Início

Questões de Concursos O que É a Filosofia

Resolva questões de O que É a Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1070101 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Considerando a contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico, analise as seguintes afirmações:

I. As aulas de Filosofia contribuem para o desenvolvimento da capacidade de pensar por si mesmo.

II. As aulas de Filosofia contribuem para o desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente as informações que se recebe.

III. As aulas de Filosofia contribuem para o desenvolvimento da capacidade de formar suas próprias opiniões.

IV. As aulas de Filosofia contribuem para o desenvolvimento do pensamento dogmático.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1032981 | Filosofia, O que É a Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

O espanto é a disposição fundamental que nos leva ao filosofar. [...] Por isso, o filósofo é, de certa forma, um ser estranho aos outros homens: eles se integram no mundo como algo evidente e não se preocupam com ele, enquanto o filósofo rompe com a evidência do mundo e começa a questioná-lo.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: Antiguidade e Idade Média. 5. ed. São Paulo: Paulus, 2003. p. 16

A partir do excerto, avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta que melhor distingue senso comum de filosofia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1070412 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Com base nos fundamentos clássicos da origem da filosofia, analise as assertivas a seguir:

I.A filosofia nasce como ruptura frente ao saber mítico, caracterizando-se por um discurso racional que busca os fundamentos do real, ainda que mantenha com o mito um vínculo de forma e conteúdo em sua gênese.
II.O surgimento da filosofia coincide com o advento daescrita e com a ampliação do espaço público de deliberação, de modo que sua estrutura argumentativa reflete a ascensão da polis como lócus do logos.
III.Ao se institucionalizar nas escolas pré-socráticas, a filosofia abdica da experiência sensível como critério de verdade, voltando-se integralmente à racionalidade metafísica, em clara oposição ao método socrático-dialético.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1069876 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

No campo da filosofia, os conceitos de condição necessária e condição suficiente são utilizados para descrever relações lógicas entre proposições, enquanto os conceitos de bens instrumentais e bens finais dizem respeito à hierarquia de valores na ética. Uma condição _____________ é algo indispensável para que um evento ocorra ou uma proposição seja verdadeira. No entanto, sua presença, isoladamente, não assegura a realização ou veracidade. Uma condição _____________ é algo que, quando presente, assegura plenamente a ocorrência de um evento ou a veracidade de uma proposição, sem depender de outras condições adicionais. Um bem _____________ é desejado ou valorizado porque serve como meio para alcançar outro bem. Um bem _____________ é desejado ou valorizado por si mesmo, sendo o objetivo último das ações humanas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1075213 | Filosofia, O que É a Filosofia, Técnico Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC, 2017

De acordo com Chauí, 1991, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Perguntar pela utilidade da Filosofia geralmente esconde ou supõe uma resposta irônica, conhecida de muitos estudantes: “A Filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual”. Em outras palavras: “A Filosofia não serve para nada”.

II. Chama-se, por isso, de “filósofo” alguém distraído, que está com a cabeça no mundo da lua, pensando e falando coisas que ninguém consegue entender e que são totalmente inúteis.

III. A pergunta “para que Filosofia?” tem, contudo, sua razão de ser e nada a ver com a cultura e o tipo de sociedade em que vivemos.

IV. Estamos numa sociedade em que só se considera como legítimo, com direito a existir, aquilo que tiver alguma finalidade prática bem visível e de utilidade imediata.

V. É compreensível que ninguém pergunte: para que as Ciências? Todos imaginam “ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na aplicação científica à realidade”.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1070427 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os contextos históricos da Filosofia com suas respectivas transformações epistemológicas:

Primeira coluna: contexto histórico
1.Antiguidade Clássica.
2.Idade Média.
3.Renascimento.
4.Iluminismo.
5.Contemporaneidade.

Segunda coluna: transformação epistemológica
(__)Rearticulação do pensamento racional sob a égide da fé, com centralidade das doutrinas reveladas e da autoridade teológica.
(__)Fragmentação das grandes narrativas, pluralização dos discursos e problematização do sujeito enquanto categoria epistemológica estável.
(__)Busca por princípios cosmológicos universais e origens ontológicas a partir da natureza e da razão discursiva.
(__)Revalorização da autonomia do sujeito, ruptura com a autoridade da tradição e ênfase na razão crítica comocritério de legitimidade do saber.
(__)A ciência torna-se modelo de conhecimento válido, e o saber humanista se emancipa da tutela religiosa.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1071101 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às competências e habilidades do currículo do Distrito Federal para o componente curricular de filosofia no Ensino Médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio, julgue o item.

Enquanto aprendizes da filosofia, os estudantes devem saber articular e movimentar os conhecimentos e as hipóteses sobre o mundo e suas transformações por meio do próprio pensamento, identificando e formulando problemas.
  1. ✂️
  2. ✂️

28Q1069328 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Analise a seguinte afirmação do filósofo Merleau-Ponty: “nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo. O mundo já está constituído, mas também não está nunca completamente constituído”. Considerando o pensamento do filósofo e sua relação com demais pensadores sobre o tema da liberdade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Quando o pensador fala que “nascemos do mundo”, quer dizer que, desde cedo, existe um campo aberto de possibilidades à nossa disposição, que pode nos permitir sermos livres ou não. II. Podemos compreender que o filósofo está buscando explicar o significado e o conceito de liberdade com base em dois aspectos: o da construção e o da liberdade situada. Em ambos os aspectos, o mundo abre caminhos, mas também impõem limites para a vivência da liberdade. III. Pode-se compreender a nossa existência com base em dois fundamentos: que nunca há determinismo e que nunca há escolhas absolutas, “pois nunca somos consciência nua”, algo pronto, acabado, somos seres abertos a uma infinidade de possibilidades. IV. O pensador está concordando com o pensamento de Rousseau, que afirma: “o homem no seu estado natural não é livre”, porque já nasce pronto. Segundo o filósofo, o homem é “o lobo do próprio homem”. Para ambos os pensadores, é a sociedade que torna o homem livre bondoso e virtuoso. Em outras palavras, é a sociedade que constrói a essência humana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1072097 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

As origens do que hoje se compreende por filosofia analítica remontam ao século XIX e ao trabalho do matemático e filósofo alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege. Na primeira metade do século XX, os desenvolvimentos do campo analítico foram impulsionados por instituições e pensadores de diferentes regiões e países. Alguns grupos contribuíram para a promoção da filosofia analítica. Estão entre eles:

I. Escola de Frankfurt.
II. Analistas de Cambridge.
III. Escola dos Annales.
IV. Círculo de Berlim.
V. Escola de Leópolis-Varsóvia.

Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1072104 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

As indagações fundamentais da atitude filosófica e da reflexão filosófica não se realizam ao acaso, segundo preferências e opiniões de cada um de nós. As indagações filosóficas realizam-se de modo sistemático. Sistema é uma palavra que vem do grego e significa um todo cujas partes estão ligadas por relações de concordância interna. No caso do pensamento, significa um conjunto de ideias internamente articuladas e relacionadas, graças a princípios comuns ou a certas regras e normas de argumentação e demonstração que as ordenam e as relacionam num todo coerente.

(Chauí, 2010. Adaptado)

Para Marilena Chauí (2010), dizer que as indagações filosóficas são sistemáticas significa afirmar que a Filosofia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1072105 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

É possível definir filosofia? O filósofo alemão Edmund Husserl diz que ele sabe o que é filosofia, ao mesmo tempo em que não sabe. Isto é, a explicitação do que é a filosofia já é uma questão filosófica. E adverte que apenas os pensadores pouco exigentes se contentam com definições cabais. Além disso, a filosofia não está à margem do mundo, nem constitui uma doutrina, um saber acabado ou um conjunto de conhecimentos estabelecidos de uma vez por todas.

(Aranha e Martins, 2009. Adaptado)

Segundo as autoras, a despeito das diferentes definições propostas, haveria uma prática filosófica reconhecida como início do filosofar, qual seja,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1070855 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

À correspondência entre a subjetividade cognitiva do intelecto humano e os fatos, eventos e seres da realidade objetiva, dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1070414 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Considere a seguinte proposição: "A história da filosofia pode ser compreendida como uma reconfiguração contínua das formas de pensar a realidade, o conhecimento e o próprio sujeito". Com base nessa afirmação e na tradição filosófica, identifique a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1071385 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Considerando o debate sobre conceitos e significados da Filosofia na visão da pensadora Marilena Chauí, pode-se afirmar que a Filosofia NÃO é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1070928 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, CONSESP, 2018

O conhecimento filosófico, caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrente às luzes da própria razão humana (MARCONI; LAKATOS, 2011), apresenta como características fundamentais: I. é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses que não poderão ser submetidas à observação. II. é não verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados. III. é racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. IV. é falível e não exato, já que, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer na definição do instrumento capaz de apreender a realidade, seus postulados, assim como suas hipóteses, são submetidos ao decisivo teste da experimentação. Estão corretos os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1069861 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, Prefeitura de Marau RS, FUNDATEC, 2025

A filosofia tem características próprias que a distinguem de outras formas de conhecimento humano, tais como a religião, a arte e a ciência. Nesse sentido, pode-se dizer que a filosofia se propõe a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1070415 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Considere as afirmativas apresentadas a seguir relacionadas à origem e ao papel da filosofia no mundo grego e suas transformações posteriores. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A filosofia surge como um saber contemplativo e desinteressado, voltado à busca de causas primeiras e universais, distinguindo-se do conhecimento técnico por sua pretensão de necessidade lógica e não de utilidade.
(__)O pensamento filosófico conserva sua função crítica à medida que se organiza como metadiscurso capaz de questionar os próprios critérios de validação dos saberes sociais instituídos.
(__)A universalização do discurso filosófico, no mundo antigo, exclui a noção de conflito e historicidade, mantendo-se sempre alinhado a pressupostos eternos e imutáveis da razão.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1070452 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Diz Schopenhauer que há homens que se tornam filósofos por causa do mundo. Há outros que se tornam filósofos por causa de livros. Fichte é um destes casos: virou filósofo porque leu a Crítica da Razão Pura”.
(Domingues, I. O continente e a ilha. São Paulo: Loyola, 2009, p. 91).

“É bem sabido que Kant, em citadíssima passagem, afirma que não se pode ensinar filosofia, mas apenas ensinar a filosofar. O filósofo de Königsberg quer dizer outra coisa que geralmente lhe atribui; assim, por exemplo, ele jamais entenderia por filosofia ‘história da filosofia’. A oposição que lhe interessa é entre uma ciência constituída como um conjunto de verdades e uma atividade da razão”.
(Porta, M. A filosofia a partir de seus problemas. São Paulo: Loyola, 2002, p. 21).

Avalie as seguintes afirmações:

I. Aprender filosofia significa decorar as ideias principais da história da filosofia e repeti-las de acordo com as necessidades.

II. A tensão entre ensinar filosofia e ensinar a filosofar está relacionada ao método a ser utilizado na formação dos filósofos profissionais.

III. Filosofar é uma atividade da razão. E não se caracteriza por fazer somente repetições de ideias do passado, mas articulá-las com as questões do presente.

IV. Não há uma única forma consagrada de filosofar. Basta observarmos a história da filosofia ocidental, com sua pluralidade de modos de pensar filosoficamente.


Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1070454 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Devemos tentar determinar mais exatamente a questão. Desta maneira, levaremos o diálogo para direção segura. Procedendo assim, o diálogo é conduzido a um caminho. Digo: a um caminho. Assim, concedemos que este não é o único caminho. Deve ficar mesmo em aberto se o caminho para o qual desejaria chamar a atenção, no que segue, é na verdade um caminho que nos permite levantar a questão e respondê-la”.

(Heidegger, M.Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 211).



“Nas últimas décadas, assistiu-se a uma multiplicidade de produções técnic s e bibliográficas sobre/em Ensino de Filosofia. Produções estas que direta ou indiretamente incidem sobre a questão da formação de professores. Embora reconheça a singularidade da experiência filosófica representada (e vivenciada) por cada pesquisador/a da área, assim como a riqueza teórica advinda dos divergentes fundamentos epistemológicos que embasam cada pesquisa. (...) Entende-se que ao dar voz àqueles e àquelas que pensam filosoficamente sobre o ensino e a aprendizagem de/em Filosofia, as linhas que se seguem compreendem, igualmente, um ato político”.

(Velasco, P. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em filosofia?Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, 2(34), 2020, p. 12. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35127

O papel do diálogo na formação em filosofia, do ponto de vista do processo de ensino e aprendizagem, encontra na comunidade filosófica um lugar privilegiado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1072085 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são competências e habilidades a serem desenvolvidas por meio do estudo de Filosofia, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.