Início Questões de Concursos Orientação a Objetos Resolva questões de Orientação a Objetos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Orientação a Objetos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q260096 | Programação, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TJ SE, FCCNa programação orientada a objetos, são características dos objetos: ✂️ a) As classes, os métodos e as mensagens. ✂️ b) A identidade, os atributos e as operações. ✂️ c) O encapsulamento, a herança e o polimorfismo. ✂️ d) A instanciação, a generalização e a especialização. ✂️ e) A classificação, a composição e a decomposição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q217906 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPETexto associado.No que concerne a conceitos de programação orientada aobjetos, julgue os itens que se seguem.Objeto é o agrupamento de classes similares que apresentam os mesmos atributos e operações. Na definição de uma classe, é necessário estabelecer a que objeto ela ocorre como instância. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q217865 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPETexto associado.No que concerne a conceitos de programação orientada aobjetos, julgue os itens que se seguem.Mensagem é uma solicitação entre classes para invocar certa operação, particularmente quando ocorre polimorfismo. Identidade é uma propriedade de um objeto que o distingue de todos os demais, sendo preservada até mesmo quando o estado do objeto muda completamente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q264662 | Programação, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 24a REGIÃO, FCCEm relação à orientação a objetos, considere: Um dos mecanismos fundamentais na programação orientada a objetos é o conceito de redefinição, que ocorre quando um método, cuja assinatura já tenha sido especificada, recebe uma nova definição em uma classe derivada. A linguagem de programação orientada a objetos deve suportar o conceito de ligação tardia (late binding), visto que a definição do método que é candidato a ser efetivamente invocado só ocorre durante a execução do programa. O mecanismo de redefinição, juntamente com o conceito de ligação tardia, é a chave para a utilização adequada de ✂️ a) polimorfismo. ✂️ b) objeto de classes derivadas. ✂️ c) restrições de acesso. ✂️ d) polimorfismo e herança. ✂️ e) dois métodos de uma mesma classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q846986 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Câmara de Mangaratiba RJ Supervisor de Informática, ACCESS, 2020No que diz respeito à Orientação a Objetos, dois princípios são caracterizados a seguir: I. faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos. O conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe. II. indica a capacidade de abstrair várias implementações diferentes em uma única interface. As classes derivadas de uma única classe base são capazes de invocar os métodos que, embora apresentem a mesma assinatura, comportam-se de maneira diferente para cada uma das classes derivadas. Os princípios caracterizados em I e II são respectivamente denominados ✂️ a) encapsulamento e coesão. ✂️ b) acoplamento e coesão. ✂️ c) encapsulamento e acoplamento. ✂️ d) acoplamento e polimorfismo. ✂️ e) encapsulamento e polimorfismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q232796 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Programador, TCE AL, FCCConsidere: Casas ABC Ltda., Empresa e Nome da Empresa. Na orientação a objetos, os itens acima representam, respectivamente, ✂️ a) atributo, classe e objeto. ✂️ b) classe, atributo e objeto. ✂️ c) classe, objeto e atributo. ✂️ d) objeto, atributo e classe. ✂️ e) objeto, classe e atributo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q117852 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC"É o mecanismo pelo qual uma classe pode estender outra classe, aproveitando seus comportamentos e variáveis possíveis." Na programação orientada a objetos esta afirmação refere-se aos conceitos essenciais de ✂️ a) herança, métodos e atributos. ✂️ b) subclasse, instância e associação. ✂️ c) subclasse, encapsulamento e abstração. ✂️ d) herança, abstração e associação. ✂️ e) encapsulamento, polimorfismo e interface. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q230916 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Programador de Computador, TRE RJ, CESPE CEBRASPETexto associado.Considerando conceitos e aplicações do paradigma de orientaçãoa objetos, julgue os próximos itens. Cada classe pode ter implementações de operação — ou métodos — com denominações únicas. Classes diferentes podem ter métodos com denominações iguais, porém, uma classe não pode ter métodos com denominações iguais e parâmetros diferentes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q119885 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação às técnicas de programação orientada a objetos, julgueos itens a seguir.Um objeto possui dados internos e métodos que definem, respectivamente, seu estado atual e seu comportamento. Um objeto pode se comunicar com outros objetos passando mensagens. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q149072 | Programação, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PI, FCCNo âmbito dos princípios de concepção e programação orientada a objeto, é correto afirmar que "um objeto da subclasse é um objeto da superclasse, ou seja, os objetos da subclasse podem ser tratados como objetos da superclasse". Esta afirmação é possível quando se refere ao contexto de ✂️ a) Reutilização. ✂️ b) Abstração. ✂️ c) Polimorfismo. ✂️ d) Herança. ✂️ e) Encapsulamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q161549 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGVEm conformidade com a metodologia orientada a objetos, com a finalidade de evitar que partes de um programa se tornem tão independentes que uma pequena alteração tenha grandes efeitos em cascata, é aplicado um recurso que separa os aspectos externos e acessíveis de um objeto dos detalhes internos de implementação.Esse recurso utiliza um princípio da Orientação a Objetos que propõe ocultar determinados elementos de uma classe das demais classes. O objetivo ao colocar uma proteção ao redor é prevenir contra os efeitos colaterais indesejados ao ter essas propriedades modificadas de forma inesperada.Este recurso é conhecido por: ✂️ a) coesão. ✂️ b) acoplamento. ✂️ c) polimorfismo. ✂️ d) modularidade. ✂️ e) encapsulamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q107700 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCCEm aplicações orientadas a objetos é possível construir diferentes tipos de classes, como ✂️ a) classes abstratas, que podem possuir construtores e serem instanciadas diretamente. ✂️ b) interfaces, que podem possuir construtores e serem instanciadas diretamente. ✂️ c) classes abstratas, que podem conter métodos implementados e assinaturas de métodos sem implementação. ✂️ d) interfaces, que podem possuir constantes, variáveis e atributos privados. ✂️ e) superclasses em relações de herança, que podem possuir métodos abstratos, mas não podem ser instanciadas diretamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q110748 | Engenharia de Software , Orientação a Objetos, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPEO paradigma de orientação a objetos é centrado em conceitos que envolve os seguintes princípios fundamentais: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo. Esse paradigma evoluiu desde a sua concepção original e tornou-se uma força pivotal no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e de quaisquer outros domínios em que é aplicada, inclusive na área de desenvolvimento de software. A esse respeito, assinale a opção correta. ✂️ a) Na implementação de linguagens de programação orientada a objetos (POO), o polimorfismo é, usualmente, possível por meio do emprego da técnica de ligação estática, de modo que a escolha da implementação específica que tratará determinado envio de mensagem será efetuada em tempo de compilação. ✂️ b) O conceito de abstração, presente na POO, oferece maior suporte aos métodos de desenvolvimento embasados em refinamentos top-down que aos embasados em refinamentos bottom-up. ✂️ c) Na POO, o encapsulamento aplica-se, fundamentalmente, aos campos ou variáveis de estado de determinado objeto, sendo de pouca utilidade a sua aplicação a métodos. ✂️ d) Uma das formas comuns de se evitar o uso excessivo de herança como mecanismo de refinamento de POO é o emprego de delegação, que evita a criação de número excessivo de subclasses em modelos orientados a objetos. ✂️ e) Nas linguagens orientadas a objeto da atualidade, é comum o uso de herança múltipla, que permite a determinada classe herdar diretamente das implementações de uma ou mais classes, possibilitando mais expressividade semântica e facilitando a manipulação do sistema de tipos nessas linguagens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q117778 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas, MPE RR, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de lógica de programação, julgue os itens de 72 a 78.Há linguagens orientadas a objetos em que mensagens podem ser dinamicamente vinculadas a métodos usando-se variáveis polimórficas capazes de referenciar objetos de uma classe pai ou de suas subclasses. Nessas linguagens, quando se chama, via uma variável polimórfica, um método que foi definido na classe pai e sobreposto nas suas subclasses, a chamada é vinculada dinamicamente ao método. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q217458 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPETexto associado.No que concerne a conceitos de programação orientada aobjetos, julgue os itens que se seguem.Classes são constituídas por interfaces e nelas definidas. O nome de uma classe deve ser único e tem escopo dentro da interface na qual é declarado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q166557 | Informática, Orientação a Objetos, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAFAnalise as seguintes afi rmações relacionadas a Orientação a Objetos:I. O acesso a atributos públicos só pode ser feito a partir dos métodos membros da classe derivada. II. A visibilidade dos atributos pode ser pública, privada ou protegida. III. Os métodos protegidos podem ser acessados a partir dos métodos da classe do qual é membro. IV. Diferentemente dos atributos privados, o acesso a métodos privados pode ser feito a partir dos métodos membros de qualquer classe.Indique a opção que contenha todas as afi rmações verdadeiras. ✂️ a) I e II. ✂️ b) II e III. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q119038 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCCSobre orientação a objetos, é correto afirmar: ✂️ a) Uma classe é o projeto do objeto. Ela informa à máquina virtual como criar um objeto de um tipo específico. Cada objeto criado a partir da classe terá os mesmos valores para as variáveis de instância da classe. ✂️ b) Um relacionamento de herança significa que a superclasse herdará as variáveis de instância e métodos da subclasse. ✂️ c) Uma interface é uma classe 100% abstrata, ou seja, uma classe que não pode ser instanciada. ✂️ d) Os objetos têm seu estado definido pelos métodos e seu comportamento definido nas variáveis de instância. ✂️ e) A principal regra prática do encapsulamento é marcar as variáveis de instância como públicas e fornecer métodos de captura e configuração privados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q119259 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCPNa programação orientada a objetos, temos conceitos como Herança e Polimorfismo. Sobre esses conceitos analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Para evitar código redundante, o paradigma de orientação a objetos oferece uma estrutura hierárquica e modular para reutilização de código através de uma técnica conhecida como herança. II. Herança permite projetar classes genéricas que podem ser especializadas em classes mais particulares, onde as classes especializadas reutilizam o código das mais genéricas. III. Literalmente, polimorfismo significa muitas formas. No contexto e projeto orientado a objetos, entretanto, refere-se à habilidade de uma variável de objeto de assumir formas diferentes. IV. Polimorfismo permite que os atributos de uma classe não tenham acesso diretamente. ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e III. ✂️ c) Apenas I, II e III. ✂️ d) Apenas II, III e IV. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q116248 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCPPreencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Uma classe _______________ é aquela que contém uma declaração de método vazia e definições concretas de métodos e variáveis de instância. Desta forma uma classe ___________ situa-se entre uma __________ e uma classe __________ . Da mesma forma que uma interface, esse tipo de classe não pode ser ____________ . ✂️ a) abstrata / abstrata / interface / concreta / instanciada ✂️ b) concreta / concreta / interface / concreta / estendida ✂️ c) pública / pública / concreta / interface / instanciada ✂️ d) privada / privada / pública / protegida / estendida ✂️ e) protegida / protegida / concreta / interface / estendida Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q168350 | Informática, Orientação a Objetos, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAFNa Orientação a Objetos, um diagrama que retrata uma série de elementos estáticos, suas associações, estruturas de superclasse e outros inter-relacionamentos estáticos é denominado diagrama de ✂️ a) interação. ✂️ b) estado. ✂️ c) colaboração. ✂️ d) classe. ✂️ e) seqüência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q260096 | Programação, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TJ SE, FCCNa programação orientada a objetos, são características dos objetos: ✂️ a) As classes, os métodos e as mensagens. ✂️ b) A identidade, os atributos e as operações. ✂️ c) O encapsulamento, a herança e o polimorfismo. ✂️ d) A instanciação, a generalização e a especialização. ✂️ e) A classificação, a composição e a decomposição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q217906 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPETexto associado.No que concerne a conceitos de programação orientada aobjetos, julgue os itens que se seguem.Objeto é o agrupamento de classes similares que apresentam os mesmos atributos e operações. Na definição de uma classe, é necessário estabelecer a que objeto ela ocorre como instância. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q217865 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPETexto associado.No que concerne a conceitos de programação orientada aobjetos, julgue os itens que se seguem.Mensagem é uma solicitação entre classes para invocar certa operação, particularmente quando ocorre polimorfismo. Identidade é uma propriedade de um objeto que o distingue de todos os demais, sendo preservada até mesmo quando o estado do objeto muda completamente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q264662 | Programação, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 24a REGIÃO, FCCEm relação à orientação a objetos, considere: Um dos mecanismos fundamentais na programação orientada a objetos é o conceito de redefinição, que ocorre quando um método, cuja assinatura já tenha sido especificada, recebe uma nova definição em uma classe derivada. A linguagem de programação orientada a objetos deve suportar o conceito de ligação tardia (late binding), visto que a definição do método que é candidato a ser efetivamente invocado só ocorre durante a execução do programa. O mecanismo de redefinição, juntamente com o conceito de ligação tardia, é a chave para a utilização adequada de ✂️ a) polimorfismo. ✂️ b) objeto de classes derivadas. ✂️ c) restrições de acesso. ✂️ d) polimorfismo e herança. ✂️ e) dois métodos de uma mesma classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q846986 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Câmara de Mangaratiba RJ Supervisor de Informática, ACCESS, 2020No que diz respeito à Orientação a Objetos, dois princípios são caracterizados a seguir: I. faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos. O conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe. II. indica a capacidade de abstrair várias implementações diferentes em uma única interface. As classes derivadas de uma única classe base são capazes de invocar os métodos que, embora apresentem a mesma assinatura, comportam-se de maneira diferente para cada uma das classes derivadas. Os princípios caracterizados em I e II são respectivamente denominados ✂️ a) encapsulamento e coesão. ✂️ b) acoplamento e coesão. ✂️ c) encapsulamento e acoplamento. ✂️ d) acoplamento e polimorfismo. ✂️ e) encapsulamento e polimorfismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q232796 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Programador, TCE AL, FCCConsidere: Casas ABC Ltda., Empresa e Nome da Empresa. Na orientação a objetos, os itens acima representam, respectivamente, ✂️ a) atributo, classe e objeto. ✂️ b) classe, atributo e objeto. ✂️ c) classe, objeto e atributo. ✂️ d) objeto, atributo e classe. ✂️ e) objeto, classe e atributo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q117852 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC"É o mecanismo pelo qual uma classe pode estender outra classe, aproveitando seus comportamentos e variáveis possíveis." Na programação orientada a objetos esta afirmação refere-se aos conceitos essenciais de ✂️ a) herança, métodos e atributos. ✂️ b) subclasse, instância e associação. ✂️ c) subclasse, encapsulamento e abstração. ✂️ d) herança, abstração e associação. ✂️ e) encapsulamento, polimorfismo e interface. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q230916 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Programador de Computador, TRE RJ, CESPE CEBRASPETexto associado.Considerando conceitos e aplicações do paradigma de orientaçãoa objetos, julgue os próximos itens. Cada classe pode ter implementações de operação — ou métodos — com denominações únicas. Classes diferentes podem ter métodos com denominações iguais, porém, uma classe não pode ter métodos com denominações iguais e parâmetros diferentes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q119885 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação às técnicas de programação orientada a objetos, julgueos itens a seguir.Um objeto possui dados internos e métodos que definem, respectivamente, seu estado atual e seu comportamento. Um objeto pode se comunicar com outros objetos passando mensagens. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q149072 | Programação, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PI, FCCNo âmbito dos princípios de concepção e programação orientada a objeto, é correto afirmar que "um objeto da subclasse é um objeto da superclasse, ou seja, os objetos da subclasse podem ser tratados como objetos da superclasse". Esta afirmação é possível quando se refere ao contexto de ✂️ a) Reutilização. ✂️ b) Abstração. ✂️ c) Polimorfismo. ✂️ d) Herança. ✂️ e) Encapsulamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q161549 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGVEm conformidade com a metodologia orientada a objetos, com a finalidade de evitar que partes de um programa se tornem tão independentes que uma pequena alteração tenha grandes efeitos em cascata, é aplicado um recurso que separa os aspectos externos e acessíveis de um objeto dos detalhes internos de implementação.Esse recurso utiliza um princípio da Orientação a Objetos que propõe ocultar determinados elementos de uma classe das demais classes. O objetivo ao colocar uma proteção ao redor é prevenir contra os efeitos colaterais indesejados ao ter essas propriedades modificadas de forma inesperada.Este recurso é conhecido por: ✂️ a) coesão. ✂️ b) acoplamento. ✂️ c) polimorfismo. ✂️ d) modularidade. ✂️ e) encapsulamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q107700 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCCEm aplicações orientadas a objetos é possível construir diferentes tipos de classes, como ✂️ a) classes abstratas, que podem possuir construtores e serem instanciadas diretamente. ✂️ b) interfaces, que podem possuir construtores e serem instanciadas diretamente. ✂️ c) classes abstratas, que podem conter métodos implementados e assinaturas de métodos sem implementação. ✂️ d) interfaces, que podem possuir constantes, variáveis e atributos privados. ✂️ e) superclasses em relações de herança, que podem possuir métodos abstratos, mas não podem ser instanciadas diretamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q110748 | Engenharia de Software , Orientação a Objetos, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPEO paradigma de orientação a objetos é centrado em conceitos que envolve os seguintes princípios fundamentais: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo. Esse paradigma evoluiu desde a sua concepção original e tornou-se uma força pivotal no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e de quaisquer outros domínios em que é aplicada, inclusive na área de desenvolvimento de software. A esse respeito, assinale a opção correta. ✂️ a) Na implementação de linguagens de programação orientada a objetos (POO), o polimorfismo é, usualmente, possível por meio do emprego da técnica de ligação estática, de modo que a escolha da implementação específica que tratará determinado envio de mensagem será efetuada em tempo de compilação. ✂️ b) O conceito de abstração, presente na POO, oferece maior suporte aos métodos de desenvolvimento embasados em refinamentos top-down que aos embasados em refinamentos bottom-up. ✂️ c) Na POO, o encapsulamento aplica-se, fundamentalmente, aos campos ou variáveis de estado de determinado objeto, sendo de pouca utilidade a sua aplicação a métodos. ✂️ d) Uma das formas comuns de se evitar o uso excessivo de herança como mecanismo de refinamento de POO é o emprego de delegação, que evita a criação de número excessivo de subclasses em modelos orientados a objetos. ✂️ e) Nas linguagens orientadas a objeto da atualidade, é comum o uso de herança múltipla, que permite a determinada classe herdar diretamente das implementações de uma ou mais classes, possibilitando mais expressividade semântica e facilitando a manipulação do sistema de tipos nessas linguagens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q117778 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas, MPE RR, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de lógica de programação, julgue os itens de 72 a 78.Há linguagens orientadas a objetos em que mensagens podem ser dinamicamente vinculadas a métodos usando-se variáveis polimórficas capazes de referenciar objetos de uma classe pai ou de suas subclasses. Nessas linguagens, quando se chama, via uma variável polimórfica, um método que foi definido na classe pai e sobreposto nas suas subclasses, a chamada é vinculada dinamicamente ao método. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q217458 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPETexto associado.No que concerne a conceitos de programação orientada aobjetos, julgue os itens que se seguem.Classes são constituídas por interfaces e nelas definidas. O nome de uma classe deve ser único e tem escopo dentro da interface na qual é declarado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q166557 | Informática, Orientação a Objetos, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAFAnalise as seguintes afi rmações relacionadas a Orientação a Objetos:I. O acesso a atributos públicos só pode ser feito a partir dos métodos membros da classe derivada. II. A visibilidade dos atributos pode ser pública, privada ou protegida. III. Os métodos protegidos podem ser acessados a partir dos métodos da classe do qual é membro. IV. Diferentemente dos atributos privados, o acesso a métodos privados pode ser feito a partir dos métodos membros de qualquer classe.Indique a opção que contenha todas as afi rmações verdadeiras. ✂️ a) I e II. ✂️ b) II e III. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q119038 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCCSobre orientação a objetos, é correto afirmar: ✂️ a) Uma classe é o projeto do objeto. Ela informa à máquina virtual como criar um objeto de um tipo específico. Cada objeto criado a partir da classe terá os mesmos valores para as variáveis de instância da classe. ✂️ b) Um relacionamento de herança significa que a superclasse herdará as variáveis de instância e métodos da subclasse. ✂️ c) Uma interface é uma classe 100% abstrata, ou seja, uma classe que não pode ser instanciada. ✂️ d) Os objetos têm seu estado definido pelos métodos e seu comportamento definido nas variáveis de instância. ✂️ e) A principal regra prática do encapsulamento é marcar as variáveis de instância como públicas e fornecer métodos de captura e configuração privados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q119259 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCPNa programação orientada a objetos, temos conceitos como Herança e Polimorfismo. Sobre esses conceitos analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Para evitar código redundante, o paradigma de orientação a objetos oferece uma estrutura hierárquica e modular para reutilização de código através de uma técnica conhecida como herança. II. Herança permite projetar classes genéricas que podem ser especializadas em classes mais particulares, onde as classes especializadas reutilizam o código das mais genéricas. III. Literalmente, polimorfismo significa muitas formas. No contexto e projeto orientado a objetos, entretanto, refere-se à habilidade de uma variável de objeto de assumir formas diferentes. IV. Polimorfismo permite que os atributos de uma classe não tenham acesso diretamente. ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e III. ✂️ c) Apenas I, II e III. ✂️ d) Apenas II, III e IV. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q116248 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCPPreencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Uma classe _______________ é aquela que contém uma declaração de método vazia e definições concretas de métodos e variáveis de instância. Desta forma uma classe ___________ situa-se entre uma __________ e uma classe __________ . Da mesma forma que uma interface, esse tipo de classe não pode ser ____________ . ✂️ a) abstrata / abstrata / interface / concreta / instanciada ✂️ b) concreta / concreta / interface / concreta / estendida ✂️ c) pública / pública / concreta / interface / instanciada ✂️ d) privada / privada / pública / protegida / estendida ✂️ e) protegida / protegida / concreta / interface / estendida Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q168350 | Informática, Orientação a Objetos, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAFNa Orientação a Objetos, um diagrama que retrata uma série de elementos estáticos, suas associações, estruturas de superclasse e outros inter-relacionamentos estáticos é denominado diagrama de ✂️ a) interação. ✂️ b) estado. ✂️ c) colaboração. ✂️ d) classe. ✂️ e) seqüência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro