Início

Questões de Concursos O Sujeito Moderno

Resolva questões de O Sujeito Moderno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1070032 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

Com base no excerto que se segue, marque a opção INCORRETA.
O pensamento moderno talvez seja mais fácil de ser compreendido por nós, pelo fato de estarmos mais próximos dele do que do antigo e do medieval, e por sermos, ainda hoje, de certo modo, herdeiros dessa tradição. Por outro lado, às vezes, é mais difícil tomarmos consciência e explicitarmos as características mais fundamentais daquilo que nos é mais familiar, exatamente porque nos acostumamos a aceitá-lo como tal.

MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia. p. 151. Jorge Zahar, Rio de Janeiro: 13a. ed.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q1069266 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Ciências Humanas Filosofia, SEC BA, FCC, 2022

No século XVII já eram fabricados autômatos que despertavam interesse e admiração pela complexidade e perfeição de movimentos. O pensador francês René Descartes reflete então sobre a possibilidade de ser fabricado um autômato a tal ponto semelhante a um ser humano que tornasse quase impossível a tarefa de diferenciar o homem da máquina. Para distingui-los, sugere dois critérios. Máquinas poderiam até proferir palavras obedecendo a comandos, mas nunca arranjar as palavras para responder ao sentido de tudo quanto se disser na sua presença. E, do mesmo modo, ainda que máquinas pudessem vir a desempenhar algumas tarefas de modo muito superior aos seres humanos, contudo, falhariam infalivelmente em algumas outras, pelas quais se descobriria que não agem pelo conhecimento.
(DESCARTES, René. Discurso do Método, Parte V, § 10)
Traduz os argumentos do filósofo para o nosso tempo o que se encontra em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1070059 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Educação Física, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

Os intelectuais britânicos dos séculos XVI ao XVIII elaboraram conceitos significativos que impactaram as grandes mudanças na sociedade europeia: o sensualismo, a crítica à capacidade de conhecer (inclusive levando ao ceticismo em certos casos), a defesa da tolerância, os fundamentos do liberalismo, o espírito da Ilustração, a ideia de religião natural, a filosofia do senso comum, a moral utilitária e o pragmatismo.

Dentre estes filósofos ingleses destaca-se Francis Bacon, que defendeu que existe um grande desejo do ser humano de conhecer a natureza e o seu funcionamento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente, de acordo com o pensamento de Francis Bacon, como o ser humano pode conhecer a natureza e suas leis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1069371 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

Em sua imediatez, a consciência de si é mero ser-para-si. Para obter a certeza de si mesmo, é preciso a integração do conceito de reconhecimento. O outro, de modo similar, espera por nosso reconhecimento para expandir-se na consciência de si universal. Cada consciência de si busca a absolutez. Ela quer ser reconhecida enquanto valor primordial desinserido da vida, como transformação da certeza subjetiva (Gewißheit) em verdade objetiva (Wahrheit).
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020

O autor reivindica que o humano só é de fato reconhecido quando considerado a partir de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q1071424 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

À medida que a filosofia sofreu processos de evolução, também assumiu diferentes características que permitiram a identificação de períodos distintos.
O período no qual houve influências significativas das ideias dos Apóstolos Paulo e João e dos primeiros Padres da Igreja, esforços para conciliar os princípios do cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos, é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1071438 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

“Dizer que alguma coisa é natural ou por natureza significa dizer que essa coisa existe necessariamente (ou seja, não pode deixar de existir nem pode ser diferente do que é) e universalmente (ou seja, em todos os tempos e lugares) porque é efeito de uma causa necessária e universal. Essa causa é a natureza. Assim como é da natureza dos corpos serem governados por uma lei natural, também seria por natureza que os homens sentem, pensam e agem; e, por isso, haveria uma ‘natureza humana’”. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014, p. 215. Levando em consideração apenas o trecho apresentado, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1069411 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Disciplina Filosofia, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito do tratamento que pensadores deram a questões relativas ao desenvolvimento tecnológico, julgue os seguintes itens.

I Horkheimer e Adorno valorizam o avanço tecnológico, afirmando que a miséria no mundo tem diminuído à medida que tem crescido a capacidade técnica de eliminar toda a miséria.
II Benjamin postula que as mudanças ocorridas nos processos de produção não se refletiram na área da cultura, pois são atividades de natureza diferente.
III Segundo Heidegger, a tecnologia, além de elaborar instrumentos para fins práticos, é uma forma de conhecer a natureza oculta das coisas.
IV Benjamin analisou que, mesmo com a reprodutibilidade técnica, a obra de arte não se tornou um fenômeno de massa.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1069414 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Disciplina Filosofia, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito das ideias de Heidegger e Gadamer acerca de arte e sentido, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1075059 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IFB, IFB

Sartre afirmou, no texto “Náusea”, que os humanistas estavam errados, no entanto ele escreve o texto “O existencialismo é um humanismo”. Sartre ataca em seu pensamento um tipo de humanismo que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1069431 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Na Summa contra gentiles, falando a propósito das verdades relativas a Deus, Tomás escreve: “há algumas verdades que superam todo poder da razão humana, como, por exemplo, a verdade de que Deus é uno e trino. Outras verdades podem ser pensadas pela razão natural, como, por exemplo, as verdades de que Deus existe, de que Deus é uno, e outras mais”.

-

REALE, G.; ANTISIERI, D. História da filosofia: patrística e escolástica.

Volume 2. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

-

Com base no texto e em seus conhecimentos a respeito de Tomás de Aquino, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1069189 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Um dos maiores embates que ocorreram na história da Filosofia foi travado, no século XVII, entre racionalistas e empiristas. Os primeiros enfatizavam o papel da razão na epistemologia, enquanto os segundos davam ênfase à primazia da experiência no modo como conhecemos. Acerca desse rico debate histórico, julgue o item.

Roger Bacon foi um precursor do movimento empirista do século XVII, ao criticar o método dedutivo no empreendimento científico em favorecimento da indução.
  1. ✂️
  2. ✂️

172Q1071752 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AM, FGV

De modo algum [o pragmatismo e o instrumentalismo] perseguem a produção de crenças úteis à moral e à sociedade. Mas a formação de uma fé na inteligência, como a única e indispensável crença necessária à moral e à vida social. Quanto mais se aprecia o valor intrínseco, imediato e estético do pensamento e da ciência, quanto mais se toma consciência de que a própria inteligência acrescenta alegria e dignidade à vida, tanto mais se sente pesar frente à situação em que o exercício e a alegria da razão encontram-se limitados a um grupo social restrito, fechado e técnico, e tanto mais dever-se-ia perguntar como seria possível fazer todos os homens participantes desse inestimável bem”.

(DEWEY, John. “O desenvolvimento do pragmatismo americano”.

In: Scientiae Studiae, São Paulo, v. 5, nº 2, 2007, p. 242.)

O instrumentalismo de John Dewey, parte integrante do pragmatismo norte-americano, refletiu sobre o papel social do filósofo no mundo a partir da idéia de democracia, articulando-a ao pensamento filosófico e à ciência.

Com relação à concepção deweyana da democracia e com base no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao recusar o papel fundacionista da Filosofia como função definitiva do saber científico, Dewey assimilou o papel de expandir o conhecimento científico para toda a sociedade à democracia.

II. A concepção deweyana de uma atitude experimental na ciência, enquanto favorável à receptividade do novo, se estendeu à educação como oportunidade de formas novas de liberdade social e artística.

III. O conhecimento como produto provisório de investigações, e não algo definitivamente estabelecido, é uma ideia deweyana congruente com o princípio democrático da educação como experiência reflexiva.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1069217 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

O que seria mais monstruoso do que afirmar que as coisas se tornariam melhores ao perderem todo o Bem? Por isso, se privadas de todo o Bem, deixariam totalmente de existir. Portanto, enquanto existem, são boas. Portanto, todas as coisas que existem são boas, e o Mal que eu procurava não é uma substância, pois se fosse substância seria um bem. Na verdade, ou seria uma substância incorruptível e então seria um grande bem, ou seria corruptível e, neste caso, a menos que fosse boa, não poderia se corromper. Percebi, portanto, e isto pareceu-me evidente, que criastes todas as coisas boas e não existe nenhuma substância que Vós não criastes.

Tu poderias me perguntar então: se a vontade afasta-se do Bem imutável em direção a um Bem mutável, de onde provém esse impulso de mudar? É claro que essa mudança é má, mesmo que o livre-arbítrio, sem o qual não se pode viver, deva ser incluído entre aquilo que é bom. (AGOSTINHO, 2011, p. 63)


AGOSTINHO. Confissões.In: MARCONDES, D. (Org.).

Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

Com base na leitura desse fragmento de texto, para Agostinho,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q1072034 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Santo Tomás de Aquino (1225–1274) é um dominicano, foi discípulo de Alberto Magno, com quem estudou o pensamento de Aristóteles. Tomás, tal como seu amigo Boaventura (Franciscano, 1221–1274), é um conhecedor das grandes questões filosófico-teológicas de seu tempo. (Manoel Vasconcellos; Filosofia Medieval: Uma breve introdução, p.76).

Dado esse contexto sobre a filosofia de Santo Tomás de Aquino, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1075114 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDU ES, FCC

A lógica que rege o pensamento científico contemporâneo está centrada na ideia de demonstração e prova, baseada na definição ou construção do objeto do conhecimento por suas propriedades e funções e da posição do sujeito do conhecimento.

O fundamento que NÃO pertence à ciência contemporânea é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1075115 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDU ES, FCC

“[...] dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidas ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício da liberdade; são constitutivos de nossa existência intersubjetiva, isto é, de nossas relações com outros sujeitos morais”. O que é dito aqui por Chauí, corresponde às ideias de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1071035 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Defensor Público, DPE PR, INSTITUTO AOCP, 2022

A partir da leitura da obra Teoria dos sistemas e direito penal radical, de Alexandre Kassama, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1075147 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: “Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”.

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.

Em Nietzsche, as dimensões apolínea e dionisíaca são impulsos artísticos que emergem da natureza, independentemente da mediação do artista.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q1070028 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

“A origem da tragédia”, “Humano, demasiado humano”, “Além do bem e do mal” e “O crepúsculo dos ídolos” são algumas das obras escritas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q1070029 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

Com a Revolução Industrial, a racionalidade técnica e instrumental passou a dominar a modernidade. Contra isso, os pensadores da Escola de Frankfurt formularam a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.