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Questões de Concursos Orientação a Objetos

Resolva questões de Orientação a Objetos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q260096 | Programação, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TJ SE, FCC

Na programação orientada a objetos, são características dos objetos:

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22Q217906 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne a conceitos de programação orientada a
objetos, julgue os itens que se seguem.

Objeto é o agrupamento de classes similares que apresentam os mesmos atributos e operações. Na definição de uma classe, é necessário estabelecer a que objeto ela ocorre como instância.

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23Q217865 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne a conceitos de programação orientada a
objetos, julgue os itens que se seguem.

Mensagem é uma solicitação entre classes para invocar certa operação, particularmente quando ocorre polimorfismo. Identidade é uma propriedade de um objeto que o distingue de todos os demais, sendo preservada até mesmo quando o estado do objeto muda completamente.

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24Q264662 | Programação, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 24a REGIÃO, FCC

Em relação à orientação a objetos, considere:

Um dos mecanismos fundamentais na programação orientada a objetos é o conceito de redefinição, que ocorre quando um método, cuja assinatura já tenha sido especificada, recebe uma nova definição em uma classe derivada.

A linguagem de programação orientada a objetos deve suportar o conceito de ligação tardia (late binding), visto que a definição do método que é candidato a ser efetivamente invocado só ocorre durante a execução do programa.


O mecanismo de redefinição, juntamente com o conceito de ligação tardia, é a chave para a utilização adequada de

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25Q846986 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Câmara de Mangaratiba RJ Supervisor de Informática, ACCESS, 2020

No que diz respeito à Orientação a Objetos, dois princípios são caracterizados a seguir: I. faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos. O conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe. II. indica a capacidade de abstrair várias implementações diferentes em uma única interface. As classes derivadas de uma única classe base são capazes de invocar os métodos que, embora apresentem a mesma assinatura, comportam-se de maneira diferente para cada uma das classes derivadas. Os princípios caracterizados em I e II são respectivamente denominados
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26Q232796 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Programador, TCE AL, FCC

Considere:

Casas ABC Ltda., Empresa e Nome da Empresa.

Na orientação a objetos, os itens acima representam, respectivamente,

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27Q117852 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

"É o mecanismo pelo qual uma classe pode estender outra classe, aproveitando seus comportamentos e variáveis possíveis." Na programação orientada a objetos esta afirmação refere-se aos conceitos essenciais de

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28Q230916 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Programador de Computador, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando conceitos e aplicações do paradigma de orientação
a objetos, julgue os próximos itens.

Cada classe pode ter implementações de operação — ou métodos — com denominações únicas. Classes diferentes podem ter métodos com denominações iguais, porém, uma classe não pode ter métodos com denominações iguais e parâmetros diferentes.

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29Q119885 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às técnicas de programação orientada a objetos, julgue
os itens a seguir.

Um objeto possui dados internos e métodos que definem, respectivamente, seu estado atual e seu comportamento. Um objeto pode se comunicar com outros objetos passando mensagens.

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30Q149072 | Programação, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PI, FCC

No âmbito dos princípios de concepção e programação orientada a objeto, é correto afirmar que "um objeto da subclasse é um objeto da superclasse, ou seja, os objetos da subclasse podem ser tratados como objetos da superclasse". Esta afirmação é possível quando se refere ao contexto de

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31Q161549 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Em conformidade com a metodologia orientada a objetos, com a finalidade de evitar que partes de um programa se tornem tão independentes que uma pequena alteração tenha grandes efeitos em cascata, é aplicado um recurso que separa os aspectos externos e acessíveis de um objeto dos detalhes internos de implementação.

Esse recurso utiliza um princípio da Orientação a Objetos que propõe ocultar determinados elementos de uma classe das demais classes. O objetivo ao colocar uma proteção ao redor é prevenir contra os efeitos colaterais indesejados ao ter essas propriedades modificadas de forma inesperada.

Este recurso é conhecido por:

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32Q107700 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Em aplicações orientadas a objetos é possível construir diferentes tipos de classes, como
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33Q110748 | Engenharia de Software , Orientação a Objetos, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

O paradigma de orientação a objetos é centrado em conceitos que envolve os seguintes princípios fundamentais: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo. Esse paradigma evoluiu desde a sua concepção original e tornou-se uma força pivotal no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e de quaisquer outros domínios em que é aplicada, inclusive na área de desenvolvimento de software. A esse respeito, assinale a opção correta.

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34Q117778 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de lógica de programação, julgue os itens de 72 a 78.

Há linguagens orientadas a objetos em que mensagens podem ser dinamicamente vinculadas a métodos usando-se variáveis polimórficas capazes de referenciar objetos de uma classe pai ou de suas subclasses. Nessas linguagens, quando se chama, via uma variável polimórfica, um método que foi definido na classe pai e sobreposto nas suas subclasses, a chamada é vinculada dinamicamente ao método.

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35Q217458 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne a conceitos de programação orientada a
objetos, julgue os itens que se seguem.

Classes são constituídas por interfaces e nelas definidas. O nome de uma classe deve ser único e tem escopo dentro da interface na qual é declarado.

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36Q166557 | Informática, Orientação a Objetos, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAF

Analise as seguintes afi rmações relacionadas a Orientação a Objetos:

I. O acesso a atributos públicos só pode ser feito a partir dos métodos membros da classe derivada.
II. A visibilidade dos atributos pode ser pública, privada ou protegida.
III. Os métodos protegidos podem ser acessados a partir dos métodos da classe do qual é membro.
IV. Diferentemente dos atributos privados, o acesso a métodos privados pode ser feito a partir dos métodos membros de qualquer classe.

Indique a opção que contenha todas as afi rmações verdadeiras.

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37Q119038 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

Sobre orientação a objetos, é correto afirmar:

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38Q119259 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

Na programação orientada a objetos, temos conceitos como Herança e Polimorfismo. Sobre esses conceitos analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Para evitar código redundante, o paradigma de orientação a objetos oferece uma estrutura hierárquica e modular para reutilização de código através de uma técnica conhecida como herança.

II. Herança permite projetar classes genéricas que podem ser especializadas em classes mais particulares, onde as classes especializadas reutilizam o código das mais genéricas.

III. Literalmente, polimorfismo significa muitas formas. No contexto e projeto orientado a objetos, entretanto, refere-se à habilidade de uma variável de objeto de assumir formas diferentes.

IV. Polimorfismo permite que os atributos de uma classe não tenham acesso diretamente.

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39Q116248 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Uma classe _______________ é aquela que contém uma declaração de método vazia e definições concretas de métodos e variáveis de instância. Desta forma uma classe ___________ situa-se entre uma __________ e uma classe __________ . Da mesma forma que uma interface, esse tipo de classe não pode ser ____________ .

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40Q168350 | Informática, Orientação a Objetos, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAF

Na Orientação a Objetos, um diagrama que retrata uma série de elementos estáticos, suas associações, estruturas de superclasse e outros inter-relacionamentos estáticos é denominado diagrama de

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