Questões de Concursos O que É a Filosofia

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21Q1070428 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Sobre a organização do saber filosófico na Antiguidade, Idade Média e Modernidade, analise as proposições:

I.A Antiguidade clássica estabelece o logos como método de investigação racional do cosmos, buscando princípios imanentes à physis, ao passo que a Idade Média reinscreve a razão na economia da fé, subordinando o saber filosófico à teologia.
II.A Filosofia moderna retoma os pressupostos da razão como autonomia e reconstrói o sujeito cognoscente como fundamento do saber, suprimindo qualquer tensão entre o conhecimento empírico e o transcendental.
III.A ruptura entre Filosofia e Teologia, característica da Modernidade, é tão absoluta que elimina qualquer vestígio de tradição metafísica nas correntes racionalistas e empiristas.

É correto o que se afirma em:
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22Q1069919 | Filosofia, O que É a Filosofia, Psicólogo, Prefeitura de Cajazeiras do Piauí PI, IVIN, 2025

Compreende-se que o conhecimento científico pode ser um dos domínios do conhecimento humano. Marque a alternativa que melhor contemple outros tipos de conhecimentos existentes:

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23Q1070177 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conta a lenda que o primeiro filósofo, Tales de Mileto, se interessava pelo estudo das estrelas e que um dia, olhando para o céu, tropeçou numa pedra, caindo numa vala. Uma serviçal que o acompanhava exclamou: “Como pretendes, ó Tales, tu, que não consegues sequer ver o que está à tua frente, conhecer tudo sobre o céu?”. (Chaui, 2010)
Em uma perspectiva contemporânea, essa anedota poderia ser interpretada como uma concepção de filosofia que
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24Q1069925 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

“A despeito de uma transformação histórica no âmbito de sua competência explicativa – em parte devida à sua enorme fertilidade em gerar novos saberes –, o pensamento filosófico resiste precisamente porque não abandona seu motivo originário”.
O trecho acima, retirado do documento Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), voltados às ciências humanas, destaca a presença contínua da busca inicial do saber filosófico que inspirou os gregos. De acordo com o referido documento, é correto afirmar que a Filosofia nasceu com a declarada intenção de
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25Q1069939 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Uma das possibilidades de se caracterizar a filosofia é através da problemática do conhecimento. O conhecimento pode ser caracterizado como a posse de uma representação correta do real. Uma análise de nossas pretensões ao conhecimento é possível na medida em que examinemos como se formam essas representações. Tal análise tem um caráter fundacional, no sentido de que permite que avaliemos criticamente as bases de nossas pretensões ao conhecimento da realidade sem apelar para este conhecimento como pressuposição de nossa investigação.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Segundo Danilo Marcondes, é nesse sentido que a obra de Platão pode ser entendida como
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26Q1070452 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Diz Schopenhauer que há homens que se tornam filósofos por causa do mundo. Há outros que se tornam filósofos por causa de livros. Fichte é um destes casos: virou filósofo porque leu a Crítica da Razão Pura”.
(Domingues, I. O continente e a ilha. São Paulo: Loyola, 2009, p. 91).

“É bem sabido que Kant, em citadíssima passagem, afirma que não se pode ensinar filosofia, mas apenas ensinar a filosofar. O filósofo de Königsberg quer dizer outra coisa que geralmente lhe atribui; assim, por exemplo, ele jamais entenderia por filosofia ‘história da filosofia’. A oposição que lhe interessa é entre uma ciência constituída como um conjunto de verdades e uma atividade da razão”.
(Porta, M. A filosofia a partir de seus problemas. São Paulo: Loyola, 2002, p. 21).

Avalie as seguintes afirmações:

I. Aprender filosofia significa decorar as ideias principais da história da filosofia e repeti-las de acordo com as necessidades.

II. A tensão entre ensinar filosofia e ensinar a filosofar está relacionada ao método a ser utilizado na formação dos filósofos profissionais.

III. Filosofar é uma atividade da razão. E não se caracteriza por fazer somente repetições de ideias do passado, mas articulá-las com as questões do presente.

IV. Não há uma única forma consagrada de filosofar. Basta observarmos a história da filosofia ocidental, com sua pluralidade de modos de pensar filosoficamente.


Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas.
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27Q1070453 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Para Gianni Vattimo, a filosofia contemporânea e suas diversas correntes caracteriza-se como uma arena de discussões, na qual a hermenêutica tem o papel de koinè, ou seja, de um modo comum de pensar, enquanto processo de leitura de textos e discussão de questões. Ao mesmo tempo, Hans-Georg Gadamer, na esteira de Martin Heidegger, pensa a hermenêutica de modo ontológico, ou seja, como um modo de se comportar. Em tempo, Paul Ricoeur também entende a hermenêutica do texto como um horizonte central no qual as narrativas ainda são possíveis. Tendo em vista esses modos de pensar a hermenêutica, qual a importância da mesma para a filosofia contemporânea?
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28Q1070198 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Nas considerações finais de seu artigo, Silva, Bonin e Garrote (2023) perguntam: “Quais são os elementos da cultura digital que contribuem para a reflexão e criticidade dos estudantes no ensino da Filosofia no Ensino Médio?” Acrescentando que, segundo várias pesquisas analisadas, [...] “os recursos digitais são potencializados para engajar os estudantes do ensino médio e promover reflexão crítica na disciplina de Filosofia”.
Além dos recursos digitais, o artigo aponta a relevância de
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29Q1070454 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Devemos tentar determinar mais exatamente a questão. Desta maneira, levaremos o diálogo para direção segura. Procedendo assim, o diálogo é conduzido a um caminho. Digo: a um caminho. Assim, concedemos que este não é o único caminho. Deve ficar mesmo em aberto se o caminho para o qual desejaria chamar a atenção, no que segue, é na verdade um caminho que nos permite levantar a questão e respondê-la”.

(Heidegger, M.Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 211).



“Nas últimas décadas, assistiu-se a uma multiplicidade de produções técnic s e bibliográficas sobre/em Ensino de Filosofia. Produções estas que direta ou indiretamente incidem sobre a questão da formação de professores. Embora reconheça a singularidade da experiência filosófica representada (e vivenciada) por cada pesquisador/a da área, assim como a riqueza teórica advinda dos divergentes fundamentos epistemológicos que embasam cada pesquisa. (...) Entende-se que ao dar voz àqueles e àquelas que pensam filosoficamente sobre o ensino e a aprendizagem de/em Filosofia, as linhas que se seguem compreendem, igualmente, um ato político”.

(Velasco, P. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em filosofia?Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, 2(34), 2020, p. 12. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35127

O papel do diálogo na formação em filosofia, do ponto de vista do processo de ensino e aprendizagem, encontra na comunidade filosófica um lugar privilegiado.
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30Q1070222 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao abordarem a filosofia desenvolvida nos séculos XIX e XX, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, no livro Filosofando: introdução à filosofia, explicam um dos acontecimentos importantes desse período: “Chama-se ‘virada linguística’ (…) a revolução que representou o novo paradigma filosófico da epistemologia. A filosofia analítica privilegia a análise conceitual, utilizando os novos recursos da linguística à sua disposição e os da lógica simbólica, que permitem o estudo lógico das sentenças. (…) Abandona as noções do ‘sujeito que conhece’ para se limitar à investigação da linguagem”.
O primeiro Wittgenstein contribui com essa virada ao defender que
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31Q1069715 | Filosofia, O que É a Filosofia, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Associe as correntes filosóficas da ciência com suas principais características ou ideias centrais:

Correntes Filosóficas:
1 - Positivismo
2 - Falsificacionismo de Popper
3 - Paradigmas de Kuhn
4 - Programas de Pesquisa de Lakatos

Características:
A. Desenvolvimento científico ocorre através de revoluções paradigmáticas, com períodos de ciência normal e ciência extraordinária.
B. Conhecimento científico progride pela eliminação de teorias que podem ser refutadas, a ciência que se baseia no método indutivo.
C. Esta corrente defende que o conhecimento científico pode explicar coisas práticas, como as leis da física, as relações sociais e a ética, Auguste Comte é o principal fundador.
D. Pesquisa científica evolui através de programas de investigação com núcleo central e cinturão protetor de hipóteses auxiliares.
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32Q1070227 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu interesse por definir em que consiste a reflexão filosófica, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, em sua obra Filosofando: introdução à filosofia, examinam a proposta do filósofo Demerval Saviani, que conceitua filosofia com uma “reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas apresentados pela realidade”.
Ao compartilhar com Saviani o atributo “radical”, Aranha e Martins concebem a reflexão filosófica como algo
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33Q1069717 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

René Descartes é reconhecido por eleger a dúvida como um método filosófico fundamental, conforme descrito em suas Meditações Metafísicas. Nesse contexto, qual das alternativas abaixo expressa CORRETAMENTE a função da dúvida no pensamento cartesiano?
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34Q1070233 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins dizem: “Os filósofos do Círculo de Viena pertencem ao movimento filosófico do positivismo lógico (…), segundo o qual o saber científico deve ser expurgado de conceitos vazios e dos falsos problemas metafísicos, submetendo-se ao critério da verificabilidade”.
O critério mencionado no excerto, no contexto apresentado por Aranha e Martins, estabelece que o saber é científico
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35Q1070236 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote, em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, apresentam a seguinte consideração sobre os desafios do ensino de filosofia: “As pesquisas apontam que o ensino da Filosofia, especialmente no Ensino Médio, tem sido desafiador para a maioria dos professores que lecionam a disciplina […]. Os professores percebem as dificuldades atuais em garantir audiência, atenção e participação de adolescentes nas atividades”.

No texto, a causa da dificuldade mencionada para o ensino de filosofia consiste na
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36Q1070239 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré- -socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes aborda a transição do pensamento mítico para o filosófico. Diz ele: “O pensamento mítico, com seu apelo ao sobrenatural e aos mistérios, vai assim deixando de satisfazer às necessidades da nova organização social, mais preocupada com a realidade concreta […]. É nesse contexto que o pensamento filosófico-científico encontrará as condições favoráveis para o seu nascimento”.

Com base no excerto, a transição mencionada se caracteriza como
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37Q1070261 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Argumentação: a ferramenta do filosofar, Juvenal Savian Filho ressalta que: “É no nível dos pressupostos e premissas que podemos ter os melhores debates filosóficos, pois, nesse nível, podemos concordar ou discordar sobre a maneira como se exprime a experiência do mundo, as vivências etc.”

Segundo o autor, a investigação descrita é considerada central para o debate filosófico porque
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38Q1070273 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao refletir sobre os resultados de sua pesquisa, Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote, em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, destacam que: “O texto exposto se fundamentou […] na tentativa de aproximar a realidade cotidiana dos estudantes com o mundo da Filosofia. Pelos resultados alcançados […] percebe-se que essa possibilidade é premente e provocativa, necessitando, para tanto, que a reflexão filosófica não fique presa ao currículo […], o que pode ser facilitado com o uso dos elementos da Cultura Digital”.

No contexto da recomendação apresentada no excerto, os autores salientam que uma das funções do docente é
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39Q1070274 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No texto A tecnologia como problema filosófico: três enfoques, Alberto Cupani analisa o objeto de estudo da filosofia da tecnologia de Mario Bunge: “A tecnologia pode, assim, ser definida como: o campo de conhecimento relativo ao desenho de artefatos e à planificação da sua realização, operação, ajuste, manutenção e monitoramento à luz do conhecimento científico”.

Segundo o texto, a tecnologia pode ser caracterizada como
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40Q1070283 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marilena Chauí, no livro Boas-vindas à Filosofia, ressalta que: “As indagações fundamentais da atitude filosófica e da reflexão filosófica não se realizam ao acaso, segundo preferências e opiniões de cada um de nós. A Filosofia não é um “eu acho que” ou um “eu gosto de”. Não é pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa. Não é pesquisa de mercado para conhecer preferências dos consumidores, a fim de montar uma propaganda”.

(Chauí, 2010)

Para Marilena Chauí, por conseguinte, as indagações filosóficas são realizadas
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