Início

Questões de Concursos Orçamentos

Resolva questões de Orçamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q440926 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Nos termos da Constituição Federal de 1988, o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais serão estabelecidos por Leis de iniciativa do(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

602Q444009 | Direito Constitucional, Orçamentos, Agente Administrativo, Prefeitura de Vilhena Rondônia RO, IDECAN

“De acordo com o princípio da ________________, o orçamento deve conter todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei e todas as despesas. A exigência desse princípio está estabelecida no art. 165, §5º, da CRFB/88 com a Lei nº 4.320/1964.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q424817 | Direito Constitucional, Orçamentos

O Plano Plurianual de Investimento (PPA), previsto na Constituição Federal de 1988, estabelece as:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q448138 | Direito Constitucional, Orçamentos, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV

?Art. 48. Fica limitado em 5% (cinco por cento) da Receita Corrente líquida do ano imediatamente anterior o impacto financeiro da concessão de novos programas de benefícios fiscais que forem instituídos ?.

De acordo com as disposições legais e constitucionais quanto ao conteúdo dos instrumentos de planejamento, a determinação contida no texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q425360 | Direito Constitucional, Orçamentos

As receitas públicas, do ponto de vista orçamentário, podem ser classificadas como receitas orçamentárias e extraorçamentárias. Assinale a opção correspondente a receitas extraorçamentárias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q429268 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

De acordo com o parágrafo 2o do Artigo 165 da CF de 1988, a Lei de Diretrizes Orçamentárias é uma lei

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q447962 | Direito Constitucional, Orçamentos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que tange às disposições constitucionais a respeito das finanças públicas, ao conceito e às espécies de orçamento público, aos princípios orçamentários, às normas gerais de direito financeiro (Lei n.º 4.320/1964) e à fiscalização e ao controle interno e externo dos orçamentos, julgue os itens a seguir. As emendas ao projeto de lei de orçamento anual devem necessariamente indicar os recursos necessários para a sua execução, podendo ser utilizado como fonte de recursos o superávit financeiro do exercício financeiro anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️

608Q425997 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Relativamente aos princípios e conteúdos orçamentários previstos na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional, julgue os itens a seguir.

No orçamento fiscal, encontram-se todas as dotações da administração direta do poder público.

  1. ✂️
  2. ✂️

610Q442907 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista Judiciário, TRT 12a, FCC

A Lei de Diretrizes Orçamentárias, nos termos do que prevê o § 2º do art. 165 da Constituição Federal brasileira,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q447019 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico Municipal de Controle Interno, Controladoria Geral do Município PB, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de orçamento público, julgue os itens seguintes. O orçamento-programa consiste no processo de elaboração de orçamento que exige dos gestores, a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.
  1. ✂️
  2. ✂️

612Q440883 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico da Área Instrumental do Governo, Secretaria de Administração do Estado do Mato Grosso MT, CESPE CEBRASPE

Com base na doutrina e na legislação vigente acerca do orçamento público, julgue os itens seguintes. De acordo com a técnica orçamentária, as expressões crédito orçamentário e dotação orçamentária são sinônimas e referem-se ao valor ou à verba consignada no orçamento público a determinado programa ou ação de governo.
  1. ✂️
  2. ✂️

613Q447085 | Direito Constitucional, Orçamentos, Especialista em Regulação, AGEPAR, FAUEL, 2018

Assinale a alternativa correta. A vedação de que sejam incluídas nas leis orçamentárias dispositivos estranhos à fixação de receitas e de despesas diz respeito ao princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

614Q448414 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, FCC, 2018

O Tribunal Superior do Trabalho pretende implementar, no exercício financeiro corrente, programa para dar celeridade à prestação jurisdicional, que demandará a admissão de servidores públicos. Todavia, os gastos com a execução do programa não foram previstos na lei orçamentária anual vigente, assim como não há previsão de dotações orçamentárias suficientes para atender às projeções de despesa de pessoal relativas às admissões de servidores públicos. Considerando que essas medidas são urgentes e de excepcional interesse público em face do expressivo aumento da litigiosidade, o Tribunal pretende executá-las sem que sejam alteradas as disposições da lei orçamentária, assim como dispensará a abertura de créditos adicionais, inclusive os extraordinários. Nessa situação, a Constituição Federal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q430012 | Direito Constitucional, Orçamentos, Tesoureiro, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

A lei do orçamento (lei orçamentária anual):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

616Q426695 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista, MPE RO, FUNCAB

O Artigo 165 da Constituição Federal reza que as Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q442069 | Direito Constitucional, Orçamentos, Procurador do Estado de 3a Classe, Procuradoria Geral do Estado AM, CESPE CEBRASPE

A lei de diretrizes orçamentárias (LDO) para o exercício de 2004 de determinado estado-membro da Federação estabeleceu, entre outras vedações, que não poderiam ser destinados recursos para atender a despesas com aquisição de veículos de representação, ressalvadas aquelas referentes a automóveis de uso do governador de estado e dos presidentes da assembléia legislativa, do tribunal de justiça e do tribunal de contas do estado.

A lei orçamentária anual (LOA) daquela unidade da Federação, para o mesmo exercício, incluiu, entre outras, as seguintes receitas e despesas:

I) receitas decorrentes da locação para particulares e da ocupação e do uso, por servidores públicos estaduais, de imóveis de propriedade do estado;

II) receitas oriundas da cobrança da denominada taxa de segurança pública, decorrente da prestação de serviço e atividade policial militar, inclusive policiamento preventivo, a ser cobrada dos organizadores de eventos abertos ao público;

III) despesas para a reforma e a ampliação de vinte escolas estaduais;

IV) despesas para a construção de um sambódromo;

V) despesas para a aquisição de veículos de representação de uso dos secretários de estado. A referida LOA consignou que o orçamento dos entes da administração indireta daquele estado-membro constaria de lei específica.

No início de 2004, foi editada lei ordinária específica (lei estadual n.º X/2004), por meio da qual os candidatos carentes ficaram isentos do pagamento de taxa de inscrição ao exame vestibular da universidade estadual. No decorrer do exercício de 2004, foi aberto crédito orçamentário adicional, para despesas com reforma e ampliação das vinte escolas estaduais referidas na LOA, já que o crédito inicial foi considerado insuficiente.

Na execução do orçamento, verificou-se que o secretário de obras públicas, sem prévia autorização legislativa, utilizou recursos do crédito adicional mencionado no parágra As despesas incluídas na LOA para a construção de um sambódromo são classificadas como investimento, não sendo permitido, segundo a LRF, consignar a respectiva dotação na LOA caso o investimento tenha duração superior a um exercício financeiro, a menos que esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua inclusão.

  1. ✂️
  2. ✂️

618Q438744 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista Técnico Administrativo, CADE, CESPE CEBRASPE

A respeito do sistema de planejamento e dos documentos orçamentários previstos na Constituição Federal de 1988, julgue os itens que se seguem. A regionalização do plano plurianual fornece informações relacionadas à distribuição das metas estipuladas para cada objetivo especificado, podendo também ser a expressão regional do quadro atual a ser modificado pelo objetivo e deve ser expressa em macrorregiões ou estados.
  1. ✂️
  2. ✂️

620Q444003 | Direito Constitucional, Orçamentos, Auditor do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Dadas as proposições abaixo,

I. As emendas ao projeto de lei orçamentária não precisam, necessariamente, estar em consonância com a lei de diretrizes orçamentárias e o plano plurianual.

II. A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

III. É proibido o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual.

IV. A lei orçamentária compreende, apenas, o orçamento fiscal e o orçamento da seguridade social.

verifica-se que estão corretas apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.