Analise o excerto a seguir, da obra “O Ensino de Filosofia e a Lei 10.639”:
“Os manuais de História da Filosofia, em sua maioria, concordam quando se trata de fazer o registro
do ‘nascimento’ do pensamento filosófico. A hipótese mais aceita é da certidão grega. O modo menos
polêmico gira em torno de um ‘cadastro’ feito por volta do século VI a.C. na Grécia antiga, com a
patente de primeiro filósofo conferida a Tales de Mileto. E, ainda que existam algumas divergências
entre historiadores da Filosofia, esta não deixaria de ser grega, porque se não for de Tales de Mileto,
o posto de primeiro filósofo seria de Sócrates ou de Platão. A pergunta que quero compartilhar é
simples: é possível falar da Filosofia fora de um desenho geopolítico europeu?
Pois bem, é importante interrogar a validade da assertiva ‘a Filosofia é ocidental’. Eu advogo que o
eurocentrismo e colonialidade são elementos-chave para o entendimento da ideia de que a Filosofia é
uma ‘versão’ do pensamento humano, exclusivamente europeia. A defesa de que os europeus e o seu
projeto civilizatório seriam necessariamente superiores aos de outros povos numa escala hierárquica
que, invariavelmente, localiza a África e sua diáspora na parte mais baixa está presente nos textos de
muitos filósofos ocidentais” (Nogueira, 2015).
Com base no trecho acima e nos debates presentes na obra sobre o afroperspectivismo e a diáspora
na filosofia brasileira e africana, analise as assertivas a seguir:
I. A crítica ao eurocentrismo filosófico busca desconstruir a ideia de que a Filosofia só pode ter
nascido na Grécia Antiga, reivindicando uma pluralidade geopolítica e epistêmica.
II. A proposta afroperspectivista defende uma filosofia centrada nos valores ocidentais, para garantir
a universalidade dos conceitos filosóficos clássicos.
III. A Filosofia Africana e Afrodiaspórica busca visibilizar os saberes ancestrais que foram
marginalizados pelo epistemicídio promovido pela colonialidade do saber.
IV. A oralidade (ou oralitura), enquanto forma legítima de transmissão do conhecimento, é
desvalorizada por critérios ocidentais que privilegiam a escrita como única forma de registro
válido.
V. O afroperspectivismo propõe um campo policêntrico de produção filosófica, que reconhece a
contribuição africana não apenas como objeto de estudo, mas como produtora de teorias
filosóficas.
Quais estão corretas?
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