Questões de Concursos Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil

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1Q903811 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

O Programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral igual ou superior a..........horas diárias ou..........horas semanais em todas as etapas e modalidades da educação básica, proporcionando a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

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2Q906670 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Ciências, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A elaboração ou adequação do Plano Municipal de Educação exige um trabalho ágil e organizado, que deve ter como premissa a ideia de que o PME deve ser do município, e não apenas da rede ou do sistema municipal, isso significa que:
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3Q890924 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Serão recursos públicos destinados à educação os originários de, exceto:
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4Q899674 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Sobre o Conselho Municipal de Educação de São Miguel do Oeste, de acordo com a Lei n.º 6088/2008, é correto afirmar que:
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6Q901545 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Dados os desafios enfrentados pela educação infantil no Brasil, como a falta de vagas em creches e altos índices de analfabetismo, qual alternativa apresenta um plano de ação que priorize a inclusão e o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos, considerando as limitações orçamentárias e infraestruturais?
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7Q898163 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

A União é responsável pela coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo sua função em três instâncias: supletiva, redistributiva e a definida em qual alternativa?
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8Q880515 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Sobre avaliação como parte integrante do currículo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Assegurar tempos e espaços de reposição dos conteúdos curriculares, ao longo do ano letivo, aos alunos com frequência insuficiente, evitando, sempre que possível, a retenção por faltas.

II. Possibilitar a aceleração de estudos para os alunos com defasagem idade-série.

III. Assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.

IV. Prover, de maneira facultativa, períodos de recuperação, de preferência após o período letivo.

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9Q896639 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor, Prefeitura de Rancho Queimado SC, Instituto Fênix, 2024

No Brasil, a organização do sistema educacional sofreu diversas mudanças ao longo do período colonial. As primeiras instituições formais foram estabelecidas pelos jesuítas. Sobre a atuação dos jesuítas no ensino colonial brasileiro, analise as assertivas abaixo:

I. Os jesuítas fundaram escolas voltadas para os indígenas e a elite colonial.
II. A educação jesuíta era exclusivamente voltada para a alfabetização básica, sem abordar conteúdos religiosos.
III. Com a expulsão dos jesuítas, o ensino foi completamente desestruturado e só retomado no século XIX.

Sobre as assertivas, pode-se afirmar que:
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11Q909346 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Horas, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Qual é a principal característica do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola?

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12Q1002251 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca da Lei Municipal nº 4.202/22, que criou o Programa Avança Escola, é correto afirmar que serão considerados alunos matriculados em período integral, aqueles com permanência superior a:
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13Q908877 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é a expressão de autonomia da escola, no sentido de formular e executar sua proposta de trabalho. É um documento juridicamente reconhecido, que norteia e encaminha as atividades desenvolvidas no espaço escolar. Com base em Veiga (2001), assinale a alternativa correta sobre a definição do PPP.

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14Q906785 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do Planejamento Participativo tem duas grandes contribuições: 1) O rigor teórico-metodológico (qualidade formal); 2) A participação (qualidade política). Há um forte gradiente entre o grupo aceitar (ou dar sugestões) e o grupo construir a formulação. Com a metodologia da construção que tem como ponto de partida a expressão individual, é possível perceber alguns ganhos: psicológico, epistemológico, político e pedagógico. Especificamente, seriam ganhos pedagógicos, exceto:

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15Q956947 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Assistente de Sala, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:

I- currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II- professores com especialização inadequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular incapacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
III- educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.

Estão corretas:
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16Q1002249 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre a organização curricular prevista na Resolução nº 4/10, analise as afirmativas a seguir.

I. A escola de Educação Básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.

II. Os cursos em tempo parcial noturno devem estabelecer metodologia idêntica às turmas da manhã.

III. A jornada em tempo integral com qualidade implica a necessidade da incorporação efetiva e orgânica, no currículo, de atividades e estudos pedagogicamente planejados e acompanhados.

Está correto o que se afirma em:
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17Q908934 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Educação Infantil, Prefeitura de Catuípe RS, OBJETIVA, 2024

O ato de avaliar é uma constante na vida do ser humano, pois, de forma consciente ou inconsciente, estamos sempre nos avaliando e, queiramos ou não, somos avaliados pelos outros a partir de nossas atitudes. Sobre a avaliação na Educação Infantil, assinalar a alternativa INCORRETA:

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18Q1002245 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Considerando as disposições constantes do Currículo Paulista, analise as afirmativas a seguir.

I. O Currículo Paulista considera a Educação Integral como a base da formação dos estudantes do Estado, independente da rede de ensino que frequentam e da jornada que cumprem.
II. Outro pressuposto da Educação Integral é o de que nem todo o espaço escolar é espaço de aprendizagem, aberto à ampliação dos conhecimentos dos estudantes.
III. Os espaços de aprendizagens se limitam àqueles situados no interior da escola.

Está correto o que se afirma em:
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19Q909307 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

A trajetória discussão em torno da temática Projeto Político-Pedagógico (PPP) tem ampliado progressivamente o compromisso social da escola como instituição compromissada com o processo de formação humana, cujo caráter é intencional, sistemático e dotado de princípios filosóficos, epistemológicos e pedagógicos.

VEIGA, Ilma. Passos Alencastro, FONSECA, Marilia (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. In: Projeto-político-pedagógico: novas trilhas para a escola. 9. ed. Campinas, São Paulo: Papirus Editora, 2013.(adaptado).

De acordo com os pressupostos sobre projeto político-pedagógico, avalie as afirmações a seguir.

I. O projeto político-pedagógico é fruto da projeção arquitetada por todos os envolvidos com o processo educativo.

II. O PPP não se constitui na simples produção de um documento, mas na consolidação de um processo de ação-reflexão-ação.

III. Sob o ponto de vista emancipador o projeto político-pedagógico deverá ser concebido como instrumento de controle atrelado as regulações dominantes.

IV. O projeto político-pedagógico quando construído na visão de unicidade da teoria e da prática pressupõe relações de interdependência e reciprocidade.

V. O PPP da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas sejam pensadas e dentre elas a conjuntura da escola e a sua função social.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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20Q908855 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

São objetivos de um Projeto Político-Pedagógico:

1. Colaborar na formação dos participantes.

2. Fortalecer o grupo para enfrentar os conflitos.

3. Fomentar as práticas e referenciais individualistas.

4. Auxiliar nas imposições e disputas individuais.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

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