Início

Questões de Concursos Organização e Tratamento da Informação

Resolva questões de Organização e Tratamento da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q609600 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A NBR 6034, da ABNT, estabelece que os índices podem ser classificados quanto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q603912 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Técnico, BANPARÁ, UFPA DAVES CEPS

De acordo com a NBR 6027, de maio de 2003, define-se sumário como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q601893 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Assistente de Biblioteca, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para consultar sobre a vida e obra de um político, historiador, escritor, governante, etc., o usuário deve ser orientado a fazer sua pesquisa na fonte de informação denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q604173 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

Na construção de um tesauro, é fundamental o emprego de relações conceituais. Nesse contexto, se dois conceitos diferentes possuem características idênticas e um deles possui uma característica a mais do que o outro, pode-se afirmar que entre eles se estabelece uma relação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q603409 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Técnico de Desenvolvimento e Administração, IPEA, CESPE CEBRASPE

As linguagens documentárias são utilizadas para representar o conteúdo dos documentos e para a recuperação da informação. Julgue os itens seguintes, acerca dessas linguagens.

Uma linguagem documentária representa um ponto de vista particular sobre a realidade, caracterizado pelas necessidades dos usuários, pelas características de determinado sistema de informação e pela estrutura conceitual da(s) área(s) do conhecimento coberta(s) por essa linguagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q604456 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, TCE PR, UFPR

Segundo a Norma Brasileira "Guias de unidades informacionais – Elaboração", quais os elementos essenciais na estrutura de um guia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q605443 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, TCE PR, UFPR

As subdivisões auxiliares comuns pertencem a dois grupos: as auxiliares independentes e as auxiliares dependentes. As auxiliares pertencentes às tabelas independentes são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q606495 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

Os dados de localização são as __________ que permitem ao usuário localizar um __________ em um determinado __________, real ou __________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q604455 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Administração PA, CESPE CEBRASPE

O objetivo do Controle Bibliográfico Universal é reunir e tornar pública a produção bibliográfica de todos os países, formando uma rede internacional de informações. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A International Organization for Standardization (ISO) é o órgão internacional responsável pelo estabelecimento de normas nas esferas de atividades científicas, intelectuais, tecnológicas e econômicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q610000 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, MPE AL, COPEVE UFAL

De acordo com a NBR 14724, são elementos obrigatórios em um trabalho científico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q609043 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

Segundo a NBR6023, quando se tratar de obra consultada online,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q602145 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário Prova 2, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Não constitui objetivo do programa Memória do Mundo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q603429 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, TJ PE, SUSTENTE

Página no início de um item, que traz o título principal e em geral, a indicação de responsabilidade e os dados referentes à sua publicação, é a base para descrição de um item, chamada página:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q602375 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista do Seguro Social, Instituto Nacional do Seguro Social, CESPE CEBRASPE

O formato USMARC é composto de uma estrutura de campos com funções específicas que provêem uma variedade de subcampos para distintas informações relativas ao item que se está descrevendo. Acerca desse formato, julgue os itens subseqüentes.

Ao se registrar material audiovisual no USMARC, a posição 6 do líder não é alterada para refletir o tipo de suporte.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q604845 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista, IRB, ESAF

Na Classificação Decimal Universal, o sinal auxiliar que introduz uma notação que não corresponde a um número autorizado no sistema CDU, chama-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q604856 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação

Considerando os metadados, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A diferença fundamental entre a informação registrada em bases de dados ou catálogos e aquela dos registros em metadados consiste no fato de a primeira se colocar externamente ao recurso descrito, enquanto a segunda está contida no próprio recurso de acesso remoto.

( ) O padrão de metadados Dublin Core, ferramenta de descrição para registro de objetos eletrônicos em rede, foi desenvolvido pela Library of Congress, EUA, e apresenta um elenco básico de dados classificados em oito áreas descritivas.

( ) Um registro metadados consiste em um conjunto de atributos, ou elementos, necessários para descrever recursos da web.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q609233 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRE PR, FCC, 2017

O trabalho intitulado ?Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos?, de autoria de A. R. A. Brayner e C. B. Medeiros, foi apresentado no 9o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, realizado em São Paulo, em 1994, e publicado às páginas 16 a 29 dos anais do evento, disponibilizados no mesmo ano. Os anais foram publicados pela USP.

A referência bibliográfica correta para o texto mencionado acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q609276 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista de Documentação, DETRAN RJ, EXATUS PR

De acordo com a NBR 10520:2002, no caso de citação textual longa – com mais de três linhas – esta deve aparecer em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.