Questões de Concursos O que é a Filosofia

Resolva questões de O que é a Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q1075144 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

O período de tempo que vai mais ou menos da data de publicação do De revolutionibus de Nicolau Copérnico, isto é, de 1543, à obra de Isaac Newton, Philosophia naturalis principia mathematica, publicada pela primeira vez em 1687, é comumente apontado hoje como o período da “revolução científica”. Trata-se de um poderoso movimento de ideias que adquiriu, no século XVII, as suas características determinantes na obra de Galileu, que encontra os seus filósofos — em aspectos diferentes — nas ideias de Bacon e Descartes e que depois iria encontrar a sua expressão, agora clássica, na imagem newtoniana do universo concebido como uma máquina, ou seja, como um relógio.

Giovanni Reale e Dario Antiseri. História da Filosofia: do humanismo a Kant. São Paulo: Paulus, 1990.

Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.

Em Newton, a metáfora do relógio pode ser justificada, em grande parte, por sua relação com o mecanicismo e pela busca de precisão no estudo da natureza e do próprio universo.

  1. ✂️
  2. ✂️

202Q1069264 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

Analise as afirmativas abaixo sobre a razão.
1. Faculdade humana que se manifesta na objetividade ordenada e regular da natureza física e na subjetividade do espírito humano.
2. Doutrina segundo a qual os valores morais não apresentam validade universal e absoluta, variando ao sabor das circunstâncias.
3. Pensamento ou inteligência voltados para a apreensão cognitiva da realidade.
4. Consciência de um determinado conteúdo ou objeto mental, próprio do pensamento humano.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q1075161 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.

[...] Reza a lenda que, ao avaliar a sua carreira científica, Isaac Newton teria dito certa vez: "Tenho a impressão de ter sido uma criança a brincar à beira-mar, divertindo-me a descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continuou misterioso diante dos meus olhos” [...].

Disponível em: <http://www.ccvalg.pt/astronomia/historia/isaac_newton.htm>. Acesso em: 10 fev. 2016. Fragmento.

Com base nesse texto, infere-se, da fala de Isaac Newton, que suas teorias científicas tiveram início com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1075170 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

Associe corretamente os significados característicos da filosofia com seus respectivos períodos históricos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Filosofia contemporânea

2. Filosofia moderna

3. Filosofia medieval

4. Filosofia antiga

Coluna II

( ) Confiança na independência da razão.

( ) Desconfiança do poder da razão.

( ) Analogia da razão à ordem cósmica.

( ) Subordinação da razão à teologia

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q1070820 | Filosofia, O que É a Filosofia, Câmara de Cacoal RO, IBADE, 2017

"Enquanto disciplina filosófica pode modificar, refinar ou aprimorar as regras morais enraizadas na sociedade através da avaliação que fez de princípios e valores morais até então estabelecidos". Tal conceito se refere à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q1075178 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

Considerando os princípios lógicos pré socráticos apresentados a seguir, relacione-os corretamente aos seus autores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. O ar

2. A terra, a água, o ar e o fogo

3. O indeterminado.

4. A água

Coluna II

( ) Anaxímenes

( ) Tales de Mileto

( ) Anaximandro

( ) Empédocles

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q1075187 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

No que diz respeito à relação entre filosofia e ciência, assinale a afirmação que invalida a tese da “neutralidade axiológica” do saber tecnológico e do saber científico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q1075040 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

A ciência é uma forma sistematicamente organizada do pensamento objetivo. Da magia — considerada um conjunto de práticas destinado a aproveitar os poderes sobrenaturais —, a ciência teria conservado uma aparência de mistério e gravidade ritual, traço que ainda hoje surpreende a maioria dos espíritos. Do feiticeiro ao cientista há apenas um pequeno passo, fácil de transpor, quando considerados os “milagres” da ciência moderna. Quanto mais escapam aos nossos sentidos as forças naturais das quais ela se aproveita (ondas hertzianas, eletricidade, emissões eletrônicas), mais parece ela realizar os sonhos dos mágicos. A ciência, entretanto, apenas poderá ser magia aos olhos de espectadores, pois é apenas se libertando da magia que a ciência propriamente dita pode desenvolver-se.

Gilles-Gaston Granger. Lógica e filosofia das ciências.

São Paulo: Melhoramentos, 1955, p. 75 (com adaptações)

Considerando o texto precedente e o cenário filosófico e científico modernos, julgue o item subsequente.
Na medida em que tanto o conhecimento científico quanto o conhecimento filosófico se interessam pela verdade, é correto afirmar que eles são idênticos.
  1. ✂️
  2. ✂️

209Q1070177 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conta a lenda que o primeiro filósofo, Tales de Mileto, se interessava pelo estudo das estrelas e que um dia, olhando para o céu, tropeçou numa pedra, caindo numa vala. Uma serviçal que o acompanhava exclamou: “Como pretendes, ó Tales, tu, que não consegues sequer ver o que está à tua frente, conhecer tudo sobre o céu?”. (Chaui, 2010)
Em uma perspectiva contemporânea, essa anedota poderia ser interpretada como uma concepção de filosofia que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q1073765 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“As indagações filosóficas se realizam de modo sistemático”, diz Marilena Chauí em seu livro Boas-vindas à filosofia.
No entendimento de Chauí, as indagações são sistemáticas, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q1075054 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IFB, IFB, 2017

A Filosofia da Ciência ajuda a discutir os fundamentos epistemológicos da educação. Um tema que não pode ficar fora desta discussão é o falsificacionismo. Popper afirma: “Eu posso, [...], admitir alegremente que falsicacionistas como eu preferem uma tentativa de resolver um problema interessante por uma conjectura audaciosa, mesmo (e especialmente) se ela logo se revela falsa, a alguma récita da sequência de truísmos irrelevantes” (POPPER apud CHALMERS, 1993, p 20). Para os falsificacionistas: I) O empreendimento da ciência consiste na proposição de hipóteses falsificáveis. II) As teorias que foram falsificadas devem ser inexoravelmente rejeitadas. III) Apenas aquelas teorias que podem se revelar verdadeiras ou provavelmente verdadeiras devem ser admitidas na ciência. IV) Aprendemos de nossos erros. A ciência progride por tentativa e erro. V) Especulações precipitadas devem ser encorajadas, desde que sejam falsificáveis e desde que sejam rejeitadas quando falsificadas. Estão CORRETAS apenas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q1071759 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC AM, FGV

No sentido mais amplo do progresso do pensamento, o esclarecimento tem perseguido sempre o objetivo de livrar os homens do medo e de investi-los na posição de senhores. Mas a terra totalmente esclarecida resplandece sob o signo de uma calamidade triunfal”.

(ADORNO, T. W. e HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985, p. 17.)

A Dialética do Esclarecimento se inicia com o trecho acima citado, fornecendo a chave geral de leitura desse ensaio: mostrar as duas faces do esclarecimento, ao mesmo tempo libertador e aprisionador.

Com relação à crítica de Adorno e Horkheimer ao esclarecimento, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O movimento das Luzes do século XVIII, contrariamente a seu esforço, não destruiu o mito, transformando o próprio esclarecimento em uma mistificação, pois usou as mesmas funções assertivas e controladoras que se dispôs a combater.

( ) O conhecimento científico, longe de emancipar a razão, aborda a realidade em perspectiva já limitada pelo jogo de interesses sociais e historicamente situados, o que explica que a crítica iluminista da razão é suscetível de se deixar instrumentalizar pelo interesse.

( ) A arte escapa à dominação social da natureza, pois é o único campo capaz de mostrar como se conquista a autonomia do sujeito, através da fruição estética, justificando, com isso, a distância ética e estética entre arte superior e cultura popular.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q1070754 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC MT, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Cada vez mais a sociedade humana depende do conhecimento formalizado em forma de ciência e tecnologia em todas as áreas: cultura, lazer, saúde, transportes, agropecuária, energia, arte, indústria bélica. A própria vida humana não depende de toda a produção científica já existente, tanto que a sua repentina inclusão significaria a morte de um número incalculável de pessoas. II. Por outro lado, a sua atual manutenção em processo de desenvolvimento crescente também representa a morte de milhares de seres humanos. Resultados desastrosos são visíveis nas patologias da natureza, vítima de exploração delirante da ação instrumental veiculada por conhecimentos científicos e tecnológicos esquecidos de sua origem, função e sentido; também na sociedade em termos de sofrimento incalculável por miséria, fome, injustiça doenças e desesperança; igualmente na loucura potencialmente assassina dos indivíduos alienados em desesperadas certezas em forma de reducionismos absolutizados. III. A teia invisível da compreensão por meio de conhecimentos formalizados é constantemente tecida pelo sistema educacional. Veneno ou remédio? Aprimora-se em velocidade de repasse legitimante do agenciamento da morte e da desgraça ou assume o combate à alienação feliz por inconsciência já nas suas próprias fileiras? A moralidade está sempre em execução prática em todas as áreas da atividade humana e diferenciadamente em todos os grupos e classes sociais. IV. Refletir sobre os fundamentos e valores do status quo instaura a atividade ética, hoje dificultada pela morosidade e desaceleração das informações por meio das inovações na técnica computacional. A possibilidade de informação de todos para todos favorece a participação reflexiva de cada um sobre os princípios, valores e critérios já em agenciamento efetivo na produção do real. Os supostos, as intenções e a função de todos os conhecimentos formalizados e atuantes operatoriamente na sociedade podem ser mais bem elucidados e avaliados.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q1075160 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.

“[…] não exigirei que um sistema seja suscetível de ser dado como válido, de uma vez por todas em sentido positivo; exigirei, porém, que sua forma lógica seja tal que se torne possível validá-lo através de recurso a provas empíricas, em sentido negativo: deve ser possível refutar, pela experiência, um sistema científico empírico”.

Popper, A lógica da pesquisa científica.

O critério de demarcação da ciência na Filosofia de Popper pode ser compreendido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q1077277 | Filosofia, O que É a Filosofia, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

O filósofo Thomas Kuhn afirma que uma teoria pode se tornar um modelo de conhecimento ou um paradigma científico. Para ele, o paradigma se torna o campo no qual uma ciência trabalha normalmente, sem crises. Em tempos normais, um cientista, diante de um fato ou de um fenômeno ainda não estudado, explica-o usando o modelo ou o paradigma científico existente. Em contraposição à ciência normal, ocorre a revolução científica. Uma revolução científica acontece quando o cientista descobre que o paradigma disponível não consegue explicar um fenômeno ou um fato novo, sendo necessário produzir um outro paradigma. CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011. Adaptado.
Com base no texto, assinale a afirmativa que descreve corretamente o desenvolvimento da ciência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q1071933 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No estudo das atitudes filosóficas, compreende-se que a filosofia não se resume a um conjunto de teorias, mas envolve uma postura crítica e reflexiva diante da realidade. Em relação às atitudes filosóficas, qual das alternativas a seguir melhor representa a forma como essa postura crítica pode ser aplicada à vida cotidiana em uma sociedade marcada pela diversidade cultural e pelos desafios éticos contemporâneos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q1074265 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marilena Chaui, na obra Boas-vindas à filosofia, argumenta que: “As indagações fundamentais da atitude filosófica e da reflexão filosófica não se realizam ao acaso, segundo preferências e opiniões de cada um de nós. A Filosofia não é um ‘eu acho que’ ou um ‘eu gosto de’. [...] As indagações filosóficas se realizam de modo sistemático”.
De acordo com Marilena Chaui, o modo sistemático da atividade filosófica diz respeito à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q1073761 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marilena Chauí, em seu livro Boas-vindas à filosofia, explica sobre a invenção da palavra “filosofia” a partir da história de Pitágoras nos Jogos Olímpicos. Pitágoras observou três tipos de pessoas: “as que iam para comerciar durante os jogos (…); as que iam para competir (…); e as que iam para assistir aos jogos e torneios”.
No contexto da explicação de Chauí, o filósofo é identificado por Pitágoras como aquele que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q1073773 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marilena Chauí, em Boas-vindas à filosofia, apresenta a noção de atividade filosófica como constituída de três tipos de atividades: análise, reflexão e crítica. Para a filósofa, “Essas três atividades (…) estão orientadas pela elaboração de ideias sistemáticas e demonstradas sobre a realidade e os seres humanos”.
Na caracterização de atividade filosófica, Chauí define “crítica” como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q1075057 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IFB, IFB, 2017

Conhecer as principais correntes da Filosofia da Ciência é algo essencial para quem pretende se especializar em uma forma de conhecimento. Assim sendo, numere as frases abaixo relacionando o número com os pensadores obedecendo a seguinte critério: I) Lakatos II) Popper III) Feyerabend IV) Kuhn V) Ravetz ( ) A ideia de que a ciência pode e deve ser governada de acordo com regras fixas e universais é simultaneamente não-realista e perniciosa. ( ) Eu posso [...] admitir alegremente que falsificacionistas como eu preferem uma tentativa de resolver um problema interessante por uma conjectura audaciosa. ( ) O núcleo irredutível de um programa é tornado infalsificável pela “decisão metodológica de seus protagonistas”. ( ) O conhecimento científico é realizado por um esforço social complexo, e é obtido do trabalho de muitos artífices em sua interação muito especial com o mundo da natureza. ( ) Substituiu o termo chave de sua teoria pelo termo “Matriz disciplinar” em sentido mais geral, e “exemplar” para tratá-lo em sentido mais restrito. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.