Início

Questões de Concursos Oncologia

Resolva questões de Oncologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1005663 | Medicina, Oncologia, Pneumologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 77 anos, relata tosse há 6 meses com expectoração branca e piora da dispneia que, no momento, ocorre aos pequenos esforços. Nega febre. Refere emagrecimento de 3kg nesse período, perda do apetite e dor em região costal E. Ex-tabagista há 10 anos. CT 50 anos-maço. Trouxe TC de tórax, que evidenciou: enfisema parasseptal e centrolobular difuso mais extenso em lobos superiores. Havia também uma opacidade de contorno irregular medindo 3,1 x 3,0 x 3,5 cm, localizada em língula com extensão pleural. Nódulo subpleural em LID de contorno lobulado de 8,0 mm. Linfonodos mais evidentes que o habitual no mediastino de 7,0 mm, situados no espaço pré-vascular. A parede torácica apresentava irregularidade da cortical no 4º e 5º arcos costais à esquerda. Em uma segunda consulta, trouxe o resultado do exame de função pulmonar com estudo da difusão de monóxido de carbono (DLCO). Esse exame mostrava distúrbio ventilatório obstrutivo evidenciado pela redução VEF1/CVF (50% do previsto) pós BD e VEF1 de 48%, com CVF normal. Prova broncodilatadora negativa. A difusão de CO estava acentuadamente reduzida (DLCO hb) = 19% do previsto; o KCO (Hb) muito baixo (24% do previsto) sugere redução do leito capilar pulmonar por enfisema pulmonar extenso. O VA normal, a despeito da obstrução de vias aéreas, sugere presença de hiperinsuflação pulmonar. Para a lingulectomia (ressecção de 2 dos 19 segmentos pulmonares) VEF1 ppo = 0,84L (45% do previsto) e DLCO (Hb)ppo = 2,54 ml/min/mmHg (16% do previsto). Realizou biópsia por punção transtorácica na língula e o histopatológico revelou carcinoma de pulmão não pequenas células (invasivo) moderadamente diferenciado.

Considerando o caso clínico acima, o planejamento terapêutico mais adequado para essa paciente é realizar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1006341 | Medicina, Oncologia, Radioterapia, EBSERH, VUNESP, 2020

Segundo o INCA, sobre os diferentes tipos de câncer de pele, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q998086 | Medicina, Oncologia, Endoscopia Ginecológica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 63 anos, portadora de hipertensão arterial crônica e diabetes melito tipo 2 bem controladas, após apresentar episódios de sangramento vaginal, realizou uma histeroscopia, que evidenciou uma lesão de aspecto cerebroide, friável, cuja biópsia diagnosticou carcinoma seroso. Ao exame especular, não são identificadas lesões aparentes em colo ou vaginal. A ressonância magnética sugere que a lesão está confinada ao útero, com menos de 50% de invasão endometrial, sem sinais de linfonodomegalias aparentes.

Tendo em vista o caso clínico acima, a abordagem mais indicada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q998479 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 50 anos, submetida a colecistectomia devido a colelitíase, apresenta, no laudo histopatológico, neoplasia de vesícula (T1b), com invasão perineural e microvascular, sem imagens sugestivas de metástase aos exames complementares.
A conduta mais adequada nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1005694 | Medicina, Oncologia, Nutrição Parenteral e Enteral, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 52 anos queixa-se de plenitude pós-prandial e inapetência associadas a epigastralgia há 3 meses, refratária ao uso de inibidores de bomba de prótons. Na endoscopia, observa-se uma lesão em fundo gástrico de aproximadamente 6 cm, sem expressão mucosa. A tomografia demostra que a lesão é exofítica e confinada à parede gástrica, sem invasão de órgãos adjacentes. Com base na principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q992178 | Medicina, Oncologia, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Acerca da epidemiologia do câncer de pulmão no Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1005630 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Instituído pela Lei nº 11.650/2008, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil tornou-se um marco na discussão e reflexão sobre as ações para o combate ao câncer infantil no Brasil.
Nesse contexto, a neoplasia maligna mais comum na infância e que requer atenção especial e ações do âmbito de saúde pública é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1007170 | Medicina, Oncologia, Patologia, EBSERH, IBFC, 2022

O Tumor muscular liso de potencial maligno incerto do corpo uterino é uma categoria heterogênea. Em relação a esta entidade patológica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1051478 | Medicina, Oncologia, Área Radioterapia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Câncer é o nome de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Os tipos de câncer correspondem aos tipos de células do corpo. Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


O câncer anal é raro e representa de 1% a 2% de todos os tumores do cólon e de 2% a 4% de todos os tipos de câncer que acometem o intestino grosso. Os tumores que surgem no canal do ânus são mais frequentes entre os homens, ao passo que os que surgem nas bordas do ânus são mais comuns na mulher.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q1007902 | Medicina, Oncologia, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A síndrome de ovários policísticos (SOP) é a endocrinopatia mais comum entre mulheres em idade fértil. Caracteriza-se por alterações hiperandrogênicas e reprodutivas. Sua etiologia envolve predisposição genética e fatores ambientais.

A neoplasia mais prevalente nas mulheres com SOP é o câncer de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1001023 | Medicina, Oncologia, Grupo Medicina de Emergência, EBSERH, FGV, 2025

Homem, 72 anos, portador de sarcoma de coxa direita localmente invasivo, dá entrada no pronto-socorro com queixa de dor intensa em agulhada e em choque na topografia da lesão, e que irradia para todo o membro inferior direito.
Entre as alternativas de tratamento a seguir, assinale aquela que não tem ação farmacológica para esse subtipo de dor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1051469 | Medicina, Oncologia, Área Radioterapia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O INCA registra, a cada ano, cerca de cento e oitenta mil novos casos de câncer de pele, que responde por 33% de todos os diagnósticos dessa doença no Brasil. A propósito desse assunto, julgue o item subsecutivo.
O carcinoma espinocelular, que se caracteriza por uma evolução rápida e alto poder invasivo e metastático, é uma neoplasia das células espinhosas da epiderme e é também denominado carcinoma epidermoide ou carcinoma escamoso.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q1068804 | Medicina, Oncologia, Especialidade Proctologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente do sexo feminino, 62 anos, previamente hígida, apresenta quadro progressivo de distensão abdominal, perda de apetite e episódios de náuseas há 2 semanas. Ao exame físico, apresenta ascite moderada, ruídos hidroaéreos aumentados e timpanismo em flancos. A tomografia de abdome revela dilatação de alças delgadas, presença de líquido livre, espessamento peritoneal com implantes nodulares e omento com aspecto de “bolo omental”. A paciente não tem histórico oncológico conhecido e está em investigação diagnóstica.


A respeito do caso apresentado, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1005617 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Um homem cisgênero de 60 anos comparece ao consultório com diagnóstico de câncer de mama na mama direita.
A biópsia de fragmento evidencia carcinoma invasivo da mama tipo não especial. Receptores de estrogênio e progesterona positivos em 100%, Allred 8 em ambos. HER2/Neu 0. Ki-67: 10%. Ao exame físico: nódulo retroareolar à direita de 2,5 cm, ocupando a região retroareolar à direita, sem infiltração de pele. Mama esquerda sem nódulos. Axilas, fossas supraclaviculares e infraclaviculares sem linfonodos alterados.
Na condução desse caso, deve-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1005619 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente cisgênero de 60 anos refere que há 3 meses notou nódulo de crescimento rápido em sua mama esquerda, em quadrante superolateral. Traz mamografia digital e ultrassonografia de mamas realizadas 7 dias antes da consulta. A mamografia identifica nódulo de 15 centímetros em quadrante superolateral de mama esquerda, de limites mal definidos. A ultrassonografia de mamas e axilas corrobora nódulo hipoecoico, de limites mal definidos e contornos mal delimitados; acrescenta que, dentro do nódulo, há áreas anecoicas de permeio.
Ao exame físico: mamas de médio volume, nódulo firme de 17 centímetros palpável em quadrante superolateral de mama esquerda mergulhando sob a aréola por 3 cm, pouco móvel, com abaulamento local presente. Axilas sem linfonodos alterados. Mama esquerda sem alterações ao exame físico.
O diagnóstico de biópsia de fragmento da lesão foi sarcoma de mama indiferenciado. O rastreamento de implantes a distância solicitado foi negativo
Neste caso, o tratamento cirúrgico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1005836 | Medicina, Oncologia, Urologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 64 anos apresenta uma massa abdominal palpável, perda de peso não intencional e desconforto abdominal vago que persiste há alguns meses. A tomografia computadorizada do abdômen revela uma grande massa retroperitoneal.
Diante desse quadro, a combinação mais apropriada de diagnóstico e tratamento para esse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1009678 | Medicina, Oncologia, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um jovem de 14 anos apresenta-se no consultório com queixa de dor no joelho esquerdo há cerca de três meses. Ele refere que a dor piora à noite e não alivia com analgésicos comuns. Além disso, ele nota um leve inchaço no local e dificuldade para caminhar. Não há história de trauma. O exame físico revela uma sensibilidade localizada sobre a metáfise distal do fêmur esquerdo com leve edema, mas sem sinais de infecção. Uma radiografia do joelho esquerdo mostra uma lesão lítica na metáfise distal do fêmur com elevação do periósteo, conhecida como reação em "casca de cebola".

Essas características são próprias do:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1005631 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 49 anos, com diagnóstico de carcinoma pancreático avançado, relata fadiga severa e dispneia aos leves esforços, com piora do quadro após algumas sessões de quimioterapia. O exame laboratorial revelou hemoglobina de 7,9 g/dL, ferritina de 110ng/ml e saturação de transferrina de 11%.
Considerando o entendimento atual sobre a etiologia da anemia relacionada ao câncer, a explicação que melhor descreve a fisiopatologia para a anemia no contexto da paciente apresentada é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q998477 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 24 anos, nuligesta e com desejo de engravidar, foi submetida a uma anexectomia unilateral por cisto ovariano. Contudo, o exame histopatológico evidenciou cistoadenocarcinoma seroso.
A conduta mais adequada para essa paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q998735 | Medicina, Oncologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, FGV, 2024

O conhecimento da biologia molecular tumoral tem trazido diversos avanços diagnósticos e terapêuticos em oncologia. Sobre a biologia do câncer colorretal, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.