Início

Questões de Concursos O Sujeito Moderno

Resolva questões de O Sujeito Moderno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q1071438 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

“Dizer que alguma coisa é natural ou por natureza significa dizer que essa coisa existe necessariamente (ou seja, não pode deixar de existir nem pode ser diferente do que é) e universalmente (ou seja, em todos os tempos e lugares) porque é efeito de uma causa necessária e universal. Essa causa é a natureza. Assim como é da natureza dos corpos serem governados por uma lei natural, também seria por natureza que os homens sentem, pensam e agem; e, por isso, haveria uma ‘natureza humana’”. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014, p. 215. Levando em consideração apenas o trecho apresentado, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q1069916 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a Patrística medieval.

( ) Resultou dos esforços de alguns apóstolos e Padres da Igreja na tentativa de conciliar o pensamento cristão com as ideias filosóficas de pensadores gregos e romanos.
( ) Sua tarefa envolvia a evangelização e a defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos opositores de outras religiões.
( ) Para impor as ideias cristãs, os Padres da Igreja transformaram as revelações divinas em decretos divinos, irrefutáveis e inquestionáveis, ou seja, em dogmas.
( ) Seus seguidores introduziram temas não discutidos pelos filósofos greco-romanos, entre outros, o pecado original, Deus como trindade una e o juízo final.
( ) Seus representantes mais conhecidos foram, entre outros, Santo Tomás de Aquino, Justino, Orígenes, Eusébio, Santo Ambrósio e Boécio.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q1070221 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na Crítica da razão pura, Kant explica a criticidade presente em sua filosofia: “Em todos os seus empreendimentos deve a razão submeter-se à crítica e não pode fazer qualquer ataque à liberdade desta, sem se prejudicar a si mesma e atrair sobre si uma suspeita desfavorável. Nada há de tão importante, com respeito à utilidade, nem nada de tão sagrado que possa furtar-se a esta investigação aprofundada que não faz exceção para ninguém”.
A criticidade da filosofia kantiana se fundamenta no método que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1069200 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em sua obraGenealogia da moral, publicada em 1887 como uma complementação e clarificação dePara além do bem e do mal, Nietzsche expõe a sua crítica aos princípios e valores morais que vigeram no Ocidente desde Sócrates. Com relação ao pensamento do filósofo alemão, julgue o item.

Nietzsche alega que houve uma transvaloração efetuada pelos sacerdotes judeus. A fraqueza teria sido transformada, de forma mentirosa, em mérito; a impotência, em bondade; a baixeza medrosa, em humildade; a submissão a quem se odeia, em obediência; o que há de inofensivo no fraco, em paciência.
  1. ✂️
  2. ✂️

205Q1071264 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Husserl nos apresenta duas racionalidades contrastantes para a compreensão da estrutura sócio-histórica da razão científica: “o universo concreto da causalidade que se torna matemática aplicada. (...) mas o mundo da percepção e da experiência, no qual vivemos a totalidade da nossa vida privada (Lebenswelt = Mundo da Prática, Mundoda Vida), permanece como aquilo que é, em sua estrutura essencial, em sua própria causalidade concreta inalterada”.
Considerando o enunciado acima, atente às seguintes afirmações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O universo da instrumentalidade mental e física se revela a si mesma como objeto para uma subjetividade. ( ) O método científico está inerentemente limitado à alteração para um novo modo qualitativo de vida. ( ) Compreende-se a posição social do indivíduo como resultado direto da racionalidade tecnocientífica do processo de produção. ( ) A natureza controlada pelo aparato técnico moderno de produção objetiva e efetiva a melhoria de vida dos cidadãos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q1071296 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

É bastante conhecida a frase de Jean-Paul Sartre de que “o homem está condenado a ser livre.” O filósofo francês chega a essa conclusão a partir de algumas reflexões sobre a existência. De acordo com essas reflexões é incorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q1073622 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

"Toda a nossa ideia de causa e efeito deriva da experiência. Quando vemos um evento de um certo tipo seguido repetidamente por outro, formamos a ideia de que o primeiro é a causa do segundo. No entanto, essa ideia é apenas uma convenção mental, não uma verdade necessária. Não há nada na experiência que nos obrigue a acreditar que o mesmo evento sempre seguirá o primeiro evento. É perfeitamente possível que, em algum momento, o evento seguinte não ocorra."

A teoria do conhecimento de David Hume é conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q1071178 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Desde a Idade Média, as artes liberais compreendem dois grupos de disciplinas: o trivium e o quadrivium. Essa forma de educação servia para preparar o clero e para a educação cortesã.
As disciplinas contidas no quadrivium são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q1071233 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir: “Wittgenstein nas Investigações Filosóficas diz que a significação de uma palavra é o seu uso na linguagem” (WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 28. Adaptado). Assim, por exemplo, na frase “o Sr. Branco é branco”, a palavra “branco” tem dois significados diferentes, pois ela é usada como nome próprio no início da frase e como designação de uma cor no final da frase.
A consequência disso é que as palavras, conceitos e nomes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q1071236 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir: “Kant recusa tanto o empirismo como o racionalismo; existem ideias puras da razão – mas meramente como princípios regulativos a serviço da experiência. Demonstrando a existência de certas condições da experiência não empíricas e, portanto, universalmente válidas. Kant mostra que a metafísica é possível, mas em contraposição ao racionalismo, somente como teoria da experiência, e não como uma ciência que transcende o âmbito da experiência; e, à diferença do empirismo, não como teoria empírica, senão como teoria transcendental da experiência” (HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 39-40. Adaptado).
Otfried Höffe afirma que Kant elabora, com a sua teoria do conhecimento, uma nova metafísica fundada em uma “teoria transcendental da experiência”, capaz de superar o racionalismo e o empirismo porque mantém
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q1072035 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

As questões da filosofia contemporânea se apresentam já na segunda parte do século XIX, em decorrência de um pensamento que se caracteriza pela rejeição de explicações totalizantes. A ideia de diferença é fundamental a uma filosofia contemporânea, dado o pressuposto da impossibilidade de conhecermos tudo. Em todos os aspectos somos seres limitados, tema concernente à filosofia contemporânea. (Fatimarlei Lunardelli, https://escrita.art.br/fundamentos-da-filosofiacontemporanea/).

Sobre Filosofia contemporânea, segundo o contexto acima, assinale a alternativa correta:

I. O pensamento moderno inaugurado por René Descartes (1596-1650), no contexto da revolução científica do final do Renascimento, do Iluminismo e do desenvolvimento material daí decorrentes, encontra seu limite em Georg Hegel (1770-1831), último autor a formular um sistema filosófico.
II. Depois dele, tanto Karl Marx (1818-1883) quanto Friedrich Nietzsche (1844-1900) abordam as transformações da sociedade.
III. Marx critica em Hegel o modelo idealista e artificial da história; já Nietzsche, que foi um historiador das ideias, dá ênfase aos sistemas morais – do paganismo da antiguidade grega ao catolicismo cristão.
IV. Na revisão da história instala-se o pensamento contemporâneo da diferença. Já não importam apenas os fatos, mas a interpretação que deles é feita. Nietzsche fez a genealogia da moral, Michel Foucault (1926-1984) fez uma arqueologia das ideias, buscou a história daqueles que não tinham história – os excluídos designados loucos; Sigmund Freud (1856-1939) buscou pelo método psicanalítico os fatos esquecidos no inconsciente que, sem temporalidade, pressionam o presente do sujeito na forma de sintoma.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q1075115 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDU ES, FCC

“[...] dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidas ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício da liberdade; são constitutivos de nossa existência intersubjetiva, isto é, de nossas relações com outros sujeitos morais”. O que é dito aqui por Chauí, corresponde às ideias de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q1070028 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

“A origem da tragédia”, “Humano, demasiado humano”, “Além do bem e do mal” e “O crepúsculo dos ídolos” são algumas das obras escritas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q1070034 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

Considerando o período da modernidade (séc. XV-XVII), assinale a opção que contém SOMENTE características do pensamento científico moderno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q1071344 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

Analise as afirmativas abaixo:
1. A filosofia moderna é marcada, de modo especial, por processos exacerbados de mensuração e experimentação em detrimento da reflexão e da abstração.
2. O debate filosófico no início da Idade Moderna é marcado pela discussão entre racionalistas, como Descartes, e empiristas, como Bacon.
3. A filosofia moderna representa um modelo de ruptura ou de uma guinada em relação aos modelos e padrões filosóficos da Idade Média.
4. Entre os representantes da filosofia moderna destacaram-se pensadores como Spinoza, Leibniz, Hobbs, Locke, Newton e Hume.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q1069887 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

A concepção filosófica de Santo Agostinho caracteriza dentro da história da Filosofia, o pensamento medieval. Sua visão filosófica expressa uma articulação entre a racionalidade e a fé cristã. Sua filosofia teve influência do pensamento platônico e do cristianismo, enquanto seu conceito de experiência foi baseado na teoria de Aristóteles. (https://www.nucleodoconhecimento.com.br/teologia/ santo-agostinho,Luiz Goulart).

Com base na premissa acima, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q1075024 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2017

Friedrich Nietzsche dedicou boa parte de sua obra ao tema da moral. Seu trabalho terminou por constituir-se, em grande medida, em uma contraposição às perspectivas kantianas acerca do tema. A respeito do pensamento moral desses dois grandes filósofos, julgue o item a seguir.

Tanto em Kant quanto em Nietzsche pode-se divisar uma noção de heteronomia, ainda que cada sistema filosófico dê à noção diferente conceituação.

  1. ✂️
  2. ✂️

218Q1070695 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Educação Básica II PEB II Inglês, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2019

Embora a Filosofia, em geral, não seja produzida para resultados concretos e imediatos, entender que ela não tem aplicação prática é incorreto. A forma de compreender o mundo é que determina o modo como se produzem as coisas, investiga-se a natureza, propõem-se as leis. Ética, Política, Moral, Esporte, Arte, Ciência, Religião, tudo tem a ver com Filosofia.

(Queiroz; Moita, 2007)

Nos grandes períodos da história: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea, viveu-se à influência de vários pensadores. Na Idade Média, destacam-se os pensadores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q1071722 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Sítio Novo RN, FUNCERN, 2018

O fragmento a seguir foi publicado na tese de José Valdinei Albuquerque Miranda. O trecho, com omissões, diz, in verbis:

-

“A presente tese [...] Inicialmente mostra que a filosofia moderna, ao instituir o "Eu" como a unidade integradora do sentido e da representação, afirma o princípio da subjetividade como base da edificação do sujeito soberano. Descartes e Kant são apresentados como os pensadores que definem o princípio da subjetividade como fundamento da verdade filosófica. Com as críticas dirigidas à subjetividade por alguns filósofos "mestres da suspeita" como Nietzsche, Freud, Heidegger, Foucault, entram em crise os fundamentos da filosofia moderna. No contexto dessa crise, o pensamento de [...] desponta como alternativa para pensar a racionalidade desde a perspectiva ética das relações. Com esse propósito, reconstrói a subjetividade não mais a partir da centralidade do Eu, mas a partir da alteridade do Outro, invertendo os termos da relação.”

-

Esta ética da alteridade, muito presente na contribuição religiosa para a ética, é fruto do pensamento do filósofo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q1069946 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Uma relevante consequência da postulação do cogito nas Meditações de René Descartes é o chamado dualismo psicofísico (ou dicotomia corpo-consciência), segundo o qual o ser humano é um ser composto de substância pensante e substância extensa.

(Aranha e Martins, 2009. Adaptado)

Qual é a principal crítica dirigida ao dualismo psicofísico defendido por René Descartes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.