Questões de Concursos Organização e métodos

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21Q189417 | Administração Geral, Organização e métodos, Administrador, CAERN, FGV

O fluxograma é um tipo de diagrama e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feita por meio de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Pode-se entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das sete ferramentas da qualidade, muito utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos e processos. Por intermédio do fluxograma, é possível identificar os seguintes aspectos de um fluxo:
. quais operações são realizadas;
. onde são realizadas;
. quem as executa;
. quais as entradas e saídas;
. qual o fluxo das informações;
. quais os recursos empregados no processo;
. quais os custos parciais e totais;
. qual o volume de trabalho;
. qual o tempo de execução.

Nesse sentido, NÃO é vantagem de sua utilização

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22Q115887 | Administração Geral, Organização e métodos, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Não obstante às várias definições por diversos autores para processo de negócio, Smith e Finger (2003) consideram oito características que tipificam os processos de negócio. Nesse contexto, considere:

Processos de TI são subprocessos de negócio e dão suporte a processos maiores que envolvem pessoas e máquinas. Processos vistos de ponta a ponta dependem de sistemas de informação distribuídos, colaborativos e transacionais. Modelos de processos podem, portanto, compreender modelos de redes, modelos de objetos, fluxos de controles, fluxos de mensagens, regras de negócio, medições, exceções, transformações e definições

As características contidas nas afirmações acima referem- se aos processos

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23Q102522 | Administração Geral, Organização e métodos, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

Qual dos seguintes conteúdos NÃO deve constar do "Manual de Normas e Procedimentos" de uma organização:

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24Q199556 | Administração Geral, Organização e métodos, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Qual o instrumento que visa permitir que a reunião de informações dispostas de forma sintetizada, criteriosa e segmentada atue como facilitador do funcionamento de uma organização?

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25Q197117 | Administração Geral, Organização e métodos, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Surgida algum tempo depois das escolas clássicas da administração,
a escola da qualidade proporcionou diversas ferramentas e
instrumentos aos gestores. A respeito da contribuição dessa escola
para a administração das organizações, julgue os itens que se
seguem.

O diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) é uma ferramenta que visa definir o conjunto de causas responsável por um ou mais efeitos.

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26Q196504 | Administração Geral, Organização e métodos, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Uma das tarefas do profissional de O. S. & M. é analisar o manual de normas existente ou prepará-lo. Em relação a este manual, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Indica limites de autoridade e responsabilidade dos empregados.
II. É ferramenta de delegação e de administração do tempo.
III. Incentiva a criatividade e a inovação na empresa. Analise o organograma abaixo para responder o item 36.

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27Q185622 | Administração Geral, Organização e métodos, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à organização no trabalho, às prioridades e às relações
humanas, julgue os itens que se seguem.

Uma das causas da sobrecarga de trabalho está relacionada à ausência de estruturação das funções desempenhadas pelos trabalhadores.

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28Q190033 | Administração Geral, Organização e métodos, Agente Administrativo, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A organização no trabalho não se faz apenas com procedimentos,
uso correto de agenda e treinamento adequado, mas, acima de
tudo, com o casamento perfeito entre o profissional e a função
que ele ocupa. A respeito das prioridades e da organização do
trabalho, julgue os próximos itens.

Uma das razões relacionadas ao aumento da sobrecarga de trabalho diz respeito à estruturação complexa das funções desempenhadas pelos trabalhadores.

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29Q198180 | Administração Geral, Organização e métodos, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Para alguns autores de estratégias existem seis mecanismos básicos de coordenação. A padronização constitui–se em um dos elementos chaves da coordenação. Quando é ensinado um conjunto de conhecimentos com aplicação direta ao trabalho, trata–se da padronização de:

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30Q189149 | Administração Geral, Organização e métodos, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

Taylor baseou seu sistema de administração no estudo e controle de tempos e movimentos nas linhas de produção, assim dividiu cada função em seus componentes e projetou os métodos melhores e mais rápidos para executar cada um desses componentes. (STONER, 2000, p.24). É certo dizer que Taylor tinha como princípio:

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31Q187234 | Administração Geral, Organização e métodos, Administrador, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à organização de sistemas e métodos, julgue os itens a
seguir.

O arranjo físico de uma unidade produtiva impacta positivamente ou negativamente seu clima organizacional. Para tanto, um projeto de arranjo físico deve considerar, entre outros aspectos, o fluxo de trabalho eficiente, a melhor utilização da área disponível, a redução da fadiga do empregado no desempenho das tarefas e o fluxo eficiente e eficaz da comunicação.

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32Q185696 | Administração Geral, Organização e métodos, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à organização no trabalho, às prioridades e às relações
humanas, julgue os itens que se seguem.

No ambiente de trabalho, os conflitos resultantes da sobrecarga de tarefas atribuídas a alguns servidores não são solucionados por meio do planejamento e da organização do trabalho; esses procedimentos contribuem apenas para o aumento da produtividade.

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33Q198351 | Administração Geral, Organização e métodos, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

É correto afirmar que a redação participativa dos procedimentos-padrões operacionais é um processo de educação e treinamento que envolve:

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34Q945057 | Secretariado, Organização e Metodos, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Uma empresa transnacional, com sede no Brasil, tem um grande corpo de funcionários, dentre os quais muitostrabalham com assessoria. A diretoria da empresa diagnosticou um problema em relação à falta de uniformidade dos trabalhos realizados por esses assessores e decidiu que seria uma boa ideia contratar um profissional para capacitá-los, de modo que o trabalho realizado tenha um mesmo nível de qualidade. No quadro funcional, uma secretária executiva havia desenvolvido um excelente trabalho enquanto esteve na empresa. Por essa razão, a diretoria decidiu contratá-la como consultora. Para isso, solicitou a ela que fizesse um projeto em assessoria que previsse a capacitação dos colaboradores, além de um acompanhamento posterior dos trabalhos, mantendo, para isso, um contrato de um ano. A secretária executiva foi, portanto, contratada como consultora externa.
REIS, G. G. Avaliação 360°: um instrumento de desenvolvimento gerencial. 3. ed. Curitiba: Editora Atlas, 2010 (adaptado).

Sobre a atividade de consultoria externa em uma empresa, assinale a opção correta.
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35Q945065 | Secretariado, Organização e Metodos, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

No período mais crítico da pandemia de Covid-19, os donos de empresas enfrentaram uma nova realidade com a perda de clientes e com contratos que impuseram a adoção de um conjunto de medidas para reduzir as perdas e permitir que as empresas continuassem suas operações. Entre essas medidas, destaca-se a realização de eventos on-line, que contaram com as atividades secretariais no contexto de distanciamento social. Mesmo com o relaxamento das restrições impostas pela pandemia, algumas mudanças ocorridas na produção de eventos de caráter público, como reuniões e congressos, permaneceram, sendo cada vez mais comum a realização de eventos on-line e híbridos.
Considerando esse contexto e a atuação do profissional de secretariado no setor de produção de eventos, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de secretariado, ao organizar um evento presencial, deve verificar os procedimentos para a sua adequada realização, pois novas medidas foram incorporadas para garantir o bem-estar do público, tais como o não compartilhamento de materiais físicos e, em alguns casos, o uso de recursos tecnológicos para credenciamento.
II. Ao organizar um evento híbrido, esse profissional deve verificar os procedimentos para obtenção da maior quantidade de público participante, procurando a ampliação máxima da sua transmissão, uma vez que, nos eventos on-line, inexistem as limitações relativas ao número de acessos às plataformas virtuais.
III. Na organização de um evento on-line, o profissional de secretariado deve verificar os procedimentos relativos ao funcionamento dos recursos de transmissão do evento e de adequação dos dispositivos audiovisuais dos palestrantes, realizando testes com antecedência para checar o funcionamento de câmeras e microfones.
IV. O profissional de secretariado, ao organizar um evento híbrido, deve verificar formas de interação com o público participante, como o encaminhamento de perguntas aos palestrantes, além de atentar para o funcionamento dos canais digitais, como chats e aplicativos de mensagens para o recebimento de dúvidas dos participantes on-line.

É correto apenas o que se afirma em
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36Q952546 | Secretariado, Organização e Metodos, Telefonista, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Analise o recado abaixo, escrito pelo telefonista Rafael para o mensageiro Paulo:

Oi, Paulo!
A senhora Thalia ligou e pediu que você retire alguns documentos na prefeitura às 17 horas de hoje, 26/01/2025. Ela disse que se você tiver alguma dúvida, pode ligar para o telefone da prefeitura e pedir que passem para o ramal dela. Ela disse também que o filho dela, o André, não está muito bem e que por isso ela não veio entregar os documentos pessoalmente, coitadinha.
Atenciosamente,
Rafael


Sobre o recado do telefonista Rafael, assinale a alternativa correta.
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37Q953318 | Secretariado, Organização e Metodos, Recepcionista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O domínio das ferramentas do Pacote Office é essencial para qualquer função administrativa, especialmente em cargos que envolvem a elaboração de documentos, planilhas e apresentações. Cada programa do pacote oferece funcionalidades específicas que, quando usadas adequadamente, aumentam a produtividade e a eficiência no trabalho.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as funcionalidades e uso do Pacote Office (Word, Excel e PowerPoint):
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38Q994507 | Secretariado, Organização e Metodos, Secretário Escolar, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A secretaria da escola é a base para uma eficiente gestão escolar, sendo o centro das atividades administrativas da instituição. Suas atribuições contemplam ações como:

I. a organização dos arquivos da escrituração escolar.
II. o registro da vida escolar do aluno e o registro de pessoal.
III. a preparação das correspondências interescolares e extraescolares.
IV. o registro específico dos fatos relativos à vida escolar do aluno e não da vida da instituição educacional.

Está correto o que se afirma na alternativa:
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39Q986823 | Secretariado, Organização e Metodos, Secretário de Escola, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Considerando-se as características do arquivo escolar, segundo o Parecer nº 325/2014 - Registros escolares na Educação Básica pelos estabelecimentos de ensino integrantes do Sistema Estadual de Ensino, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

O Arquivo Escolar se constitui de dois segmentos: ___________. Nenhum documento pode ser dele retirado sem autorização escrita ___________ e registro do fato.
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