Início

Questões de Concursos Organização e Tratamento da Informação

Resolva questões de Organização e Tratamento da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q608045 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Técnico II, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, CESPE CEBRASPE

I 610.17$aPortugal.$bBiblioteca Nacional.$2UCBG

II 650.#7$aCafé, safra$zBrasil$y2009-2010$2VCB

III 651.#4$aRio Amazonas

Considerando os exemplos I, II e III acima, dos campos de assunto do formato MARC, julgue os itens a seguir.

No exemplo II, o campo 650 corresponde a um substantivo (ou frase) utilizado como entrada secundária de assunto, e o segundo indicador está preenchido com o número 7, para que a fonte do termo seja especificada no subcampo $2.
  1. ✂️
  2. ✂️

502Q601397 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Na notação da CDU 635.965:697.38(73), é possível observar- se a presença
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q605513 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Entre as definições apresentadas pela NBR 6023, encontra-se a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q604498 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRE MT, CESPE CEBRASPE

A etapa da técnica bibliográfica na qual se faz a referência bibliográfica para cada documento encontrado, identificando-o no todo ou na parte, é denominada etapa de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q604533 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

No âmbito da comunicação, a mensagem sem conteúdo de significado é reduzida à produção de unidades discretas, em sucessão. Trata-se de uma seqüência. Assim, para que essa seqüência de unidades possa atingir a extremidade da cadeia sem ser deformada, é preciso que se respeitem certas condições referentes ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q608377 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Auxiliar de Biblioteca, IFB BA, FUNRIO

As normas, os procedimentos e o programa de segurança de uma biblioteca devem ser avaliados no que se refere à sua
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q603536 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

O ideal do controle bibliográfico não é novo. Tem sido um trabalho incessante de indivíduos que buscam o conhecimento. Podemos considerar como marco histórico desta busca:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q605328 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de gerenciamento de bibliotecas são ferramentas fundamentais para a gestão do acervo e dos serviços de informação. Julgue os itens subseqüentes acerca desses sistemas.

Uma das opções para a entrada de dados no módulo de catalogação é a extração de registros em arquivos de registros MARC disponíveis comercialmente ou em catálogos coletivos e bases de dados compartilhadas, desde que esses dados estejam em conformidade com as necessidades da biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️

509Q606103 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relacionados às tipologias, funções e aplicabilidade das normas técnicas e de organismos nacionais e internacionais de normalização, planejamento e elaboração de documentos técnico-científicos.

Uma fonte para identificação das normas técnicas no Brasil é o Catálogo ABNT, que assegura atualização mensal, divulgando as normas publicadas, as normas canceladas, os projetos em estudo, além de apresentar uma variedade de normas estrangeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

510Q603802 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPAD

Um tesauro distingue-se de um simples vocabulário controlado em virtude de duas características. A primeira, é que as palavras nele listadas não descrevem, mas antes significam: cada palavra é um conceito que por sua vez, tornam-se "termos descritores". A segunda característica é que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q609960 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Técnico II, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, CESPE CEBRASPE

I 080 ## $a 94 $x (474) $x "19" $x (075)

II 043 ## $a s-bl-rj

Tendo como referência os exemplos de campos de números e códigos apresentados acima, julgue os itens seguintes.

No exemplo II, o campo 043 é obrigatório para indicar literaturas, nacionalidade e nomes geográficos.
  1. ✂️
  2. ✂️

513Q608455 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a organização do catálogo em linha e as regras de catalogação vigente, julgue os itens subsequentes. O objetivo prioritário das ISBDs (International Standard Bibliographic Description) é estabelecer orientações para uma catalogação descritiva mundialmente uniforme para facilitar a permuta internacional de registros bibliográficos.
  1. ✂️
  2. ✂️

514Q603615 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, INB, CONSULPLAN

Organizar e dirigir trabalhos técnicos relativos às atividades de biblioteconomia, requer a reunião sistematizada das informações, formando um instrumento facilitador da organização em bibliotecas, sendo assim, o instrumento que possui tal objetivo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q601883 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Suframa AM, FUNRIO

De acordo com as normas de catalogação adotadas no país, a entrada correta de uma publicação produzida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q604188 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Com relação aos diversos tipos de sistemas de informação automatizados, julgue os itens que se seguem.

O software DSpace utiliza como padrão de metadados o formato MARC versão Lite, uma versão simplificada que contém apenas 15 campos.

  1. ✂️
  2. ✂️

518Q607008 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista em Geociências, CPRM, CESPE CEBRASPE

Os catálogos bibliográficos em linha (online public access catalogue) e os catálogos em fichas foram desenhados para organizar melhor os itens arquivados em uma biblioteca. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

A acessibilidade em linha diz respeito ao acesso, por parte do usuário, aos documentos descritos no catálogo on-line do centro de documentação da biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️

520Q603739 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

O trabalho do profissional da informação envolve competências e habilidades específicas e deve estar orientado pela ética. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

O profissional da informação tem um campo de trabalho amplo e flexível, devendo estar preparado para atuar em qualquer ambiente onde ocorre o ciclo documentário, seja no setor público, seja no setor privado, como autônomo ou empresário.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.