Questões de Concursos O que é a Filosofia

Resolva questões de O que é a Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q1071348 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

Analise as afirmativas abaixo sobre a pedagogia kantiana.
1. Resultou das suas experiências como tutor doméstico de crianças e dos cursos ministrados em universidades.
2. Parte do princípio de que o ser humano precisa ser educado, pois somente se torna humano através da educação.
3. Os animais nascem com instinto, característica que os aproxima do caráter humano, pois, com a domesticação, assume atitudes que podem ser consideradas morais.
4. A educação deve impedir que a selvageria e a animalidade prejudiquem o caráter humano.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1075188 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

A contemplação, como apreciação estética de uma obra de arte, tem como objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q1069346 | Filosofia, O que É a Filosofia, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

"Na situação contemporânea, talvez seja mais adequado se falar em ‘filosofias’, pois, face à sua dispersão, a Filosofia não mais se apresenta como um corpo de saber e, assim, não se propaga da mesma forma como um saber se transmite; isto é, apenas por aquisição. A atual disseminação da Filosofia - a mobilidade que muda de lugar o seu ‘assunto’ - ao mesmo tempo que indicia uma certa perda de vigor no ensino escolar garante a sua vigência como requisito indispensável para a articulação de teorias e estratégias culturais, políticas, científicas, pedagógicas e artística”.
(FAVARETO, Celso F. "Notas sobre ensino de Filosofia". In: ARANTES, Paulo Eduardo, et alii. A filosofia e seu ensino. São Paulo: EDUC, 1993, p. 77).
Com base na reflexão acima e suas possíveis consequências, analise as afirmativas abaixo.
I. O texto apresenta uma crise da Filosofia, porém, independente da perda de seu assunto instituído, provoca a sua valorização e o desenvolvimento de novos estilos de Filosofar. II. A escolha do programa, por ser este necessariamente aberto, pode ser desenvolvido por qualquer professor, desde que tenha um conhecimento panorâmico das “Histórias das Ideias” e das “Ciências Humanas”. III. O importante não é a discussão sobre opções de conteúdo: informações, rede conceitual, problemas, mas sim, o que possa garantir a entrada nos procedimentos filosóficos; isto é, à produção da familiaridade com um modo de linguagem que articula fabricação de conceitos, argumentação, sistematicidade e significação. IV. O importante para um programa de Filosofia é estabelecer recortes efetuados na tradição conhecida como História da Filosofia, no elenco das áreas filosóficas tradicionais e atuais.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1069364 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

A técnica não é igual à essência da técnica. Quando procuramos a essência de uma árvore, temos de nos aperceber de que aquilo que rege toda árvore, como árvore, não é, em si mesmo, uma árvore que se pudesse encontrar entre as árvores.
HEIDEGGER, Martin. “A questão da técnica”. In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Editora Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.

Segundo Heidegger, a essência da técnica consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q1069378 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC MT, SELECON, 2023

Conhecimento é a relação que se estabelece entre um sujeito cognoscente e um objeto. Todo conhecimento manifesta-se por meio do pensamento. Pensar é articular signos, ou seja, é ligar as representações em cadeias (ARANHA, 1992, pág. 49). Assim, durante muito tempo, considerou-se que o pensamento só poderia ser efetivado por meio da linguagem verbal, justamente porque a linguagem verbal é um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q1069912 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Leia com atenção o texto a seguir.

Atribui-se ao filósofo grego ............................. a invenção da palavra filosofia. Ele teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se .......................... .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1070428 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Sobre a organização do saber filosófico na Antiguidade, Idade Média e Modernidade, analise as proposições:

I.A Antiguidade clássica estabelece o logos como método de investigação racional do cosmos, buscando princípios imanentes à physis, ao passo que a Idade Média reinscreve a razão na economia da fé, subordinando o saber filosófico à teologia.
II.A Filosofia moderna retoma os pressupostos da razão como autonomia e reconstrói o sujeito cognoscente como fundamento do saber, suprimindo qualquer tensão entre o conhecimento empírico e o transcendental.
III.A ruptura entre Filosofia e Teologia, característica da Modernidade, é tão absoluta que elimina qualquer vestígio de tradição metafísica nas correntes racionalistas e empiristas.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1071978 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Analise as asserções abaixo e assinale a que traz um conceito incorreto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1071237 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir: “Onde está a necessidade da filosofia? Está no fato de que ela, por meio da reflexão, permite que o homem tenha mais que uma dimensão, além daquela que é dada pelo agir imediato no qual o “homem prático” se encontra mergulhado. É ela que permite o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam. É ela que reúne o pensamento fragmentado da ciência e o reconstrói na sua unidade. É ela que retoma a ação pulverizada no tempo e procura compreendê-la” (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1986, p. 48, Adaptado).
Segundo o trecho acima, o pensamento filosófico é necessário aos seres humanos, porque desenvolve as capacidades de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1071750 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AM, FGV

A busca da felicidade é um tema recorrente nas tradições filosóficas bem como objeto de reflexão crítica em outros campos de conhecimento, como a ciência e a psicanálise.

Relacione os pensadores a seguir às respectivas concepções sobre a felicidade.

1. Sócrates

2. Espinosa

3. John Stuart Mill

4. Sigmund Freud

( ) Na vida é útil aperfeiçoarmos, tanto quanto pudermos, o intelecto ou a razão, e nisso consiste a suprema felicidade ou beatitude do homem.

( ) A busca da felicidade em suas mais variadas formas é explicável pelo princípio do prazer, mas a impossibilidade de sua conquista definitiva é igualmente justificável, dado o princípio de realidade.

( ) Não se pode fornecer nenhuma razão por que a felicidade geral é desejável, exceto a de que cada pessoa deseja sua própria felicidade, na medida em que crê poder alcançá-la.

( ) A presença, na alma, do bem que lhe é próprio, ou seja, a justiça ou ordem da alma, é causa imediata da felicidade.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1070227 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu interesse por definir em que consiste a reflexão filosófica, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, em sua obra Filosofando: introdução à filosofia, examinam a proposta do filósofo Demerval Saviani, que conceitua filosofia com uma “reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas apresentados pela realidade”.
Ao compartilhar com Saviani o atributo “radical”, Aranha e Martins concebem a reflexão filosófica como algo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1070746 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC MT, IBFC, 2017

Considere as seguintes afirmativas: I. É o arquiteto quem elabora o projeto do prédio escolar, prevendo a distribuição mais adequada de seus cômodos, seguindo certas proporções e princípios do design; e o engenheiro é quem prevê a justa disposição dos tijolos, cimento e outros materiais, para a realização da obra. II. O prédio escolar é feito de tijolos e cimento, tal como muitas outras construções assemelhadas que em nada diferem quanto a esta causa: causam o mesmo conforto térmico, acústico e outras propriedades desta natureza. III. O prédio escolar abrigará um certo número de crianças e adultos, aquelas na condição de educandos e os últimos como educadores, para realização de atividades previamente concebidas para o bem ensinar e aprender, bem como para o convívio, configurando assim seu ethos específico. IV. Cumpre ao mestre-de-obras e aos trabalhadores (pedreiros, encanadores, eletricistas etc) erguerem o prédio escolar, tendo em vista as orientações técnicas do engenheiro e do plano do arquiteto, guiados, entretanto, pela experiência acumulada em construções assemelhadas.
Assinale a alternativa em que as afirmativas encontram-se adequadamente relacionadas às quatro causas aristotélicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1070236 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote, em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, apresentam a seguinte consideração sobre os desafios do ensino de filosofia: “As pesquisas apontam que o ensino da Filosofia, especialmente no Ensino Médio, tem sido desafiador para a maioria dos professores que lecionam a disciplina […]. Os professores percebem as dificuldades atuais em garantir audiência, atenção e participação de adolescentes nas atividades”.

No texto, a causa da dificuldade mencionada para o ensino de filosofia consiste na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q1070752 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC MT, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A apresentação expositora de um conteúdo filosófico objetivado em conhecimento suposto certamente corre o perigo de deixar de ser Filosofa para transverter-se em mero discurso de convencimento e arregimentação de quadrilha ou seita, caso houver esquecimento do método filosófico que se intenta exercitar. II. A própria apresentação expositora de um conteúdo pensado, portanto, pode e, quem sabe, deve ter a tranquilidade de um desenho público que em seu desenvolvimento transforma-se em filosofar no sentido de Kant. Apresentam-se os resultados da certeza provisória à qual se chegou com a possível descrição de dúvidas e dívidas em forma de recordação do que aconteceu pelo método ensaístico próprio do pensamento. III. O caminho de elucidação da relação entre a Filosofa e o ensino depende, de qualquer forma, do que se entende pelo próprio conceito de Filosofa, bem como de história da Filosofa, Filosofa da história, teoria do conhecimento, Filosofa da Linguagem, etc. o que é que une tudo isso? de que espécie de exercício se trata? Qual o método ou processo que deve ser instituído? IV. Sabe-se que é sempre perigoso decidir-se à definição apressada do que seja Filosofa depois de Sócrates, com o seu método de maiêutica, ter indicado ser quase impossível a separarão entre definição filosófica, pedagogia processual em que a mesma se dá e a simultânea instituição comprometida de formas de dizer e de ação. Mesmo assim, não há como fugir da raia e mostrar a que se veio no que se chama vida, em cujo cenário se está a compreender algo e a querer compreender as razões disso, o que, por sua vez, é um jeito típico de ser.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1071270 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

A Filosofia faz parte de uma das áreas de ensino do conhecimento escolar e é um tipo de conhecimento que contribui para a formação no ensino médio e para o cumprimento de suas finalidades. Considerando o Art 35 da LDB, assinale a opção que NÃO corresponde a uma finalidade do ensino médio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q1073575 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

TEXTO I
“Nosso ensino de filosofia ignora, por exemplo, cosmovisões como o conceito de ‘Bem-Viver’ - sumak kawsay, que compreende uma concepção de vida de povos andinos e a sua relação com o meio ambiente como um todo. A cosmovisão desses povos originários tem sido usada para se contrapor ao modelo de desenvolvimento da sociedade ocidental, na qual o Brasil está inserido. Teríamos a possibilidade de praticar efetivamente a filosofia entendida como modo de vida e não apenas como acúmulo de repertório teórico, ainda que tal repertório seja importante”.
(GONTIJO, P. Posfácio: O ensino de filosofia no Brasil e alguns de seus desafios. Kalagatos Fortaleza, v. 18, n. 2, 2021, p. 247)

TEXTO II
“Nossa proposta é simples, incluir o pensamento indígena no roteiro curricular de filosofia no ensino médio. E, sobretudo, considerando a filosoficidade desse pensamento. Em outro registro, consideramos indispensável que, para cumprir as exigências legais de implementação de conteúdos obrigatórios de história e culturas indígenas, possamos trazer à baila a interrogação: existe uma produção filosófica indígena?”
(NOGUERA, R. Introdução à filosofia a partir da história e culturas dos povos indígenas. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, out 2015 - jan 2016, p. 400)

Considerando os textos acima e as implicações da Lei Nº 11.645/2008 para o ensino de filosofia, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A não presença dos pensamentos indígenas no currículo é uma expressão da colonialidade do saber filosófico.
( ) Incluir as cosmovisões indígenas no ensino de filosofia é uma forma de combater o racismo epistêmico.
( ) A filosoficidade dos pensamentos indígenas é atestada pela sua aderência à cultura ocidental.
( ) A incorporação das produções filosóficas indígenas ao ensino contribui para conceber a filosofia para além da produção de um discurso teórico sobre as coisas.
Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1069235 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, IBFC, 2023

O cultivo da Filosofia proporcionou um crescente desenvolvimento dos conhecimentos e acúmulo de informações gerando uma constante busca para a produção de conhecimentos verdadeiros. Assim, no século XVII surge um método científico baseado na experiência e cuja aplicação a cada objeto de estudo constitui uma ciência diferente: a física, a química, a biologia e a partir do século XIX, as chamadas ciências humanas e sociais: psicologia, sociologia e humanidades em geral, possui o seu próprio método, o qual depende do objeto de conhecimento.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1069238 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, IBFC, 2023

“A Filosofia, no espaço escolar, acompanhada de todo processo educativo desenvolvido na escola, não só é responsável por formar as novas gerações, mas também precisa oferecer aos novos cidadãos aquilo que a humanidade possui de melhor, e não o que nos envergonha como humanos. Uma sociedade ou um Estado que neguem a seus cidadãos as conquistas mais qualitativas da humanidade promovem a barbárie e contribuem para a animalização do ser humano, transformando-o em coisa, em objeto […]”. (GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2008, p. 144). Reflita sobre o texto acima e assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q1070273 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao refletir sobre os resultados de sua pesquisa, Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote, em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, destacam que: “O texto exposto se fundamentou […] na tentativa de aproximar a realidade cotidiana dos estudantes com o mundo da Filosofia. Pelos resultados alcançados […] percebe-se que essa possibilidade é premente e provocativa, necessitando, para tanto, que a reflexão filosófica não fique presa ao currículo […], o que pode ser facilitado com o uso dos elementos da Cultura Digital”.

No contexto da recomendação apresentada no excerto, os autores salientam que uma das funções do docente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1075154 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.


“De fato, deve haver alguma realidade natural (uma só ou mais de uma), da qual derivam todas as outras coisas, enquanto ela continua a existir sem mudança. Todavia, esses filósofos não são unânimes quanto ao número e à espécie desse princípio. Tales, iniciador desse tipo de filosofia, diz que o princípio é a água (por isso afirma também que a terra flutua sobre a água), certamente, tirando esta convicção da constatação de que o alimento de todas as coisas é úmido, e da constatação de que até o calor se gera do úmido e vive no úmido”.

Aristóteles, Metafísica.


Segundo o texto, Tales é o “iniciador desse tipo de filosofia”, pois ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.