Início

Questões de Concursos O que É a Filosofia

Resolva questões de O que É a Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1069861 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, Prefeitura de Marau RS, FUNDATEC, 2025

A filosofia tem características próprias que a distinguem de outras formas de conhecimento humano, tais como a religião, a arte e a ciência. Nesse sentido, pode-se dizer que a filosofia se propõe a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1070453 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Para Gianni Vattimo, a filosofia contemporânea e suas diversas correntes caracteriza-se como uma arena de discussões, na qual a hermenêutica tem o papel de koinè, ou seja, de um modo comum de pensar, enquanto processo de leitura de textos e discussão de questões. Ao mesmo tempo, Hans-Georg Gadamer, na esteira de Martin Heidegger, pensa a hermenêutica de modo ontológico, ou seja, como um modo de se comportar. Em tempo, Paul Ricoeur também entende a hermenêutica do texto como um horizonte central no qual as narrativas ainda são possíveis. Tendo em vista esses modos de pensar a hermenêutica, qual a importância da mesma para a filosofia contemporânea?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1070048 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

O papel fundamental atribuído à linguagem na Teoria Filosófica de Ludwig Wittgenstein é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1069686 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

A relação entre filosofia e ciência remonta às origens do pensamento ocidental, quando os primeiros filósofos gregos, como Tales de Mileto e Anaximandro, começaram a formular teorias sobre a natureza e o universo. Para esses pensadores, a filosofia não se limitava à especulação abstrata, mas envolvia a busca por uma compreensão racional do mundo físico. Com o tempo, a filosofia se tornou o campo de estudo que examina os fundamentos do conhecimento, da realidade e da existência, enquanto a ciência evoluiu como uma abordagem sistemática para investigar fenômenos naturais, baseada na observação e na experimentação (CARVALHO, 2011)
Qual das alternativas abaixo reflete a relação entre filosofia e ciência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1071271 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

“Quando dizemos que o pensamento filosóficocientífico surge na Grécia no século VI a.C., caracterizando-o como uma forma específica de o homem tentar entender o mundo que o cerca, isto não quer dizer que anteriormente não houvesse também outras formas de se entender essa realidade. É precisamente a especificidade do pensamento filosófico-científico que tentaremos explicitar aqui, contrastando-o com o pensamento mítico que lhe antecede na cultura grega.”
(MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos à Wittgenstein. Rio de Janeiro, Zahar, 2007 )
Sobre as diferenças entre o pensamento mítico e o pensamento filosófico-científico, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1075160 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.

“[…] não exigirei que um sistema seja suscetível de ser dado como válido, de uma vez por todas em sentido positivo; exigirei, porém, que sua forma lógica seja tal que se torne possível validá-lo através de recurso a provas empíricas, em sentido negativo: deve ser possível refutar, pela experiência, um sistema científico empírico”.

Popper, A lógica da pesquisa científica.

O critério de demarcação da ciência na Filosofia de Popper pode ser compreendido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1075161 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.

[...] Reza a lenda que, ao avaliar a sua carreira científica, Isaac Newton teria dito certa vez: "Tenho a impressão de ter sido uma criança a brincar à beira-mar, divertindo-me a descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continuou misterioso diante dos meus olhos” [...].

Disponível em: <http://www.ccvalg.pt/astronomia/historia/isaac_newton.htm>. Acesso em: 10 fev. 2016. Fragmento.

Com base nesse texto, infere-se, da fala de Isaac Newton, que suas teorias científicas tiveram início com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1075176 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

Ao afirmar que “o mundo da experiência imediata precisa ser transformado para tornar-se o que ele é realmente”, essa linguagem filosófica pressupõe que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1071343 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

A correspondência entre a subjetividade cognitiva do intelecto humano e os fatos, eventos e seres da realidade objetiva é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1072155 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

De acordo com Aristóteles, teria sido Tales de Mileto (Séc VI A.C) a ideia de que o pensamento mítico mudou para o pensamento filosófico científico. Essa mudança é decorrente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q1071681 | Filosofia, O que É a Filosofia, Zona Urbana Rural, Prefeitura de Palmeirante TO, FUNATEC, 2023

A teoria do conhecimento, gnoseologia e epistemologia, são parte da Filosofia que investiga as relações entre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1069919 | Filosofia, O que É a Filosofia, Psicólogo, Prefeitura de Cajazeiras do Piauí PI, IVIN, 2025

Compreende-se que o conhecimento científico pode ser um dos domínios do conhecimento humano. Marque a alternativa que melhor contemple outros tipos de conhecimentos existentes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1075055 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IFB, IFB

Discutir as concepções diversas de Ciência é uma das atribuições do professor de filosofia. Entre estas concepções encontramos a de Imre Lakatos, que “desenvolveu sua descrição da ciência como uma tentativa de melhorar o falsificacionismo popperiano e superar as objeções a ele” (CHALMES, p. 113). Todas as proposições abaixo correspondem ao pensamento de Lakatos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1070752 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC MT, IBFC

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A apresentação expositora de um conteúdo filosófico objetivado em conhecimento suposto certamente corre o perigo de deixar de ser Filosofa para transverter-se em mero discurso de convencimento e arregimentação de quadrilha ou seita, caso houver esquecimento do método filosófico que se intenta exercitar. II. A própria apresentação expositora de um conteúdo pensado, portanto, pode e, quem sabe, deve ter a tranquilidade de um desenho público que em seu desenvolvimento transforma-se em filosofar no sentido de Kant. Apresentam-se os resultados da certeza provisória à qual se chegou com a possível descrição de dúvidas e dívidas em forma de recordação do que aconteceu pelo método ensaístico próprio do pensamento. III. O caminho de elucidação da relação entre a Filosofa e o ensino depende, de qualquer forma, do que se entende pelo próprio conceito de Filosofa, bem como de história da Filosofa, Filosofa da história, teoria do conhecimento, Filosofa da Linguagem, etc. o que é que une tudo isso? de que espécie de exercício se trata? Qual o método ou processo que deve ser instituído? IV. Sabe-se que é sempre perigoso decidir-se à definição apressada do que seja Filosofa depois de Sócrates, com o seu método de maiêutica, ter indicado ser quase impossível a separarão entre definição filosófica, pedagogia processual em que a mesma se dá e a simultânea instituição comprometida de formas de dizer e de ação. Mesmo assim, não há como fugir da raia e mostrar a que se veio no que se chama vida, em cujo cenário se está a compreender algo e a querer compreender as razões disso, o que, por sua vez, é um jeito típico de ser.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1073575 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

TEXTO I
“Nosso ensino de filosofia ignora, por exemplo, cosmovisões como o conceito de ‘Bem-Viver’ - sumak kawsay, que compreende uma concepção de vida de povos andinos e a sua relação com o meio ambiente como um todo. A cosmovisão desses povos originários tem sido usada para se contrapor ao modelo de desenvolvimento da sociedade ocidental, na qual o Brasil está inserido. Teríamos a possibilidade de praticar efetivamente a filosofia entendida como modo de vida e não apenas como acúmulo de repertório teórico, ainda que tal repertório seja importante”.
(GONTIJO, P. Posfácio: O ensino de filosofia no Brasil e alguns de seus desafios. Kalagatos Fortaleza, v. 18, n. 2, 2021, p. 247)

TEXTO II
“Nossa proposta é simples, incluir o pensamento indígena no roteiro curricular de filosofia no ensino médio. E, sobretudo, considerando a filosoficidade desse pensamento. Em outro registro, consideramos indispensável que, para cumprir as exigências legais de implementação de conteúdos obrigatórios de história e culturas indígenas, possamos trazer à baila a interrogação: existe uma produção filosófica indígena?”
(NOGUERA, R. Introdução à filosofia a partir da história e culturas dos povos indígenas. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, out 2015 - jan 2016, p. 400)

Considerando os textos acima e as implicações da Lei Nº 11.645/2008 para o ensino de filosofia, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A não presença dos pensamentos indígenas no currículo é uma expressão da colonialidade do saber filosófico.
( ) Incluir as cosmovisões indígenas no ensino de filosofia é uma forma de combater o racismo epistêmico.
( ) A filosoficidade dos pensamentos indígenas é atestada pela sua aderência à cultura ocidental.
( ) A incorporação das produções filosóficas indígenas ao ensino contribui para conceber a filosofia para além da produção de um discurso teórico sobre as coisas.
Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1071085 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

Texto associado.
Texto I

“(...) concebo umas particularidades referentes aos números, às figuras, aos movimentos e a outras coisas semelhantes, cuja verdade se revela com tanta evidência e se acorda tão bem com minha natureza que, quando começo a descobri-las, não me parece que aprendo algo de novo, mas, antes, que me recordo de algo que já sabia anteriormente, isto é, que percebo coisas que estavam já no meu espírito, embora eu ainda não tivesse voltado meu pensamento para elas.

E o que, aqui, estimo mais considerável é que eu encontro em mim uma infinidade de ideias de certas coisas que não podem ser consideradas um puro nada, embora talvez elas não tenham nenhuma existência fora do meu pensamento, e que não são fingidas por mim, conquanto esteja em minha liberdade pensá-las ou não pensá-las; mas elas possuem suas naturezas verdadeiras e imutáveis.”

(DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.98-97)

Texto II

“Consiste numa opinião estabelecida entre alguns homens que o entendimento comporta certos princípios inatos, certas noções primárias (...). Seria sufi ciente para convencer os leitores, sem preconceito da falsidade desta hipótese, se pudesse apenas mostrar como os homens, simplesmente pelo uso de suas faculdades naturais, podem adquirir todo conhecimento que possuem, sem ajuda de quaisquer impressões inatas, e podem alcançar a certeza, sem quaisquer destas noções ou princípios originais.”

(LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 2.ed. São Paulo: Brasil Cultural, 1978. p.145. (Coleção Os pensadores)
O conhecimento foi preocupação central na filosofi a de Immanuel Kant, de modo que ele assume como central a pergunta pela possibilidade do conhecimento, empreendendo uma crítica da própria razão. Discutindo o problema do conhecimento, Kant distingue formas básicas do ato de conhecer, delimita os tipos de juízos e institui o apriorismo, ao afirmar a existência de estruturas a priori que possibilitam a experiência e que determinam o entendimento.
No contexto de sua teoria do conhecimento, Kant afirma que um tipo de juízo é o mais importante para a ciência, pois é um juízo de ampliação, no qual o predicado acrescenta algo ao sujeito e é um juízo necessário e universal. Qual é esse tipo de juízo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1071431 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

Leia com atenção o texto a seguir:
Entre as teorias que tratam da verdade, há uma que que se distingue das demais porque define o conhecimento verdadeiro por um critério que não é teórico, e sim prático, e por isso é chamada de teoria .................... .
Para os seguidores dessa teoria, um conhecimento é verdadeiro por seus resultados e suas aplicações práticas, que se verifica pela .................... e pela experiência. A marca do verdadeiro é a verificabilidade dos resultados e a eficácia de sua aplicação.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1069386 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Abelardo Luz SC, Instituto Fênix, 2024

Qual é a relação entre as ideias de Pitágoras e o desenvolvimento da matemática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q1071691 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, Prefeitura de Gaspar SC, Prefeitura de Gaspar SC, 2021

O Renascimento e a filosofia renascentista tiveram contextos marcantes, como a descoberta das obras de Platão, até então desconhecidas na Idade Média. Sobre a filosofia neste período é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.