Início

Questões de Concursos Oncologia

Resolva questões de Oncologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1005846 | Medicina, Oncologia, Urologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 60 anos, portador de cirrose hepática por vírus C (Child B), evoluiu com nódulo de 2,5 cm em segmento V do fígado e outro de 2 cm em segmento II, ambos com características radiológicas de hepatocarcinoma.
A alfa-fetoproteína sérica estava em 840 ng/mL. A melhor terapêutica nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1024796 | Medicina, Oncologia, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 55 anos, recentemente tratada para câncer de mama, experimenta fadiga significativa e perda de força muscular como efeitos colaterais da quimioterapia. A equipe de oncologia recomenda iniciar um programa de reabilitação para ajudar a recuperar sua condição física e melhorar a qualidade de vida.
A intervenção mais apropriada para integrar o plano de tratamento dessa paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q998473 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 57 anos, recuperando-se de infarto agudo do miocárdio e da revascularização deste com dois stents farmacológicos, encontra-se agora em uso de dupla antiagregação plaquetária pelos próximos 6 meses. Descobriu, durante a investigação do infarto, um nódulo tireoidiano em ⅓ superior de lobo direito, isoecoico, regular, altamente vascularizado, com margens regulares, mais largo do que alto, medindo 2,2x1,8x3 cm. Seu TSH é 0,8 (N 0,40 a 5,8 µUI/ml). Foi solicitada a citologia do nódulo, que resultou em Bethesda IV (neoplasia folicular).
Nesse cenário, os resultados que indicariam baixo risco de malignidade e permitiriam, com isso, evitar uma cirurgia nesse momento são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1051476 | Medicina, Oncologia, Área Radioterapia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Câncer é o nome de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Os tipos de câncer correspondem aos tipos de células do corpo. Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
Para o tumor de próstata localizado, a cirurgia, a radioterapia e, até mesmo, a observação vigilante podem ser oferecidos. No caso de tumor localmente avançado, a radioterapia ou a cirurgia, combinada com o tratamento hormonal, têm sido utilizados. Para o tumor metastático, o tratamento de eleição tem sido a terapia hormonal.
  1. ✂️
  2. ✂️

85Q990093 | Medicina, Oncologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

O câncer de ovário é frequentemente diagnosticado em estágios avançados devido à falta de sintomas específicos nos estágios iniciais. A ultrassonografia transvaginal é a técnica de escolha para a avaliação das massas ovarianas.
As características ultrassonográficas sugestivas de malignidade NÃO incluem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1068968 | Medicina, Oncologia, Especialidade Cancerologia Oncologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Os sarcomas de partes moles constituem um grupo heterogêneo de doenças de origem mesenquimal.

Em relação a seu tratamento, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1067249 | Medicina, Oncologia, Medicina da Família Saúde da Família, EsFCEx, VUNESP, 2023

Mulher de 56 anos com histórico de câncer de mama tratado com mastectomia seguida de inibidor de aromatase (anastrozol). Os exames complementares, incluindo hemograma completo, função renal, perfil ósseo, níveis de 25-hidroxivitamina D e teste de função tireoidiana, estão dentro da faixa normal. A densitometria óssea evidencia escore T de – 2,8 no colo do fêmur.

A abordagem mais apropriada no tratamento dessa paciente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q998712 | Medicina, Oncologia, Cirurgia Plástica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 59 anos apresenta fadiga progressiva, anemia ferropriva e perda de peso não intencional. Uma colonoscopia revelou uma lesão no cólon ascendente macroscopicamente compatível com tumor maligno.

Assim, a combinação correta de sintomas, métodos de diagnóstico e opções de tratamento para esse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q990103 | Medicina, Oncologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Na avaliação ultrassonográfica de nódulos tireoidianos, a combinação de várias características pode ajudar a diferenciar entre nódulos benignos e malignos.
Considerando as nuances na interpretação de diferentes padrões ultrassonográficos, qual das seguintes combinações de características é mais indicativa de malignidade em um nódulo tireoidiano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1068969 | Medicina, Oncologia, Especialidade Cancerologia Oncologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Para o estadiamento do linfoma não Hodgkin, pelo sistema Ann Arbor, são levados em consideração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1005790 | Medicina, Oncologia, Cirurgia Plástica, EBSERH, FGV, 2024

O conhecimento da biologia molecular tumoral tem trazido diversos avanços diagnósticos e terapêuticos em oncologia. Sobre a biologia do câncer colorretal, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1005791 | Medicina, Oncologia, Cirurgia Plástica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 62 anos, queixando-se de dor em andar superior do abdômen, realizou tomografia com contraste que mostrou lesão de 3 cm entre o corpo e a cabeça do pâncreas, com envolvimento de segmento (1 cm) da veia mesentérica superior (90° anterolateral). O exame não mostrou metástases nodais e à distância. Foi realizada ultrassonografia endoscópica com punção da lesão pancreática via transgástrica, cuja citologia foi de adenocarcinoma ductal, com presença de células em “anel de sinete”.

A próxima conduta nesse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1049702 | Medicina, Oncologia, Cirurgia Oncológica, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 47 anos apresenta tosse persistente e hemoptise há 30 dias. Tomografia computadorizada de tórax: massa de 3 cm no lobo superior direito do pulmão. Biópsia por agulha fina guiada por ultrassom da lesão pulmonar: adenocarcinoma pulmonar. Cintilografia óssea: sem evidências de metástases ósseas. Com base nos achados clínicos e de imagem, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais apropriada neste momento para o manejo mais adequado desta paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q991081 | Medicina, Oncologia, Médico Plantonista Pediatra, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Sobre as neoplasias, assinale as afirmativas corretas:


Ⅰ- Os tumores encefálicos podem apresentar-se de diferentes formas nas crianças, sendo as de sistema nervoso central o segundo tipo de câncer mais comum na população pediátrica.


Ⅱ- O paciente pediátrico com câncer pode apresentar limitações funcionais, redução da força muscular, atraso no desenvolvimento e falta de condicionamento físico.


Ⅲ- Quando diagnosticadas precocemente, a depender da gravidade, as neoplasias malignas do encéfalo apresentam maiores chances de cura em crianças, contribuindo para melhor qualidade de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1001068 | Medicina, Oncologia, Grupo Pediatria, EBSERH, FGV, 2025

No caso confirmado de sarampo há três dias, que possui um contactante intradomiciliar de dois anos de idade que está imunossuprimido em decorrência de leucemia, a medida preventiva correta a ser tomada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1024917 | Medicina, Oncologia, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 54 anos foi internada por tosse, desconforto e aumento do volume abdominal. Está em acompanhamento conjunto com a equipe de cuidados paliativos realizados paracentese de surto devido à ascite. É portadora de câncer de ovário com metástases para peritônio. Após a realização de tomografia de tórax e abdômen com contraste para avaliar trombose de veias abdominais, observou-se trombo em tronco da artéria pulmonar esquerda de aspecto recente. A equipe médica não teve dúvidas sobre a melhor condução do caso, após análise do exame laboratorial: anemia: Hb 8,5 g/dl, leucócitos e coagulograma normais, plaquetas: 85 mil e função renal normal. Um paciente estava estável e era eutrófico, não tendo histórico de sangramento recente.
Pronto, a equipe fez:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1007890 | Medicina, Oncologia, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Paciente feminina de 52 anos apresenta nodulação endurecida palpável na mama D que tem aumentado de tamanho progressivamente nos últimos meses, com descarga papilar sanguinolenta na mesma mama e presença de linfadenopatia axilar.

Realizada investigação, foi diagnosticado tumor de 1,8 cm (na sua maior dimensão); metástase em linfonodo axilar homolateral, nível II, móvel; e ausência de metástase à distância. O estadiamento da lesão acima descrita é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1005596 | Medicina, Oncologia, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança de 3 anos, do sexo masculino, apresenta distensão abdominal e anorexia. Ao exame físico, foi observada uma volumosa formação expansiva palpável e indolor. Alfafetoproteína mostrou-se ser o único exame laboratorial alterado. Uma tomografia computadorizada de abdômen sem contraste revelou massa hipodensa, heterogênea, bem definida, associada a calcificações.
Com base nos dados do caso clínico, é provável que essa massa seja um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q961091 | Medicina, Oncologia, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Certa paciente apresentou exame colpocitológico alterado e em sua investigação posterior foi diagnosticado carcinoma epidermoide de colo uterino. No estadiamento clínico detectou-se um tumor de colo de 4 cm, exofítico, que acometia, também, o terço superior da vagina. Ao toque retal: paramétrios acometidos.” De acordo com o estágio atual da doença desta paciente, qual é a melhor forma de tratamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q1051471 | Medicina, Oncologia, Área Radioterapia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O INCA registra, a cada ano, cerca de cento e oitenta mil novos casos de câncer de pele, que responde por 33% de todos os diagnósticos dessa doença no Brasil. A propósito desse assunto, julgue o item subsecutivo.


O carcinoma espinocelular é duplamente mais frequente em pessoas do sexo masculino do que nas do feminino.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.