Início

Questões de Concursos O que É a Filosofia

Resolva questões de O que É a Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1069383 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Abelardo Luz SC, Instituto Fênix, 2024

Pode-se afirmar que a Filosofia contribui para a formação de cidadania no contexto educacional brasileiro ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q1069913 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

São fatos significativos como condições históricas para o surgimento da filosofia:

1. Viagens marítimas.

2. Invenção do calendário.

3. Invenção da escrita alfabética.

4. Edificações das pirâmides.

5. A peste negra.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1069666 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Joana, professora de filosofia, explica aos alunos como os períodos históricos da filosofia influenciaram os diferentes campos de investigação filosófica. Durante a aula, ela apresenta um exemplo de reflexão sobre a existência humana, o que leva os alunos a questionarem qual período histórico foi mais marcado pela valorização da subjetividade e da condição humana. Com base nos períodos históricos da filosofia e seus principais campos de investigação, é correto afirmar que a filosofia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q1069934 | Filosofia, O que É a Filosofia, Bambuí, IF MG, IF MG, 2024

Sendo o conceito um operador sintagmático, conectivo e vicinal, isto é, que sempre se liga a outros conceitos e outras ideias para produzir novos sentidos, fica evidente que não se pode tomar a Filosofia de forma isolada.


GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2016. Manual do Professor, p.338.

Sobre o caráter interdisciplinar da Filosofia, estão corretas as afirmativas:

I. Enquanto as ciências modernas ganharam autonomia à medida que afirmaram sua singularidade disciplinar, a autonomia da Filosofia reside justamente em sua percepção da multiplicidade, sem a definição de objetos únicos.

II. O que é pensado pela Filosofia, na maioria das vezes é pensado também por outras disciplinas, sendo importante para ela o diálogo com as outras maneiras de abordar o mesmo objeto.

III. O diálogo com as demais disciplinas do currículo do Ensino Médio enriquece a reflexão filosófica experimentada dentro e fora da sala de aula, deixando claro que a Filosofia não é um conhecimento isolado.

IV. A aproximação da Filosofia por meio de temas facilita reaver a vocação inicial interdisciplinar dos estudos filosóficos, que foi tão frutífera para a história do pensamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1071219 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

A respeito da lógica formal e da lógica dialética (suas origens, características e diferenças), julgue o item.

Em Hegel, o processo dialético sucessivo aponta para os desdobramentos do espírito universal, sendo a abordagem, portanto, teleológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

126Q1071746 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Lages SC, FEPESE

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre filosofia medieval.

( ) Teve como influência principal as ideias dos pensadores gregos Platão e Aristóteles.

( ) Os escolásticos inventaram um método para expor ideias filosóficas conhecido como disputa ou disputatio.

( ) Foi o período da história da filosofia no qual predominou o racionalismo crítico.

( ) As ideias de Santo Agostinho foram relevantes para os pensadores medievais cristãos.

( ) Os pensadores, que no período se opuseram às ideias cristãs, deram origem ao ceticismo filosófico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1070727 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
A epistemologia é o ramo da filosofia que se ocupa do estudo da natureza do conhecimento, da justificação e da racionalidade da crença e dos sistemas de crenças, em outras palavras, de toda a teoria do conhecimento.

Internet:http://www.infoescola.com/.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item subsequente.
Para Comte, as ciências humanas deveriam compreender as leis que constituem e regem as interações entre indivíduos e fenômenos no mundo social, independentemente do tempo ou do espaço no qual se encontram.
  1. ✂️
  2. ✂️

128Q1071755 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AM, FGV

Os PCN’s de Filosofia identificam uma série de habilidades e competências necessárias na realização do processo de ensinoaprendizagem do saber filosófico. Nesse sentido, o professor que aborda um novo tema ainda não conhecido pelos alunos, em um primeiro momento, introduz o panorama histórico no qual a temática se desenvolveu.

Para essa abordagem inicial, pela orientação dos PCNs, o professor realiza a habilidade/competência de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1070236 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote, em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, apresentam a seguinte consideração sobre os desafios do ensino de filosofia: “As pesquisas apontam que o ensino da Filosofia, especialmente no Ensino Médio, tem sido desafiador para a maioria dos professores que lecionam a disciplina […]. Os professores percebem as dificuldades atuais em garantir audiência, atenção e participação de adolescentes nas atividades”.

No texto, a causa da dificuldade mencionada para o ensino de filosofia consiste na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1070239 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré- -socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes aborda a transição do pensamento mítico para o filosófico. Diz ele: “O pensamento mítico, com seu apelo ao sobrenatural e aos mistérios, vai assim deixando de satisfazer às necessidades da nova organização social, mais preocupada com a realidade concreta […]. É nesse contexto que o pensamento filosófico-científico encontrará as condições favoráveis para o seu nascimento”.

Com base no excerto, a transição mencionada se caracteriza como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1071270 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

A Filosofia faz parte de uma das áreas de ensino do conhecimento escolar e é um tipo de conhecimento que contribui para a formação no ensino médio e para o cumprimento de suas finalidades. Considerando o Art 35 da LDB, assinale a opção que NÃO corresponde a uma finalidade do ensino médio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q1073575 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

TEXTO I
“Nosso ensino de filosofia ignora, por exemplo, cosmovisões como o conceito de ‘Bem-Viver’ - sumak kawsay, que compreende uma concepção de vida de povos andinos e a sua relação com o meio ambiente como um todo. A cosmovisão desses povos originários tem sido usada para se contrapor ao modelo de desenvolvimento da sociedade ocidental, na qual o Brasil está inserido. Teríamos a possibilidade de praticar efetivamente a filosofia entendida como modo de vida e não apenas como acúmulo de repertório teórico, ainda que tal repertório seja importante”.
(GONTIJO, P. Posfácio: O ensino de filosofia no Brasil e alguns de seus desafios. Kalagatos Fortaleza, v. 18, n. 2, 2021, p. 247)

TEXTO II
“Nossa proposta é simples, incluir o pensamento indígena no roteiro curricular de filosofia no ensino médio. E, sobretudo, considerando a filosoficidade desse pensamento. Em outro registro, consideramos indispensável que, para cumprir as exigências legais de implementação de conteúdos obrigatórios de história e culturas indígenas, possamos trazer à baila a interrogação: existe uma produção filosófica indígena?”
(NOGUERA, R. Introdução à filosofia a partir da história e culturas dos povos indígenas. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, out 2015 - jan 2016, p. 400)

Considerando os textos acima e as implicações da Lei Nº 11.645/2008 para o ensino de filosofia, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A não presença dos pensamentos indígenas no currículo é uma expressão da colonialidade do saber filosófico.
( ) Incluir as cosmovisões indígenas no ensino de filosofia é uma forma de combater o racismo epistêmico.
( ) A filosoficidade dos pensamentos indígenas é atestada pela sua aderência à cultura ocidental.
( ) A incorporação das produções filosóficas indígenas ao ensino contribui para conceber a filosofia para além da produção de um discurso teórico sobre as coisas.
Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1069238 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, IBFC, 2023

“A Filosofia, no espaço escolar, acompanhada de todo processo educativo desenvolvido na escola, não só é responsável por formar as novas gerações, mas também precisa oferecer aos novos cidadãos aquilo que a humanidade possui de melhor, e não o que nos envergonha como humanos. Uma sociedade ou um Estado que neguem a seus cidadãos as conquistas mais qualitativas da humanidade promovem a barbárie e contribuem para a animalização do ser humano, transformando-o em coisa, em objeto […]”. (GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2008, p. 144). Reflita sobre o texto acima e assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1070785 | Filosofia, O que É a Filosofia, SEPLAG MG, IBFC

O propósito de Descartes (1596-1650) é mais preciso e limitado: ele quer construir um conhecimento verdadeiro, no qual só encontre lugar o que for indubitável. "Eu sempre tive um imenso desejo de aprender a distinguir o verdadeiro do falso, para ver claro nas minhas ações e caminhar com segurança nesta vida" - escreve ele no Discurso do Método. Ora, ao buscar um conhecimento Verdadeiro e seguro, nosso filósofo descobre que:
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q1075187 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

No que diz respeito à relação entre filosofia e ciência, assinale a afirmação que invalida a tese da “neutralidade axiológica” do saber tecnológico e do saber científico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q1069884 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

O termo methodos é constituído de meta e hodos. Meta quer dizer “atrás”, “de acordo com”, “segundo”, e hodos é a trilha percorrida pelos homes, o caminho, a rota, a via. (Barbara Botter, História da filosofia antiga, p.8)

A partir do enunciado acima, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1071433 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

A capacidade intelectual do ser humano para pensar e exprimir-se de forma correta e clara, para pensar e dizer as coisas tal como elas são, é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1069389 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

“Não precisamos buscar na infinidade de conceitos de ‘filosofia’ – talvez um para cada autor de certa expressão, e que à vagueza das formulações acrescentam às vezes até posições contraditórias –, não precisamos procurar aí a incerteza e imprecisão que reinam e, sobretudo em nossos dias, no que concerne o objeto da especulação filosófica. Muito mais ilustrativa é a consulta aos textos filosóficos ou qualquer exposição ou análise do desenvolvimento histórico do assunto”. PRADO JUNIOR, Caio. O que é filosofia. São Paulo: Cultrix, 1981, p. 9. Considerando o trecho apresentado, a filosofia pode ser compreendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1070428 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Sobre a organização do saber filosófico na Antiguidade, Idade Média e Modernidade, analise as proposições:

I.A Antiguidade clássica estabelece o logos como método de investigação racional do cosmos, buscando princípios imanentes à physis, ao passo que a Idade Média reinscreve a razão na economia da fé, subordinando o saber filosófico à teologia.
II.A Filosofia moderna retoma os pressupostos da razão como autonomia e reconstrói o sujeito cognoscente como fundamento do saber, suprimindo qualquer tensão entre o conhecimento empírico e o transcendental.
III.A ruptura entre Filosofia e Teologia, característica da Modernidade, é tão absoluta que elimina qualquer vestígio de tradição metafísica nas correntes racionalistas e empiristas.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1075040 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

A ciência é uma forma sistematicamente organizada do pensamento objetivo. Da magia — considerada um conjunto de práticas destinado a aproveitar os poderes sobrenaturais —, a ciência teria conservado uma aparência de mistério e gravidade ritual, traço que ainda hoje surpreende a maioria dos espíritos. Do feiticeiro ao cientista há apenas um pequeno passo, fácil de transpor, quando considerados os “milagres” da ciência moderna. Quanto mais escapam aos nossos sentidos as forças naturais das quais ela se aproveita (ondas hertzianas, eletricidade, emissões eletrônicas), mais parece ela realizar os sonhos dos mágicos. A ciência, entretanto, apenas poderá ser magia aos olhos de espectadores, pois é apenas se libertando da magia que a ciência propriamente dita pode desenvolver-se.

Gilles-Gaston Granger. Lógica e filosofia das ciências.

São Paulo: Melhoramentos, 1955, p. 75 (com adaptações)

Considerando o texto precedente e o cenário filosófico e científico modernos, julgue o item subsequente.
Na medida em que tanto o conhecimento científico quanto o conhecimento filosófico se interessam pela verdade, é correto afirmar que eles são idênticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.