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Questões de Concursos Organização do Trabalho na Escola

Resolva questões de Organização do Trabalho na Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q321955 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“É claro que todo processo que necessita da participação coletiva leva a uma carga de trabalho a mais, pois é necessário prever o tempo para a preparação das atividades.” Identifique as atividades nas quais o administrador escolar deve estar envolvido e assinale a alternativa correta. Fonte Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, etapa I – caderno V – organização e gestão democrática da escola.

I Levantamento de dados ou preparo de relatórios.

II Diagnósticos para a utilização na atividade coletiva.

III Leitura de textos diversos.

IV Planejamento da atividade (participativa) e a sua realização, bem como os encaminhamentos dali extraídos.

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22Q320487 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Frequentemente, as discussões sobre o fracasso escolar referem-se ao erro do aprendiz, às suas causas e à sua natureza. Inverter a perspectiva, e pensar no erro como sinônimo de inadequação da instituição escolar é também uma necessidade, é talvez a questão crucial. Diante disso, é possível supor que a escola erre de três maneiras diferentes por:

I. desconhecimento das características as várias fases do desenvolvimento humano.

II. adotar as diretrizes curriculares que constam do projeto pedagógico da escola.

III. considerar ideias do segmento cultural que contextua os aprendizes concretos.

IV. levar em conta as histórias de vida próprias de cada um.

V. exigências de conteúdo das provas nacionais aplicadas em larga escala.

Está correto o que se afirma APENAS em

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23Q328072 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:

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24Q328706 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Ao lado da tarefa de promover o acesso dos alunos aos conhecimentos organizados nas disciplinas escolares, outros conhecimentos são também trabalhados na escola. Dentre estes se destacam os conhecimentos relativos à cidadania, ao trabalho e à cultura, que só podem ser bem adquiridos se forem trabalhados a partir do exercício do pensamento crítico e dos princípios da ética. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I Programas de ensino muito rígidos e pouco atualizados são inadequados para esta finalidade.

II Produzir um clima escolar protetivo onde estudantes, funcionários e professores se sintam respeitados produz uma ética que ensina a todos.

III Assegurar que todos os pontos de vista sejam acolhidos e que no debate os argumentos em prol do coletivo sejam evidenciados induz ao pensamento crítico.

IV Acolher a diversidade, respeitar e valorizar a cultura local são princípios para promover a ampliação do conhecimento.

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25Q327170 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

O método de alfabetização de Paulo Freire é considerado uma pesquisa participante, pois estimula que os envolvidos se conscientizem de sua situação e da possibilidade de transformá-la.

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26Q323135 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Conforme as concepções de treinamento institucional, as técnicas de treinamento mais adequadas na transmissão de informações e quando o objetivo é mudar atitudes e comportamentos são as técnicas de treinamento:
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27Q328534 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

Na interdisciplinaridade escolar, as noções, finalidades, habilidades e técnicas visam favorecer sobretudo o processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos e sua integração. [...] A interdisciplinaridade na formação profissional requer competências relativas às formas de intervenção solicitadas e às condições que concorrerem para o seu melhor exercício. Nesse caso, o desenvolvimento das competências necessárias requer a conjugação de diferentes saberes disciplinares (FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008). A interdisciplinaridade é um princípio de reorganização da escola e da própria ciência, dado que:
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28Q319658 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca das concepções de organização e de gestão educacional.

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29Q328367 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor, SEARH RN, IDECAN

O ensino médio é orientado por princípios e finalidades que preveem, EXCETO:
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30Q324768 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola

O orientador educacional deve assumir uma postura política, considerando o aluno como parte do contexto social. Sobre as competências do orientador educacional, são feitas as afirmativas abaixo.

I Tem como prioridade as orientações sobre as fragilidades cognitivas para a aprendizagem.

II “Dialetiza” as relações e vê o aluno como um ser real, concreto e histórico.

III Divide com as famílias dos alunos a responsabilidade do processo ensino-aprendizagem.

Das afirmativas acima, estão corretas:

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31Q320268 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB PB, IDECAN

Analise a seguinte situação hipotética: ?ao iniciar o ano escolar, os docentes da escola X foram convocados para uma reunião para início dos trabalhos letivos. A maioria dos docentes eram novatos na instituição e no sistema. Assim foram informados acerca das incumbências do estabelecimento e dos docentes de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.? Relacione adequadamente as funções a seguir, considerando (1) para Estabelecimentos e (2) para Docentes.

( ) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

( ) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

( ) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento

. ( ) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

( ) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

( ) Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.

A sequência está correta em

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32Q327721 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Determinada secretaria estadual de educação promoveu um programa de formação continuada para os professores da rede pública de ensino. Organizado por grupos de estudos compostos pelos professores de cada escola, o programa contava com a mediação de um tutor para colaborar na organização dos temas a serem estudados.

Esse modelo de formação continuada é denominado
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35Q323662 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

Os cursos de formação de professores vêm sofrendo severas críticas, pois não têm atendido suficientemente as necessidades da sociedade. A formação docente é tridimensional, o que significa compará-la a uma tarefa que pressupõe o desenvolvimento harmonioso de três grandes dimensões, quais sejam:
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37Q327198 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.

COLUNA I

1. Projetos de intervenção

2. Projetos de pesquisa

3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)

4. Projetos de ensino

5. Projetos de trabalho

COLUNA II

( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou ?produtos?.

( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.

( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.

( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.

( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Assinale a sequência CORRETA.

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38Q325383 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

A etapa de montagem institucional envolve a discussão do projeto, assim como de seu referencial teórico-metodológico, com a população a ser pesquisada.

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39Q319838 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo Érica Giaretta Biase, atualmente, “a figura deste profissional nas Instituições Escolares proporciona uma estreita ligação entre os outros órgãos do Sistema Educacional, quer sejam Secretarias quer sejam Regionais e Unidades Escolares, para garantir a aplicação legal do regime democrático. Por isso, o Inspetor tem uma grande concentração nos aspectos Administrativos, Financeiros e Pedagógicos das Unidades Escolares, trabalhando inclusive, como agente sociopolítico.” Considerando que a autonomia da instituição educacional se baseia na busca de sua identidade, expressa na construção de seu projeto pedagógico e do seu regimento escolar, como manifestação de seu ideal de educação e que permite uma nova e democrática ordenação pedagógica das relações escolares, a LDBEN, ao conceder autonomia às instituições de ensino destas , exige responsabilidade. Cabe à Inspeção Escolar do sistema de ensino ao qual a instituição estiver vinculada acompanhar o desenvolvimento de suas atividades visando à garantia da oferta de uma educação de qualidade. O Inspetor Escolar, no exercício de sua função, verifica:

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40Q321681 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Os traços da resistência implícita ou protelada à mudança podem se apresentar como:

1) perda de lealdade à organização.

2) diminuição do ritmo de trabalho.

3) aumento do absenteísmo.

4) ameaças de greve.

5) protesto.

Estão corretas, apenas:

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