Questões de Concursos Orientação Espacial e Temporal

Resolva questões de Orientação Espacial e Temporal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1032697 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Coveiro, Prefeitura de Irupi ES, IDESG, 2024

Considerando que um coveiro precisa distribuir igualmente quatro tipos de flores (rosas, margaridas, lírios e tulipas, respectivamente) em torno de uma sepultura central, de maneira que cada tipo de flor fique na mesma distância uma da outra e da sepultura. Se ele começar colocando rosas ao lado norte da sepultura, e seguir no sentido horário, qual será a posição das tulipas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1056509 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Fiscal, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

Em uma repartição pública, os setores de recursos humanos, processos, tecnologia da informação e compras ficam no mesmo corredor posicionados lado a lado. Sabe-se que o setor de processos está localizado entre os setores de recursos humanos e compras. O setor de compras fica localizado entre os setores de recursos humanos e tecnologia da informação. Com base nas informações, sobre os quatro setores, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1032615 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Trabalhador Braçal, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Texto associado.
Leia com atenção o texto abaixo, ele será a base para responder a questão.

João precisa marcar uma consulta médica. Ao ligar para a recepção da clínica, verificou a possibilidade de atendimento na quarta-feira, porém só conseguiu uma vaga para o dia seguinte do desejado, às 8 horas da manhã no décimo oitavo andar do prédio. Para esta consulta médica, seria necessário fazer um jejum de 12 horas.
Conforme as orientações para esta consulta, qual deve ser o horário limite para a última refeição de Pedro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1040295 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, FGV, 2018

Maria é mais nova que Roberta e Joana é mais velha que Sílvia, que tem a mesma idade de Roberta.

É correto concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1027740 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Área de Atuação Buco Maxilo Facial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

O calendário segue padrões cíclicos, onde os dias da semana se repetem de acordo com o número de dias do ano. Considere as seguintes informações:

• O ano de 2028 será bissexto.
• O dia 1º de janeiro de 2027 será uma sexta-feira.

Com base nessas informações, analise as assertivas abaixo:

I. O dia 31 de dezembro de 2027 será um sábado.
II. O dia 1º de janeiro de 2028 será um domingo.
III. O dia 1º de março de 2028 será uma quarta-feira.

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1033894 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2024

Em determinado ano em que Rita fez aniversário em um sábado, no dia 14 de março, ela prestou um concurso e foi aprovada, assumindo o cargo no dia 18 de novembro desse mesmo ano. O dia em que ela assumiu o cargo foi uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1033920 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Tesoureiro, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Os anos bissextos acontecem a cada quatro anos e são aqueles múltiplos do número quatro, sendo então 2024 um ano bissexto. A principal característica de um ano denominado bissexto é ter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1028816 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Intérprete de Libras, Câmara de Betim MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Duas pessoas, Ana e Beto, estão de frente uma para a outra, em pé. Permanecendo de pé, Ana gira 90 graus para a sua direita (sentido horário) e Beto gira 90 graus para a sua esquerda (sentido anti-horário).

Após essa movimentação, como ficou a posição de ambos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1033465 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Segundo Semestre, CEFET RJ, SELECON, 2025

Nathan e Angelina tocam instrumentos de percussão no bandão do CEFET. Em uma determinada música, Nathan deve dar uma batida a cada 4 segundos e Angelina, uma batida a cada 5 segundos. Em um instante da música, eles tocam juntos. Após esse instante, o número de segundos até que toquem juntos novamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q1028792 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Auxiliar Administrativo, CRM MS, Quadrix, 2025

Texto associado.

André, atualmente com 36 anos de idade, está empolgado para seu aniversário, que será comemorado no próximo dia 23 de junho.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Se, em determinado ano, o dia 1º de junho cair em uma segunda‑feira, então o dia 23 de junho desse mesmo ano será uma quarta‑feira.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q1028042 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Geografia, Prefeitura de Pires Ferreira CE, Fundação CETREDE, 2024

No dia 30 de novembro de 2023, às 11 horas, horário de Brasília, o Brasil se reuniu com a Índia para tratar de assuntos diplomáticos. Sabendo que a diferença de tempo entre a Índia e o Brasil é de 8 horas e 30 minutos, a reunião em Nova Delhi ocorreu às:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1028820 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Analista de Desenvolvimento de Tecnologia, Câmara de Betim MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Uma pessoa brinca de caça ao tesouro e segue estritamente as instruções a seguir.

Passo 1. Caminhe 20 metros para frente.

Passo 2. Vire 90 graus à direita e caminhe 10 metros.

Passo 3. Vire 90 graus à direita e caminhe 10 metros.

Passo 4. Vire 90 graus à direita e caminhe 10 metros.

Partindo do ponto inicial e seguindo os quatro passos descritos, a pessoa estará, após o passo 4, a que distância do ponto inicial?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1027802 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A nutricionista Camila realiza avaliações mensais no centro de saúde de certo município, sempre na última sexta-feira de cada mês, com o objetivo de acompanhar a saúde e o bem-estar da população. Se em determinado ano Camila realizou a avaliação no dia 29 de agosto, ela retornou no mês de novembro do mesmo ano no dia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1026917 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Agente administrativo, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Elian trabalha no setor financeiro de uma empresa. Porém, nas terças e quintas-feiras, ele precisa estar na recepção. Anteontem, Elian estava na recepção, e daqui a três dias ele estará lá novamente. Qual é o dia da semana de hoje?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q1027277 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Educação Física, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Uma empresa organiza os turnos de trabalho de seus funcionários com base em uma escala rotativa e rigorosa. Um funcionário inicia seu turno às 8h15 min e segue a seguinte sequência de atividades:

- 1ª tarefa: duração de 2 horas e 30 minutos.
- 2ª tarefa: duração de 1 hora e 40 minutos.
- Pausa para almoço: 1 hora e 15 minutos.
- 3ª tarefa: duração de 3 horas e 10 minutos.
- 4ª tarefa: duração de 2 horas e 25 minutos.

Com base na programação, a que horas o funcionário concluirá todas as suas atividades, sabendo que entre cada tarefa tem um intervalo de 20 minutos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1077997 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Sargento, Polícia Militar SP, FGV, 2024

Bruna tem 6 cupons que podem ser trocados por picolés grátis na sorveteria perto de sua casa. Para fazer os cupons durarem, ela decide que vai trocar um cupom a cada 9 dias até que os cupons acabem. Ela sabe que a sorveteria fecha às segundas-feiras e abre nos demais dias da semana e, assim, escolheu um dia para começar de modo que nenhuma troca tivesse que ser feita em uma segunda-feira.
O dia da semana em que Bruna trocou o primeiro cupom foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q1027182 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Analista de Tecnologia da Informação, SAAE Viçosa MG, FUNDATEC, 2024

A vigilância sanitária visita um determinado salão de beleza, apenas na terceira terça-feira de cada mês. Se os vigilantes visitaram o salão no dia 20 de agosto, em que dia do mês de novembro, do mesmo ano, eles retornaram?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.