Questões de Concursos O que É a Filosofia

Resolva questões de O que É a Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q902566 | Filosofia, O que é a Filosofia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Leia o excerto a seguir e responda à questão:

“(...) a Filosofia não mais se apresenta como um corpo de saber e, assim, não se propaga da mesma forma como um saber se transmite; apenas por aquisição.”

Fonte: Favaretto (1995, In Arantes, P. E. et al. A Filosofia e seu ensino. São Paulo: EDUC, 1995. p. 78).


De acordo com a reflexão apresentada pelo autor na obra supracitada, qual é a principal característica da filosofia, na contemporaneidade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q902578 | Filosofia, O que é a Filosofia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Avalie o(s) enunciado(s) a seguir, de acordo com a obra de Engelmann; Engelmann e Corrêa (2023):



I. “A filosofia no Brasil começou a se desenvolver significativamente a partir do século XIX, com a influência do positivismo e do marxismo.”


II. “A escolástica teve pouca ou nenhuma influência no pensamento filosófico brasileiro.”


III. “A filosofia brasileira contemporânea busca integrar saberes locais e tradicionais com teorias filosóficas globais.”


IV. “O pensamento filosófico brasileiro foi fortemente influenciado pelas ideias europeias, especialmente durante o período colonial.”


V. “A filosofia no Brasil sempre foi independente das correntes filosóficas internacionais.”


VI. “A obra aborda a evolução do pensamento filosófico no Brasil desde as primeiras ideias que chegaram ao país.”


VII. “A filosofia como instrumento de crítica social e política no Brasil é destacada na obra.”



Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1070016 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Sobre a filosofia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1070048 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

O papel fundamental atribuído à linguagem na Teoria Filosófica de Ludwig Wittgenstein é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1070064 | Filosofia, O que É a Filosofia, HABF, INOVA Capixaba ES, IDCAP, 2024

Lucas pretende utilizar o método dialético em sua pesquisa, formulando uma tese, uma antítese e uma síntese acerca do tema de seu interesse. Acerca desse método, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1070332 | Filosofia, O que É a Filosofia, Psicólogo, Prefeitura de Várzea Alegre CE, CEV URCA, 2024

A fenomenologia é o estudo da consciência e dos objetos da consciência. Sobre a redução fenomenológica, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1072140 | Filosofia, O que É a Filosofia, Sociologia, UFF, COSEAC, 2023

A respeito do SENSO-COMUM, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q1072141 | Filosofia, O que É a Filosofia, Sociologia, UFF, COSEAC, 2023

Todas as afirmativas abaixo sobre o conhecimento CIENTÍFICO estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1069328 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Analise a seguinte afirmação do filósofo Merleau-Ponty: “nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo. O mundo já está constituído, mas também não está nunca completamente constituído”. Considerando o pensamento do filósofo e sua relação com demais pensadores sobre o tema da liberdade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Quando o pensador fala que “nascemos do mundo”, quer dizer que, desde cedo, existe um campo aberto de possibilidades à nossa disposição, que pode nos permitir sermos livres ou não. II. Podemos compreender que o filósofo está buscando explicar o significado e o conceito de liberdade com base em dois aspectos: o da construção e o da liberdade situada. Em ambos os aspectos, o mundo abre caminhos, mas também impõem limites para a vivência da liberdade. III. Pode-se compreender a nossa existência com base em dois fundamentos: que nunca há determinismo e que nunca há escolhas absolutas, “pois nunca somos consciência nua”, algo pronto, acabado, somos seres abertos a uma infinidade de possibilidades. IV. O pensador está concordando com o pensamento de Rousseau, que afirma: “o homem no seu estado natural não é livre”, porque já nasce pronto. Segundo o filósofo, o homem é “o lobo do próprio homem”. Para ambos os pensadores, é a sociedade que torna o homem livre bondoso e virtuoso. Em outras palavras, é a sociedade que constrói a essência humana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1071383 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

No seu primeiro dia de aula, o professor de Filosofia se deparou com a seguinte pergunta de um aluno: “por que estudar Filosofia? Filósofo é alguém louco, professor?”. Acrescentou outro aluno: “não gosto de Filosofia porque tira a fé da gente”! Para responder os questionamentos, considerando a definição, a função e a forma de considerar a disciplina de Filosofia, o professor fez as seguintes afirmações:
I. Prezados alunos! Quem nunca se perguntou um dia sobre a finitude da vida? II. Quem aqui já ouviu ou já fez uma crítica ao governo? Ou até mesmo uma autocrítica as suas atitudes e suas ideias? III. Quem já não teve dúvidas ou angústias ao tomar uma decisão ou pensar sobre algo da vida? IV. É natural ao ser humano ter certezas, dúvidas, viver e construir realidades. Portanto, alunos, a Filosofia não é apenas uma disciplina, ela é um olhar que o ser humano tem sobre a própria realidade, manifestando-se em forma de perguntas, dúvidas, certezas ou angústias.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1071384 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Considerando a possiblidade de aprender a Filosofia, pode-se afirmar que:
I. Toda aprendizagem pressupõem uma relação com o desconhecido. II. Como qualquer outra disciplina, a Filosofia utiliza um repertório conceitual. III. A análise e a interpretação de texto, o debate e a produção textual são caminhos explícitos de construção de conhecimento filosófico. IV. O conhecimento filosófico é diferente do senso comum, portanto, só é possível aprender Filosofia decorando os conceitos de formas sistemáticas etimológicas, obtendo e apreciando a história da Filosofia.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1069337 | Filosofia, O que É a Filosofia, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Quando Bertrand Russell diz que a filosofia visa a ampliação do “não-eu”, assinale a alternativa que apresenta o que ele quer dizer com esse conceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1071385 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Considerando o debate sobre conceitos e significados da Filosofia na visão da pensadora Marilena Chauí, pode-se afirmar que a Filosofia NÃO é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1071386 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

No debate sobre a teoria do conhecimento, existe um entendimento de que o conhecimento é a relação que se estabelece entre sujeito, consciência ou um ser conhecido. Nesse sentido, pode-se afirmar que o mito, o senso comum, as ciências e a própria Filosofia são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1072155 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

De acordo com Aristóteles, teria sido Tales de Mileto (Séc VI A.C) a ideia de que o pensamento mítico mudou para o pensamento filosófico científico. Essa mudança é decorrente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q1069346 | Filosofia, O que É a Filosofia, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

"Na situação contemporânea, talvez seja mais adequado se falar em ‘filosofias’, pois, face à sua dispersão, a Filosofia não mais se apresenta como um corpo de saber e, assim, não se propaga da mesma forma como um saber se transmite; isto é, apenas por aquisição. A atual disseminação da Filosofia - a mobilidade que muda de lugar o seu ‘assunto’ - ao mesmo tempo que indicia uma certa perda de vigor no ensino escolar garante a sua vigência como requisito indispensável para a articulação de teorias e estratégias culturais, políticas, científicas, pedagógicas e artística”.
(FAVARETO, Celso F. "Notas sobre ensino de Filosofia". In: ARANTES, Paulo Eduardo, et alii. A filosofia e seu ensino. São Paulo: EDUC, 1993, p. 77).
Com base na reflexão acima e suas possíveis consequências, analise as afirmativas abaixo.
I. O texto apresenta uma crise da Filosofia, porém, independente da perda de seu assunto instituído, provoca a sua valorização e o desenvolvimento de novos estilos de Filosofar. II. A escolha do programa, por ser este necessariamente aberto, pode ser desenvolvido por qualquer professor, desde que tenha um conhecimento panorâmico das “Histórias das Ideias” e das “Ciências Humanas”. III. O importante não é a discussão sobre opções de conteúdo: informações, rede conceitual, problemas, mas sim, o que possa garantir a entrada nos procedimentos filosóficos; isto é, à produção da familiaridade com um modo de linguagem que articula fabricação de conceitos, argumentação, sistematicidade e significação. IV. O importante para um programa de Filosofia é estabelecer recortes efetuados na tradição conhecida como História da Filosofia, no elenco das áreas filosóficas tradicionais e atuais.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1070373 | Filosofia, O que É a Filosofia, História, Prefeitura de Imaculada PB, EDUCA, 2023

Sobre a evolução do conhecimento humano, analise os itens a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1069351 | Filosofia, O que É a Filosofia, Física, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2023

Gaston Bachelard, filósofo francês do século XIX, dedicou-se à filosofia da descoberta científica. Para ele, o historiador da ciência deve considerar ideias como fatos, enquanto o epistemólogo deve encarar fatos como ideias em um sistema de pensamento. No ensino elementar, Bachelard (2002) destaca a importância de extrair o abstrato do concreto, utilizando experiências para ilustrar teorias. Ele alerta que fenômenos interessantes podem envolver afetividade, prejudicando a objetividade científica. A ciência busca delinear e ordenar fenômenos, encontrando um equilíbrio entre concreto e abstrato, matemática e experiência, leis e fatos. Para isso, Bachelard valoriza experiências que fogem do comum, levando a contradições e discussões que resultam na criação de leis. Para Bachelard, o espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q937004 | Filosofia, O que é a Filosofia, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

Não tinha outra filosofia. Nem eu. Não digo que a Universidade me não tivesse ensinado alguma; mas eu decorei-lhe só as fórmulas, o vocabulário, o esqueleto. Tratei-a como tratei o latim; embolsei três versos de Virgílio, dois de Horácio, uma dúzia de locuções morais e políticas, para as despesas da conversação. Tratei-os como tratei a história e a jurisprudência. Colhi de todas as cousas a fraseologia, a casca, a ornamentação.

ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

A descrição crítica do personagem de Machado de Assis assemelha-se às características dos sofistas, contestados pelos filósofos gregos da Antiguidade, porque se mostra alinhada à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1069363 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

As observações e os cálculos dos astrônomos ensinaram-nos muitas coisas admiráveis, mas o mais importante é, certamente, terem-nos descoberto o abismo da ignorância, que a razão humana, sem estes conhecimentos, nunca poderia imaginar tão profundo; a reflexão sobre esta ignorância deve produzir uma grande mudança na determinação das intenções finais do uso da nossa razão.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

No trecho acima, o filósofo Immanuel Kant reflete sobre os efeitos da moderna atividade científica na atividade filosófica. Para esse autor, a filosofia deveria ser revolucionada no sentido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.