Questões de Concursos Organização dos Poderes

Resolva questões de Organização dos Poderes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q154444 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

À luz dos princípios fundamentais de direito constitucional positivo brasileiro, julgue o item a seguir.

Se, em certa ação judicial, o juízo competente impuser ao Poder Executivo determinada obrigação, sob pena de multa diária pelo seu descumprimento, tal imposição não ofenderá o princípio da separação dos poderes.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q425819 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes

Sobre os poderes e funções do Estado, analise as seguintes afirmativas: I. É possível que uma função típica atribuída a qualquer dos poderes de Estado seja convertida em atípica, e vice versa, por força de lei. II. Há exclusividade no exercício de cada função pelos Poderes de Estado. III. As linhas definidoras da competência têm caráter legal e apolítico. Marque a alternativa correta .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q671828 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Analista de Benefícios Previdenciários, Valiprev SP, VUNESP, 2020

Com relação aos poderes de Estado, é correto afirmar que o Poder
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q838470 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, TC DF Procurador, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca de sistemas administrativos, de administração pública e de organização administrativa do Estado, julgue o item a seguir.

O surgimento do contencioso administrativo no sistema administrativo francês teve como um dos seus fundamentos o reforço ao princípio da separação dos poderes.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q176233 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

No que se refere às três funções do Estado, quando o Executivo, através do Presidente da República, adota medida provisória com força de lei; o Judiciário elabora seu regimento interno; o Legislativo julga o Presidente da Repúbl ica nos cr imes de responsabilidade e, ainda, o Legislativo pratica atos de fiscalização financeira do Executivo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q434933 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Analista de Assuntos Jurídicos, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à organização dos poderes do Estado.

A fixação dos subsídios dos ministros do STF é de competência do Congresso Nacional, com a sanção do presidente da República, mediante lei de iniciativa conjunta dos presidentes da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do STF.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q837009 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, CRECI 14a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

A tripartição dos Poderes da União foi consagrada no artigo 2.º da Constituição Federal de 1988, que prevê a existência independente e harmônica do Legislativo, do Executivo e do Judiciário. Com relação a esse assunto, julgue o item.

Cada Poder do Estado tem sua atividade principal, também denominada função típica, e suas atividades secundárias, que lhe são imputadas pela lei, denominadas funções administrativas.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q448992 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Jornalista, Secretaria de Estado de Comunicação PA, AOCP, 2018

Compõem os Poderes da União, de maneira independente e harmônica entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Sobre os três poderes, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q441005 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Advogado, HEMOPE PE, IPAD

Analise as afirmativas que seguem:

1. A posterior sanção do projeto de lei supre a falta de iniciativa do chefe do Poder Executivo.

2. A alteração superveniente do paradigma necessário à verificação da procedência ou improcedência do pedido formulado gera situação caracterizadora de total prejudicialidade da Ação Direta de Inconstitucionalidade.

 3. Compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face de lei federal.

Está (ão) correta (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q149268 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

À luz dos princípios fundamentais de direito constitucional positivo brasileiro, julgue o  item  a seguir.

Se, em certa ação judicial, o juízo competente impuser ao Poder Executivo determinada obrigação, sob pena de multa diária pelo seu descumprimento, tal imposição não ofenderá o princípio da separação dos poderes.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q449488 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Técnico Superior Linha Administrativas, Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul RS, FUNDATEC, 2018

Com base no Título IV – Da Organização dos Poderes, da Constituição Federal, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão dois Senadores, com mandato de quatro anos.

( ) O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

( ) São órgãos superiores de consulta da Presidência da República o Conselho de Defesa Nacional e o Conselho Monetário Nacional.

( ) Dentre os órgãos do Poder Judiciário estão o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal Superior do Trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q430456 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Auxiliar de Serviços Administrativos, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Introduzido pela Constituição Federal de 1988, um instrumento legal colocado à disposição do Poder Executivo passou a ser utilizado com frequência e, segundo seus críticos, deu ao presidente da República condição de impor-se ao Poder Legislativo, conduzindo a agenda política do país e aprovando suas propostas sem se submeter à tramitação dos projetos de lei. Esse instrumento chama-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q923540 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

O Presidente da República, diante da nova onda de protestos, decide, por meio de medida provisória, criar um novo tipo penal para coibir os atos de vandalismo. A medida provisória foi convertida em lei, sem impugnações.
Com base nos dados fornecidos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q260548 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Técnico Judiciário Área Judiciária, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação à organização do Estado e dos Poderes, julgue os itens a seguir.

Segundo o STF, as normas que subordinam convênios celebrados pelo Poder Executivo à aprovação da assembléia legislativa ofendem o princípio da separação dos Poderes.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q427263 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Auxiliar de Serviços Administrativos, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

No Brasil contemporâneo, o Poder Legislativo nacional é formado por duas casas, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, que, em conjunto, formam o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q448722 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil GO, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção correta a respeito da organização dos poderes e do sistema de freios e contrapesos no direito constitucional pátrio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q448901 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Agente de Fiscalização, CRMV DF, Instituto Quadrix, 2017

No que se refere à organização e aos Poderes do Estado, julgue os itens que se seguem. O Brasil adotou a teoria de tripartição de funções do Estado, organizada por Montesquieu, com três poderes independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
  1. ✂️
  2. ✂️

59Q433333 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Assistente Técnico de Controle Financeiro, TJ MG, FUNDEP UFMG

Conforme previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é CORRETO afirmar que, entre as finalidades do sistema de controle interno mantido pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, NÃO se inclui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q441795 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Gestor Fazendário, SEF MG, NCE

Na Constituição foi assegurado o princípio da Separação entre os Poderes. Existe, no entanto, um sistema de controle recíproco no qual cada poder controla e fiscaliza os demais. A doutrina denomina esse sistema de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.