Início

Questões de Concursos Organização e Tratamento da Informação

Resolva questões de Organização e Tratamento da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q601864 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Auxiliar Técnico II, SENAC PE, IPAD

De acordo com as regras de alfabetação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q605798 | Biblioteconomia, Organização e Tratamento da Informação, Analista, IBGE, CESGRANRIO

O resumo na língua do texto é elemento obrigatório em artigo de publicação periódica científica impressa, e suascaracterísticas estão especificadas na NBR 6022, da ABNT.
A norma determina, por exemplo, que esse resumo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q605439 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, MJ, FUNRIO

A transcrição textual de parte da obra de autor consultado, segundo a NBR 10520 da ABNT, define:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q602406 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação

Os campos do formato MARC 21 destinados ao registro de informações sobre Autoria e Entradas secundárias de nome pessoal são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q606469 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Analise as afirmativas abaixo referente às áreas de descrição bibliográfica estabelecidas pela ISBD, colocando entre parênteses a letra ?V?, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra ?F? quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) área 1 - do titulo e da responsabilidade

( ) área 4 - da edição

( ) área 7 - da descrição física

( ) área 6 - da série

( ) área 5 - do número internacional normalizado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q608874 | Biblioteconomia, Organização e Tratamento da Informação, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

O formato MARC 21 para dados de autoridades, como parte da família MARC de formatos coordenados para dar tratamento adequado a diferentes tipos de dados, caracteriza-se por conter especificações para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q608125 | Biblioteconomia, Organização e Tratamento da Informação, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

No que se refere às fontes formais legislativas, as emendas constituem a segunda fase do processo legislativo. Aquelas que se caracterizam por alterarem os projetos sem modificá-los substancialmente são as emendas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q609034 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Considere que, na tabela de Cutter-Sanborn, “Andrade” corresponde ao número 553. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as notações de autor das obras de Carlos Drummond de Andrade: Confissões de Minas e Contos de Aprendiz (ambos pertencentes ao mesmo acervo de uma biblioteca).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q607518 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário Fiscal, Conselho Regional de Biblioteconomia RS, Instituto Quadrix, 2018

Com relação a cabeçalho de pessoas e entradas coletivas, julgue os itens subsequentes. Sabendo-se que o autor J. G. de Araújo Jorge corresponde a José Guilherme de Araújo Jorge, é correta a entrada a seguir para o referido autor. Jorge, J. G. de Araújo (José Guilherme de Araújo)
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q609565 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Técnico legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Um software de construção e gerenciamento de planilhas de dados organiza-se em linhas numeradas e colunas indicadas por letras do alfabeto de 26 letras: A, B, ..., Z. A partir da 27a coluna, são usadas combinações das letras do alfabeto: AA, AB, AC..., AZ, BA, BB, BC..., BZ, ..., ZA, ZB, ZC, ..., ZZ,AAA, AAB, AAC, ..., AAZ, ABA, ABB, ABC..., ABZ... e assim por diante. Um secretário utiliza uma planilha desse software para registrar as correspondências que chegam diariamente ao escritório, durante todos os dias úteis do ano. Ele registra a data na primeira linha de uma coluna e, logo abaixo, em cada linha, as correspondências do dia; no dia seguinte, passa para a próxima coluna e faz o mesmo. Ainda que não haja correspondência em um determinado dia, ele anota a data e deixa o restante da coluna em branco.

Em um ano com 252 dias úteis, se os registros das correspondências forem feitos a partir da coluna A, então a coluna da planilha com o registro da última correspondência será indicada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

61Q607633 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.;SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

A referência contém, segundo a NBR6023, um elemento complementar acrescentado para melhor identificar o documento. É ele:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q608113 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, AGU, IDECAN, 2018

Em relação à notação do autor, sabe-se que não é exclusividade da Tabela de Cutter-Sanborn, havendo mesmo uma tabela brasileira, denominada de tabela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q606555 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Consultor Técnico, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Ao avaliar uma determinada base de dados, uma bibliotecária observou que as buscas dos usuários geravam como resultado um grande número de itens não pertinentes às suas necessidades de informação, resultado esse causado por um número excessivo de falsas associações. Para evitá-las, a profissional recomendou as seguintes medidas:

I. Estabelecer elos entre os termos de indexação.

II. Elevar o nível de pré-coordenação da linguagem documentária empregada pela biblioteca.

III. Aumentar a exaustividade da indexação.

É correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q607469 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista em Gestão Especializado, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

Considere a citação abaixo.

“[...] o viés organicista da burocracia estatal e o antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na Carta de 1946.” (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).

Trata-se de uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q608494 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Partindo do princípio de que nos FRBR as necessidades dos usuários são definidas em termos de tarefas de usuários e de que os FRBR não fazem diferença entre usuário final e o profissional da informação que presta assistência a esse usuário, são consideradas tarefas de usuário relativas a dados bibliográficos definidas pelo grupo de estudos das FRBR, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q604442 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Administração PA, CESPE CEBRASPE

Com referência às linguagens documentárias, julgue os itens a seguir.

O índice KWIC é rotado, derivado, em sua forma mais comum, dos títulos de documentos. O índice KWOC é similar ao KWIC, exceto por suas palavras-chave que se tornam pontos de acesso a serem repetidas fora do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q608774 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Consultor Técnico, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Uma relação associativa

I. Existe entre conceitos que estão relacionados hierarquicamente.

II. Pode ser estabelecida quando há uma forte conexão semântica entre conceitos devido à experiência.

III. Tem como exemplo: tecelã/tapete (produtor/produto).

IV. É chamada de compreensiva quando as partes, juntas, formam o todo.

V. Envolve relações como causa/efeito, pessoa/disciplina, matéria/substância etc.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q606986 | Biblioteconomia, Organização e Tratamento da Informação, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

No formato MARC21 para dados bibliográficos, a diferença entre os campos 504 - nota de bibliografia e 510 - nota de citação/referência é que no campo 504 é indicada a ocorrência de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.