Início

Questões de Concursos Orientação a Objetos

Resolva questões de Orientação a Objetos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1082284 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Área Desenvolvimento, IF PE, FUNCERN, 2025

Uma empresa está criando um sistema de composição de interfaces gráficas, onde elementos como janelas, botões e painéis podem conter outros elementos, formando uma estrutura hierárquica. É necessário que todos os elementos, independentemente de serem simples ou compostos, sejam tratados de maneira uniforme pelo cliente.

Neste contexto, o padrão de projeto mais indicado é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1028579 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

Os padrões GRASP descrevem princípios fundamentais de design de objetos (OD) e atribuição de responsabilidades, que ajudam a entender a essência de OD. A atribuição de responsabilidades ocorre durante a criação dos diagramas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1018542 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Desenvolvimento de Software, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Segundo o princípio da responsabilidade única (single responsibility principle), em boas práticas de desenvolvimento orientado a objetos, uma classe deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1087206 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Análise de Sistemas, TJ RJ, FCC

No contexto de programação orientada a objetos, considere as afirmativas abaixo.

I. Objetos são instâncias de classes.

II. Herança é uma relação entre objetos.

III. Mensagens são formas de executar métodos.

IV. Classes são apenas agrupamentos de métodos.

V. Ocorre herança múltipla quando mais de um método é herdado.

VI. Herança é uma relação entre classes.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1018544 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Desenvolvimento de Software, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Durante o desenvolvimento de sistemas que exigem controle sobre a criação de instâncias, o padrão de projeto cuja adoção pode evitar múltiplos objetos redundantes e facilitar o acesso centralizado caracteriza-se por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1018543 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Desenvolvimento de Software, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O princípio de inversão de dependência (dependency inversion principle) visa tornar o código mais flexível e desacoplado e favorecer sua manutenção e testabilidade. Uma abordagem alinhada a esse princípio consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.