Questões de Concursos O que É a Filosofia

Resolva questões de O que É a Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1070284 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A atitude filosófica é uma atitude crítica. De modo geral, costuma-se julgar que a palavra “crítica” significa “ser do contra”, dizer que tudo vai mal, tudo está errado ou é feio ou é desagradável. “Crítica” parece significar mau humor e coisa de gente chata ou pretensiosa, que imagina saber mais e melhor que os outros.

(Chauí, 2010. Adaptado)

Marilena Chauí ressalta que a crítica filosófica se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1070285 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Juvenal Savian Filho, no livro Argumentação: a ferramenta do filosofar, defende que: “Ao nos aproximarmos de um texto, devemos, antes de tudo, deixá-lo “falar”. Em outras palavras, isso quer dizer que, antes de o interpretarmos ou de darmos nossa opinião sobre ele, devemos lê-lo e entendê-lo segundo a maneira como seu autor o construiu” (2010).

Segundo Juvenal Savian Filho, no primeiro contato com uma obra filosófica, o leitor precisa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1070286 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao estudas questões relacionadas à argumentação filosófica, Juvenal Savian Filho alerta que é preciso considerar que: “nem todos os textos filosóficos contêm uma argumentação explícita. Alguns deles são propositalmente escritos na forma de aforismos, ou seja, de afirmações sucintas e diretas sobre o pensamento de um autor (2010. Adaptado).

Segundo Juvenal Savian Filho, para compreender adequadamente aforismos filosóficos, é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1072085 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são competências e habilidades a serem desenvolvidas por meio do estudo de Filosofia, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1070294 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Madalena da Silva, Joel Cezar Bonin e Ramón Garrote (2023), no artigo intitulado Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas?, ressaltam que: “Como área do conhecimento humano, a Filosofia tem sido considerada ultimamente como conhecimento obsoleto e desnecessário e isso se explica, muitas vezes, porque no mundo contemporâneo, vemos que há uma supervalorização do tecnicismo e do pragmatismo, que consideram apenas válido o conhecimento que tem caráter útil”.

Para os autores, tal concepção tecnicista e utilitarista é equivocada porque a Filosofia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1072093 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A questão do trágico como problema filosófico vai além das considerações estéticas em torno das propriedades e da forma do drama. Em relação ao problema do trágico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1072097 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

As origens do que hoje se compreende por filosofia analítica remontam ao século XIX e ao trabalho do matemático e filósofo alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege. Na primeira metade do século XX, os desenvolvimentos do campo analítico foram impulsionados por instituições e pensadores de diferentes regiões e países. Alguns grupos contribuíram para a promoção da filosofia analítica. Estão entre eles:

I. Escola de Frankfurt.
II. Analistas de Cambridge.
III. Escola dos Annales.
IV. Círculo de Berlim.
V. Escola de Leópolis-Varsóvia.

Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1072102 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O livro Boas-vindas à Filosofia, de autoria de Marilena Chauí, começa com a seguinte indagação: Para que serve a filosofia? Depois de ressaltar a peculiaridade da questão, que não é dirigida a outras áreas da ciência e da cultura, Marilena Chauí argumenta que, em se tratando da filosofia, a indagação até pode fazer sentido a partir de certa perspectiva contemporânea.

Qual perspectiva seria essa, segundo Marilena Chauí?

A perspectiva a que Marilena Chauí se refere em seu livro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1072103 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Nossa vida cotidiana é um tecido de opiniões e de crenças que recebemos de nossa família, da escola, no trabalho, no lazer, dos meios de comunicação. Raramente procuramos comprovar a veracidade ou correção dessas crenças e opiniões: nós as aceitamos como naturais, válidas em toda parte e para toda gente. Vivemos no senso comum de nossa sociedade. Ainda que tenhamos opiniões diferentes, não duvidamos de que o mundo existe tal como o percebemos e de que é o mesmo para todos.

(Chauí, 2010. Adaptado)

No excerto, Marilena Chauí argumenta que o senso comum
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1072104 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

As indagações fundamentais da atitude filosófica e da reflexão filosófica não se realizam ao acaso, segundo preferências e opiniões de cada um de nós. As indagações filosóficas realizam-se de modo sistemático. Sistema é uma palavra que vem do grego e significa um todo cujas partes estão ligadas por relações de concordância interna. No caso do pensamento, significa um conjunto de ideias internamente articuladas e relacionadas, graças a princípios comuns ou a certas regras e normas de argumentação e demonstração que as ordenam e as relacionam num todo coerente.

(Chauí, 2010. Adaptado)

Para Marilena Chauí (2010), dizer que as indagações filosóficas são sistemáticas significa afirmar que a Filosofia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1072105 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

É possível definir filosofia? O filósofo alemão Edmund Husserl diz que ele sabe o que é filosofia, ao mesmo tempo em que não sabe. Isto é, a explicitação do que é a filosofia já é uma questão filosófica. E adverte que apenas os pensadores pouco exigentes se contentam com definições cabais. Além disso, a filosofia não está à margem do mundo, nem constitui uma doutrina, um saber acabado ou um conjunto de conhecimentos estabelecidos de uma vez por todas.

(Aranha e Martins, 2009. Adaptado)

Segundo as autoras, a despeito das diferentes definições propostas, haveria uma prática filosófica reconhecida como início do filosofar, qual seja,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1072106 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A leitura histórica da tradição nos mostra que os grandes filósofos deixaram a sua marca e influenciaram o desenvolvimento da filosofia na medida em que tiveram ideias originais e abriram novas possibilidades para o pensamento, mas também na medida em que tiveram bons leitores, isto é, seguidores e discípulos que souberam, inclusive criticamente, interpretar seu pensamento, tomá-los como pontos de partida para novos desenvolvimentos e encontrar novas dimensões e novas aplicações de suas obras.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Diante da colocação de Danilo Marcondes (2010), cabe afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1070065 | Filosofia, O que É a Filosofia, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marilena Chauí, em sua obra Boas-vindas à Filosofia, caracteriza o conhecimento filosófico como um trabalho intelectual: “(...) é um trabalho porque, como todo trabalho, produz alguma coisa; e é intelectual, porque é realizado pelo intelecto ou pela razão, e produz ideias. Esse trabalho intelectual (...) não se contenta em obter respostas para as questões feitas, mas, além de exigir que as próprias questões sejam válidas, exige também que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de ideias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente”.
Com a caracterização apresentada no excerto, Marilena Chauí tem por objetivo destacar que as reflexões filosóficas ocorrem de modo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1070078 | Filosofia, O que É a Filosofia, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua obra Boas-vindas à Filosofia, Marilena Chauí destaca a seguinte postura do fazer filosófico: “A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do dia a dia (...). Por isso começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber. Esse foi o principal ensinamento do patrono da Filosofia, Sócrates, quando afirmou que começamos a buscar o conhecimento verdadeiro apenas quando somos capazes de dizer: ‘Só sei que nada sei’”.
A máxima socrática referida no excerto é considerada fundamental para a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1070101 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Considerando a contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico, analise as seguintes afirmações:

I. As aulas de Filosofia contribuem para o desenvolvimento da capacidade de pensar por si mesmo.

II. As aulas de Filosofia contribuem para o desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente as informações que se recebe.

III. As aulas de Filosofia contribuem para o desenvolvimento da capacidade de formar suas próprias opiniões.

IV. As aulas de Filosofia contribuem para o desenvolvimento do pensamento dogmático.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1070102 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

A filosofia é importante para a formação do cidadão porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1069884 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

O termo methodos é constituído de meta e hodos. Meta quer dizer “atrás”, “de acordo com”, “segundo”, e hodos é a trilha percorrida pelos homes, o caminho, a rota, a via. (Barbara Botter, História da filosofia antiga, p.8)

A partir do enunciado acima, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1071933 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No estudo das atitudes filosóficas, compreende-se que a filosofia não se resume a um conjunto de teorias, mas envolve uma postura crítica e reflexiva diante da realidade. Em relação às atitudes filosóficas, qual das alternativas a seguir melhor representa a forma como essa postura crítica pode ser aplicada à vida cotidiana em uma sociedade marcada pela diversidade cultural e pelos desafios éticos contemporâneos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1069383 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Abelardo Luz SC, Instituto Fênix, 2024

Pode-se afirmar que a Filosofia contribui para a formação de cidadania no contexto educacional brasileiro ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q1069896 | Filosofia, O que É a Filosofia, Ciências, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Ao analisar a evolução histórica pertinente ao conhecimento científico, é importante conhecer suas dimensões epistemológicas. Essas dimensões sofrem influência das diferentes tendências que podem ser, por exemplo, de ordem empírica ou racionalista. Alguns pontos da tendência racionalista foram destacados abaixo. No entanto, uma alternativa não condiz com essa tendência, assinale-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.