Questões de Concursos O que é a Filosofia

Resolva questões de O que é a Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1069884 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

O termo methodos é constituído de meta e hodos. Meta quer dizer “atrás”, “de acordo com”, “segundo”, e hodos é a trilha percorrida pelos homes, o caminho, a rota, a via. (Barbara Botter, História da filosofia antiga, p.8)

A partir do enunciado acima, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1069386 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Abelardo Luz SC, Instituto Fênix, 2024

Qual é a relação entre as ideias de Pitágoras e o desenvolvimento da matemática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1071691 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, Prefeitura de Gaspar SC, Prefeitura de Gaspar SC, 2021

O Renascimento e a filosofia renascentista tiveram contextos marcantes, como a descoberta das obras de Platão, até então desconhecidas na Idade Média. Sobre a filosofia neste período é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1071437 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

A cada época, as teorias científicas instituem métodos que se baseiam em hipóteses, leis, procedimentos e técnicas de pesquisa e de aplicação dos conhecimentos. Esses métodos definem as normas e regras do que deve ser pesquisado e conhecido [...]. Assim, em cada época de sua história, a razão cria modelos ou paradigmas explicativos para os fenômenos ou para os objetos do conhecimento, não havendo continuidade nem pontos comuns que permitam compará-los”. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014, p. 98. A perspectiva teórica acima está relacionada ao pensamento de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1071953 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Um grupo de estudantes discutia sobre as origens do pensamento científico e como ele se relacionava com as explicações naturais do mundo propostas pelos primeiros filósofos. Durante a conversa, um deles afirmou que Tales de Mileto acreditava que a água era o princípio originador de todas as coisas. Outro estudante mencionou que Anaxímenes também identificava um elemento natural como a origem de tudo, mas que esse elemento não era a água. Com base no pensamento dos pré-socráticos da Escola Jônica, identifique qual era o elemento proposto por Anaxímenes como princípio originador de todas as coisas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1069919 | Filosofia, O que É a Filosofia, Psicólogo, Prefeitura de Cajazeiras do Piauí PI, IVIN, 2025

Compreende-se que o conhecimento científico pode ser um dos domínios do conhecimento humano. Marque a alternativa que melhor contemple outros tipos de conhecimentos existentes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1069925 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

“A despeito de uma transformação histórica no âmbito de sua competência explicativa – em parte devida à sua enorme fertilidade em gerar novos saberes –, o pensamento filosófico resiste precisamente porque não abandona seu motivo originário”.
O trecho acima, retirado do documento Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), voltados às ciências humanas, destaca a presença contínua da busca inicial do saber filosófico que inspirou os gregos. De acordo com o referido documento, é correto afirmar que a Filosofia nasceu com a declarada intenção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1071983 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Sobre a teoria do conhecimento, observa-se que ela incorpora outras vertentes do conhecimento, destacadas abaixo. Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1071729 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Edmund Husserl buscou construir, por meio da fenomenologia, um entendimento sobre a intencionalidade do ser, afirmando que toda a consciência tende para algo. Não havendo, segundo ele, pura consciência como acreditavam os racionalistas. Considerando o pensamento husserliano, analise as afirmativas abaixo.

I - Partindo da redução fenomenológica Husserl identifica vários graus de depuração da consciência, o que exige a desconexão do que é estranho ao “eu”, inclusive a dimensão social dos “outros eus”.

II - Husserl orienta uma investigação fenomenológica que nega a subjetividade transcendental.

III - Segundo Husserl, todo o filósofo deve virar-se para si próprio, tentando derrubar todas as ciências até conseguir reconstruí-las.

IV - A epoché suspende todos os nossos valores, tendo em seu horizonte sempre a atitude espontânea das nossas vivências.

V - A aplicação da epoché é a negação da atitude natural, essa negação busca a reorientação do sentido de que a atitude natural é o ser absoluto.

Assinale a alternativa que contempla todas as afirmações corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1069715 | Filosofia, O que É a Filosofia, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Associe as correntes filosóficas da ciência com suas principais características ou ideias centrais:

Correntes Filosóficas:
1 - Positivismo
2 - Falsificacionismo de Popper
3 - Paradigmas de Kuhn
4 - Programas de Pesquisa de Lakatos

Características:
A. Desenvolvimento científico ocorre através de revoluções paradigmáticas, com períodos de ciência normal e ciência extraordinária.
B. Conhecimento científico progride pela eliminação de teorias que podem ser refutadas, a ciência que se baseia no método indutivo.
C. Esta corrente defende que o conhecimento científico pode explicar coisas práticas, como as leis da física, as relações sociais e a ética, Auguste Comte é o principal fundador.
D. Pesquisa científica evolui através de programas de investigação com núcleo central e cinturão protetor de hipóteses auxiliares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1070274 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No texto A tecnologia como problema filosófico: três enfoques, Alberto Cupani analisa o objeto de estudo da filosofia da tecnologia de Mario Bunge: “A tecnologia pode, assim, ser definida como: o campo de conhecimento relativo ao desenho de artefatos e à planificação da sua realização, operação, ajuste, manutenção e monitoramento à luz do conhecimento científico”.

Segundo o texto, a tecnologia pode ser caracterizada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1071085 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

Texto associado.
Texto I

“(...) concebo umas particularidades referentes aos números, às figuras, aos movimentos e a outras coisas semelhantes, cuja verdade se revela com tanta evidência e se acorda tão bem com minha natureza que, quando começo a descobri-las, não me parece que aprendo algo de novo, mas, antes, que me recordo de algo que já sabia anteriormente, isto é, que percebo coisas que estavam já no meu espírito, embora eu ainda não tivesse voltado meu pensamento para elas.

E o que, aqui, estimo mais considerável é que eu encontro em mim uma infinidade de ideias de certas coisas que não podem ser consideradas um puro nada, embora talvez elas não tenham nenhuma existência fora do meu pensamento, e que não são fingidas por mim, conquanto esteja em minha liberdade pensá-las ou não pensá-las; mas elas possuem suas naturezas verdadeiras e imutáveis.”

(DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.98-97)

Texto II

“Consiste numa opinião estabelecida entre alguns homens que o entendimento comporta certos princípios inatos, certas noções primárias (...). Seria sufi ciente para convencer os leitores, sem preconceito da falsidade desta hipótese, se pudesse apenas mostrar como os homens, simplesmente pelo uso de suas faculdades naturais, podem adquirir todo conhecimento que possuem, sem ajuda de quaisquer impressões inatas, e podem alcançar a certeza, sem quaisquer destas noções ou princípios originais.”

(LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 2.ed. São Paulo: Brasil Cultural, 1978. p.145. (Coleção Os pensadores)
O conhecimento foi preocupação central na filosofi a de Immanuel Kant, de modo que ele assume como central a pergunta pela possibilidade do conhecimento, empreendendo uma crítica da própria razão. Discutindo o problema do conhecimento, Kant distingue formas básicas do ato de conhecer, delimita os tipos de juízos e institui o apriorismo, ao afirmar a existência de estruturas a priori que possibilitam a experiência e que determinam o entendimento.
No contexto de sua teoria do conhecimento, Kant afirma que um tipo de juízo é o mais importante para a ciência, pois é um juízo de ampliação, no qual o predicado acrescenta algo ao sujeito e é um juízo necessário e universal. Qual é esse tipo de juízo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1071101 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às competências e habilidades do currículo do Distrito Federal para o componente curricular de filosofia no Ensino Médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio, julgue o item.

Enquanto aprendizes da filosofia, os estudantes devem saber articular e movimentar os conhecimentos e as hipóteses sobre o mundo e suas transformações por meio do próprio pensamento, identificando e formulando problemas.
  1. ✂️
  2. ✂️

74Q1069310 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Incapaz de contentar-se com as coisas transitórias desta vida, o ser humano se torna totalmente cético em relação a valores habituais que até então aceitara sem hesitação. No momento desse desespero divino, toma a decisão importante de descobrir e compreender o propósito da vida. É então que principia a verdadeira busca dos valores duradouros.

Maria L. S. Teles. Filosofia para o ensino médio.
Petrópolis – RJ: Vozes, 2010, p 17 (com adaptações).
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
O ato de filosofar é uma atividade essencialmente acadêmica, restando aos professores do ensino médio a atividade de suscitar nos estudantes dúvidas quanto à possibilidade de apreensão desse tipo de saber.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q1071384 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Considerando a possiblidade de aprender a Filosofia, pode-se afirmar que:
I. Toda aprendizagem pressupõem uma relação com o desconhecido. II. Como qualquer outra disciplina, a Filosofia utiliza um repertório conceitual. III. A análise e a interpretação de texto, o debate e a produção textual são caminhos explícitos de construção de conhecimento filosófico. IV. O conhecimento filosófico é diferente do senso comum, portanto, só é possível aprender Filosofia decorando os conceitos de formas sistemáticas etimológicas, obtendo e apreciando a história da Filosofia.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1069383 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Abelardo Luz SC, Instituto Fênix, 2024

Pode-se afirmar que a Filosofia contribui para a formação de cidadania no contexto educacional brasileiro ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1071690 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, Prefeitura de Gaspar SC, Prefeitura de Gaspar SC, 2021

A Filosofia nos diferentes períodos históricos (grega, medieval, moderna e contemporânea) estabeleceu uma relação distinta com a educação e a ciência. Sobre o assunto é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q1069389 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

“Não precisamos buscar na infinidade de conceitos de ‘filosofia’ – talvez um para cada autor de certa expressão, e que à vagueza das formulações acrescentam às vezes até posições contraditórias –, não precisamos procurar aí a incerteza e imprecisão que reinam e, sobretudo em nossos dias, no que concerne o objeto da especulação filosófica. Muito mais ilustrativa é a consulta aos textos filosóficos ou qualquer exposição ou análise do desenvolvimento histórico do assunto”. PRADO JUNIOR, Caio. O que é filosofia. São Paulo: Cultrix, 1981, p. 9. Considerando o trecho apresentado, a filosofia pode ser compreendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1070928 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, CONSESP, 2018

O conhecimento filosófico, caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrente às luzes da própria razão humana (MARCONI; LAKATOS, 2011), apresenta como características fundamentais: I. é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses que não poderão ser submetidas à observação. II. é não verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados. III. é racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. IV. é falível e não exato, já que, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer na definição do instrumento capaz de apreender a realidade, seus postulados, assim como suas hipóteses, são submetidos ao decisivo teste da experimentação. Estão corretos os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q1069653 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF ES, IF ES, 2024

Avalie o(s) enunciado(s) a seguir, de acordo Chauí (2019):

I. A filosofia busca compreender a realidade por meio da criação de conceitos e teorias.
II. A filosofia não é uma ciência exata, pois não se baseia em experimentos empíricos.
III. A filosofia se preocupa com questões éticas, políticas e estéticas.
IV. A filosofia não rejeita a reflexão crítica sobre a sociedade, ainda que esta seja, mais apropriadamente, o objeto da Sociologia.
V. A filosofia é uma atividade que envolve a reflexão sobre a existência humana e o conhecimento.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.