Início

Questões de Concursos Orçamentos

Resolva questões de Orçamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q426695 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista, MPE RO, FUNCAB

O Artigo 165 da Constituição Federal reza que as Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q425168 | Direito Constitucional, Orçamentos

Em relação à iniciativa e aos prazos de tramitação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO na esfera federal, a iniciativa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q442069 | Direito Constitucional, Orçamentos, Procurador do Estado de 3a Classe, Procuradoria Geral do Estado AM, CESPE CEBRASPE

A lei de diretrizes orçamentárias (LDO) para o exercício de 2004 de determinado estado-membro da Federação estabeleceu, entre outras vedações, que não poderiam ser destinados recursos para atender a despesas com aquisição de veículos de representação, ressalvadas aquelas referentes a automóveis de uso do governador de estado e dos presidentes da assembléia legislativa, do tribunal de justiça e do tribunal de contas do estado.

A lei orçamentária anual (LOA) daquela unidade da Federação, para o mesmo exercício, incluiu, entre outras, as seguintes receitas e despesas:

I) receitas decorrentes da locação para particulares e da ocupação e do uso, por servidores públicos estaduais, de imóveis de propriedade do estado;

II) receitas oriundas da cobrança da denominada taxa de segurança pública, decorrente da prestação de serviço e atividade policial militar, inclusive policiamento preventivo, a ser cobrada dos organizadores de eventos abertos ao público;

III) despesas para a reforma e a ampliação de vinte escolas estaduais;

IV) despesas para a construção de um sambódromo;

V) despesas para a aquisição de veículos de representação de uso dos secretários de estado. A referida LOA consignou que o orçamento dos entes da administração indireta daquele estado-membro constaria de lei específica.

No início de 2004, foi editada lei ordinária específica (lei estadual n.º X/2004), por meio da qual os candidatos carentes ficaram isentos do pagamento de taxa de inscrição ao exame vestibular da universidade estadual. No decorrer do exercício de 2004, foi aberto crédito orçamentário adicional, para despesas com reforma e ampliação das vinte escolas estaduais referidas na LOA, já que o crédito inicial foi considerado insuficiente.

Na execução do orçamento, verificou-se que o secretário de obras públicas, sem prévia autorização legislativa, utilizou recursos do crédito adicional mencionado no parágra As despesas incluídas na LOA para a construção de um sambódromo são classificadas como investimento, não sendo permitido, segundo a LRF, consignar a respectiva dotação na LOA caso o investimento tenha duração superior a um exercício financeiro, a menos que esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua inclusão.

  1. ✂️
  2. ✂️

624Q432349 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Relativamente aos princípios e conteúdos orçamentários previstos na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional, julgue os itens a seguir.

Contrariando o princípio da universalidade, o orçamento de investimentos das estatais não inclui todas as receitas e despesas dessas entidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

626Q433186 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico em Contabilidade, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

O registro e o controle do patrimônio e do orçamento público obedecem a regras específicas estabelecidas na legislação pertinente. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos do princípio orçamentário da universalidade é impedir que o Poder Executivo realize operações de crédito sem prévia autorização parlamentar.

  1. ✂️
  2. ✂️

627Q426282 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Com base na redação vigente do artigo 165 da Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q425783 | Direito Constitucional, Orçamentos

Considerando as normas constitucionais e infraconstitucionais que tratam do regime previdenciário dos servidores públicos, julgue os itens a seguir. A contribuição da União, dos estados, do DF e dos municípios para o sistema de previdência dos servidores públicos estatutários efetivos não pode exceder, a qualquer título, a um terço da contribuição do segurado.
  1. ✂️
  2. ✂️

629Q448328 | Direito Constitucional, Orçamentos, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

Com base nas normas constitucionais, aplicadas ao Município de Sobral, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

630Q443555 | Direito Constitucional, Orçamentos, Administrador, FCP, AOCP

É correto afirmar que o Plano Plurianual (PPA) serve para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q427464 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico em Contabilidade, IFAP AP, FUNIVERSA

O art. 167, inciso I, da CF proíbe o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual. O referido dispositivo decorre do princípio orçamentário da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q434647 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista Administrativo, Prefeitura de Sorriso MT, ATAME Grupo

Entre os princípios orçamentários, aquele que fundamenta a vigência da lei que aprova o orçamento público para o exercício financeiro, que coincide com o ano civil, é o princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

633Q438744 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista Técnico Administrativo, CADE, CESPE CEBRASPE

A respeito do sistema de planejamento e dos documentos orçamentários previstos na Constituição Federal de 1988, julgue os itens que se seguem. A regionalização do plano plurianual fornece informações relacionadas à distribuição das metas estipuladas para cada objetivo especificado, podendo também ser a expressão regional do quadro atual a ser modificado pelo objetivo e deve ser expressa em macrorregiões ou estados.
  1. ✂️
  2. ✂️

634Q439771 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista de Orçamento, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito da elaboração da proposta orçamentária.

À LDO, que contempla o período de quatro anos de mandato político, tal como a lei que institui o PPA, cabe, de acordo com a CF, orientar a elaboração da LOA.

  1. ✂️
  2. ✂️

635Q423180 | Direito Constitucional, Orçamentos, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com base na legislação orçamentária brasileira, julgue os itens a seguir.

De acordo com a Constituição em vigor, no primeiro ano do mandato de cada presidente, os projetos do plano plurianual e da lei orçamentária deverão ser devolvidos ao chefe do Poder Executivo até o encerramento da sessão legislativa, não podendo a correspondente lei orçamentária ser sancionada antes da sanção do plano plurianual.

  1. ✂️
  2. ✂️

636Q425997 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Relativamente aos princípios e conteúdos orçamentários previstos na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional, julgue os itens a seguir.

No orçamento fiscal, encontram-se todas as dotações da administração direta do poder público.

  1. ✂️
  2. ✂️

638Q447019 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico Municipal de Controle Interno, Controladoria Geral do Município PB, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de orçamento público, julgue os itens seguintes. O orçamento-programa consiste no processo de elaboração de orçamento que exige dos gestores, a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.
  1. ✂️
  2. ✂️

639Q427576 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista em Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

De acordo com o modelo constitucional vigente, a lei que instituir o plano plurianual estabelecerá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q436894 | Direito Constitucional, Orçamentos, Auditor de Contas Públicas, Tribunal de Contas Estadual PB, FCC

A Lei Orçamentária Anual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.