Início

Questões de Concursos O Sujeito Moderno

Resolva questões de O Sujeito Moderno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1070903 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

No filme Matrix, de 1999, o protagonista Neo descobre que aquilo que ele pensava ser a realidade é, na verdade, uma sofisticada simulação de computador cujo propósito é aprisionar as mentes dos seres humanos. Após alguns percalços, sob a orientação do personagem Morpheus, Neo é retirado do domínio das máquinas e passa a experienciar o mundo real.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar que a referida obra, ao tratar da oposição entre o que é e o que equivocadamente se julga ser a realidade, aborda o dualismo filosófico entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1070410 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Ao longo da história da filosofia, o campo epistemológico evoluiu da concepção da ciência como saber certo e fundado para abordagens críticas e históricas da produção do conhecimento. Com base nessas transformações, identifique a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1069852 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Arthur Schopenhauer desenvolve uma filosofia centrada no conceito de vontade e de representação.
Segundo o filósofo, a vida humana, por conta da vontade, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1071636 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Qual representante da epistemologia afirmou que a única regra metodológica de valor definitivo é “qualquer coisa serve”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1069851 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

O fundacionismo e o coerentismo são teorias rivais que buscam explicar no que consiste a justificação epistêmica de nossas crenças ou cognições. Com base na obra de Dutra, Introdução à Epistemologia (2010), relacione essas duas teorias (coluna A) com as teses que lhe são correspondentes (coluna B):

TEORIAS
A. Fundacionismo B. Coerentismo

TESES

( ) O conhecimento humano deve ser reformado como um barco enquanto navega.
( ) A justificação de qualquer crença consiste em um ajuste com um conjunto de crenças que fazem parte de um sistema.
( ) Nenhuma proposição é mais básica do que outra.
( ) É a teoria defendida por René Descartes.
( ) Sugere a visão de um mundo completo e hierarquizado.


A sequência que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1069354 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor Filosofia, Prefeitura de Passo Fundo RS, OBJETIVA, 2023

A filosofia de São Tomás de Aquino é marcada, entre outros pontos, por sua teoria da lei natural, cujo preceito fundamental é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1069395 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

“Apenas no século XVII o método das ciências experimentais, iniciado por Galileu Galilei, possibilitou a ruptura entre a filosofia e a ciência. Lentamente constituíram-se as chamadas ‘ciências particulares’ (física, astronomia, química, biologia) e, há menos tempo, as ‘ciências humanas’ (psicologia, sociologia, economia), entre outras”. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2016, p. 14. Levando em consideração o trecho apresentado, qual das opções abaixo NÃO é característica do pensamento moderno?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1072096 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

“A constituição das ciências humanas como ciências específicas consolidou-se a partir das contribuições de três correntes de pensamento, que, de meados do século XIX a meados do século XX, provocaram uma ruptura epistemológica e uma revolução científica no campo das humanidades”.
No texto acima, Marilena Chauí (2014) destaca a importância da fenomenologia, do estruturalismo e do marxismo para o desenvolvimento das ciências humanas. Diante do exposto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as correntes de pensamento às suas respectivas contribuições.

Coluna 1

1. Fenomenologia.
2. Estruturalismo.
3. Marxismo.

Coluna 2

( ) Por meio dessa corrente, as ciências humanas puderam compreender que as mudanças históricas não resultam de ações súbitas e espetaculares de alguns indivíduos ou grupos de indivíduos, mas de lentos processos sociais, econômicos e políticos.
( ) Essa corrente entende que o modo como cada sistema ou estrutura parcial se organiza e se relaciona com os outros define a estrutura geral e específica de uma sociedade “primitiva”, que pode, assim, ser compreendida e explicada cientificamente.
( ) Por meio dessa corrente, foi permitido às ciências humanas que criassem métodos específicos para o estudo de seus objetos, livrando-as das explicações mecânicas de causa e efeito sem que por isso tivessem de abandonar a ideia de lei científica.
( ) Essa corrente permitiu que fosse feita a diferença rigorosa entre a esfera ou região da essência “natureza” e a esfera ou região da essência “homem”. A seguir, permitiu que a esfera ou região “homem” fosse internamente diferenciada em essências diversas: o psíquico, o social, o histórico, o cultural.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1077760 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Alguns filósofos da ciência, entre os quais Karl Popper (1902-1994), afirmaram que a reelaboração científica decorre do fato de ter havido uma mudança no conceito filosófico-científico da verdade. Na nova concepção, o falso é a perda da coerência de uma teoria, a existência de contradições entre seus princípios ou entre estes e alguns de seus conceitos.

(Marilena Chaui. Convite à Filosofia, 2008. Adaptado.)

De acordo com o excerto, para Karl Popper, a avaliação de uma teoria científica na contemporaneidade deve considerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1069862 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Filosofia, Prefeitura de Marau RS, FUNDATEC, 2025

Ao longo do século XX, duas correntes filosóficas, a analítica e a continental, protagonizaram um embate teórico que ainda ecoa nos desenvolvimentos da filosofia contemporânea; no entanto, a partir da década de 1960, outras tendências se formaram. Assinale a alternativa que contempla apenas essas principais tendências do pensamento contemporâneo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1069201 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEAD AP, FGV, 2022

“Confesso francamente: a lembrança de David Hume foi justamente o que há muitos anos interrompeu pela primeira vez meu sono dogmático e deu às minhas pesquisas no campo da filosofia especulativa uma direção completamente nova”.
KANT, I. Prolegômenos. In Crítica da Razão Pura e outros textos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
Assinale a opção que identifica corretamente a nova direção filosófica tomada por Kant.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1069246 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

O filósofo inglês John Locke é conhecido como fundador do liberalismo, doutrina que foi apropriada pela burguesia para legitimar a própria ascensão política e justificar a reivindicação do direito à propriedade privada.
Segundo Locke, o direito à propriedade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1071298 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

Ludwig Wittgenstein é um filósofo de fundamental importância para o campo das reflexões filosóficas sobre a linguagem. Em relação a sua obra está incorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1070112 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

No parágrafo 189 da Fenomenologia do Espírito, Hegel, ao tratar da consciência de si, escreve:

“(...) e uma consciência de si não é puramente para si, mas para um outro, isto é, como consciência essente, ou consciência na figura da coisidade. São essenciais ambos os momentos; porém como, de início, são desiguais e opostos, e ainda não resultou sua reflexão na unidade, assim os dois momentos são como duas figuras opostas da consciência: uma a consciência independente para a qual o ser-para-si é a essência; outra, a consciência dependente para a qual a essência é a vida, ou o ser para um Outro”.
(HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. A Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses. Vozes: Petrópolis, 2014, p. 146 - 147)

Essa passagem da obra de Hegel diz respeito à dialética
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1069629 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

“A modernidade é um mundo completo, fechado, endógeno, autorreferencial, autossuficiente e autossubsistente, que não precisa de colaboração e crítica de fora para dentro, e nem abre espaço para a participação por parte do outro da modernidade”.

DANNER, F.; DORRICO, J.; DANNER, L. F. Pensamento indígena brasileiro como crítica da modernidade: sobre uma expressão de Ailton Krenak. Griot: Revista de Filosofia. Amargosa – BA, v. 19, n. 3, p. 76, outubro, 2019.


O excerto acima, com base no pensamento de Ailton Krenak, leva à afirmação de que o Ocidente é uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1073580 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Jean-Paul Sartre (1905-1980), em obras como O ser e o nada e O existencialismo é um humanismo, apresentou concepções fundamentais do existencialismo. A respeito do existencialismo sartreano, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O cogito cartesiano é a verdade absoluta da consciência que apreende a si mesma.
( ) O homem é o responsável total por sua existência, o que implica não se responsabilizar pelos outros.
( ) O conceito de natureza humana pressupõe que a essência precede a existência.
( ) A angústia é o sentimento que leva à inação.
Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1069284 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Área de Conhecimento Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2022

Fazei, ó Senhor, que voltemos já para Vós para nós não submergirmos, porque o nosso bem, que sois Vós mesmo vive, sem deficiência alguma, em Vós. Apesar de nos termos precipitado do nosso bem, não temos receio de o não encontrar quando voltarmos; porque, na nossa ausência, não desaba a nossa morada — a vossa eternidade.
(STO. AGOSTINHO: Confissões (397/401) Confissões – Santo Agostinho PDF Grátis | Baixe Livros.)
O tempo é, e sempre tem sido, um problema filosófico de grande interesse, principalmente em nossa época. Aliás, não só para filósofos e cientistas, mas também para o indivíduo comum, que está acostumado a organizar e realizar suas tarefas e experiências de acordo com a ideia de tempo concebida como sucessão de instantes traduzida em presente, passado e futuro. Agostinho de Hipona (354-430) foi um dos grandes pensadores a se preocupar com esta problemática e, dentre suas reflexões sobre o tema, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q1070124 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Considere a definição a seguir.

“Na experiência estética, o sentimento imediato da beleza opera como abertura de um espaço que nos libera da submissão mecânica às regras do entendimento, do dever ético e das demandas do desejo sensível.” (ROSENFIELD, Kathin, 2006, p. 29).

Essa definição de prazer estético é atribuída a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1069694 | Filosofia, O Sujeito Moderno, PSS, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

Com o surgimento do cristianismo, a filosofia passou por uma transformação significativa que moldou o pensamento ocidental durante a Idade Média. Nesse contexto, os filósofos procuraram conciliar a tradição filosófica grega com as doutrinas cristãs, buscando uma harmonia entre fé e razão. Entre os pensadores mais influentes desse período, destacam-se figuras que se debruçaram sobre questões essenciais da existência humana, como a relação entre o ser humano e o divino, a moralidade e a natureza da verdade (SANTOS, 2019).

Assinale a opção correta em relação à filosofia medieval.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1074834 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF RS, IF RS

São Tomás de Aquino, principal representante da __________, desenvolve um pensamento profundamente ligado ao de __________. Seu papel principal foi o de organizar as verdades da religião e de harmonizá- las com a filosofia. Para ele, então, a __________,criada por Deus, e a __________, revelação de Deus, não podem entrar em __________, porque procedem do mesmo Princípio.


Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.