Início

Questões de Concursos Organização Político Administrativa do Estado

Resolva questões de Organização Político Administrativa do Estado comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q1048672 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Auditor de Controle Externo Contas Públicas de Saúde, TCE PE, FGV, 2025

Com base no artigo 30 da Constituição Federal de 1988, avalie as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F) quanto às competências dos Municípios.

( ) Legislar sobre assuntos de interesse local.
( ) Suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.
( ) Criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação municipal.
( ) Promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.

As afirmativas são, na ordem apresentada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q1028105 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Polícia Institucional, MPU, FGV, 2025

A organização não governamental Alfa, cujo objeto social é o apoio às iniciativas governamentais de interesse público, almeja submeter à autoridade competente, a título de colaboração, sugestões de aperfeiçoamento do serviço local de gás canalizado, observadas as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo.
Após analisar a sistemática constitucional, os dirigentes de Alfa concluíram, corretamente, que a referida autoridade está vinculada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q1031962 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Juiz Substituto, TJ SC, FGV, 2025

Considerando a autonomia dos entes federativos, a Constituição da República prevê que o estado não intervirá em seus municípios, nem a União nos municípios localizados em território federal.
Diante do exposto, da jurisprudência predominante do Supremo Tribunal Federal e do sistema constitucional brasileiro, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q1041721 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV

A respeito da organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que ela é formada pela união:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q1031994 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Professor, ENAC, FGV, 2025

O governador do Estado Alfa, logo após tomar posse, sustentou que valorizaria a autonomia política desse ente federativo. Com base nesse argumento, editou um decreto determinando que as estruturas da Administração Pública direta e indireta do Poder Executivo estadual não deveriam observar os comandos da Lei Federal nº X, editada pela União com base em sua competência legislativa privativa. Logo após a publicação do decreto, representantes de partidos políticos de oposição se reuniram e discutiram a possibilidade de vir a ser decretada a intervenção federal em Alfa.

Ao fim das discussões, concluiu-se, corretamente, que a decretação da intervenção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q1069148 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Auditor Técnico de Tributos Manhã, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2022

De acordo com a repartição de competências prevista na vigente Constituição da República, a União, os estados federados e o DF têm competência concorrente para legislar sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q1067163 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Bloco Temático 6 Desenvolvimento Socioeconômico, CNU, FGV, 2025

A Constituição Federal, em seu Art. 21, inciso IX, estabelece que a União deve elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenamento do território e de desenvolvimento econômico e social. Em 2024 foi formado um Grupo de Trabalho Interministerial para a criação da Política Nacional de Ordenamento Territorial (PNOT).
A construção de uma política de ordenamento do território visa a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q1063997 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Ciências Contábeis, TCE GO, FGV, 2024

O Estado Alfa editou a Lei nº X, em matéria de competência legislativa concorrente com a União, em momento no qual este ente federativo ainda não tinha editado nenhuma norma a respeito da temática. Apesar desse diploma normativo ter sido enaltecido pela coletividade, muitos argumentavam com a sua inconstitucionalidade.
À luz da sistemática constitucional vigente, é correto afirmar que o Estado Alfa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q1040789 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, FGV, 2024

Em determinada temática de competência legislativa concorrente entre a União e os estados, a deputada estadual Maria constatou que aquele ente federativo ainda não editara nenhuma norma em sua esfera de competência.

À luz desse quadro, Maria concluiu corretamente que o estado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q1029892 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Professor, ENAC, FGV, 2025

Lei municipal de origem parlamentar estabelece políticas públicas voltadas ao combate à alienação parental na respectiva localidade e institui medidas destinadas a concretizar a difusão do esclarecimento e da conscientização dos órgãos públicos e da comunidade local.

Diante do exposto, de acordo com a ordem constitucional brasileira e com a posição predominante do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que a referida norma é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q1051989 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Considere as afirmativas abaixo sobre as competências da União, dos Estados e dos Municípios.

I – A competência legislativa dos Estados-membros está enumerada taxativamente na Constituição, sendo inconstitucional, por invasão de competência, a lei estadual que dispuser sobre assunto não especificado como próprio dos Estados.

II – A competência legislativa concorrente entre União e Estados é estabelecida pela Constituição em um de seus artigos, preponderando, neste caso, a lei federal sobre a estadual.

III – A competência para legislar sobre política nacional de transportes é da União, e a competência para legislar sobre trânsito e transportes é concorrente.

IV – É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios estabelecer política de educação para a segurança do trânsito.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q1061536 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Delegado de Polícia Civil, PC CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Se determinado estado da Federação publicar lei que trate de procedimento em matéria processual, ela será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q1043700 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No Brasil, há tópicos cuja competência legislativa é privativa da União, ou seja, apenas a União poderá legislar. Por outro lado, há tópicos de competência legislativa concorrente, isto é, a União, os Estados e o Distrito Federal podem legislar.

Assinale a opção que indica um exemplo de tópico de competência legislativa concorrente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q1050198 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, tarde, MF, FGV, 2024

O Estado Beta editou a Lei estadual nº Y, dispondo, no território estadual, sobre determinada temática afeta à ciência, à tecnologia e à pesquisa. Poucos dias depois, sobreveio a Lei federal nº W, editada pela União, ente federativo que ainda não tinha incursionado nessa temática. Os comandos deste último diploma normativo, que veiculou os aspectos básicos da disciplina normativa da referida temática, de modo a estabelecer um tratamento uniforme em todos os quadrantes da Federação, dispuseram em sentido diametralmente oposto ao da Lei estadual nº X.
Considerando os balizamentos oferecidos pela sistemática constitucional, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q1044394 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Gestão Tributária Manhã, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2024

Após verificar que a Lei nº 5.806/2014 do Município de Cuiabá estabelece que o direito da Administração de invalidar os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em dez anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé, Cristina decidiu estudar o tema à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Em razão disso, ela verificou que o Pretório Excelso, ao examinar a constitucionalidade de dispositivo semelhante constante de lei de certo estado da federação, consolidou determinada orientação.
Assinale a opção que indica corretamente o aludido entendimento do Supremo Tribunal Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q1034224 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

Suponha que esteja em cogitação a ideia de que a Constituição do Estado Alfa atribua às Câmaras Municipais a competência para julgar as contas dos Presidentes dessas Casas Legislativas. Nesse caso, a referida norma constitucional é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q1068835 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Especialidade Administração, EsFCEx, VUNESP, 2025

Na organização político-administrativa do Estado brasileiro,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q1040456 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Técnico Judiciário, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da organização político-administrativa, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q1055312 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Auditor Fiscal Municipal, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Leia atentamente a afirmação disposta a seguir. “Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho e, também, sobre desapropriação e requisições civis e militares, em caso de iminente perigo e em tempo de guerra.”
É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q1026523 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Policial Penal, SAP CE, IDECAN, 2024

É cediço que a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos da Constituição. Diante disso, tendo por base os conceitos firmados na nossa Carta Magna, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.