Início

Questões de Concursos Ordem Econômica e Financeira

Resolva questões de Ordem Econômica e Financeira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q853726 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Prefeitura de Itajaí SC Assistente Tributário Municipal, FEPESE, 2020

Assinale a alternativa correta com base na Constituição Federal de 1988.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q145672 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Analista Judiciário Direito, TJ AM, FGV

Sobre o direito à propriedade, a Constituição consagra diversos dispositivos. Com relação às previsões da Lei Maior, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q150162 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das finanças públicas e dos orçamentos, julgue os itens a
seguir.

A competência da União para emitir moeda deve ser exercida exclusivamente pelo Banco Central do Brasil, instituição à qual é vedado conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição financeira.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q447612 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Técnico Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

A política orçamentária nacional encontra-se disciplinada no artigo 165 e seguintes, da Constituição Federal de 1988. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q854286 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Tecnico em Contabilidade, EDUCA, 2020

De acordo com o art. 158 da Constituição Federal, que trata da repartição das receitas tributárias, “ Pertencem aos Municípios”:
I. O produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem. II. Trinta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados, cabendo a totalidade na hipótese da opção a que se refere o art. 153, § 4º, III. III. Cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios. IV. Vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q429701 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Analista em Planejamento, SEFAZ SP, ESAF

A atuação do governo na economia tem como objetivo eliminar as distorções alocativas e distributivas e de promover a melhoria do padrão de vida da coletividade. Tal atuação pode se dar das seguintes formas, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q431600 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Advogado, EPE, CESGRANRIO

A Constituição brasileira veda a exploração de atividade econômica diretamente pelo Estado.

PORQUE

A ordem econômica na Constituição é fundada, dentre outros, na livre iniciativa.

Analisando-se as afirmações acima, à luz da ordem constitucional brasileira, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q856945 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Prefeitura de Itajaí SC Assistente Jurídico, FEPESE, 2020

Assinale a alternativa correta com base na Constituição Federal de 1988.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q166385 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue o item a seguir, acerca das disposições constitucionais relativas à ordem econômica e financeira.

Como agente regulador da atividade econômica, o Estado exerce atividades fiscalizatórias e de incentivo para o setor público, mas, em atenção ao princípio da livre concorrência, está impedido de executar funções de caráter normativo ou de planejamento que interfiram na atividade econômica.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q436338 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Analista de Regulação, ARCE CE, FCC

A empresa XPTO S/A é uma sociedade de economia mista da União que executa atividades relacionadas à coordenação de serviços de energia elétrica, distribuição e geração, atuando em regime de concorrência, além de distribuir lucro aos seus acionistas. Demandada judicialmente a XPTO S/A foi condenada, por sentença transitada em julgado, e pretende ser executada pelo regime de precatórios. Nesse contexto, considere:

I. Os privilégios da Fazenda Pública não são extensíveis à XPTO S/A, pois esta realiza atividades em regime de concorrência, além de distribuir lucros aos seus sócios.

II. A XPTO S/A presta serviço público, portanto, está sujeita ao procedimento judicial executivo dos precatórios não se aplicando o princípio da livre concorrência.

III. Deve ser aplicado o procedimento judicial executivo do precatório, pois os bens da XPTO S/A pertencem à União e, ao final dos contratos de concessão de energia, esse patrimônio reverterá a esse ente federado.

IV. O exercício de atividade com intuito lucrativo, em regime de concorrência, determina a aplicação dos instrumentos e garantias do equilíbrio concorrencial, insertos no art. 173, § 1º, II e § 2º da Constituição Federal.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q853159 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Prefeitura de Palma Sola SC Controlador Interno, AMEOSC, 2020

De acordo com a Constituição Federal, é vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição financeira. Sobre os títulos de emissão do Tesouro Nacional, assinale a alternativa correta de acordo com o texto constitucional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q431295 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Advogado, AGE MT, NCE

Sobre as normas constitucionais aplicáveis à Ordem Econômica, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q442679 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Procurador de Estado de 1a Categoria, Procuradoria Geral do Estado AP, CESPE CEBRASPE

Com base na ordem econômica estabelecida na Constituição Federal e na legislação em vigor, julgue os itens a seguir. Uma das práticas a serem combatidas pelos órgãos de defesa do direito econômico é a concentração de mercado, conforme previsto na lei antitruste.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q369876 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios gerais da atividade econômica, assinale a opção correta com base na CF.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q445206 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

Sobre a intervenção do Estado na economia, assinale a afirmação FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q235167 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Promotor de Justiça, MPE ES, CESPE CEBRASPE

A cidade representa a expansão criativa do homem, pois resulta da ação humana como agente modificador da natureza para a criação e ampliação do espaço urbano. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q444742 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES

A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios, entre outros:

I. Defesa do consumidor.

II. Propriedade privada.

III. Tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.

IV. Livre concorrência.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q371801 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, FGV

A Constituição da República de 1988 reclama lei complementar para dispor sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q857200 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Procurador Jurídico, CONTEMAX, 2020

Em 2015, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional nº 86, esta que ficou conhecida como “PEC do Orçamento Impositivo”, dando nova redação ao Art. 166 da Constituição de 1988. Dentre outros prontos, diz a nova redação do parágrafo nono do Art. 166 que as emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que a metade deste percentual será destinada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q444889 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Promotor de Justiça de Entrância Inicial, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando as limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.