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Questões de Concursos O que É a Filosofia

Resolva questões de O que É a Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1072103 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Nossa vida cotidiana é um tecido de opiniões e de crenças que recebemos de nossa família, da escola, no trabalho, no lazer, dos meios de comunicação. Raramente procuramos comprovar a veracidade ou correção dessas crenças e opiniões: nós as aceitamos como naturais, válidas em toda parte e para toda gente. Vivemos no senso comum de nossa sociedade. Ainda que tenhamos opiniões diferentes, não duvidamos de que o mundo existe tal como o percebemos e de que é o mesmo para todos.

(Chauí, 2010. Adaptado)

No excerto, Marilena Chauí argumenta que o senso comum
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42Q1070846 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

A invenção da palavra “filosofia”, que também significa amizade pela sabedoria, é atribuída ao pensador grego chamado:
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43Q1070401 | Filosofia, O que É a Filosofia, Agente Administrativo, Prefeitura de Medicilândia PA, Instituto Ágata, 2023

Texto associado.
A teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma área da filosofia voltada para a compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos. Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke.

Gnosiologia ou gnoseologia (do grego gnosis, "conhecimento", e logos, "discurso") está relacionada ao ato de conhecer, a partir da relação entre dois elementos: a) o SUJEITO - aquele que conhece (ser cognoscente) e o OBJETO - aquilo que pode ser conhecido (cognoscível). Partindo dessa relação, é possível conhecer algo e estabelecer formas distintas para o conhecimento, ou melhor, para a apreensão do objeto.

Formas de Conhecimento

Diversas são as possibilidades de compreender ou de explicar algum fenômeno. A própria Filosofia nasce da necessidade de buscar um modo diferente de compreender o mundo. As explicações dadas pelos mitos deixaram de ser suficientes e alguns homens buscaram uma forma mais segura e confiável, a Filosofia. Quando falamos sobre formas de conhecimento podemos falar de: mitologia, senso comum, filosofia, ciência e religião.

O saber filosófico se diferencia dos outros saberes por conta das especificidades de cada um deles. Por seu caráter lógico e racional, a filosofia afasta-se da mitologia e da religião por esses saberes estarem baseados na crença e não há provas ou demonstrações. Por seu caráter universal e sistemático, afasta-se do senso comum porque este trabalha baseado em experiências particulares. E, por não possuir um objeto de estudo específico como as ciências (por exemplo, a química, a física, a biologia, a sociologia, etc.), o saber filosófico possui uma forma específica em meio aos diversos tipos de conhecimento.

A filosofia se preocupa com a totalidade dos saberes e dentro desta totalidade está a teoria do conhecimento, chamada “Epistemologia”. Assim, a filosofia nasce do questionamento e da busca de uma forma lógico-racional para explicar a origem do mundo. Os primeiros filósofos questionaram as explicações fantasiosas dadas pelos mitos e buscaram alcançar um novo tipo de saber a partir de seu espírito crítico.

“De fato, os homens começaram a filosofar, agora como na origem, por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples; em seguida, progredindo pouco a pouco, chegaram a enfrentar problemas sempre maiores.” (Aristóteles). Da admiração que nasce, nas palavras de Pitágoras, o "amor pelo conhecimento" (philo + sophia). A atitude filosófica consiste em olhar para o que há de mais comum e habitual como se fosse algo inédito a ser descoberto.

Sócrates ganhou o título de "pai da filosofia", mesmo não sendo o primeiro filósofo. Sistematizou a atitude filosófica como a busca por um conhecimento válido, seguro e universal capaz de agir com uma base teórica para novos saberes e da consciência filosófica.

E foi seu discípulo Platão que, ao longo de sua obra, buscou definir dois tipos de saberes distintos: a doxa ("opinião") e a episteme ("conhecimento verdadeiro"). E, a partir daí, ao falarmos de conhecimento, estamos direcionados às questões gerais relativas ao conhecimento verdadeiro, o conhecimento científico, a Epistemologia.


(ADAPTADO. Teoria do Conhecimento (Gnosiologia) - Toda Matéria (todamateria.com.br)
Está(ão) ligado(s)/ligada(s) à Gnosiologia:
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44Q1070417 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Considerando os fundamentos do ensino de Filosofia no contexto escolar e sua relação com o desenvolvimento do senso crítico, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)O ensino de Filosofia estimula a desnaturalização das práticas sociais e discursivas, contribuindo para a formação de sujeitos autônomos e capazes de interrogar criticamente os discursos instituídos.
(__)A criticidade promovida pela Filosofia depende da aplicação imediata de conceitos abstratos, o que dispensa a mediação com as experiências concretas e subjetivas dos estudantes.
(__)O espaço da Filosofia na escola deve propiciar a construção reflexiva de sentidos, valorizando a pluralidade de pontos de vista, sem se prender à reprodução acrítica de doutrinas ou dogmas.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
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45Q1070425 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Em Convite à Filosofia, Chaui (2000) aponta que "a filosofia nasce da recusa da aceitação imediata e da submissão aos poderes estabelecidos" (p. 29). A partir dessa proposição, assinale a alternativa que apresenta corretamente o mais rigoroso desdobramento conceitual dessa atitude filosófica perante as práticas humanas.
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46Q1069866 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

A Filosofia pode ser entendida de diferentes maneiras, dependendo da tradição ou abordagem adotada. Algumas perspectivas enfatizam seu caráter prático, enquanto outras destacam sua dimensão teórica. Com base nessas diferentes acepções, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada afirmativa apresentada à acepção correspondente de Filosofia.

Coluna 1
1. Questionar o que é dado como certo é o primeiro passo para compreender profundamente. 2. A reflexão sobre a própria vida é indispensável para a construção de uma existência significativa. 3. A filosofia é o estudo sistemático dos fundamentos últimos do ser e do saber, orientado pela razão. 4. Examinar as limitações do que se pode conhecer é tão necessário quanto explorar novas verdades. 5. A filosofia não elabora teorias, mas busca a clarificação e o aprofundamento de problemas.

Coluna 2
( ) Filosofia como prática ética e sabedoria de vida, promovendo reflexões sobre como viver melhor. ( ) Filosofia como ciência dos primeiros princípios da realidade e do conhecimento. ( ) Filosofia como exercício de problematização crítica, levantando questões sobre pressupostos básicos. ( ) Filosofia como análise crítica, focada em esclarecer conceitos e reformular questões fundamentais. ( ) Filosofia como estudo dos limites e possibilidades do conhecimento humano.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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47Q1070413 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

A atitude filosófica, como discutida por autores como Chaui, Reale e nas produções acadêmicas contemporâneas, pode ser compreendida como:
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48Q1072093 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A questão do trágico como problema filosófico vai além das considerações estéticas em torno das propriedades e da forma do drama. Em relação ao problema do trágico, assinale a alternativa correta.
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49Q1069871 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Analise os trechos a seguir, que apresentam reflexões sobre a relação entre pensamento empírico e pensamento filosófico:

A experiência sensorial é a base do conhecimento, mas apenas a filosofia pode transformar a percepção em compreensão universal.
O pensamento empírico observa e experimenta, enquanto o filosófico busca compreender as condições que tornam o conhecimento possível.
O empírico e o filosófico não são excludentes; o primeiro testa o real, e o segundo estrutura as teorias que nos ajudam a interpretá-lo.


Com base nos trechos apresentados, assinale a alternativa que melhor sintetiza a relação entre pensamento empírico e filosófico.
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50Q1069363 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

As observações e os cálculos dos astrônomos ensinaram-nos muitas coisas admiráveis, mas o mais importante é, certamente, terem-nos descoberto o abismo da ignorância, que a razão humana, sem estes conhecimentos, nunca poderia imaginar tão profundo; a reflexão sobre esta ignorância deve produzir uma grande mudança na determinação das intenções finais do uso da nossa razão.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

No trecho acima, o filósofo Immanuel Kant reflete sobre os efeitos da moderna atividade científica na atividade filosófica. Para esse autor, a filosofia deveria ser revolucionada no sentido de
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51Q1071437 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

A cada época, as teorias científicas instituem métodos que se baseiam em hipóteses, leis, procedimentos e técnicas de pesquisa e de aplicação dos conhecimentos. Esses métodos definem as normas e regras do que deve ser pesquisado e conhecido [...]. Assim, em cada época de sua história, a razão cria modelos ou paradigmas explicativos para os fenômenos ou para os objetos do conhecimento, não havendo continuidade nem pontos comuns que permitam compará-los”. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014, p. 98. A perspectiva teórica acima está relacionada ao pensamento de:
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52Q1071729 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Edmund Husserl buscou construir, por meio da fenomenologia, um entendimento sobre a intencionalidade do ser, afirmando que toda a consciência tende para algo. Não havendo, segundo ele, pura consciência como acreditavam os racionalistas. Considerando o pensamento husserliano, analise as afirmativas abaixo.

I - Partindo da redução fenomenológica Husserl identifica vários graus de depuração da consciência, o que exige a desconexão do que é estranho ao “eu”, inclusive a dimensão social dos “outros eus”.

II - Husserl orienta uma investigação fenomenológica que nega a subjetividade transcendental.

III - Segundo Husserl, todo o filósofo deve virar-se para si próprio, tentando derrubar todas as ciências até conseguir reconstruí-las.

IV - A epoché suspende todos os nossos valores, tendo em seu horizonte sempre a atitude espontânea das nossas vivências.

V - A aplicação da epoché é a negação da atitude natural, essa negação busca a reorientação do sentido de que a atitude natural é o ser absoluto.

Assinale a alternativa que contempla todas as afirmações corretas.

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53Q1071237 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir: “Onde está a necessidade da filosofia? Está no fato de que ela, por meio da reflexão, permite que o homem tenha mais que uma dimensão, além daquela que é dada pelo agir imediato no qual o “homem prático” se encontra mergulhado. É ela que permite o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam. É ela que reúne o pensamento fragmentado da ciência e o reconstrói na sua unidade. É ela que retoma a ação pulverizada no tempo e procura compreendê-la” (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1986, p. 48, Adaptado).
Segundo o trecho acima, o pensamento filosófico é necessário aos seres humanos, porque desenvolve as capacidades de
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54Q1069715 | Filosofia, O que É a Filosofia, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Associe as correntes filosóficas da ciência com suas principais características ou ideias centrais:

Correntes Filosóficas:
1 - Positivismo
2 - Falsificacionismo de Popper
3 - Paradigmas de Kuhn
4 - Programas de Pesquisa de Lakatos

Características:
A. Desenvolvimento científico ocorre através de revoluções paradigmáticas, com períodos de ciência normal e ciência extraordinária.
B. Conhecimento científico progride pela eliminação de teorias que podem ser refutadas, a ciência que se baseia no método indutivo.
C. Esta corrente defende que o conhecimento científico pode explicar coisas práticas, como as leis da física, as relações sociais e a ética, Auguste Comte é o principal fundador.
D. Pesquisa científica evolui através de programas de investigação com núcleo central e cinturão protetor de hipóteses auxiliares.
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55Q1070016 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Sobre a filosofia, assinale a alternativa correta.
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56Q1072106 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A leitura histórica da tradição nos mostra que os grandes filósofos deixaram a sua marca e influenciaram o desenvolvimento da filosofia na medida em que tiveram ideias originais e abriram novas possibilidades para o pensamento, mas também na medida em que tiveram bons leitores, isto é, seguidores e discípulos que souberam, inclusive criticamente, interpretar seu pensamento, tomá-los como pontos de partida para novos desenvolvimentos e encontrar novas dimensões e novas aplicações de suas obras.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Diante da colocação de Danilo Marcondes (2010), cabe afirmar que a
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57Q1069337 | Filosofia, O que É a Filosofia, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Quando Bertrand Russell diz que a filosofia visa a ampliação do “não-eu”, assinale a alternativa que apresenta o que ele quer dizer com esse conceito.
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58Q1069653 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF ES, IF ES, 2024

Avalie o(s) enunciado(s) a seguir, de acordo Chauí (2019):

I. A filosofia busca compreender a realidade por meio da criação de conceitos e teorias.
II. A filosofia não é uma ciência exata, pois não se baseia em experimentos empíricos.
III. A filosofia se preocupa com questões éticas, políticas e estéticas.
IV. A filosofia não rejeita a reflexão crítica sobre a sociedade, ainda que esta seja, mais apropriadamente, o objeto da Sociologia.
V. A filosofia é uma atividade que envolve a reflexão sobre a existência humana e o conhecimento.

Estão CORRETOS:
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59Q1071758 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AM, FGV

As alternativas abaixo identificam características da Filosofia epicurista, à exceção de uma. Assinale-a.

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60Q1070453 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Para Gianni Vattimo, a filosofia contemporânea e suas diversas correntes caracteriza-se como uma arena de discussões, na qual a hermenêutica tem o papel de koinè, ou seja, de um modo comum de pensar, enquanto processo de leitura de textos e discussão de questões. Ao mesmo tempo, Hans-Georg Gadamer, na esteira de Martin Heidegger, pensa a hermenêutica de modo ontológico, ou seja, como um modo de se comportar. Em tempo, Paul Ricoeur também entende a hermenêutica do texto como um horizonte central no qual as narrativas ainda são possíveis. Tendo em vista esses modos de pensar a hermenêutica, qual a importância da mesma para a filosofia contemporânea?
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