Início

Questões de Concursos O Sujeito Moderno

Resolva questões de O Sujeito Moderno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1069218 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Fiquei sem respiração. Nunca, antes desses últimos dias, tinha pressentido o que queria dizer “existir”. Era como os outros, como os que passeiam à beira-mar com suas roupas de primavera. Dizia como eles: o mar é verde; aquele ponto branco lá no alto é uma gaivota, mas eu não sentia que aquilo existisse, que a gaivota fosse uma “gaivota existente”; comumente a existência se esconde. Está presente, à nossa volta, em nós, ela somos nós, não podemos dizer duas palavras sem mencioná-la, e afinal não a tocamos. [...] Se me tivessem perguntado o que era a existência, teria respondido de boa-fé que não era nada, apenas uma forma vazia que vinha se juntar às coisas exteriormente, sem modificar em nada sua natureza. E depois foi isto: de repente, ali estava, claro como o dia: a existência subitamente se revelara. Perdera seu aspecto inofensivo de categoria abstrata: era a própria massa das coisas, aquela raiz estava sovada em existência. Ou antes, a raiz, as grades do jardim, o banco, a relva rala do gramado, tudo se desvanecera; a diversidade das coisas, sua individualidade, eram apenas uma aparência, um verniz. Esse verniz se dissolvera, restavam massas monstruosas e moles, em desordem - nuas, de uma nudez apavorante e obscena. (SARTRE, 2007, p. 163)

SARTRE, J.-P. A náusea. In: MARCONDES, D. (Org.).

Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

Com base no trecho citado, ao experimentar a náusea, o filósofo compreende que a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q1071010 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.

Para Walter Benjamin, a produção artística deixa de se realizar como um ritual e passa ser apropriada pela indústria cultural (fabricada), que a reproduz na intenção de que ela possa ser absorvida pelas massas.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q1075138 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Ainda não foi criada uma filosofia natural pura. As existentes acham-se infectadas e corrompidas: na escola de Aristóteles, pela lógica; na escola de Platão, pela teologia natural; na segunda escola de Platão, a de Proclo e outros, pela matemática, a quem cabe rematar a filosofia e não engendrar ou produzir a filosofia natural.

Francis Bacon. Novum Organum.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.

Para Francis Bacon, o conhecimento científico não admite a noção de forma, tendo daí surgido sua crítica incisiva a Aristóteles, que propôs a noção de causa formal.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q1069508 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de Caçador SC, FEPESE, 2024

A Filosofia ocidental tem buscado há milênios responder a questão sobre o Ser. De acordo com Heidegger, à questão do Ser, mesmo sendo profundamente analisada ao longo da história, jamais foi solucionada.
A partir da afirmação acima e do pensamento de Heidegger, é correto afirmar que o ser é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1070025 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

O pensamento de Kant é geralmente dividido em duas fases:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q1075147 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: “Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”.

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.

Em Nietzsche, as dimensões apolínea e dionisíaca são impulsos artísticos que emergem da natureza, independentemente da mediação do artista.

  1. ✂️
  2. ✂️

147Q1070029 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

Com a Revolução Industrial, a racionalidade técnica e instrumental passou a dominar a modernidade. Contra isso, os pensadores da Escola de Frankfurt formularam a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q1070038 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

No que diz respeito ao pensamento filosófico contemporâneo (a partir do século XX), indique a opção que melhor caracteriza esse período após a leitura do excerto que segue.

"É frequente histórias da filosofia não incluírem um capítulo sobre o pensamento contemporâneo, como se considerassem que, de certa forma, a contemporaneidade não fizesse ainda parte da história. Isso é, sob muitos aspectos, compreensível, pois nos faltam ainda o distanciamento e a perspectiva temporal que nos permitem analisar os filósofos contemporâneos, avaliar aqueles cuja obra e influência serão duradouras. Encontramo-nos próximos demais deles, e, paradoxalmente, isso nos impede de vê-los melhor. Por outro lado, há algo de incompleto em uma história da filosofia que não busque ao menos relacionar os pensadores e correntes contemporâneos com a tradição, interpretá-los como parte dessa história, dessa formação e desse desenvolvimento que chegam até nós.”

MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia. p. 284, Rio de Janeiro, Zahar: 2015, 13a. ed..
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q1070046 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

No contexto da "Dialética do Esclarecimento," coescrita com Max Horkheimer, Theodor Adorno explora a relação entre racionalidade e dominação na sociedade moderna.

Indique qual dos seguintes conceitos destaca a crítica adorniana à instrumentalização da razão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q1070053 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

O pensamento de Georg Wilhelm Friedrich Hegel deixou uma marca significativa na filosofia contemporânea, influenciando diversas correntes de pensamento. Identifique qual das seguintes características destaca uma influência fundamental de Hegel em filósofos contemporâneos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q1071342 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

Analise o texto abaixo:
Não há dúvida que o pensamento filosófico da Idade Moderna traz consigo uma herança forte do pensamento _____________________ . Assim sendo, apesar do predomínio da racionalidade e do pensamento científico, características da Idade Moderna, vários filósofos continuaram discutindo temas como as diferentes concepções sobre Deus.
Uma das teses de Malebranche, contemporâneo de Descartes, pioneiro do racionalismo moderno, denominada ____________________ , defende que Deus é o único agente causal, e as criaturas proporcionam a ocasião para Deus agir.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1071100 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
A Teoria Crítica nasceu no trauma da República de Weimar, atingiu a maturidade no exílio e alcançou aceitação cultural em seu retorno. Transmitida por seus fundadores da primeira geração — entre outros, Max Horkheimer, Friedrich Pollock, Herbert Marcuse e Theodor Adorno —, ainda é uma perspectiva filosófica e política vital.

Fred Rush. Teoria Crítica. São Paulo: Ideias & Letras, 2008, p. 25 (com adaptações).
A respeito de filosofia e experiência estética, julgue o item.

Walter Benjamin concebe o conceito de aura para caracterizar aquilo que é reprodutível na obra de arte.
  1. ✂️
  2. ✂️

153Q1069348 | Filosofia, O Sujeito Moderno, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Segundo Marcuse, a estética é uma experiência fundamental para o processo de libertar a consciência e o comportamento dos indivíduos. A arte torna-se uma “fantasia”, na qual o “aparente” desvela a verdade das coisas. Para Marcuse, a arte se manifesta diante das contradições internas e externas, buscando a contraposição com a representação da forma estética. Na expressão do próprio Marcuse:
“A separação da arte do processo da produção material deu-lhe a possibilidade de desmistificar a realidade reproduzida neste processo. A arte desafia o monopólio da realidade estabelecida em determinar o que é ‘real’ e fá-lo criando um mundo fictício que, no entanto, é ‘mais real que a própria realidade’.”
(Fonte: MARCUSE, H. A dimensão estética. Trad. Maria Elisabete Costa. Lisboa: Edições 70, 1999; p. 33).
Refletindo sobre o texto acima e a Teoria Estética de Marcuse em geral, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1070388 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes, na obra Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, afirma: “A filosofia contemporânea pode ser vista como resultado da crise do pensamento moderno no séc. XIX. O projeto moderno se define pela busca da fundamentação da possibilidade do conhecimento e das teorias científicas na análise da subjetividade, bem como por uma capacidade de ter experiências empíricas sobre o real, tal como encontramos no racionalismo e no empirismo. Esse projeto entra em crise a partir das críticas de Hegel e de Marx”.
De acordo com Danilo Marcondes, na filosofia contemporânea, a concepção moderna de sujeito passa a ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1070389 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu texto “Hans Jonas: Porque a técnica moderna é um objeto para a ética”, Oswaldo Giacoia Filho explica que: “O ponto relevante aqui é que a ingerência de dimensões remotas, futuras e globais em nossas decisões cotidianas, prático-mundanas é uma novidade ética; e a categoria ética que é principalmente chamada ao primeiro plano por esse novo fato se chama responsabilidade. Inaugura um novo capítulo na história da ética” (Adaptado).
Diante do cenário descrito no excerto, Hans Jonas propõe o “princípio responsabilidade”, que consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1069368 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

Alguém quer descer o olhar sobre o segredo de como se fabricam ideais na terra? Quem tem a coragem para isso?… Muito bem! Aqui se abre a vista a essa negra oficina.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Segundo o autor, os ideais da moral são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q1069374 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

O gênero não é um substantivo, mas tampouco é um conjunto de atributos flutuantes. O gênero é sempre um feito, ainda que não seja obra de um sujeito tido como preexistente à obra.
Adaptado de BUTLER, Judith. Problema de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

Segundo a filósofa, o gênero é um produto da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q1070915 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Um dos princípios que fundamentam a vida social na sociedade atual é a autonomia do indivíduo, que, isolado do conjunto, é responsabilizado por suas ações. Na verdade, porém, a ação individual é regida por valores éticos e morais que foram socialmente elaborados e formam a maneira de pensar e interpretar o mundo. Cassiano Cordi e outros.Para filosofar.
São Paulo: Scipione, 2007, p. 65 (com adaptações).
Com relação ao assunto abordado no texto precedente, é correto afirmar que refletir sobre a ética supõe entender o papel da moral no contexto da estrutura econômica e política, sendo a ética construída
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1071196 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

A obra Ter ou ser? (1976) examina os dois modos basilares existenciais: o modo do ter e o modo do ser. No primeiro modo, diz-se que a verdadeira essência do ser é o ter. Assim, se alguém não tem nada, não é nada, ou seja, no modo do ter, uma pessoa é o que tem e o que consome. No segundo modo, prevalece a independência, a liberdade e a presença da razão crítica. A característica fundamental do modo do ser consiste em ser ativo.
Que filósofo, representante da Escola de Frankfurt, é autor dessa obra?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q1069411 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Disciplina Filosofia, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito do tratamento que pensadores deram a questões relativas ao desenvolvimento tecnológico, julgue os seguintes itens.

I Horkheimer e Adorno valorizam o avanço tecnológico, afirmando que a miséria no mundo tem diminuído à medida que tem crescido a capacidade técnica de eliminar toda a miséria.
II Benjamin postula que as mudanças ocorridas nos processos de produção não se refletiram na área da cultura, pois são atividades de natureza diferente.
III Segundo Heidegger, a tecnologia, além de elaborar instrumentos para fins práticos, é uma forma de conhecer a natureza oculta das coisas.
IV Benjamin analisou que, mesmo com a reprodutibilidade técnica, a obra de arte não se tornou um fenômeno de massa.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.