Início

Questões de Concursos O que É a Filosofia

Resolva questões de O que É a Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1070115 | Filosofia, O que É a Filosofia, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Marilena Chauí (1994) aborda o nascimento da filosofia e discute a tese de uma "filiação oriental da filosofia". Segundo a autora,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1070418 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

A filosofia, portanto, é uma luta constante contra nossa ignorância e ocorre quando chegamos a perceber que algo contradiz nossas certezas, nossas convicções, algo que levanta problemas que abalam nossa confiança no que tranquilamente acreditávamos saber.

Armijos Palácios, G. (2013). O ensino de filosofia e a "situação problema". In M. Carvalho & G. Cornelli (Orgs.). Ensinar Filosofia. v.1 (pp. 195-203). Cuiabá: Central de Texto.

Com base nessa perspectiva e acerca do ensino filosófico e de suas implicações no processo de formação crítica dos estudantes, assinale a alternativacorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1071101 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às competências e habilidades do currículo do Distrito Federal para o componente curricular de filosofia no Ensino Médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio, julgue o item.

Enquanto aprendizes da filosofia, os estudantes devem saber articular e movimentar os conhecimentos e as hipóteses sobre o mundo e suas transformações por meio do próprio pensamento, identificando e formulando problemas.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q1069328 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Analise a seguinte afirmação do filósofo Merleau-Ponty: “nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo. O mundo já está constituído, mas também não está nunca completamente constituído”. Considerando o pensamento do filósofo e sua relação com demais pensadores sobre o tema da liberdade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Quando o pensador fala que “nascemos do mundo”, quer dizer que, desde cedo, existe um campo aberto de possibilidades à nossa disposição, que pode nos permitir sermos livres ou não. II. Podemos compreender que o filósofo está buscando explicar o significado e o conceito de liberdade com base em dois aspectos: o da construção e o da liberdade situada. Em ambos os aspectos, o mundo abre caminhos, mas também impõem limites para a vivência da liberdade. III. Pode-se compreender a nossa existência com base em dois fundamentos: que nunca há determinismo e que nunca há escolhas absolutas, “pois nunca somos consciência nua”, algo pronto, acabado, somos seres abertos a uma infinidade de possibilidades. IV. O pensador está concordando com o pensamento de Rousseau, que afirma: “o homem no seu estado natural não é livre”, porque já nasce pronto. Segundo o filósofo, o homem é “o lobo do próprio homem”. Para ambos os pensadores, é a sociedade que torna o homem livre bondoso e virtuoso. Em outras palavras, é a sociedade que constrói a essência humana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1069876 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

No campo da filosofia, os conceitos de condição necessária e condição suficiente são utilizados para descrever relações lógicas entre proposições, enquanto os conceitos de bens instrumentais e bens finais dizem respeito à hierarquia de valores na ética. Uma condição _____________ é algo indispensável para que um evento ocorra ou uma proposição seja verdadeira. No entanto, sua presença, isoladamente, não assegura a realização ou veracidade. Uma condição _____________ é algo que, quando presente, assegura plenamente a ocorrência de um evento ou a veracidade de uma proposição, sem depender de outras condições adicionais. Um bem _____________ é desejado ou valorizado porque serve como meio para alcançar outro bem. Um bem _____________ é desejado ou valorizado por si mesmo, sendo o objetivo último das ações humanas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1070412 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Com base nos fundamentos clássicos da origem da filosofia, analise as assertivas a seguir:

I.A filosofia nasce como ruptura frente ao saber mítico, caracterizando-se por um discurso racional que busca os fundamentos do real, ainda que mantenha com o mito um vínculo de forma e conteúdo em sua gênese.
II.O surgimento da filosofia coincide com o advento daescrita e com a ampliação do espaço público de deliberação, de modo que sua estrutura argumentativa reflete a ascensão da polis como lócus do logos.
III.Ao se institucionalizar nas escolas pré-socráticas, a filosofia abdica da experiência sensível como critério de verdade, voltando-se integralmente à racionalidade metafísica, em clara oposição ao método socrático-dialético.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1075213 | Filosofia, O que É a Filosofia, Técnico Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC

De acordo com Chauí, 1991, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Perguntar pela utilidade da Filosofia geralmente esconde ou supõe uma resposta irônica, conhecida de muitos estudantes: “A Filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual”. Em outras palavras: “A Filosofia não serve para nada”.

II. Chama-se, por isso, de “filósofo” alguém distraído, que está com a cabeça no mundo da lua, pensando e falando coisas que ninguém consegue entender e que são totalmente inúteis.

III. A pergunta “para que Filosofia?” tem, contudo, sua razão de ser e nada a ver com a cultura e o tipo de sociedade em que vivemos.

IV. Estamos numa sociedade em que só se considera como legítimo, com direito a existir, aquilo que tiver alguma finalidade prática bem visível e de utilidade imediata.

V. É compreensível que ninguém pergunte: para que as Ciências? Todos imaginam “ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na aplicação científica à realidade”.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1072085 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são competências e habilidades a serem desenvolvidas por meio do estudo de Filosofia, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1072097 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

As origens do que hoje se compreende por filosofia analítica remontam ao século XIX e ao trabalho do matemático e filósofo alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege. Na primeira metade do século XX, os desenvolvimentos do campo analítico foram impulsionados por instituições e pensadores de diferentes regiões e países. Alguns grupos contribuíram para a promoção da filosofia analítica. Estão entre eles:

I. Escola de Frankfurt.
II. Analistas de Cambridge.
III. Escola dos Annales.
IV. Círculo de Berlim.
V. Escola de Leópolis-Varsóvia.

Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1070855 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

À correspondência entre a subjetividade cognitiva do intelecto humano e os fatos, eventos e seres da realidade objetiva, dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1070427 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os contextos históricos da Filosofia com suas respectivas transformações epistemológicas:

Primeira coluna: contexto histórico
1.Antiguidade Clássica.
2.Idade Média.
3.Renascimento.
4.Iluminismo.
5.Contemporaneidade.

Segunda coluna: transformação epistemológica
(__)Rearticulação do pensamento racional sob a égide da fé, com centralidade das doutrinas reveladas e da autoridade teológica.
(__)Fragmentação das grandes narrativas, pluralização dos discursos e problematização do sujeito enquanto categoria epistemológica estável.
(__)Busca por princípios cosmológicos universais e origens ontológicas a partir da natureza e da razão discursiva.
(__)Revalorização da autonomia do sujeito, ruptura com a autoridade da tradição e ênfase na razão crítica comocritério de legitimidade do saber.
(__)A ciência torna-se modelo de conhecimento válido, e o saber humanista se emancipa da tutela religiosa.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1070454 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Devemos tentar determinar mais exatamente a questão. Desta maneira, levaremos o diálogo para direção segura. Procedendo assim, o diálogo é conduzido a um caminho. Digo: a um caminho. Assim, concedemos que este não é o único caminho. Deve ficar mesmo em aberto se o caminho para o qual desejaria chamar a atenção, no que segue, é na verdade um caminho que nos permite levantar a questão e respondê-la”.

(Heidegger, M.Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 211).



“Nas últimas décadas, assistiu-se a uma multiplicidade de produções técnic s e bibliográficas sobre/em Ensino de Filosofia. Produções estas que direta ou indiretamente incidem sobre a questão da formação de professores. Embora reconheça a singularidade da experiência filosófica representada (e vivenciada) por cada pesquisador/a da área, assim como a riqueza teórica advinda dos divergentes fundamentos epistemológicos que embasam cada pesquisa. (...) Entende-se que ao dar voz àqueles e àquelas que pensam filosoficamente sobre o ensino e a aprendizagem de/em Filosofia, as linhas que se seguem compreendem, igualmente, um ato político”.

(Velasco, P. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em filosofia?Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, 2(34), 2020, p. 12. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35127

O papel do diálogo na formação em filosofia, do ponto de vista do processo de ensino e aprendizagem, encontra na comunidade filosófica um lugar privilegiado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1069715 | Filosofia, O que É a Filosofia, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Associe as correntes filosóficas da ciência com suas principais características ou ideias centrais:

Correntes Filosóficas:
1 - Positivismo
2 - Falsificacionismo de Popper
3 - Paradigmas de Kuhn
4 - Programas de Pesquisa de Lakatos

Características:
A. Desenvolvimento científico ocorre através de revoluções paradigmáticas, com períodos de ciência normal e ciência extraordinária.
B. Conhecimento científico progride pela eliminação de teorias que podem ser refutadas, a ciência que se baseia no método indutivo.
C. Esta corrente defende que o conhecimento científico pode explicar coisas práticas, como as leis da física, as relações sociais e a ética, Auguste Comte é o principal fundador.
D. Pesquisa científica evolui através de programas de investigação com núcleo central e cinturão protetor de hipóteses auxiliares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1070016 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Sobre a filosofia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1070401 | Filosofia, O que É a Filosofia, Agente Administrativo, Prefeitura de Medicilândia PA, Instituto Ágata, 2023

Texto associado.
A teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma área da filosofia voltada para a compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos. Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke.

Gnosiologia ou gnoseologia (do grego gnosis, "conhecimento", e logos, "discurso") está relacionada ao ato de conhecer, a partir da relação entre dois elementos: a) o SUJEITO - aquele que conhece (ser cognoscente) e o OBJETO - aquilo que pode ser conhecido (cognoscível). Partindo dessa relação, é possível conhecer algo e estabelecer formas distintas para o conhecimento, ou melhor, para a apreensão do objeto.

Formas de Conhecimento

Diversas são as possibilidades de compreender ou de explicar algum fenômeno. A própria Filosofia nasce da necessidade de buscar um modo diferente de compreender o mundo. As explicações dadas pelos mitos deixaram de ser suficientes e alguns homens buscaram uma forma mais segura e confiável, a Filosofia. Quando falamos sobre formas de conhecimento podemos falar de: mitologia, senso comum, filosofia, ciência e religião.

O saber filosófico se diferencia dos outros saberes por conta das especificidades de cada um deles. Por seu caráter lógico e racional, a filosofia afasta-se da mitologia e da religião por esses saberes estarem baseados na crença e não há provas ou demonstrações. Por seu caráter universal e sistemático, afasta-se do senso comum porque este trabalha baseado em experiências particulares. E, por não possuir um objeto de estudo específico como as ciências (por exemplo, a química, a física, a biologia, a sociologia, etc.), o saber filosófico possui uma forma específica em meio aos diversos tipos de conhecimento.

A filosofia se preocupa com a totalidade dos saberes e dentro desta totalidade está a teoria do conhecimento, chamada “Epistemologia”. Assim, a filosofia nasce do questionamento e da busca de uma forma lógico-racional para explicar a origem do mundo. Os primeiros filósofos questionaram as explicações fantasiosas dadas pelos mitos e buscaram alcançar um novo tipo de saber a partir de seu espírito crítico.

“De fato, os homens começaram a filosofar, agora como na origem, por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples; em seguida, progredindo pouco a pouco, chegaram a enfrentar problemas sempre maiores.” (Aristóteles). Da admiração que nasce, nas palavras de Pitágoras, o "amor pelo conhecimento" (philo + sophia). A atitude filosófica consiste em olhar para o que há de mais comum e habitual como se fosse algo inédito a ser descoberto.

Sócrates ganhou o título de "pai da filosofia", mesmo não sendo o primeiro filósofo. Sistematizou a atitude filosófica como a busca por um conhecimento válido, seguro e universal capaz de agir com uma base teórica para novos saberes e da consciência filosófica.

E foi seu discípulo Platão que, ao longo de sua obra, buscou definir dois tipos de saberes distintos: a doxa ("opinião") e a episteme ("conhecimento verdadeiro"). E, a partir daí, ao falarmos de conhecimento, estamos direcionados às questões gerais relativas ao conhecimento verdadeiro, o conhecimento científico, a Epistemologia.


(ADAPTADO. Teoria do Conhecimento (Gnosiologia) - Toda Matéria (todamateria.com.br)
Está(ão) ligado(s)/ligada(s) à Gnosiologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1069337 | Filosofia, O que É a Filosofia, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Quando Bertrand Russell diz que a filosofia visa a ampliação do “não-eu”, assinale a alternativa que apresenta o que ele quer dizer com esse conceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1071385 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Considerando o debate sobre conceitos e significados da Filosofia na visão da pensadora Marilena Chauí, pode-se afirmar que a Filosofia NÃO é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1070414 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Considere a seguinte proposição: "A história da filosofia pode ser compreendida como uma reconfiguração contínua das formas de pensar a realidade, o conhecimento e o próprio sujeito". Com base nessa afirmação e na tradição filosófica, identifique a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1070417 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Considerando os fundamentos do ensino de Filosofia no contexto escolar e sua relação com o desenvolvimento do senso crítico, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)O ensino de Filosofia estimula a desnaturalização das práticas sociais e discursivas, contribuindo para a formação de sujeitos autônomos e capazes de interrogar criticamente os discursos instituídos.
(__)A criticidade promovida pela Filosofia depende da aplicação imediata de conceitos abstratos, o que dispensa a mediação com as experiências concretas e subjetivas dos estudantes.
(__)O espaço da Filosofia na escola deve propiciar a construção reflexiva de sentidos, valorizando a pluralidade de pontos de vista, sem se prender à reprodução acrítica de doutrinas ou dogmas.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1070425 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Em Convite à Filosofia, Chaui (2000) aponta que "a filosofia nasce da recusa da aceitação imediata e da submissão aos poderes estabelecidos" (p. 29). A partir dessa proposição, assinale a alternativa que apresenta corretamente o mais rigoroso desdobramento conceitual dessa atitude filosófica perante as práticas humanas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.