Início

Questões de Concursos O Sujeito Moderno

Resolva questões de O Sujeito Moderno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1071193 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Leia o excerto abaixo.
“[...] Em vez de definir o homem como um animal rationale dever-se-ia, portanto, defini-lo como um animal symbolicum. Para tal objetivo indicar-se-á aquilo que verdadeiramente o caracteriza e que o diferencia em relação a todas as outras espécies, e se poderá compreender o caminho especial que o homem tomou: o caminho para a civilização.”
(apud REALE, G., ANTISERI, D. História da Filosofia, 6: de Nietzsche à Escola de Frankfurt. São Paulo: Paulus, 2006, p. 31).
Que filósofo é autor dessa concepção acerca do homem como um animal symbolicum?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q1069929 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Bambuí, IF MG, IF MG, 2024

Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein desenvolve uma nova forma de compreender a linguagem, não como determinada pela relação entre linguagem e mundo, mas como uma atividade contextualizada em práticas estabelecidas. Quando considera o ensino ostensivo de uma palavra, o austríaco sugere que o treino é uma parte fundamental desse ensino.

Segundo ele,

Na práxis do uso da linguagem (2), um parceiro enuncia as palavras, o outro age de acordo com elas; na lição de linguagem, porém, encontrar-se-á este processo: o que aprende denomina os objetos (Investigações 7).


In: WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.



Podemos inferir, a partir das Investigações de Wittgenstein que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1071285 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

Das opções abaixo, qual é aquela cuja expressão define o trabalho de Michel Foucault em As palavras e as coisas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1069268 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Ciências Humanas Filosofia, SEC BA, FCC, 2022

Texto associado.
A diferença entre ele com os outros é que ele estava realmente parado. De pé, suas mãos se mantinham avançadas. Era um cego. O que havia mais que fizesse Ana se aprumar em desconfiança? Alguma coisa intranquila estava sucedendo. Então ela viu: o cego mascava chicles... Um homem cego mascava chicles. Ana ainda teve tempo de pensar por um segundo que os irmãos viriam jantar − o coração batia-lhe violento, espaçado. Inclinada, olhava o cego profundamente, como se olha o que não nos vê. Ele mastigava goma na escuridão [...]. O que chamava de crise viera afinal. E sua marca era o prazer intenso com que olhava agora as coisas, sofrendo espantada [...] mantinha tudo em serena compreensão, separava uma pessoa das outras, as roupas eram claramente feitas para serem usadas e podia-se escolher pelo jornal o filme da noite − tudo feito de modo a que um dia se seguisse ao outro. E um cego mascando goma despedaçava tudo isso.

(LISPECTOR, Clarice. “Amor”, Laços de Família. São Paulo: Rocco, 1998)
Do ponto de vista da experiência filosófica, o que ocorreu com Ana revela que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1072154 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

O projeto enciclopedista se refere ao movimento chamado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q1069632 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

“O sonho moderno da razão legisladora da felicidade tem trazido frutos amargos. Os maiores crimes contra a humanidade têm sido cometidos em nome da regrada razão, da melhor ordem e da maior felicidade”.

ZIGMUNT, B. Ética pós-moderna. São Paulo: Editora Paulus, 2006, p. 271.

Crítico da modernidade, Zigmunt Bauman admite que uma ética pós-moderna se vincula à admissão do outro como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1069898 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Área Ciências Humanas, UFSM, UFSM, 2025

Os governos controlam e restringem o comportamento dos cidadãos de várias formas. O que legitima, segundo os filósofos contratualistas modernos, a existência do poder coercitivo do Estado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1069643 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Álvaro Valls, filósofo brasileiro que se dedicou a pesquisar e a escrever sobre a Bioética, definiu alguns princípios que norteiam a atuação de quem lida com seres humanos em seu campo de atuação. Para ele, quem atua em profissões, ou faz pesquisa, que envolvam seres humanos deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1069656 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

A beleza é a manifestação sensível da ideia.
(HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Estética: A Ideia e o Ideal. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997, p. 42.)

Com base na citação de Hegel, melhor representa a concepção de beleza na arte, segundo a filosofia idealista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q1077212 | Filosofia, O Sujeito Moderno, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Podemos considerar que são fundamentalmente duas as grandes transformações que levaram à revolução científica do século XVII: 1) Do ponto de vista da cosmologia, a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, empreendida por Galileu; a formulação da noção de um universo infinito e a concepção do movimento dos corpos celestes, principalmente da Terra; 2) do ponto de vista da ideia de ciência, a valorização da observação e do método experimental e a utilização da matemática como linguagem da física, proposta por Galileu. A ciência moderna rompe com a separação antiga entre a ciência, o saber teórico, e a técnica, o saber aplicado, integrando ciência e técnica e fazendo com que problemas práticos no campo da técnica levem a desenvolvimentos científicos e que hipóteses teóricas sejam testadas na prática, a partir de sua aplicação na técnica.

(Danilo Marcondes. Iniciação à História da Filosofia – Dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, p. 168. Adaptado)

Considerando as colocações do texto sobre as transformações que propiciaram o surgimento da ciência moderna, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1070061 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Educação Física, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

No contexto da filosofia moderna, o pensamento de René Descartes desempenhou um papel fundamental, especialmente ao defender o novo modelo científico iniciado por Galilei, Copérnico e Kepler. De acordo com Descartes, qual é o propósito principal do método filosófico que ele propõe no "Discurso do Método"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1069374 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

O gênero não é um substantivo, mas tampouco é um conjunto de atributos flutuantes. O gênero é sempre um feito, ainda que não seja obra de um sujeito tido como preexistente à obra.
Adaptado de BUTLER, Judith. Problema de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

Segundo a filósofa, o gênero é um produto da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q1071938 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

No estudo sobre a razão, Kant distingue a realidade em si, da realidade para nós, ou conhecida por nós. Para fazer isso, Kant faz uso de duas palavras gregas, sendo elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q1071440 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Disciplina Filosofia, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

O Instituto para Pesquisa Social em Frankfurt foi um importante centro de pesquisa ao longo do século XX. Sobre o Instituto e as pesquisas nele desenvolvidas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1069649 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SED SC, FURB, 2024

Os pensamentos de Friedrich Nietzsche (1844-1900) e de Michel Foucault (1926-1984) possuem pontos de aproximação, sobretudo suas críticas à modernidade e ao poder. Sobre as ideias desses dois pensadores, analise as afirmações a seguir:

I. Nietzsche afirma que a vontade de potência abrange a busca do poder e afirmação da vida, negando o sofrimento. Foucault, por sua vez, defende a noção de poder como uma força estática e centralizada.
II. Tanto Nietzsche quanto Foucault rejeitam a noção de verdade absoluta e objetiva, defendendo que o conhecimento é construído por meio de relações de poder.
III. Foucault, inspirado no método genealógico de Nietzsche, tem como objetivo colocar à mostra as estruturas veladas de poder, por meio da desconstrução histórica das ideias.
IV. Nietzsche vê a moralidade cristã como uma moralidade de rebanho, imposta pelos fracos aos que valorizam a vida terrena, enquanto Foucault considera as instituições religiosas como importantes mecanismos de poder e controle social ao longo da história.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1071728 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Karl Popper rompeu com paradigmas científicos ao criticar o princípio da verificabilidade e ao defender o princípio da falseabilidade. Sobre a filosofia de Popper, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1071736 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

A filosofia helenística foi marcada por várias escolas, que no período pós-socrático, do final do período clássico (320 a.C.) até o começo da Era Cristã, caracterizou-se por uma preocupação com questões morais e subjetivas, tendo como um dos temas a felicidade. Sobre este período é correto afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1071738 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Considerando a concepção de justiça de Aristóteles e Tomás de Aquino, podemos afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1074838 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF RS, IF RS

“Mas não temerei dizer que penso ter tido muita felicidade de me haver encontrado, desde a juventude, em certos caminhos, que me conduziram a considerações e máximas, de que formei um método, pelo qual me parece que eu tenha meio de aumentar gradualmente meu conhecimento, e de alçá-lo pouco a pouco, ao mais alto ponto, a que a mediocridade de meu espírito e a curta duração de minha vida lhe permitam atingir." (DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 66.)


Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde às regras do método expostas por René Descartes nesse texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1070240 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes aborda o período crítico de Kant: “na relação de conhecimento, não é o sujeito que se orienta pelo objeto (o real), como quis a tradição, mas o objeto que é determinado pelo sujeito. A Crítica da razão pura visa, assim, investigar as condições de possibilidade do conhecimento”.

Segundo a perspectiva apresentada no excerto, as condições de possibilidade do conhecimento estão associadas à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.