Início

Questões de Concursos O que É a Filosofia

Resolva questões de O que É a Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1075178 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

Considerando os princípios lógicos pré socráticos apresentados a seguir, relacione-os corretamente aos seus autores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. O ar

2. A terra, a água, o ar e o fogo

3. O indeterminado.

4. A água

Coluna II

( ) Anaxímenes

( ) Tales de Mileto

( ) Anaximandro

( ) Empédocles

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q1070842 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o ensino filosófico indicado para o currículo no Caderno Pedagógico de Filosofia, da Rede Municipal de Ensino de São José (2008).
( ) Precisa ser dialógico e dinâmico junto aos outros conteúdos. ( ) Fornecer as bases epistemológicas para a formação de novos filósofos. ( ) Premissa fundante reside em reconhecer que todos os homens são filósofos. ( ) Sair do senso comum e ir para a consciência crítica. ( ) Os educandos devem aprender a pensar, isso significa sair da menoridade.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1070843 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

Acerca do que está registrado no Caderno Pedagógico de Filosofia, da Rede Municipal de Ensino de São José (2008), quando trata do paradigma reflexivo e das posturas dos educadores e de toda estrutura escolar, é correto afirmar:
1. O processo educativo acontece em uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa, orientada pelo professor com a intenção de desenvolver a compreensão e o julgamento adequado. 2. Incentivar os alunos para pensarem sobre o mundo, vendo-o como ambíguo, equívocado e inexplicável. 3. As disciplinas não são nem completas, nem coincidentes, os conhecimentos dos temas propostos são bastante problemáticos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1074205 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Analise o excerto a seguir, da obra “O Ensino de Filosofia e a Lei 10.639”:

“Os manuais de História da Filosofia, em sua maioria, concordam quando se trata de fazer o registro do ‘nascimento’ do pensamento filosófico. A hipótese mais aceita é da certidão grega. O modo menos polêmico gira em torno de um ‘cadastro’ feito por volta do século VI a.C. na Grécia antiga, com a patente de primeiro filósofo conferida a Tales de Mileto. E, ainda que existam algumas divergências entre historiadores da Filosofia, esta não deixaria de ser grega, porque se não for de Tales de Mileto, o posto de primeiro filósofo seria de Sócrates ou de Platão. A pergunta que quero compartilhar é simples: é possível falar da Filosofia fora de um desenho geopolítico europeu? Pois bem, é importante interrogar a validade da assertiva ‘a Filosofia é ocidental’. Eu advogo que o eurocentrismo e colonialidade são elementos-chave para o entendimento da ideia de que a Filosofia é uma ‘versão’ do pensamento humano, exclusivamente europeia. A defesa de que os europeus e o seu projeto civilizatório seriam necessariamente superiores aos de outros povos numa escala hierárquica que, invariavelmente, localiza a África e sua diáspora na parte mais baixa está presente nos textos de muitos filósofos ocidentais” (Nogueira, 2015).

Com base no trecho acima e nos debates presentes na obra sobre o afroperspectivismo e a diáspora na filosofia brasileira e africana, analise as assertivas a seguir:

I. A crítica ao eurocentrismo filosófico busca desconstruir a ideia de que a Filosofia só pode ter nascido na Grécia Antiga, reivindicando uma pluralidade geopolítica e epistêmica.
II. A proposta afroperspectivista defende uma filosofia centrada nos valores ocidentais, para garantir a universalidade dos conceitos filosóficos clássicos.
III. A Filosofia Africana e Afrodiaspórica busca visibilizar os saberes ancestrais que foram marginalizados pelo epistemicídio promovido pela colonialidade do saber.
IV. A oralidade (ou oralitura), enquanto forma legítima de transmissão do conhecimento, é desvalorizada por critérios ocidentais que privilegiam a escrita como única forma de registro válido.
V. O afroperspectivismo propõe um campo policêntrico de produção filosófica, que reconhece a contribuição africana não apenas como objeto de estudo, mas como produtora de teorias filosóficas.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1069364 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

A técnica não é igual à essência da técnica. Quando procuramos a essência de uma árvore, temos de nos aperceber de que aquilo que rege toda árvore, como árvore, não é, em si mesmo, uma árvore que se pudesse encontrar entre as árvores.
HEIDEGGER, Martin. “A questão da técnica”. In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Editora Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.

Segundo Heidegger, a essência da técnica consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q1071422 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

Identifique na lista de princípios gerais sobre o conhecimento verdadeiro, apresentados abaixo, aqueles que se estabeleceram com os filósofos gregos da antiguidade.

1. A mensuração e a experiência como procedimentos únicos do conhecimento verdadeiro. 2. A distinção entre o conhecimento sensível e o conhecimento intelectual. 3. A diferença entre opinião e saber ou conhecimento intelectual. 4. A diferença entre aparência e essência. 5. A determinação das fontes de conhecimento como sensação, percepção imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição intelectual.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1075030 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na Grécia antiga, em meio à intensa vida cultural, política e comercial das poleis, nasce a filosofia, uma forma de pensar conceitualmente o mundo e responder a problemas diversos de modo racional. Uma vez que a religião, o mito e o senso comum não mais forneciam respostas satisfatórias, os primeiros filósofos buscaram uma explicação, pautada em critérios claros, demonstrativos e não dogmáticos, para as curiosidades cosmológicas, físicas e antropológicas do seu tempo. A relação da filosofia com outros saberes é um dos traços mais fortes de sua história. Na Idade Média, por exemplo, Agostinho e Tomás de Aquino aproximaram a teologia cristã da filosofia; na modernidade, Galileu, Bacon e Newton investigaram na filosofia, na física e na ciência nascente o método perfeito. As artes também constituem outro ponto de convergência para os interesses filosóficos. Com os pensadores da teoria crítica, como Benjamin e Adorno, vê-se como a produção e a fruição da arte, sob o ponto de vista filosófico e histórico, foram modificadas pelo desenvolvimento de meios técnicos e tecnológicos em um contexto capitalista, a que se denomina indústria cultural.

Silvio Galo. Filosofia: experiência de pensamento.

São Paulo: Scipione, 2013, p. 9 (com adaptações).

A partir da leitura do texto precedente, julgue o item a seguir.
O estabelecimento de conceitos para a resolução de problemas e para a compreensão do mundo determina o pensamento filosófico. A dimensão conceitual está presente na filosofia ao longo de sua história, sendo um de seus aspectos característicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

168Q1069932 | Filosofia, O que É a Filosofia, Bambuí, IF MG, IF MG, 2024

Texto associado.

O excerto a seguir serve de reflexão para a resolução da questão


[...] Ensinar filosofia é dar um lugar ao pensamento do outro. Não tem sentido transmitir “dados” filosóficos (isto é, informação extraída da história) como se fossem peças de uma loja de antiguidades com a qual os jovens não teriam qualquer relação. Não há sentido em tentar transmiti-los sem vivificá-los no perguntar dos alunos. A lógica do antiquário filosófico, que atesoura joias para oferecê-las a alguns poucos privilegiados, emudece o filosofar e mutila sua dimensão pública.


A filosofia não é uma questão privada, ela se constrói no diálogo. Ensinar significa retirar a filosofia do mundo privado e exclusivo de uns poucos para colocá-la aos olhos de todos, na construção coletiva de um espaço público. Por certo, em última instância, cada um escolherá se filosofa ou não, mas deve saber que pode fazê-lo, que não é um mistério insondável que apenas alguns atesouram. E nisso, o professor tem uma tarefa fundamental em estimular a vontade.



CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.p.87.

Assinale a alternativa em sintonia com a ideia defendida no texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1069683 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Em um pequeno retrocesso temporal, século XIX, a história mostra o estabelecimento das ciências humanas e sociais. Entretanto, sua base é epistemológica advinda das ciências naturais, nas quais o método positivista de pesquisa era a observação fundamentada em experimentação, dado que os positivistas não admitiam haver diferenças entre tais ciências. Esse posicionamento dificultou a sistematização das ciências humanas para se organizar como uma ciência autônoma, a qual não somente explica, mas compreende e interpreta o ser humano com sua complexidade, além de considerar a cultura e o contexto histórico no qual está inserido nas investigações.
(CAMARGO, 2004.)

Em se tratando de métodos científicos, tendo em vista as peculiaridades das ciências humanas e sociais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q1071731 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

“[...] Nas aulas de filosofia onde se promove experiência filosófica o professor não professa. Ele não apregoa, não é depositário de verdades. O professor de filosofia é um super-herói às avessas: ele cria problemas. Mas também é ele quem vai orientar sua solução. Seus poderes mágicos são sua convicção filosófica e educacional. Esse professor tem a chave de um espaço singular onde os alunos poderão entrar para ter ali sua experiência filosófica. O modo de relacionar-se consigo mesmo, com os outros, com texto, dentro desse espaço, será um modo diferente, será um modo filosófico”. (ASPIS, Renata Pereira Lima. O professor de Filosofia: O Ensino de Filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica.

Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 02 de setembro de 2018. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 305-320, set/dez. 2004, p. 310).

Partindo do entendimento do texto, citado anteriormente, e do papel da Filosofia no Ensino Médio, considere as afirmações abaixo.

I - A experiência filosófica é o momento no qual os alunos não somente conhecem a história da filosofia, mas colocam em dúvida seus pensamentos e ações.

II - O Ensino de Filosofia que contribuí para a autonomia dos sujeitos é aquele em que o professor ensina o aluno a memorizar as frases filosóficas.

III - O professor que busca a emancipação de seus alunos sempre apresenta a verdade de forma provisória, enquanto uma construção histórica.

IV - O espaço singular, que se refere Aspis, é aquele onde o aluno se apresenta como o sujeito que não tem conhecimento para contribuir no processo de construção do saber.

V - A relação que se constrói no espaço da sala de aula é mediada por uma verticalidade em que os alunos estão apenas para aprender.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1070751 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC MT, IBFC

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1071263 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

. A dissolução e mesmo subversão intelectual dos fatos dados é a tarefa da dimensão filosófica. O método científico também vai além dos fatos e mesmo contra os fatos da experiência imediata. O método científico se desenvolve na tensão entre aparência e realidade. A mediação entre o sujeito e o objeto do pensamento, contudo, é essencialmente diferente.
Atente para o que se afirma a seguir e escreva 1 para o que corresponder a uma mediação própria do pensamento filosófico e 2 para o que corresponder a uma mediação própria da ciência.
( ) O intermediário é o sujeito que observa, calcula e experimenta despojado de todas as suas outras qualidades. ( ) Seus objetos estão relacionados a uma consciência para a qual as qualidades concretas entram nos conceitos e em sua inter-relação. ( ) O sujeito abstrato projeta e define o objeto abstrato. ( ) Seus conceitos conservam e explicam mediações que tornaram o mundo-objeto aquilo que ele realmente é em sua continuidade histórica.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q1070754 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC MT, IBFC

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Cada vez mais a sociedade humana depende do conhecimento formalizado em forma de ciência e tecnologia em todas as áreas: cultura, lazer, saúde, transportes, agropecuária, energia, arte, indústria bélica. A própria vida humana não depende de toda a produção científica já existente, tanto que a sua repentina inclusão significaria a morte de um número incalculável de pessoas. II. Por outro lado, a sua atual manutenção em processo de desenvolvimento crescente também representa a morte de milhares de seres humanos. Resultados desastrosos são visíveis nas patologias da natureza, vítima de exploração delirante da ação instrumental veiculada por conhecimentos científicos e tecnológicos esquecidos de sua origem, função e sentido; também na sociedade em termos de sofrimento incalculável por miséria, fome, injustiça doenças e desesperança; igualmente na loucura potencialmente assassina dos indivíduos alienados em desesperadas certezas em forma de reducionismos absolutizados. III. A teia invisível da compreensão por meio de conhecimentos formalizados é constantemente tecida pelo sistema educacional. Veneno ou remédio? Aprimora-se em velocidade de repasse legitimante do agenciamento da morte e da desgraça ou assume o combate à alienação feliz por inconsciência já nas suas próprias fileiras? A moralidade está sempre em execução prática em todas as áreas da atividade humana e diferenciadamente em todos os grupos e classes sociais. IV. Refletir sobre os fundamentos e valores do status quo instaura a atividade ética, hoje dificultada pela morosidade e desaceleração das informações por meio das inovações na técnica computacional. A possibilidade de informação de todos para todos favorece a participação reflexiva de cada um sobre os princípios, valores e critérios já em agenciamento efetivo na produção do real. Os supostos, as intenções e a função de todos os conhecimentos formalizados e atuantes operatoriamente na sociedade podem ser mais bem elucidados e avaliados.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q1075113 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDU ES, FCC

É antiga a percepção de que os seres humanos são diferentes das coisas; contudo, as ciências humanas são uma conquista recente. Podemos dizer que, do século XV ao século XX a investigação do humano realizou-se de três maneiras em três períodos diferentes. Esses períodos são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1073585 | Filosofia, O que É a Filosofia, Pedagogo, FUNDAC de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

As Ciências Humanas oportunizam uma visão ampla sobre todos os aspectos e as variáveis presentes nas relações humanas, no intuito de prover meios que tornem mais efetivas tais relações, além de minimizar ou mitigar zonas de conflito. Assim, destaque a alternativa que representa o estudo sistemático que visa, por meio da experiência, observação e dedução, produzir explicações confiáveis de fenômenos, com referência ao mundo material e físico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1069264 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

Analise as afirmativas abaixo sobre a razão.
1. Faculdade humana que se manifesta na objetividade ordenada e regular da natureza física e na subjetividade do espírito humano.
2. Doutrina segundo a qual os valores morais não apresentam validade universal e absoluta, variando ao sabor das circunstâncias.
3. Pensamento ou inteligência voltados para a apreensão cognitiva da realidade.
4. Consciência de um determinado conteúdo ou objeto mental, próprio do pensamento humano.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1070036 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

No século XIX, ocorrem diversas mudanças no pensamento filosófico. Tais mudanças de paradigma em relação aos sistemas filosóficos da Modernidade (sobretudo nos sécs. XVII-XVIII) se deveram em grande parte à influência de Georg Wilhelm Hegel, ilustre filósofo alemão. Assinale a opção que contém a principal influência desse filósofo sobre os sistemas filosóficos subsequentes a sua obra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q1069269 | Filosofia, O que É a Filosofia, Ciências Humanas Filosofia, SEC BA, FCC, 2022

Texto associado.
A diferença entre ele com os outros é que ele estava realmente parado. De pé, suas mãos se mantinham avançadas. Era um cego. O que havia mais que fizesse Ana se aprumar em desconfiança? Alguma coisa intranquila estava sucedendo. Então ela viu: o cego mascava chicles... Um homem cego mascava chicles. Ana ainda teve tempo de pensar por um segundo que os irmãos viriam jantar − o coração batia-lhe violento, espaçado. Inclinada, olhava o cego profundamente, como se olha o que não nos vê. Ele mastigava goma na escuridão [...]. O que chamava de crise viera afinal. E sua marca era o prazer intenso com que olhava agora as coisas, sofrendo espantada [...] mantinha tudo em serena compreensão, separava uma pessoa das outras, as roupas eram claramente feitas para serem usadas e podia-se escolher pelo jornal o filme da noite − tudo feito de modo a que um dia se seguisse ao outro. E um cego mascando goma despedaçava tudo isso.

(LISPECTOR, Clarice. “Amor”, Laços de Família. São Paulo: Rocco, 1998)
Sabemos que Ana não opera mais no senso comum porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q1075180 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

No que concerne à filosofia, à ciência e ao senso comum, relacione corretamente os tipos de conhecimentos listados a seguir com os conteúdos a eles associados, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Senso comum

2. Conhecimento científico

3. Conhecimento filosófico

4. Conhecimento estético

Coluna II

( ) espontaneidade da razão e da imaginação

( ) harmonia entre sensualidade e razão

( ) elucidação de contradição entre teses opostas

( ) investigações sistemáticas fundadas empiricamente

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q1075186 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

O a priori tecnológico (o saber do como fazer), pressuposto da formação do pensamento moderno, compreendido como a forma universal do modo de produção, ao tornar-se a priori político (o saber do que fazer), prova que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.