Início

Questões de Concursos Organização e Tratamento da Informação

Resolva questões de Organização e Tratamento da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q603869 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista, IRB, ESAF

Segundo o AACR2, catálogo se define como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q601923 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSA

O controle bibliográfico incorpora dois conceitos de acesso aos documentos. A acessibilidade bibliográfica significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q601837 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Técnico de Nível Universitário, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, CESPE CEBRASPE

Sobre a organização e o tratamento da informação, julgue os itens seguintes. Na organização e tratamento da informação, quando se cataloga um livro, por exemplo, a sua descrição consistirá na individualização desse livro, o que o torna único entre os demais do acervo da biblioteca. A catalogação descritiva de um livro exerce a função de informar sobre o livro, identificá-lo e recuperá-lo, mas somente a sua indexação permitirá o seu acesso.
  1. ✂️
  2. ✂️

165Q605173 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista de Biblioteconomia, MPU, CESPE CEBRASPE

A propósito de instrução, orientação e pesquisa bibliográfica, julgue os itens a seguir.

Consideram-se arquivos de documentos em pesquisa bibliográfica a guarda controlada de todo o material que deve ser consultado durante a elaboração do trabalho de pesquisa científica, como listagens de referências bibliográficas, roteiros, esquemas, recortes, material xerografado, textos, entre outros.

  1. ✂️
  2. ✂️

166Q609084 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG

Considerando os elementos de organização da informação citados por Ailton Feitosa, em sua obra Organização da informação na web: das TAGs à web semântica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) As características intelectuais de um documento permitem definir seu interesse, público-alvo e valor.

( ) As principais atividades do ciclo documentário envolvem a coleta, o registro, o tratamento intelectual e excluem a pesquisa e a difusão.

( ) O tratamento intelectual da informação compreende operações como a catalogação e a análise temática da informação.

( ) Em uma unidade de informação, cada documento que entra recebe um tratamento visando facilitar a recuperação das informações nele contidas.

( ) A análise temática da informação ocorre no momento do processamento técnico da informação, exclusivamente na disseminação.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q603467 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Fundação Universidade Federal de Tocantins, FCC

Uma das regras básicas estabelecidas pelo AACR 2 determina que o ponto inicial para a descrição de documentos em bibliotecas deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q601454 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Fundação Universidade Federal de Tocantins, FCC

A pré-coordenação é definida como um sistema em que a linguagem documentária é controlada e combinada no momento de sua elaboração. São sistemas pré-coordenados os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q606968 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG

Considerando as definições, as características, os principais objetivos e a descrição documental dos documentos arquivísticos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A teoria das três idades se constitui como a sistematização das características dos arquivos correntes (arquivos ativos), intermediários (arquivos semiativos) e permanentes (arquivos inativos para a administração, porém de uso para pesquisa).

( ) Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas.

( ) Proveniência é entendida como sendo a qualidade pela qual documentos de arquivo, a despeito de forma, espécie ou tipo, conservam caráter único em função de seu contexto de origem.

( ) Indivisibilidade ou integridade arquivística é a característica derivada do princípio da unicidade, segundo o qual um fundo de arquivo deve ser preservado sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

( ) O princípio da cumulatividade preconiza que o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q605178 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Auxiliar Técnico II, SENAC PE, IPAD

Em relação aos métodos de arquivamento podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q607276 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Administrativo, Agência Nacional de Transportes Terrestres, CESPE CEBRASPE

As normas brasileiras cujo conteúdo é de responsabilidade dos comitês brasileiros (ABNT/CB) e dos organismos de normalização setorial (ABNT/ONS) são elaboradas por comissões de estudo (CE) formadas por representantes dos setores envolvidos. Por meio dessas normas, são fixadas exigências para orientar a preparação e a compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos; uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas; estabelecer os requisitos para a redação e a apresentação de resumos; estabelecer os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices; entre outras exigências. Com base nas referidas normas, julgue os itens a seguir.

Caso o título de um periódico contenha sigla ou constitua-se de uma sigla, esta deve ser descartada, abreviando-se o resto do título.

  1. ✂️
  2. ✂️

172Q602729 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Os tesauros tomam os conceitos como unidades de representação, e as categorias como base para a organização desses conceitos. A etapa de categorização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q602553 | Biblioteconomia, Organização e Tratamento da Informação, Bibliotecário, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à organização e ao tratamento da informação bem como ao controle bibliográfico dos registros do conhecimento e sua descrição.

Existem grandes diferenças de conteúdo e de forma entre os códigos de catalogação e a International Standard Bibliographic Description (ISBD).

  1. ✂️
  2. ✂️

174Q603362 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

De acordo com a NBR 10520, em uma citação, o sobrenome do autor deve ser apresentado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q609121 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário Fiscal, Conselho Regional de Biblioteconomia RS, Instituto Quadrix, 2018

Em relação à Política de seleção e processo de aquisição em bibliotecas, julgue os itens a seguir. O modelo Conspectus de estrutura de coleções considera que os temas e os assuntos das coleções são determinados pela concentração de exemplares em classes e subclasses de um esquema de classificação.
  1. ✂️
  2. ✂️

176Q608391 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Considerando-se que o relatório é um instrumento para avaliação de serviços, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q606159 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Especialista em Informações Técnicas, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Resultado das resoluções tomadas no Seminário sobre Registros Bibliográficos, realizado em Estocolmo em 1990, e publicado pela IFLA em 1998, os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos – FRBR podem ser entendidos como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q603382 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

As Linguagens Documentárias (LDs) são sistemas simbólicos instituídos e visam facilitar o processo de comunicação, embora a sua função comunicativa seja restrita ao contexto da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q609785 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Com relação às técnicas e processos de tratamento da informação, julgue os próximos itens. A utilização de parênteses nas classes 913/919 – Geografia regional para expressar a história individual de cada continente é mostrada corretamente no seguinte exemplo: Geografia da Europa 91(4).
  1. ✂️
  2. ✂️

180Q601354 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Para decidir sobre quais das partes de um acervo, em que ordem e como serão consultadas, o bibliotecário fará análise minuciosa da questão que lhe foi apresentada pelo usuário, seus conceitos e relações, baseando-se em profundo conhecimento das fontes de informação disponíveis. Esse procedimento é parte do processo de referência, identificado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.