Questões de Concursos O que É a Filosofia

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61Q1069386 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Abelardo Luz SC, Instituto Fênix, 2024

Qual é a relação entre as ideias de Pitágoras e o desenvolvimento da matemática?
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62Q1071953 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Um grupo de estudantes discutia sobre as origens do pensamento científico e como ele se relacionava com as explicações naturais do mundo propostas pelos primeiros filósofos. Durante a conversa, um deles afirmou que Tales de Mileto acreditava que a água era o princípio originador de todas as coisas. Outro estudante mencionou que Anaxímenes também identificava um elemento natural como a origem de tudo, mas que esse elemento não era a água. Com base no pensamento dos pré-socráticos da Escola Jônica, identifique qual era o elemento proposto por Anaxímenes como princípio originador de todas as coisas.
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63Q1069652 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF SC, FUNDATEC, 2024

“O filósofo alemão Edmund Husserl diz saber o que é filosofia, ao mesmo tempo que assume desconhecê-la. E completa afirmando que apenas os pensadores secundários estão contentes com suas definições” (ARANHA, M. L. A. MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2016).

O trecho acima pode ser interpretado de que forma?

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64Q1069653 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF ES, IF ES, 2024

Avalie o(s) enunciado(s) a seguir, de acordo Chauí (2019):

I. A filosofia busca compreender a realidade por meio da criação de conceitos e teorias.
II. A filosofia não é uma ciência exata, pois não se baseia em experimentos empíricos.
III. A filosofia se preocupa com questões éticas, políticas e estéticas.
IV. A filosofia não rejeita a reflexão crítica sobre a sociedade, ainda que esta seja, mais apropriadamente, o objeto da Sociologia.
V. A filosofia é uma atividade que envolve a reflexão sobre a existência humana e o conhecimento.

Estão CORRETOS:
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65Q1069654 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF ES, IF ES, 2024

Avalie o(s) enunciado(s) a seguir, de acordo com a obra de Engelmann; Engelmann e Corrêa (2023):


I. “A filosofia no Brasil começou a se desenvolver significativamente a partir do século XIX, com a influência do positivismo e do marxismo.”

II. “A escolástica teve pouca ou nenhuma influência no pensamento filosófico brasileiro.”


III. “A filosofia brasileira contemporânea busca integrar saberes locais e tradicionais com teorias filosóficas globais.”


IV. “O pensamento filosófico brasileiro foi fortemente influenciado pelas ideias europeias, especialmente durante o período colonial.”


V. “A filosofia no Brasil sempre foi independente das correntes filosóficas internacionais.”


VI. “A obra aborda a evolução do pensamento filosófico no Brasil desde as primeiras ideias que chegaram ao país.”


VII. “A filosofia como instrumento de crítica social e política no Brasil é destacada na obra.”


Estão CORRETOS:

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66Q1069912 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Leia com atenção o texto a seguir.

Atribui-se ao filósofo grego ............................. a invenção da palavra filosofia. Ele teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se .......................... .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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67Q1069913 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

São fatos significativos como condições históricas para o surgimento da filosofia:

1. Viagens marítimas.

2. Invenção do calendário.

3. Invenção da escrita alfabética.

4. Edificações das pirâmides.

5. A peste negra.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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68Q1069666 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Joana, professora de filosofia, explica aos alunos como os períodos históricos da filosofia influenciaram os diferentes campos de investigação filosófica. Durante a aula, ela apresenta um exemplo de reflexão sobre a existência humana, o que leva os alunos a questionarem qual período histórico foi mais marcado pela valorização da subjetividade e da condição humana. Com base nos períodos históricos da filosofia e seus principais campos de investigação, é correto afirmar que a filosofia:
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69Q1069928 | Filosofia, O que É a Filosofia, Bambuí, IF MG, IF MG, 2024

Na primeira metade do Século XX, no Círculo de Viena, este movimento pretendeu esclarecer a contribuição da Filosofia para a compreensão do que seja uma atividade científica.

Nenhum dentre eles é o que se denomina um filósofo ‘puro’; todos trabalham em um domínio científico particular, e na verdade provêm de diferentes ramos da ciência e originariamente de diferentes atitudes filosóficas [...] Se há diferenças de opinião, um acordo é afinal possível e, portanto, também requerido. Mostrou-se cada vez mais nitidamente que o objetivo comum a todos era não apenas uma atitude livre de metafísica, mas antimetafísica.

In: HAHN, H; NEURATH, O; CARNAP, R. A concepção científica do mundo: o círculo de Viena. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, n. 10, 1992, p. 9.

Como o Círculo de Viena pensa a contribuição da Filosofia para uma atitude científica?

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70Q1069930 | Filosofia, O que É a Filosofia, Bambuí, IF MG, IF MG, 2024

Em geral, as disciplinas se definem por seus objetos de estudo. Com a Filosofia, porém é diferente, pois ela estuda de tudo: o ser, a humanidade, o pensamento, o universo, a morte e muito mais... Não existe nada no mundo – ou fora dele – que não possa ser objeto de indagação filosófica. A Filosofia assim, se caracteriza não pelo que estuda, mas como estuda. Trata-se de uma atividade em que a reflexão ocupa o primeiro plano. Esse caráter aberto da especulação filosófica aliado ao fato de que a Filosofia lida com as questões mais profundas da vida humana, questões para as quais não há respostas simples, permite-se pensar essa disciplina de muitas formas diferentes.

(Adaptado do Manual do Professor de: Vasconcelos, José Antônio. Reflexões: Filosofia e cotidiano – Ensino Médio, Volume único. São Paulo: Edições SM, 2016)

Pensando sobre o Ensino de Filosofia no Ensino Médio, julgue as afirmativas que se seguem em verdadeiras ou falsas, e assinale a alternativa correta:

I. A Filosofia aprendida na escola deve ser mais que um conjunto de informações necessárias para a aprovação no vestibular ou para um bom desempenho no ENEM, ela precisa contribuir de modo efetivo e duradouro para a formação geral dos estudantes.

II. No passado, geralmente a Filosofia era apresentada como um saber enciclopédico, uma disciplina na qual os estudantes tinham que aprender vários nomes – alguns bem difíceis – e relacioná-los a expressões enigmáticas e conceitos excessivamente abstratos, de pouca relevância para a vida cotidiana.

III. Não é possível combinar uma abordagem histórica e uma abordagem temática no ensino de Filosofia, pois é pelo estudo da tradição filosófica que os estudantes podem superar o senso comum em Filosofia.

IV. Adotar uma abordagem problematizadora no ensino de Filosofia é propiciar que o saber filosófico se construa a partir de vivências e conhecimentos cotidianos, não deixando que a reflexão perca de vista seus principais objetivos: formação ética, autonomia intelectual e pensamento crítico.

V. A Filosofia se expressa não só por meio de escritos filosóficos, mas também por textos literários, jurídicos, jornalísticos e outros. É importante desenvolver a capacidade de filosofar com base na leitura de documentos de natureza diversa.

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71Q1071978 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Analise as asserções abaixo e assinale a que traz um conceito incorreto.
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72Q1069931 | Filosofia, O que É a Filosofia, Bambuí, IF MG, IF MG, 2024

Quais os pensadores e filósofos utilizados em sala de aula fora do modelo universalista, moderno, europeu de conhecimento? A história do pensamento social e filosófico como é ensinado hoje permite traçar uma genealogia direta entre a Grécia Clássica e os pensadores modernos – como se houvesse apenas um percurso possível ao pensamento, e o racionalismo moderno ocidental fosse a única maneira viável e legítima de se construir o saber. Assim, há um continuum entre o mundo Helenístico, o Império Romano, o Renascimento e a Europa Moderna, como se fosse um percurso retilíneo, uniforme e o mundo eurocêntrico contemporâneo fosse a finalidade última de todos os povos (resultante da retórica da Modernidade); e/ou não fosse possível um pensamento fora dessa noção de paradigma.

FERNANDES, Estevão Rafael. Ruptura epistêmica, descolonidade e povos indígenas: reflexões sobre saberes-outros. In: DANNER, Leno Francisco; DANNER, Fernando. Ensino de Filosofia, gênero e diversidade: pensando o ensino de Filosofia na escola. Porto Alegre: Fi, 2014. P.68

Assinale a alternativa cuja conclusão deixa a afirmativa equivocada:

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73Q1071979 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Ao analisar a sistematização do conhecimento filosófico, observa-se que os primeiros filósofos são considerados os primeiros mestres, que visavam reformular os valores da sociedade e, na realidade, reformar a educação corrente. Eram, pois, filósofos e reformadores. Quem foram os primeiros educadores profissionais da civilização ocidental?
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74Q1069932 | Filosofia, O que É a Filosofia, Bambuí, IF MG, IF MG, 2024

Texto associado.

O excerto a seguir serve de reflexão para a resolução da questão


[...] Ensinar filosofia é dar um lugar ao pensamento do outro. Não tem sentido transmitir “dados” filosóficos (isto é, informação extraída da história) como se fossem peças de uma loja de antiguidades com a qual os jovens não teriam qualquer relação. Não há sentido em tentar transmiti-los sem vivificá-los no perguntar dos alunos. A lógica do antiquário filosófico, que atesoura joias para oferecê-las a alguns poucos privilegiados, emudece o filosofar e mutila sua dimensão pública.


A filosofia não é uma questão privada, ela se constrói no diálogo. Ensinar significa retirar a filosofia do mundo privado e exclusivo de uns poucos para colocá-la aos olhos de todos, na construção coletiva de um espaço público. Por certo, em última instância, cada um escolherá se filosofa ou não, mas deve saber que pode fazê-lo, que não é um mistério insondável que apenas alguns atesouram. E nisso, o professor tem uma tarefa fundamental em estimular a vontade.



CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.p.87.

Assinale a alternativa em sintonia com a ideia defendida no texto:
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75Q1069933 | Filosofia, O que É a Filosofia, Bambuí, IF MG, IF MG, 2024

Texto associado.

O excerto a seguir serve de reflexão para a resolução da questão


[...] Ensinar filosofia é dar um lugar ao pensamento do outro. Não tem sentido transmitir “dados” filosóficos (isto é, informação extraída da história) como se fossem peças de uma loja de antiguidades com a qual os jovens não teriam qualquer relação. Não há sentido em tentar transmiti-los sem vivificá-los no perguntar dos alunos. A lógica do antiquário filosófico, que atesoura joias para oferecê-las a alguns poucos privilegiados, emudece o filosofar e mutila sua dimensão pública.


A filosofia não é uma questão privada, ela se constrói no diálogo. Ensinar significa retirar a filosofia do mundo privado e exclusivo de uns poucos para colocá-la aos olhos de todos, na construção coletiva de um espaço público. Por certo, em última instância, cada um escolherá se filosofa ou não, mas deve saber que pode fazê-lo, que não é um mistério insondável que apenas alguns atesouram. E nisso, o professor tem uma tarefa fundamental em estimular a vontade.



CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.p.87.

Segundo Gallo (2014), um caminho esboçado para viabilizar a aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio como uma experiência do e no pensamento está organizado em quatro etapas, partindo do problema e chegando ao conceito. Relacione as etapas a algumas ações a serem executadas em cada uma delas.

(1) Sensibilização
(2) Problematização
(3) Investigação
(4) Conceituação

( ) Trabalhar com uma história em quadrinhos, uma música ou um filme.
( ) Experimentar o pensamento, pensar por si mesmo o que já foi pensado e encontrar ferramentas para enfrentar os problemas.
( ) Dar visibilidade à questão, explicitá-la.
( ) Explorar autores e temas, trabalhando uma diversidade de elementos.

A sequência de numeração correta é:
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76Q1071981 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Sobre a filosofia da ciência, é verdadeiro afirmar:
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77Q1069934 | Filosofia, O que É a Filosofia, Bambuí, IF MG, IF MG, 2024

Sendo o conceito um operador sintagmático, conectivo e vicinal, isto é, que sempre se liga a outros conceitos e outras ideias para produzir novos sentidos, fica evidente que não se pode tomar a Filosofia de forma isolada.


GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2016. Manual do Professor, p.338.

Sobre o caráter interdisciplinar da Filosofia, estão corretas as afirmativas:

I. Enquanto as ciências modernas ganharam autonomia à medida que afirmaram sua singularidade disciplinar, a autonomia da Filosofia reside justamente em sua percepção da multiplicidade, sem a definição de objetos únicos.

II. O que é pensado pela Filosofia, na maioria das vezes é pensado também por outras disciplinas, sendo importante para ela o diálogo com as outras maneiras de abordar o mesmo objeto.

III. O diálogo com as demais disciplinas do currículo do Ensino Médio enriquece a reflexão filosófica experimentada dentro e fora da sala de aula, deixando claro que a Filosofia não é um conhecimento isolado.

IV. A aproximação da Filosofia por meio de temas facilita reaver a vocação inicial interdisciplinar dos estudos filosóficos, que foi tão frutífera para a história do pensamento.

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78Q1071983 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Sobre a teoria do conhecimento, observa-se que ela incorpora outras vertentes do conhecimento, destacadas abaixo. Assinale a alternativa incorreta.
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79Q1069683 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Em um pequeno retrocesso temporal, século XIX, a história mostra o estabelecimento das ciências humanas e sociais. Entretanto, sua base é epistemológica advinda das ciências naturais, nas quais o método positivista de pesquisa era a observação fundamentada em experimentação, dado que os positivistas não admitiam haver diferenças entre tais ciências. Esse posicionamento dificultou a sistematização das ciências humanas para se organizar como uma ciência autônoma, a qual não somente explica, mas compreende e interpreta o ser humano com sua complexidade, além de considerar a cultura e o contexto histórico no qual está inserido nas investigações.
(CAMARGO, 2004.)

Em se tratando de métodos científicos, tendo em vista as peculiaridades das ciências humanas e sociais:
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80Q1069686 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

A relação entre filosofia e ciência remonta às origens do pensamento ocidental, quando os primeiros filósofos gregos, como Tales de Mileto e Anaximandro, começaram a formular teorias sobre a natureza e o universo. Para esses pensadores, a filosofia não se limitava à especulação abstrata, mas envolvia a busca por uma compreensão racional do mundo físico. Com o tempo, a filosofia se tornou o campo de estudo que examina os fundamentos do conhecimento, da realidade e da existência, enquanto a ciência evoluiu como uma abordagem sistemática para investigar fenômenos naturais, baseada na observação e na experimentação (CARVALHO, 2011)
Qual das alternativas abaixo reflete a relação entre filosofia e ciência?
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