Questões de Concursos Organização do Trabalho na Escola

Resolva questões de Organização do Trabalho na Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q326417 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

?As Relações Interpessoais desenvolvem-se no processo de ____________ 1, onde elementos fundamentais são corresponsáveis pelo sucesso ou fracasso dos relacionamentos, como ____________2, amizade, ____________3 e ____________4?.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q327444 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, CESPE CEBRASPE, 2017

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

Uma das atribuições do coordenador pedagógico é orientar e acompanhar a análise do desempenho dos estudantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q325909 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017

Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos, julgue os itens subsequentes. A boa formação profissional do professor implica uma contínua integração entre teoria e prática: a teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada teoricamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q323357 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

A visão contemporânea de orientação educacional aponta para o aluno como centro da ação pedagógica, cabendo ao orientador, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q327198 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.

COLUNA I

1. Projetos de intervenção

2. Projetos de pesquisa

3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)

4. Projetos de ensino

5. Projetos de trabalho

COLUNA II

( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou ?produtos?.

( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.

( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.

( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.

( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q319010 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Os problemas de evasão e de repetência estão presentes em nossas escolas há muito tempo. Estudos sobre a evasão mostram que esse fenômeno aparece estreitamente articulado com a repetência. No documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - p.32 e 33 estão listadas algumas ações que a escola deve fazer para ajudar a combater evasão e repetência. São elas, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q324652 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Dias Sobrinho (2005) ressalta os temas da globalização, vinculados com a produção de bens imateriais e valores, como aspectos de fronteira com questões de transformações da educação superior.

Analise as seguintes afirmativas sobre as implicações da globalização e a educação superior, de acordo com esse autor.

l. A revolução tecnológica tem impulsionado não só a economia como também os elementos mais importantes para o desenvolvimento: o conhecimento, a ciência e a técnica.

ll. Uma das razões pelas quais a educação superior tem centralidade no capitalismo reorganizado da era global é que boa parte da economia tem por base o capital intelectual.

lll. Embora ampliem os meios de comunicação entre as pessoas, a sociedade e a economia do conhecimento, essas implicações incluem e excluem, como também tendem cada vez mais a atomizar as experiências subjetivas e a produzir o enfraquecimento das dimensões públicas.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q327985 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

O Conselho Escolar somente exercerá seu papel de instância máxima de deliberação democrática se a comunidade escolar tiver claro que, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q319028 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

O Orientador Educacional é o profissional encarregado da articulação entre escola e família. Nesse sentido cabe a ele, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q323641 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

A promoção de uma gestão universitária democrática exige um conjunto de ações e elementos constitutivos, como possibilidade da prática social da educação. Sobre a promoção da gestão universitária democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Reconhecimento da existência de diferenças de identidades e de interesses que compõem a comunidade acadêmica.

( ) Participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil nos momentos de elaboração, execução e avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

( ) Participação, como forma de adesão ao plano de trabalho, do dirigente máximo e condição para o alcance das metas de qualidade acadêmica.

( ) Transparência pública em todos os atos da administração acadêmica.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q321086 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. A organização escolar seriada é capaz de atenuar a descontinuidade e a fragmentação dos processos formativos.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q321604 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Instituto Quadrix, 2017

A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. O processo de matrícula e transferência dos registros e arquivos escolares não é componente pertencente à organização didático-pedagógica de uma escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q329033 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

Segundo Fleury (2002) a liderança é um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas. O núcleo desse processo de interação humana é composto do líder ou líderes, seus liderados, um fato e um momento social. Levando em consideração o conceito acima, é correto afirmar que os principais desafios da liderança são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q325449 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

O posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior compreende a construção identitária positiva em relação ao seu pertencimento étnico-racial, dentre outros. Considerando o exposto, são ações possíveis, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q323662 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

Os cursos de formação de professores vêm sofrendo severas críticas, pois não têm atendido suficientemente as necessidades da sociedade. A formação docente é tridimensional, o que significa compará-la a uma tarefa que pressupõe o desenvolvimento harmonioso de três grandes dimensões, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q326478 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. A educação profissional técnica de nível médio é desenvolvida, obrigatoriamente, subsequentemente ao ensino médio e possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q328271 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q319570 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os próximos itens, relativos ao trabalho em equipe na saúde e na educação. A coesão organizacional é favorecida quando os profissionais de uma equipe estão estimulados e envolvidos no processo de planejamento e de tomada de decisões, de modo a estabelecerem relações de cooperação e reciprocidade que os façam se sentir responsáveis pelo desempenho da equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q328534 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

Na interdisciplinaridade escolar, as noções, finalidades, habilidades e técnicas visam favorecer sobretudo o processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos e sua integração. [...] A interdisciplinaridade na formação profissional requer competências relativas às formas de intervenção solicitadas e às condições que concorrerem para o seu melhor exercício. Nesse caso, o desenvolvimento das competências necessárias requer a conjugação de diferentes saberes disciplinares (FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008). A interdisciplinaridade é um princípio de reorganização da escola e da própria ciência, dado que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.