Questões de Concursos O que é a Filosofia

Resolva questões de O que é a Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1070855 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

À correspondência entre a subjetividade cognitiva do intelecto humano e os fatos, eventos e seres da realidade objetiva, dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1069363 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

As observações e os cálculos dos astrônomos ensinaram-nos muitas coisas admiráveis, mas o mais importante é, certamente, terem-nos descoberto o abismo da ignorância, que a razão humana, sem estes conhecimentos, nunca poderia imaginar tão profundo; a reflexão sobre esta ignorância deve produzir uma grande mudança na determinação das intenções finais do uso da nossa razão.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

No trecho acima, o filósofo Immanuel Kant reflete sobre os efeitos da moderna atividade científica na atividade filosófica. Para esse autor, a filosofia deveria ser revolucionada no sentido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1070413 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

A atitude filosófica, como discutida por autores como Chaui, Reale e nas produções acadêmicas contemporâneas, pode ser compreendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1070414 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Considere a seguinte proposição: "A história da filosofia pode ser compreendida como uma reconfiguração contínua das formas de pensar a realidade, o conhecimento e o próprio sujeito". Com base nessa afirmação e na tradição filosófica, identifique a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1070427 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os contextos históricos da Filosofia com suas respectivas transformações epistemológicas:

Primeira coluna: contexto histórico
1.Antiguidade Clássica.
2.Idade Média.
3.Renascimento.
4.Iluminismo.
5.Contemporaneidade.

Segunda coluna: transformação epistemológica
(__)Rearticulação do pensamento racional sob a égide da fé, com centralidade das doutrinas reveladas e da autoridade teológica.
(__)Fragmentação das grandes narrativas, pluralização dos discursos e problematização do sujeito enquanto categoria epistemológica estável.
(__)Busca por princípios cosmológicos universais e origens ontológicas a partir da natureza e da razão discursiva.
(__)Revalorização da autonomia do sujeito, ruptura com a autoridade da tradição e ênfase na razão crítica comocritério de legitimidade do saber.
(__)A ciência torna-se modelo de conhecimento válido, e o saber humanista se emancipa da tutela religiosa.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1070016 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Sobre a filosofia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1069871 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Analise os trechos a seguir, que apresentam reflexões sobre a relação entre pensamento empírico e pensamento filosófico:

A experiência sensorial é a base do conhecimento, mas apenas a filosofia pode transformar a percepção em compreensão universal.
O pensamento empírico observa e experimenta, enquanto o filosófico busca compreender as condições que tornam o conhecimento possível.
O empírico e o filosófico não são excludentes; o primeiro testa o real, e o segundo estrutura as teorias que nos ajudam a interpretá-lo.


Com base nos trechos apresentados, assinale a alternativa que melhor sintetiza a relação entre pensamento empírico e filosófico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1070398 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marilena Chauí, na obra Boas-vindas à filosofia, argumenta que: “A Filosofia nasceu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade [...], começaram a fazer perguntas e buscar respostas, demonstrando que [...] os acontecimentos naturais e as coisas da Natureza, os acontecimentos humanos e as ações dos seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana”.

Segundo Marilena Chauí, o espanto é motivador do surgimento da filosofia porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1070425 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Em Convite à Filosofia, Chaui (2000) aponta que "a filosofia nasce da recusa da aceitação imediata e da submissão aos poderes estabelecidos" (p. 29). A partir dessa proposição, assinale a alternativa que apresenta corretamente o mais rigoroso desdobramento conceitual dessa atitude filosófica perante as práticas humanas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1071277 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

“Ora, quem duvida e se admira julga ignorar: por isso, também quem ama os mitos é, de certa maneira filósofo, porque o mito resulta do maravilhoso. Pelo que, se foi para fugir à ignorância que filosofaram, claro está que procuraram a ciência pelo desejo de conhecer, e não em vista de qualquer utilidade.”
A filosofia, o desejo de conhecer, nasce no homem a partir de sua capacidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1070332 | Filosofia, O que É a Filosofia, Psicólogo, Prefeitura de Várzea Alegre CE, CEV URCA, 2024

A fenomenologia é o estudo da consciência e dos objetos da consciência. Sobre a redução fenomenológica, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1072155 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

De acordo com Aristóteles, teria sido Tales de Mileto (Séc VI A.C) a ideia de que o pensamento mítico mudou para o pensamento filosófico científico. Essa mudança é decorrente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1069351 | Filosofia, O que É a Filosofia, Física, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2023

Gaston Bachelard, filósofo francês do século XIX, dedicou-se à filosofia da descoberta científica. Para ele, o historiador da ciência deve considerar ideias como fatos, enquanto o epistemólogo deve encarar fatos como ideias em um sistema de pensamento. No ensino elementar, Bachelard (2002) destaca a importância de extrair o abstrato do concreto, utilizando experiências para ilustrar teorias. Ele alerta que fenômenos interessantes podem envolver afetividade, prejudicando a objetividade científica. A ciência busca delinear e ordenar fenômenos, encontrando um equilíbrio entre concreto e abstrato, matemática e experiência, leis e fatos. Para isso, Bachelard valoriza experiências que fogem do comum, levando a contradições e discussões que resultam na criação de leis. Para Bachelard, o espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1070401 | Filosofia, O que É a Filosofia, Agente Administrativo, Prefeitura de Medicilândia PA, Instituto Ágata, 2023

Texto associado.
A teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma área da filosofia voltada para a compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos. Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke.

Gnosiologia ou gnoseologia (do grego gnosis, "conhecimento", e logos, "discurso") está relacionada ao ato de conhecer, a partir da relação entre dois elementos: a) o SUJEITO - aquele que conhece (ser cognoscente) e o OBJETO - aquilo que pode ser conhecido (cognoscível). Partindo dessa relação, é possível conhecer algo e estabelecer formas distintas para o conhecimento, ou melhor, para a apreensão do objeto.

Formas de Conhecimento

Diversas são as possibilidades de compreender ou de explicar algum fenômeno. A própria Filosofia nasce da necessidade de buscar um modo diferente de compreender o mundo. As explicações dadas pelos mitos deixaram de ser suficientes e alguns homens buscaram uma forma mais segura e confiável, a Filosofia. Quando falamos sobre formas de conhecimento podemos falar de: mitologia, senso comum, filosofia, ciência e religião.

O saber filosófico se diferencia dos outros saberes por conta das especificidades de cada um deles. Por seu caráter lógico e racional, a filosofia afasta-se da mitologia e da religião por esses saberes estarem baseados na crença e não há provas ou demonstrações. Por seu caráter universal e sistemático, afasta-se do senso comum porque este trabalha baseado em experiências particulares. E, por não possuir um objeto de estudo específico como as ciências (por exemplo, a química, a física, a biologia, a sociologia, etc.), o saber filosófico possui uma forma específica em meio aos diversos tipos de conhecimento.

A filosofia se preocupa com a totalidade dos saberes e dentro desta totalidade está a teoria do conhecimento, chamada “Epistemologia”. Assim, a filosofia nasce do questionamento e da busca de uma forma lógico-racional para explicar a origem do mundo. Os primeiros filósofos questionaram as explicações fantasiosas dadas pelos mitos e buscaram alcançar um novo tipo de saber a partir de seu espírito crítico.

“De fato, os homens começaram a filosofar, agora como na origem, por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples; em seguida, progredindo pouco a pouco, chegaram a enfrentar problemas sempre maiores.” (Aristóteles). Da admiração que nasce, nas palavras de Pitágoras, o "amor pelo conhecimento" (philo + sophia). A atitude filosófica consiste em olhar para o que há de mais comum e habitual como se fosse algo inédito a ser descoberto.

Sócrates ganhou o título de "pai da filosofia", mesmo não sendo o primeiro filósofo. Sistematizou a atitude filosófica como a busca por um conhecimento válido, seguro e universal capaz de agir com uma base teórica para novos saberes e da consciência filosófica.

E foi seu discípulo Platão que, ao longo de sua obra, buscou definir dois tipos de saberes distintos: a doxa ("opinião") e a episteme ("conhecimento verdadeiro"). E, a partir daí, ao falarmos de conhecimento, estamos direcionados às questões gerais relativas ao conhecimento verdadeiro, o conhecimento científico, a Epistemologia.


(ADAPTADO. Teoria do Conhecimento (Gnosiologia) - Toda Matéria (todamateria.com.br)
Está(ão) ligado(s)/ligada(s) à Gnosiologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1070415 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Considere as afirmativas apresentadas a seguir relacionadas à origem e ao papel da filosofia no mundo grego e suas transformações posteriores. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A filosofia surge como um saber contemplativo e desinteressado, voltado à busca de causas primeiras e universais, distinguindo-se do conhecimento técnico por sua pretensão de necessidade lógica e não de utilidade.
(__)O pensamento filosófico conserva sua função crítica à medida que se organiza como metadiscurso capaz de questionar os próprios critérios de validação dos saberes sociais instituídos.
(__)A universalização do discurso filosófico, no mundo antigo, exclui a noção de conflito e historicidade, mantendo-se sempre alinhado a pressupostos eternos e imutáveis da razão.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1070416 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

A partir dos fundamentos expostos nas obras de introdução à Filosofia e nas abordagens sobre a atitude filosófica, avalie as assertivas a seguir:

I.A atitude filosófica se opõe à aceitação passiva da realidade imediata, exigindo um movimento racional de desautomatização dos hábitos e crenças cotidianos, ainda que se mantenha presa às categorias empíricas da experiência comum.
II.Assumir uma postura filosófica não implica rejeitar o saber popular ou religioso, mas sim submetê-los ao crivo da razão crítica, reconhecendo-lhes valor apenas sepuderem ser validados por critérios universais de justificação.
III.A atitude filosófica estabelece-se como experiência de estranhamento frente ao mundo vivido, revelando-se como ruptura com os modos habituais de pensar, mas não necessariamente com os conteúdos dessas formas de pensamento.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1071715 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

“Jean‐Paul Sartre é todavia o maior expoente do existencialismo. Define o homem como um ‘ser para a __________’, condenado a uma existência sem sentido. Define o existencialismo como um ‘humanismo’ no sentido que o homem é o único responsável pelo que fizer de si em sua existência empírica, na qual não pode escapar da realidade do fim.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q1069930 | Filosofia, O que É a Filosofia, Bambuí, IF MG, IF MG, 2024

Em geral, as disciplinas se definem por seus objetos de estudo. Com a Filosofia, porém é diferente, pois ela estuda de tudo: o ser, a humanidade, o pensamento, o universo, a morte e muito mais... Não existe nada no mundo – ou fora dele – que não possa ser objeto de indagação filosófica. A Filosofia assim, se caracteriza não pelo que estuda, mas como estuda. Trata-se de uma atividade em que a reflexão ocupa o primeiro plano. Esse caráter aberto da especulação filosófica aliado ao fato de que a Filosofia lida com as questões mais profundas da vida humana, questões para as quais não há respostas simples, permite-se pensar essa disciplina de muitas formas diferentes.

(Adaptado do Manual do Professor de: Vasconcelos, José Antônio. Reflexões: Filosofia e cotidiano – Ensino Médio, Volume único. São Paulo: Edições SM, 2016)

Pensando sobre o Ensino de Filosofia no Ensino Médio, julgue as afirmativas que se seguem em verdadeiras ou falsas, e assinale a alternativa correta:

I. A Filosofia aprendida na escola deve ser mais que um conjunto de informações necessárias para a aprovação no vestibular ou para um bom desempenho no ENEM, ela precisa contribuir de modo efetivo e duradouro para a formação geral dos estudantes.

II. No passado, geralmente a Filosofia era apresentada como um saber enciclopédico, uma disciplina na qual os estudantes tinham que aprender vários nomes – alguns bem difíceis – e relacioná-los a expressões enigmáticas e conceitos excessivamente abstratos, de pouca relevância para a vida cotidiana.

III. Não é possível combinar uma abordagem histórica e uma abordagem temática no ensino de Filosofia, pois é pelo estudo da tradição filosófica que os estudantes podem superar o senso comum em Filosofia.

IV. Adotar uma abordagem problematizadora no ensino de Filosofia é propiciar que o saber filosófico se construa a partir de vivências e conhecimentos cotidianos, não deixando que a reflexão perca de vista seus principais objetivos: formação ética, autonomia intelectual e pensamento crítico.

V. A Filosofia se expressa não só por meio de escritos filosóficos, mas também por textos literários, jurídicos, jornalísticos e outros. É importante desenvolver a capacidade de filosofar com base na leitura de documentos de natureza diversa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1069686 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

A relação entre filosofia e ciência remonta às origens do pensamento ocidental, quando os primeiros filósofos gregos, como Tales de Mileto e Anaximandro, começaram a formular teorias sobre a natureza e o universo. Para esses pensadores, a filosofia não se limitava à especulação abstrata, mas envolvia a busca por uma compreensão racional do mundo físico. Com o tempo, a filosofia se tornou o campo de estudo que examina os fundamentos do conhecimento, da realidade e da existência, enquanto a ciência evoluiu como uma abordagem sistemática para investigar fenômenos naturais, baseada na observação e na experimentação (CARVALHO, 2011)
Qual das alternativas abaixo reflete a relação entre filosofia e ciência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1070392 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua obra Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes argumenta que: “A filosofia analítica considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio da análise lógica da linguagem. Não se trata evidentemente do português, mas da linguagem como estrutura lógica subjacente a todas as formas de representação, linguísticas e mentais. A questão fundamental é como um juízo, algo que afirmo ou nego sobre a realidade, pode ter significado e como podemos estabelecer critérios de verdade e falsidade desses juízos”.
De acordo com Danilo Marcondes, a filosofia analítica atribui papel central à linguagem ordinária porque ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.