Início

Questões de Concursos Organização do Poder Judiciário

Resolva questões de Organização do Poder Judiciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q927467 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2023

O Presidente da República promulgou a Lei Federal XX/2022, versando sobre certa matéria, que também poderia ser objeto de medida provisória. Tal lei vem sendo aplicada normalmente por diversos órgãos judiciais e administrativos do País.
No entanto, convicto da inconstitucionalidade da Lei Federal XX/2022, um legitimado resolveu ajuizar ação direta de inconstitucionalidade (ADI) perante o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o referido diploma legal. No julgamento da ADI, o Plenário do STF resolve, por maioria absoluta de seis Ministros, julgar procedente o pedido e declarar a inconstitucionalidade da Lei Federal XX/2022.
Com base na situação hipotética apresentada, assinale a opção que está de acordo com o sistema brasileiro de controle de constitucionalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q960553 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Contadoria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

“Ílio, por intermédio de seu advogado, impetrou mandado de segurança contra ato de Juiz Federal perante o Tribunal Regional Federal ao qual o magistrado estava vinculado. Para sua surpresa, a ordem foi denegada, tendo prevalecido interpretação nitidamente contrária à Constituição da República.” À luz da narrativa anterior e da sistemática constitucional, é possível a interposição de qual recurso contra o acórdão do Tribunal Regional Federal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q968256 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Remoção, TJPE, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), julgue os próximos itens.

I O CNJ é órgão do Poder Judiciário com sede na Capital federal.
II O CNJ compõe-se de quinze membros com mandato de dois anos, proibida a recondução.
III Compete ao CNJ conhecer das reclamações contra prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público, podendo determinar a remoção ou a disponibilidade.


Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q954671 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Monitor Escolar, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Tendo em vista a Constituição Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1032428 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Juiz Substituto, TRF 5 REGIÃO, FGV, 2025

A competência da Justiça Federal é definida pela Constituição da República e, não raro, suscita controvérsias em sede doutrinária e jurisprudencial.
Acerca do tema, considerando as disposições do texto constitucional e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q996594 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Nos termos da Constituição Federal de 1988, no âmbito dos recursos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q960596 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Sem Especialidade, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

“Ednaldo, estudante de direito, informou ao seu colega Pedro que tinha realizado amplos estudos a respeito das competências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por fim, alcançou três conclusões: (1) todos os órgãos do Poder Judiciário estão sujeitos ao controle do CNJ; (2) o CNJ realiza o controle dos atos administrativos, financeiros e jurisdicionais praticados pelos órgãos do Poder Judiciário; e, (3) o CNJ, no exercício de sua competência constitucional, pode expedir recomendações.” À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1008766 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Professor, ENAM, FGV, 2025

Sobre a responsabilização administrativa, civil e funcional de Magistrados, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) No que tange à responsabilização de Magistrados, a atuação correicional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é complementar à atuação das Corregedorias locais, porque o CNJ apenas deverá atuar após serem esgotadas as possibilidades de responsabilização do Magistrado na Corregedoria local, sendo a atuação do CNJ subsidiária.

( ) Considerando que a Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019) dispõe que “a divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade”, a referida lei não se aplica, em nenhuma hipótese, aos membros do Poder Judiciário, uma vez que a atividade principal dos Magistrados consiste em interpretar a lei e avaliar fatos e provas.

( ) O ato de remoção ou de disponibilidade do Magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo Tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada a ampla defesa.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q961156 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

“Ednilton, estudante de direito, ao analisar a composição, as competências e a forma de controle das atividades do Supremo Tribunal Federal, alcançou três conclusões: (1ª) os seus Ministros são nomeados pelo Senado Federal, após indicação do Presidente da República; (2ª) ao Tribunal compete a guarda da Constituição”; e, (3ª) como órgão do Poder Judiciário, está sujeito ao controle do Conselho Nacional de Justiça.” A análise das conclusões de Ednilton à luz da ordem constitucional permite afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q1088996 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Odontólogo, Prefeitura de Estrela Dalva MG, Instituto Access, 2025

No Brasil, algumas autoridades públicas possuem foro privilegiado e essa prerrogativa tem gerado insatisfações sobre igualdade perante a lei e celeridade da Justiça, por isso, este tema é frequentemente debatido na política e no Direito. Mas afinal, o que é o foro privilegiado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q963837 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Área Administrativa, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Compete aos Tribunais Regionais Federais processar e julgar, originariamente, nos crimes comuns, os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q973310 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Juiz, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Compete ao CNJ, instituído pela EC n.º 45/2004 – Reforma do Judiciário,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q963261 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

À luz da Constituição Federal, competirá a Tribunal Regional Federal julgar,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1000263 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Sobre as competências atribuídas aos Tribunais Regionais Federias, assinale a alternativa que apresenta a matéria de sua competência para processar e julgar de forma originária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q996281 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Policial Penal, Polícia Penal GO, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta o Tribunal competente para, nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, suscitar, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q973262 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Juiz de Direito Substituto, TJDFT, CESPE CEBRASPE, 2023

Acerca do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1089067 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Oficial de Justiça Avaliador Federal, TRT 2 REGIÃO SP, FCC, 2025

Conforme previsão constitucional, são órgãos da Justiça do Trabalho o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q961691 | Direito Constitucional, Organização do Poder Judiciário, Juiz Federal Substituto, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2023

O Conselho Nacional de Justiça, no último mês, apreciou três procedimentos que se enquadravam no âmbito de suas competências constitucionais. No procedimento X, manteve decisão administrativa, proferida por determinado Tribunal, que indeferira a fruição de benefício requerido por magistrado a ele vinculado, almejava reformar. Noprocedimento Y, anulou a promoção por merecimento de magistrado, sendo que este último almejava produzir, em juízo, ampla prova testemunhal, que indicaria, a seu ver, impedimento e a suspeição de alguns conselheiros, de modo aanular a decisão. Por fim, no procedimento Z, foi aplicada sanção disciplinar a magistrado, decisão que, ao ver deste último, era manifestamente contrária à legislação de regência, sendo nula de pleno direito, e que ele almejava que isto fosse declarado pelo juízo competente.

O Supremo Tribunal Federal é competente para processar e julgar a(s) ação(ões) decorrentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.