Início

Questões de Concursos O Sujeito Moderno

Resolva questões de O Sujeito Moderno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q1069186 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Um dos maiores embates que ocorreram na história da Filosofia foi travado, no século XVII, entre racionalistas e empiristas. Os primeiros enfatizavam o papel da razão na epistemologia, enquanto os segundos davam ênfase à primazia da experiência no modo como conhecemos. Acerca desse rico debate histórico, julgue o item.

Leibniz integrou a escola empirista ao conceber a sua monadologia, atendo-se ao campo da experiência do mundo do espírito ao mesmo tempo em que criticou a concepção cartesiana de substância material.
  1. ✂️
  2. ✂️

222Q1071780 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF PI, IF PI

Na tentativa de empreender uma ruptura ou “corte epistemológico” com toda filosofia, as ciências humanas procuraram estabelecer uma revolução, criando um método próprio de investigação que se aproximasse o quanto possível do ideal de cientificidade. (Texto adaptado de JAPIASSU, H. Nascimento e morte das ciências humanas.) Diante desse enunciado, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.

I - Émile Durkheim foi um dos principais defensores dessa revolução ao recomendar que os “fatos ou fenômenos sociais” fossem tratados como coisas.

II - A estatística é um dos usos metodológicos mais empregados pelas ciências humanas, por ser empírico, infalível e irrefutável.

III - A grande vantagem do método estatístico nas ciências humanas é que ele dispensa as interpretações históricas e culturais.

IV - Sem considerar os métodos de caráter interpretativos e compreensivos as ciências humanas caem na armadilha do mito da cientificidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q1075110 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDU ES, FCC

Estética diz respeito à sensibilidade humana e às formas de manifestação desta sensibilidade. Às vezes restringe-se às reflexões e estudos de uma forma privilegiada de manifestação da sensibilidade que á a arte. Sensibilidade diz respeito ao fato de o ser humano ser afetado por tudo aquilo com que entra em contato. A este “ser afetado” as pessoas respondem de diversas maneiras, por exemplo, externando sentimentos ou emoções. Sentir a realidade emocionalmente oferece aos seres humanos uma maneira de entendê-la que não é igual à maneira racional expressa, por exemplo, no conhecimento científico e filosófico. “Uma ponte que nos leva a conhecer e a expressar os sentimentos é, então, a arte, e a forma de nossa consciência apreendê- los é através da experiência estética. Na arte busca-se concretizar os sentimentos numa forma, que a consciência capta de maneira mais global e abrangente do que no pensamento rotineiro”, diz Duarte Júnior.

(DUARTE JR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Papirus, 1988, p.15 a 18)


Considere, à luz do enunciado acima, as afirmações abaixo.

I. As artes são formas importantes de manifestação da sensibilidade humana.

II. Estética, como área da investigação filosófica, preocupa-se com problemas relacionados à sensibilidade humana.

III. A afetividade diz respeito à sensibilidade e, portanto, ao campo de estudos e reflexões da estética.

IV. Sensibilidade é, juntamente com a racionalidade, um caminho necessário de entendimento da realidade para os seres humanos.

V. Pode-se dizer que, através da arte, pode-se captar de maneira mais global do que em outras formas de entendimento, os sentimentos e a própria realidade.


Está correto o que se afirma em


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q1075149 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: “Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”.

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.

No estado apolíneo, a natureza força o artista a exprimir-se, a dominar o caos da vontade e a criar um novo mundo de símbolos, no qual se encontram a dança e a música.

  1. ✂️
  2. ✂️

225Q1071324 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Pedagogia, SEGEP RO, Instituto Consulplan, 2023

Os teóricos pós-críticos utilizam o “pós” para nominar o novo, para distingui-lo do passado. Trata-se de uma nova maneira de entender o próprio pensamento, de uma teorização que busca diferenciar-se das formas, das práticas e da escrita utilizadas pelas teorizações anteriores. Trata-se de uma perspectiva teórica caracterizada por abordagens multidisciplinares empregadas por diferentes correntes e diversos meios a ela identificados. Sobre as teorias críticas, analise as afirmativas a seguir.
I. Há uma ênfase na crítica a uma única e absoluta verdade e na busca da pluralidade na interpretação dos fatos e conhecimentos que permeiam o cotidiano atual.
II. Há uma negação da noção de sujeito humanista, livre, autônomo, presente nas vertentes teóricas anteriores, tradicionais e transformadoras.
III. A noção de uma consciência unitária, autoidêntica, autorreflexiva, racional, homogênea, centrada e determinada por certas centrais é rejeitada.
IV. A subjetividade é concebida como fragmentada, descentrada, contraditória entre si e em permanente tensão mútua; não existe um estado de consciência totalmente lúcida.
V. Há o fortalecimento de temáticas de pesquisas como as questões de meninos e meninas de rua, as histórias de vida de mulheres negras, as religiosidades alternativas, bem como o movimento homossexual.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q1071341 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

O período da filosofia moderna (séculos XVII e XVIII), também conhecido como o Grande Renascimento Clássico, surgiu como resultado do esforço para vencer o acentuado pessimismo teórico dos séculos anteriores, ou seja, as manifestações filosóficas que duvidavam da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o ser humano, fenômeno também conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q1070845 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

Leia com atenção o texto a seguir.
“Por isso, deve-se filosofar sobre o papel da escola, por meio do levantamento dos pressupostos éticos e sobre a Educação ......................., a partir de uma fundamentação histórico-filosófica das matrizes epistemológicas com relação à educação, tendo presente a Teoria Crítica de Frankfurt, que, por intermédio da história, culminou nas materializações institucionais que estruturam predominantemente o pensamento pedagógico contemporâneo. […] Nesse sentido, educar e aprender e filosofar significam educação para a emancipação, e compreender sua realização no homem é ele interrogar a permanência da barbárie no interior da civilização e questionar as relações entre autonomia e ............................... para que Auschwitz não se repita.”. Caderno Pedagógico de Filosofia, da Rede Municipal de Ensino de São (2008)
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q1071189 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Emancipação é um dos conceitos centrais do marxismo.
Segundo o Dicionário do Pensamento Marxista, a frase que melhor define o conceito de emancipação para o pensamento marxiano é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q1071737 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Sobre a filosofia medieval, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q1071752 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC AM, FGV

De modo algum [o pragmatismo e o instrumentalismo] perseguem a produção de crenças úteis à moral e à sociedade. Mas a formação de uma fé na inteligência, como a única e indispensável crença necessária à moral e à vida social. Quanto mais se aprecia o valor intrínseco, imediato e estético do pensamento e da ciência, quanto mais se toma consciência de que a própria inteligência acrescenta alegria e dignidade à vida, tanto mais se sente pesar frente à situação em que o exercício e a alegria da razão encontram-se limitados a um grupo social restrito, fechado e técnico, e tanto mais dever-se-ia perguntar como seria possível fazer todos os homens participantes desse inestimável bem”.

(DEWEY, John. “O desenvolvimento do pragmatismo americano”.

In: Scientiae Studiae, São Paulo, v. 5, nº 2, 2007, p. 242.)

O instrumentalismo de John Dewey, parte integrante do pragmatismo norte-americano, refletiu sobre o papel social do filósofo no mundo a partir da idéia de democracia, articulando-a ao pensamento filosófico e à ciência.

Com relação à concepção deweyana da democracia e com base no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao recusar o papel fundacionista da Filosofia como função definitiva do saber científico, Dewey assimilou o papel de expandir o conhecimento científico para toda a sociedade à democracia.

II. A concepção deweyana de uma atitude experimental na ciência, enquanto favorável à receptividade do novo, se estendeu à educação como oportunidade de formas novas de liberdade social e artística.

III. O conhecimento como produto provisório de investigações, e não algo definitivamente estabelecido, é uma ideia deweyana congruente com o princípio democrático da educação como experiência reflexiva.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q1071261 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

A dimensão metafísica, formalmente um campo genuíno do pensamento racional, se torna irracional e não científica. O esforço contemporâneo em reduzir o escopo e a verdade da filosofia é percebido devido
I. Ao fato de os próprios filósofos proclamarem a modéstia e a ineficácia da filosofia. II. a linguagens que revelam a mutilação do homem e da natureza. III. a posições que contrariam o espírito de satisfação de Hume quanto às limitações da razão. IV. a posições que deixam intacto o status quo e abominam a transgressão.
Estão corretas somente as complementações contidas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q1071284 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

Para explicar a produção de determinados tipos de saberes, notadamente as ciências humanas dos séculos XVIII e XIX, com que hipótese de poder Michel Foucault (1926-1984) pretende romper em Vigiar e Punir e História da sexualidade (Vol. I)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q1079543 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

“Agora, pois, que meu espírito está livre de todos os cuidados, e que consegui um repouso assegurado numa pacífica solidão, aplicar-me-ei seriamente e com liberdade em destruir em geral todas as minhas antigas opiniões. Ora, não será necessário, para alcançar esse desígnio, provar que todas elas são falsas, o que talvez nunca levasse a cabo; mas, uma vez que a razão já me persuade de que não devo menos cuidadosamente impedir-me de dar crédito às coisas que não são inteiramente certas e indubitáveis, do que às que nos parecem manifestamente ser falsas, o menor motivo de dúvida que eu nelas encontrar bastará para me levar a rejeitar todas. E, para isso, não é necessário que examine cada uma em particular, o que seria um trabalho infinito; mas, visto que a ruína dos alicerces carrega necessariamente consigo todo o resto do edifício, dedicar-me-ei inicialmente aos princípios sobre os quais todas as minhas antigas opiniões estavam apoiadas. Tudo o que recebi, até presentemente, como o mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos ou pelos sentidos: ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez."

(René Descartes, Meditações metafísicas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011)


Nesse texto, René Descartes submete à crítica o conhecimento derivado dos sentidos e com isso justifica a assim chamada “dúvida metódica". Esta última consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q1071640 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Em 1784, ao publicar o texto “Resposta à pergunta: ‘Que é Esclarecimento?’”, Kant procura elucidar o que é ser um indivíduo autônomo, que age de modo racional e livre. Para Kant, o agir ético deve visar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q1069188 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Um dos maiores embates que ocorreram na história da Filosofia foi travado, no século XVII, entre racionalistas e empiristas. Os primeiros enfatizavam o papel da razão na epistemologia, enquanto os segundos davam ênfase à primazia da experiência no modo como conhecemos. Acerca desse rico debate histórico, julgue o item.

John Locke, grande expoente da filosofia inglesa, criticou a doutrina cartesiana das ideias inatas, defendendo a tese de que, no momento do nosso nascimento, nossa alma é como uma tábula rasa.
  1. ✂️
  2. ✂️

236Q1069971 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Ciências Humanas, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

Do ponto de vista histórico, a concepção sobre o que é natureza mudou bastante. As concepções sobre a natureza estão diretamente ligadas à cultura de cada povo e de cada momento da história. Assim, o conceito de natureza não é natural, mas historicamente e culturalmente construído ao longo dos séculos.
No que diz respeito à concepção de natureza que nasce do positivismo (como movimento filosófico e científico), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.