Início

Questões de Concursos Organização e Tratamento da Informação

Resolva questões de Organização e Tratamento da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q606563 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista em Geociências, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, CESPE CEBRASPE

Considerando a NBR n.º 6.023/2002, julgue os próximos itens.

É recomendado, na referência, inserir hora, minutos e segundos de acesso ao documento eletrônico, não sendo recomendado, contudo, referenciar material de curta duração.

  1. ✂️
  2. ✂️

942Q603757 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

A NBR 6028

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

943Q605828 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRE AM, FCC

O uso de padrões de metadados possibilita aos sistemas de informação a integração e o compartilhamento de recursos e aplicações, sendo importantes na organização e recuperação da informação digital. São exemplos de metadados para a descrição de recursos de informação

I. o formato MARC;

II. o padrão Dublin Core;

III. a norma ISBD;

IV. a linguagem SGML.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

944Q603539 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Ministério Público Estadual RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos à pesquisa e à metodologia científica e, mais especificamente, à pesquisa bibliográfica.

A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas encontradas em publicações científicas, tais como livros e periódicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

945Q603328 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Casa da Moeda, CESGRANRIO

O desenvolvimento das redes bibliotecárias e a aplicação de computadores, sob a ação e responsabilidade de um órgão federal, são algumas das contribuições que fortalecem o estabelecimento de um sistema de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

946Q601822 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

A respeito do formato MARC de intercâmbio bibliográfico, julgue os itens seguintes.

O MARC Comunity é um dos tipos do formato dedicado à entrada de dados de coleções de grandes bibliotecas, como a da Biblioteca do Congresso Americano.

  1. ✂️
  2. ✂️

947Q609762 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN, 2017

Quanto ao Resource Description and Access (RDA), analise as afirmativas a seguir.

I. A estrutura da RDA é flexível e extensível, permitindo a descrição de todos os tipos de materiais, sejam eles recursos tradicionais de uma biblioteca, ou recursos de outras comunidades ligadas ao patrimônio cultural, como arquivos ou museus, por exemplo.

II. A RDA é uma norma projetada para o contexto digital e consiste em um conjunto de instruções práticas baseadas em um arcabouço teórico que define a forma, a estrutura e o conteúdo desta nova norma.

III. Os dados RDA podem ser empregados como a base de um conjunto de elementos de metadados que torna visíveis e utilizáveis os dados em um ambiente da internet.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

948Q608229 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

A complexidade e as dificuldades na implementação do formato MARC têm sido apontadas como barreiras na sua adoção pelas bibliotecas. No entanto, o seu uso apresenta uma série de vantagens, entre as quais: I. Permitir que as bibliotecas substituam um sistema automatizado por outro sem prejuízo dos dados. II. Oferecer uma série de requisitos funcionais, estruturados por módulos, como catalogação, circulação, interface de acesso e navegação entre bases de dados. III. Servir como veículo para todos os tipos de dados bibliográficos. Ocorre que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

949Q609526 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Analise as afirmações abaixo, que dizem respeito à apresentação da numeração de páginas em livros e folhetos.

I. a numeração deve ser toda em algarismos ará bicos.

II. a localização da numeração das páginas pode ser no alto ou no pé da mancha, tanto no centro (páginas ímpares e pares) quanto na extrema esquerda (páginas pares) e na extrema direita (páginas ímpares).

Ocorre que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q601367 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Cabeçalhos de assunto, tesauros, vocabulários controlados e esquemas de classificação constituem linguagens documentárias. Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

951Q606438 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Sabendo que a automação consiste na utilização da informática para modernizar e aperfeiçoar rotinas, produtos e serviços de uma biblioteca, julgue os itens subsequentes, referentes à seleção e à avaliação de sistemas integrados de bibliotecas.

Entre os requisitos relativos à recuperação da informação pelo usuário, incluem-se as pesquisas em campos determinados, a interface de busca avançada, a compatibilidade com o formato MARC e a capacidade de suportar licenças simultâneas e mais de 500 mil registros.

  1. ✂️
  2. ✂️

952Q603418 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, TCE AL, FCC

Organizam um conjunto de conhecimentos subdivididos em classes sucessivamente menores que incluem, em uma ordem predefinida, todas as possíveis classes compostas e termos, ordenados de forma a apresentar suas relações hierárquicas.

Esse texto se refere a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

953Q609901 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

As opções a seguir conceituam o processo de conversão retrospectiva de registros bibliográficos, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

954Q604535 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

As linguagens documentárias são utilizadas para representar o conteúdo dos documentos e para a recuperação da informação. Julgue os itens seguintes, acerca dessas linguagens.

Nos tesauros, o vértice de uma hierarquia do tipo gêneroespécie é o gênero, enquanto que, na relação partitiva, o vértice é a parte que compõe o todo.

  1. ✂️
  2. ✂️

955Q603540 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 17a Região, CESPE CEBRASPE

A respeito do formato MARC de intercâmbio bibliográfico, julgue os itens seguintes.

Os designadores de conteúdo são caracterizados pela não-repetitividade de seus campos e pelos indicadores codificados, que utilizam variados símbolos, como a arroba.

  1. ✂️
  2. ✂️

956Q605369 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Nos últimos anos, diversas ferramentas têm sido estudadas, e algumas empregadas com sucesso, para a organização da informação e do conhecimento em sites na Internet, incluindo sistemas de classificação, tesauros e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

957Q605450 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

O Formato Comum de Comunicação foi projetado com o objetivo de facilitar a comunicação de dados bibliográficos entre setores da área de informação. Em comum com o MARC, o CCF constitui uma implementação específica da ISO2709. Nessa perspectiva, o CCF

I - especifica um pequeno número de elementos de dados obrigatórios, aceitos como essenciais para a identificação de um item;

II - proporciona elementos obrigatórios que não são suficientemente flexíveis para comportar diferentes maneiras adotadas de descrição bibliográfica;

III - proporciona vários elementos optativos e cada registro compreende quatro partes: rótulo do registro, diretório, campos de dados e separador de registros;

IV - permite à instituição de onde se origina o registro incluir elementos não padronizados, mas considerados úteis em seu sistema;

V - apresenta um mecanismo para ligação e segmentos de registros impondo à instituição que lhes dá origem um método uniforme.

São corretas APENAS as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

958Q603227 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.

A referência digital é um serviço de referência iniciado eletronicamente, em tempo real. Nesse caso, usuários utilizam tecnologias para se comunicar com a equipe de referência sem estar fisicamente presentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

959Q606186 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, MJ, FUNRIO

Classifique as entradas pertinentes para as autoridades relacionadas na primeira coluna de acordo com numeração da segunda, como direta ou subordinada, e aponte a alternativa com a seqüência correta, conforme o código de catalogação em vigor:

I. Conselho da Magistratura, do Tribunal de Justiça, do Estado de Rondônia.

II. Corregedoria Geral da Justiça, do Estado do Ceará.

III. Fundação Nacional do Índio, vinculada ao Ministério da Justiça.

IV. Gabinete do Ministro, do Ministério da Justiça.

V. Serviço de Legislação e Jurisprudência, do Departamento de Documentação, da Secretaria Geral, da Procuradoria-Geral de Justiça, do Estado do Rio de Janeiro.

1. entrada direta.

2. entrada subordinada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q606246 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Quanto às classificações bibliográficas, hoje denominadas classificações documentárias, julgue os itens subseqüentes.

As classificações documentárias se dividem em enumerativas e facetadas. As primeiras identificam características comuns a várias categorias de assuntos, os quais são decompostos, visando uma síntese.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.