Início

Questões de Concursos Organização e Funcionamento do SUS

Resolva questões de Organização e Funcionamento do SUS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q957278 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Grupo Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, FGV, 2025

A Resolução CNS nº 553, de 9 de agosto de 2017, dispõe sobre a carta dos direitos e deveres da pessoa usuária da saúde. Conforme a sua terceira diretriz, toda pessoa tem direito ao atendimento inclusivo, humanizado e acolhedor, realizado por profissionais qualificados, em ambiente limpo, confortável e acessível.
Avalie, com base nessa diretriz, as afirmativas a seguir:

I. Nos serviços de saúde, será dada igual visibilidade aos direitos e deveres das pessoas usuárias e das pessoas que trabalham no serviço de saúde.
II. A Rede de Serviços do SUS utilizará as tecnologias disponíveis para facilitar o agendamento de procedimentos nos serviços de saúde em todos os níveis de complexidade.
III. Os serviços de saúde serão organizados de acordo com a demanda da população, e não limitados por produção ou quantidades de atendimento predeterminados.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q989915 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Operador de Frota, CISDESTE MG, IBADE, 2024

A Rede de Atenção às Urgências tem como encargo de sua atuação garantir o atendimento em causas mais complexas, que podem ofertar algum risco a vida dos pacientes. A respeito desse componente, devem ter como prioridade as linhas de cuidados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q878769 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da atenção primária fornecida pelo SUS, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q914612 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Santana do Piauí PI, IVIN, 2023

A Visita Domiciliar viabiliza a desinstitucionalização de usuários e tem outras importantes funções tais como:
I. Aproximação dos usuários a atenção primária. II. Promoção da equidade. III. Amplia as portas de entrada aos serviços ofertados pelo SUS.
Está(riam) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q993081 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Área de Saúde, SESMG, IBADE, 2024

De acordo com a Lei nº 8.142/1990, para receberem recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão dispor de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q874298 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2024

De acordo com o Regimento Interno do Conselho Nacional de Saúde, a composição do Conselho é definida da seguinte forma:

I. entidades e movimentos sociais de usuários do SUS.
II. entidades nacionais de profissionais de saúde/comunidade científica na área da saúde.
III. entidades nacionais de prestadores de serviços de saúde e das nacionais com atividades na área da saúde.
IV. Segmento do Governo Federal, dos Estados, DF e municípios.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q914010 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Jardim do Seridó RN, FUNCERN, 2023

De acordo com o modelo de assistência adotado pelo Sistema Único de Saúde, os serviços deverão ser organizados por nível de complexidade de atenção à saúde. Ao realizar essa organização, a diretriz adotada é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q874299 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2024

Com base na Lei nº 8.142, de 1990, assinale a alternativa correta acerca da Conferência de Saúde e do Conselho de Saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q877031 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

A Lei Federal nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. No caput do art. 18, sobre as competências da direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), é CORRETO afirmar que deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q880212 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Dentre outras, são atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS): aferir a pressão arterial, realizar a medição da glicemia capilar, aferir a temperatura axilar e realizar técnicas limpas de curativo, inclusive no domínio, em visitas domiciliares.

Contudo, para realizar estas atribuições deve observar alguns critérios:

1. São atividades realizadas pelos ACS em caráter rotineiro, sempre que necessário em atendimentos em domicílio.
2. Quando realizadas, os ACS devem ser assistidos por profissional de saúde de nível superior membro da equipe.
3. Para realizar estas atividades os ACS necessitam de treinamento específico e equipamentos adequados.
4. Somente em caráter excepcional os ACS poderão realizar estas atividades em base geográfica diferentes da sua atuação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q916470 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

O atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), direito garantido a qualquer cidadão brasileiro, se dá a partir de um modelo baseado na hierarquização das ações e serviços de saúde por níveis de complexidade. O atendimento pelo SUS acontece em três níveis de atenção, são eles:

I.Atenção Básica.
II.Atenção Secundária
III.Atenção Terciária.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q901369 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Coordenador da Central de Regulação Saúde, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

A Portaria GM/MS nº 2.998/2006 estabelece que a regulação médica das urgências deve ser realizada por uma equipe multiprofissional, composta por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q871839 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

O e-SUS Atenção Básica (e-SUSAB) é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de informatizar as Unidades Básicas de Saúde, oferecer ferramentas para ampliar o cuidado e melhorar o acompanhamento da gestão. A partir dessa estratégia, foi implantado o Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB). Analise as assertivas abaixo, quanto às características do SISAB.

I- O tipo de relatório emitido pelo sistema é agregado por: indivíduo, equipe, regiões de saúde, município, estado e nacional.
II- O acompanhamento no território se dá por domicílio, núcleos familiares e indivíduos.
III- A alimentação dos dados é exclusiva pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família.
IV- O tipo de registro dos dados é por consolidados.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q987568 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Operador de Frota, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Como as bases descentralizadas do SAMU impactam a eficiência do serviço em municípios consorciados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q990904 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde Ambiental e Combate às Endemias, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Em relação aos tipos de equipes da Atenção Básica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q869057 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A integralidade do atendimento no SUS refere-se à garantia de que o indivíduo tenha todas as suas demandas atendidas, considerando não apenas os aspectos físicos, mas também os emocionais, sociais e culturais, utilizando os arranjos necessários dos serviços. Nesse contexto, qual é o papel do agente comunitário de saúde (ACS) para promover a integralidade do atendimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1007223 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Assistente Social, EBSERH, IBFC, 2023

Conforme a Resolução - RDC nº 63/2011, que dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q987792 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Área de Saúde, SESMG, IBADE, 2024

Para assegurar resolutividade na Rede de Atenção à Saúde (RAS), alguns fundamentos precisam ser considerados. Assinale a alternativa que apresenta um fundamento da RAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q878003 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Auxiliar de Serviços Hospitalares, SADMS, SELECON, 2024

Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada. A participação dos serviços privados tem natureza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q901370 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Coordenador da Central de Regulação Saúde, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

A Portaria GM/MS nº 2.998/2006 define os critérios de classificação de risco para o atendimento às urgências, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.