Início

Questões de Concursos Organização e Tratamento da Informação

Resolva questões de Organização e Tratamento da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q603150 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Suframa AM, FUNRIO

O bibliotecário de uma empresa está normalizando uma publicação que contém projetos de pesquisa financiados pela própria instituição. Faz parte da política dessa empresa descrever somente os elementos obrigatórios das normas da ABNT. Portanto, das opções abaixo, a única que apresenta um elemento obrigatório da norma da ABNT NBR15287 é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

842Q606778 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, IFB BA, FUNRIO

Na atribuição de um ISBN, as formas diferentes de produtos (como capa dura, brochura, Braille, audiolivro, vídeo, publicação eletrônica on-line) devem receber ISBN
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

844Q607592 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Em relação ao Formato MARC, avalie os dois agrupamentos abaixo:

I. É gerado automaticamente

II. Indica a forma de catalogação descritiva no registro

III. Contém o número de classificação da Classificação Decimal Universal

1. Diretório

2. Líder

3. Campo de Números e Códigos - 080

A correlação correta entre os agrupamentos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q601487 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE

A norma brasileira elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que restringe a variedade de características geométricas, físicas ou outras, de elementos de construção, materiais, aparelhos, produtos industriais, desenhos e projetos pelo estabelecimento de um conjunto metódico e preciso de condições a serem satisfeitas, com o objetivo de uniformizar essas características, é, normalmente, conhecida pela sigla

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

847Q605334 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Segundo a NBR-6027, em publicações periódicas, o sumário pode constar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q604833 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem acerca da compra de microcomputadores e de material bibliográfico para uma biblioteca de uma instituição federal de ensino superior por meio de licitação.

A compra só poderá ser realizada à vista, uma vez que a modalidade de compra por licitação não prevê o parcelamento do pagamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

849Q605905 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Com relação a técnicas e organismos nacionais e internacionais de normalização, julgue os seguintes itens. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entidade vinculada à Biblioteca Nacional, é a responsável pela tradução e adaptação, para o português, das normas estabelecidas pela ISO.
  1. ✂️
  2. ✂️

850Q606186 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, MJ, FUNRIO

Classifique as entradas pertinentes para as autoridades relacionadas na primeira coluna de acordo com numeração da segunda, como direta ou subordinada, e aponte a alternativa com a seqüência correta, conforme o código de catalogação em vigor:

I. Conselho da Magistratura, do Tribunal de Justiça, do Estado de Rondônia.

II. Corregedoria Geral da Justiça, do Estado do Ceará.

III. Fundação Nacional do Índio, vinculada ao Ministério da Justiça.

IV. Gabinete do Ministro, do Ministério da Justiça.

V. Serviço de Legislação e Jurisprudência, do Departamento de Documentação, da Secretaria Geral, da Procuradoria-Geral de Justiça, do Estado do Rio de Janeiro.

1. entrada direta.

2. entrada subordinada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

851Q609518 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, PROCON SP, VUNESP

No âmbito da representação descritiva, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

852Q601839 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Com referência às linguagens documentárias, julgue os itens a seguir.

A representação documentária é obtida por meio de um processo que se inicia pela análise do texto, com o objetivo de identificar conteúdos pertinentes em função das finalidades do sistema e da representação desses conteúdos, de forma sintética, padronizada e unívoca.

  1. ✂️
  2. ✂️

854Q601649 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário Documentalista, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

No que se refere à organização da informação, julgue os itens seguintes.

Há diversas interpretações possíveis para o conceito de folksonomia. Alguns autores o definem como produto, por exemplo, o resultado da etiquetagem dos recursos; outros o definem como uma abordagem ou metodologia, que vai além do simples resultado de um processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

855Q603752 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

De acordo com as normas técnicas para a área de documentação, julgue os itens de 56 a 64. Todos os elementos de um documento devem fazer parte do sumário, coincidindo a tipologia da fonte utilizada para seções primárias com a da palavra sumário.
  1. ✂️
  2. ✂️

856Q603757 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

A NBR 6028

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

857Q605051 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação

Uma bibliografia compilada para subsidiar um trabalho de estatística, arrolando exclusivamente artigos recém-publicados em periódicos brasileiros, de autores brasileiros indicados pelos pesquisadores que solicitaram essa tarefa ao bibliotecário, é classificada, a partir da consolidação desses critérios, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

858Q604113 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista de Biblioteconomia, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da padronização de publicações seriadas elaboradas segundo as normas técnicas de documentação, julgue os itens subsequentes.

Em títulos de periódicos, abreviam-se as palavras universitário e universidade grafando-se sempre Univ.

  1. ✂️
  2. ✂️

860Q606962 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN

Acerca das linguagens documentárias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Permitem a rápida consulta e o arquivamento de maneira homogênea entre documentos similares, servindo como síntese de características técnicas.

( ) Possibilitam às pessoas que lidam com informação, a capacidade de manipular grande volume de recursos informacionais de forma sistêmica, evitando, por consequência, o caos informacional.

( ) São sistemas de gerenciamento que padronizam a indexação de documentos, de acordo com suas características físicas mais importantes.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.