva rala do gramado, tudo se desvanecera; a diversidade das coisas, sua individualidade, eram apenas uma aparência, um verniz. Esse verniz se dissolvera, restavam massas monstruosas e moles, em desordem - nuas, de uma nudez apavorante e obscena. (SARTRE, 2007, p. 163)

SARTRE, J.-P. A náusea. In: MARCONDES, D. (Org.).

Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

Com base no trecho citado, ao experimentar a náusea, o filósofo compreende que a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q1069219 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

O que o Antropoceno põe em cheque, justamente, é a própria noção de anthropos, de um sujeito universal (espécie, mas também classe ou multidão) capaz de agir como um só povo. A situação propriamente etnopolítica do “humano” como multiplicidade intensiva e extensiva de povos deve ser reconhecida como implicada diretamente na crise do Antropoceno. Se não existe um interesse universal humano positivo, é porque existe uma diversidade de alinhamentos políticos dos diversos povos ou “culturas” mundiais com muitos outros actantes e povos não humanos (formando o que Latour chama de “coletivos”) contra os autointitulados porta-vozes do Universal. (DANOWSKI; CASTRO, 2014, p. 121, grifos dos autores)

DANOWSKI, D.; CASTRO, E. V. Humanos e terranos na terra de Gaia.

In: Há mundo por vir? - ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2014.


De acordo com o texto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q1072036 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Na trajetória filosófica do homem, a busca aos questionamentos atemporais: “Qual o sentido da vida? Qual a origem do mundo e do ser humano? O que é o ser?”, mediante o uso de base científica, com o objetivo de romper com o conhecimento adquirido por meio de respostas mitológicas, embasaram os filósofos da Antiguidade, Sócrates, Platão e Aristóteles, principalmente, na incessante busca pela verdade. (https://www.redalyc.org/journal/6198/619872597029/ht ml/, UNESP/2022)

Sobre as “concepções de homens”, segundo o contexto acima, assinale a alternativa correta:

I. Na Idade Média, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino foram os principais filósofos que conduziram os questionamentos, sendo esse movimento alicerçado pelo viés científico, no qual Deus não seria o meio ideal para conhecer a verdade.
II. Já na modernidade, o conhecimento se constituiu como a grande questão a ser revelada aos homens, sendo em suma o uso da razão o modo de conquistá-lo, segundo os grandes filósofos desse período, dentre eles Bacon e Kant.
III. Na contemporaneidade, várias são as teorias e correntes filosóficas responsáveis por compreender o homem e traçar caminhos que apontem possíveis respostas às questões da existência humana e ao papel do homem nesse ínterim.
IV. Ao propor o resgate histórico do homem é preciso considerar antes de conceber avaliações precipitadas o contexto histórico de cada pensador, as necessidades vivenciadas pela sociedade em cada período e a tentativa de cada estudioso em compreender aquele momento político, econômico e existencial, assim como, os pensamentos desenvolvidos por eles para sanar as inquietações de um povo, mesmo que as reflexões digam respeito às condições existenciais universais para atender a sujeitos particulares.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1069511 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de Caçador SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) com base nas correntes medievais de pensamento, a patrística e a escolástica.

( ) A patrística tem como base o pensamento de Platão, enquanto a escolástica busca suas referências no pensamento aristotélico.
( ) Para a escolástica, a razão e fé ocupam espaços distintos e irreconciliáveis na construção do conhecimento; enquanto para a patrística, razão e fé precisam ter a mesma importância.
( ) Enquanto a escolástica surgiu nas escolas romanas, durante o último século do Império Romano, a patrística nasceu nas universidades medievais europeias do século XII.
( ) A patrística desenvolveu a apologética, como forma de defesa do cristianismo. ( ) Anselmo de Cantuária, Roger Bacon e Pedro Abelardo são pensadores associados à escolástica.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1070799 | Filosofia, O Sujeito Moderno, SEPLAG MG, IBFC

O filósofo escocês David Hume (1711-1776) foi o primeiro a explicitar o chamado, __________________, denunciando a ilusão presente nas conexões pretensamente necessárias obtidas com base na observação dos fatos.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.