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Questões de Concursos Orientação a Objetos

Resolva questões de Orientação a Objetos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q156047 | Programação, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 24a REGIÃO, FCC

Propriedade pela qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma assinatura mas comportamentos distintos. Tratase de

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142Q149709 | Programação, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a análise e a programação orientadas a objetos,
bem como as linguagens de programação que seguem esse
paradigma, julgue os itens subseqüentes.

Na análise orientada a objetos, a descoberta de um conjunto de operações que pode ser definido para determinado objeto do domínio de análise, de modo que tais operações apliquem-se a todas as ocorrências desse objeto, indica a necessidade de polimorfismo nas mensagens da classe que representará tal objeto.

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143Q150645 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais
utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas,
julgue os itens seguintes.

A sobreposição (overriding) ocorre quando atributos e
operações são herdados da maneira normal por uma
subclasse, mas são modificados para atender às necessidades
específicas dessa subclasse.

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144Q147948 | Programação, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais
utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas,
julgue os itens seguintes.

O polimorfismo ocorre quando uma subclasse herda
atributos e operações de classes diferentes.

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146Q256943 | Programação, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE AM, FCC

Nos modelos orientados a objeto, um relacionamento de dependência estereotipada é representado por uma

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147Q150753 | Programação, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 20a REGIÃO, FCC

A característica básica dos métodos orientados a objetos que se apresenta como uma grande vantagem quanto à sua utilização reside

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148Q237285 | Programação, Orientação a Objetos, Programador de Computador, TRE MA, CESPE CEBRASPE

Na programação orientada a objetos, o mecanismo pelo qual uma classe pode se estender a outra, aproveitando seus comportamentos, é denominado

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149Q217077 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de programação
estruturada e de programação orientada a objetos.

O princípio de abstração possui dois tipos fundamentais: a abstração de processos, que está diretamente ligada à programação orientada a objetos; e a abstração de dados, relacionada à utilização de subprogramas. Um conceito diretamente relacionado a ambos os tipos de abstração é o encapsulamento, que consiste no fornecimento de serviços bem definidos, sem necessariamente esclarecer como esses serviços são executados.

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150Q150385 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais
utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas,
julgue os itens seguintes.

A quantidade de classes é uma métrica relativa a um projeto
de sistema orientado a objetos.

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151Q155372 | Programação, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 20a REGIÃO, FCC

Na orientação a objetos, construtores e destrutores são métodos especiais responsáveis pela criação e destruição de objetos. Nesse aspecto, considere:

I. Em DELPHI, uma chamada do tipo MeuVeiculo := TVeiculo.Create; invocará o construtor padrão TObject.

II. Em DELPHI, linhas de código do tipo MeuVeiculo.Destroy; e MeuVeiculo : = nil; libera a memória que foi alocada para o objeto MeuVeiculo, como também limpa a referência a ele.

III. Em JAVA, se nenhum construtor for explicitamente definido pelo programador da classe, um construtor padrão é incluído para a classe pelo compilador Java.

IV. Java possui uma gerência automática de memória, ou seja, quando um objeto não é mais referenciado pelo programa, é automaticamente destruído.

Está correto o que se afirma e

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153Q154693 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PA, FCC

Os três relacionamentos mais importantes na modelagem orientada a objetos são:

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154Q1041769 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Programação de Sistemas, TRE PB, FCC

Na orientação a objetos, no que se refere à sobrecarga de métodos, um método é considerado sobrecarregado se
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155Q1039867 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Auditor de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE PE, FGV, 2025

Leia a descrição a seguir.

Trata-se de um padrão que fornece uma interface para criar famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas, seja porque estas ainda são desconhecidas ou para permitir maior escalabilidade no futuro.

O padrão de projeto descrito é o:
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156Q1034876 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Desenvolvimento de Sistemas, MPU, FGV, 2025

A analista Ana está implementando um sistema seguindo os princípios SOLID. No módulo A do sistema, Ana aplicou o princípio SOLID que estabelece o seguinte: se uma propriedade q(x) for demonstrável para todos os objetos x do tipo T, então ela também deve ser demonstrável para todos os objetos y do tipo S, onde S é um subtipo de T.

O princípio aplicado por Ana no módulo A está diretamente relacionado à seguinte letra do acrônimo SOLID:

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157Q1028581 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

SOLID é um acrônimo que representa um conjunto de cinco princípios que facilitam o processo de desenvolvimento e manutenção de software. Os princípios são fundamentais na programação orientada a objetos e podem ser aplicados em qualquer linguagem de programação que adotem este paradigma.
Com relação aos princípios, analise os itens a seguir

I. O princípio da responsabilidade única (a letra S da sigla) enuncia que cada classe deve ter um, e somente um, motivo para mudar.

II. O princípio aberto-fechado (a letra O da sigla), define que entidades de software (por exemplo, classes e métodos) devem estar abertas para extensão, mas fechadas para modificação.

III. O princípio de permutação de Igorov (a letra I da sigla) tem suas origens em bases formais, mas estabelece que as Classes derivadas (classes-filhas) devem ser capazes de substituir suas classes-base (classes-mães).


Está correto o que se afirma em
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158Q1062709 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Tecnologia da Informação, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Em determinado projeto de software orientado a objetos, um desenvolvedor deve implementar um sistema que proteja partes do código de variações e mudanças frequentes em outros componentes, mantendo um baixo acoplamento entre as classes. Ao mesmo tempo, deseja-se que módulos de alto nível não dependam diretamente de módulos de baixo nível, mas que ambos dependam de abstrações.
Nessa situação, o princípio de SOLID e o princípio de GRASP que atendem adequadamente aos requisitos mencionados são, respectivamente,
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159Q961173 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Informática, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O modelo de requisitos define um conjunto completo de classes de análise. Cada uma descreve algum elemento do domínio do problema [...]. Conforme evolui o modelo de projeto, a equipe de software deve definir um conjunto de classes de projeto que refina as classes de análise [...]. Segundo os conceitos de análise e projeto orientado a objeto, são considerados os seguintes tipos específicos de classes de projeto, EXCETO:
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160Q1018545 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Desenvolvimento de Software, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O padrão de projeto factory method, utilizado para delegar a criação de objetos a subclasses e permitir maior flexibilidade e desacoplamento,
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