Início

Questões de Concursos Ortografia

Resolva questões de Ortografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q173273 | Português, Ortografia, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na
ordem em que estão apresentados, são partes sucessivas de um texto
adaptado de Aryon DallIgna Rodrigues Sobre as línguas
indígenas e sua pesquisa no Brasil
. : Revista Ciência e
Cultura
, ano 57, n.º 2, abril/maio/jun./2005, p. 35-6 , julgue-os
quanto à correção gramatical.

Todas as línguas indígenas em terras brasileiras tem menos de 40 mil falantes, sendo que a mais forte, a tikúna falada no alto Solimões apenas, ultrapassa os 30 mil. O aspecto mais grave é que muitas dessas línguas contam com menos de 1 mil falantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

282Q832295 | Português, Ortografia, MSGás Técnico Segurança do Trabalho, IESES, 2021

Para responder à questão, leia o texto abaixo:

Objeto de estudo ____ mais de um século, o Titanic, considerado um dos navios mais icônicos da história da navegação, está de novo nos holofotes. Por meio de um estudo publicado na Royal Meteorological Society, Mila Zinkova, pesquisadora da Universidade da Califórnia, afirma que uma Aurora Boreal pode ter causado o acidente da famosa embarcação. De acordo com a teoria, em 15 de abril de 1912, data do naufrágio, a região do Atlântico Norte foi atingida por uma tempestade geomagnética causada por uma Aurora Boreal. No caso, o impacto teria sido tão intenso que desconfigurou os aparelhos de navegação, como bússolas e rádios comunicadores. Para profissionais da engenharia, os fatores que resultaram no desastre são diversos e estão relacionados a falhas técnicas e mecânicas, não fenômenos naturais. “Eu não concordo com essa teoria da Aurora Boreal. De fato ____ casos de campos magnéticos, porém, em 1912, época do acidente, ainda não existia radar, era só bússola. Não tinha como saber do iceberg”, afirma Claudio Ruggieri, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da USP.

(Brian Alan. Revista IstoÉ. “O novo enigma do Titanic”. Adaptado. 02 de outubro de 2020. Edição no 2647.)

Assinale a alternativa que apresenta vocábulos que NÃO são acentuados pela mesma regra:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q133939 | Português, Ortografia, Analista de TIC Infraestrutura, CVM, ESAF

Analise os seguintes trechos transcritos e adaptados do Correio Braziliense, de 21 de outubro de 2010, quanto à correção gramatical.

I. Assim como ocorreu na 15ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, na Dinamarca a questão econômica tornou-se o centro das discussões na 10ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica, no Japão. O estabelecimento de novas metas de preservação das espécies pode não seguir a diante devido a impasse que coloca em confronto entre os países em desenvolvimento os donos de grandes reservas naturais e as nações ricas.

II. O primeiro grupo, tendo o Brasil como líder, defende a adoção de compensações ? nanceiras pagas pelos países industrializados devido ao uso da biodiversidade. Uma das tentativas de ? exibilizar a posição dos países foi a divulgação do relatório A Economia dos Ecossistemas de Biodiversidade. O documento mostra que preservar o meio ambiente pode ser economicamente rentável.


III. De acordo com esse estudo, é preciso que os tomadores de decisão levem em conta o que será gasto no futuro por causa dos problemas ambientais, como a extinção de espécies e o aquecimento global. Isso pode rede? nir os atuais padrões econômicos e iniciar uma nova era, na qual o valor dos serviços da natureza passa a ser visível e se torna uma parte crítica da tomada de decisões na política e nas empresas.

Na transcrição, manteve-se o respeito à correção gramatical e à coerência textual apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q838466 | Português, Ortografia, Prefeitura de Palhoça SC Bioquímico, IESES, 2021

Na frase “Deve-se ter discrição na descrição dos fatos”, os termos destacados estabelecem, entre si, uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q835779 | Português, Ortografia, Prefeitura de Palhoça SC Biblioteconomista, IESES, 2021

Na frase “Deve-se ter discrição na descrição dos fatos”, os termos destacados estabelecem, entre si, uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q860617 | Português, Ortografia

Quais são as frases corretas quanto ao uso do "a fora" e "afora"?

I. Eu estava afora da festa quando ela começou a cantar.

II. Os animais estavam a fora do celeiro.

III. Gosto de ficar afora da cidade sempre que possível.

IV. A fora das questões discutidas, a sua também merece nossa atenção.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q374443 | Português, Ortografia, Assistente Social, UFJF

Tendo em vista a ortografia oficial de Língua Portuguesa em vigor, assinale a alternativa em que o emprego do acento agudo foi abolido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q119214 | Português, Ortografia, Analista de Relações Públicas, Senado Federal, FGV

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg
Imagem 003.jpg

Assinale a alternativa em que a palavra indicada não tenha sido formada pelo mesmo processo que hipertrofiou (L.15)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q118009 | Português, Ortografia, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Analise as frases abaixo do ponto de vista da redação.

I. A Gestão por Competências, alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações, propõem-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes niveis da organização, as competências necessárias à consecussão de seus objetivos.

II. A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê- las junto ao quadro de funcionários internos.

III. Na Gestão por Competências, direcionam-se as ações prioritariamente para o gerenciamento da lacuna de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando suprimi-la ou minimizá-la.

IV. Minimizar eventuais lacunas de competências significam orientar e estimular os profissionais a eliminar as discrepânsias entre o que eles são capazes de fazer e o que a organização espera que eles façam.
Imagem 004.jpg

Estão redigidas de acordo com a norma culta APENAS as frases

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q835145 | Português, Ortografia, Analista de Processos, IESES, 2021

Considerando o emprego dos vocábulos homônimos e parônimos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q860600 | Português, Ortografia

O uso correto do "o que" exige o entendimento sobre sua função gramatical na frase. Sobre isso, analise as afirmações as seguir e depois, indique quais estão corretas:

I. Pode ser advérbio que indica intensidade.

II. Pode ser conjunção ligando entre elementos de uma frase, podendo indicar: finalidade, causa, explicação, tempo, consequência, comparação, integração e concessão.

III. Pode ser pronome interrogativo.

IV. Pode ser pronome relativo fazendo referência a algo ou alguém citado anteriormente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q857878 | Português, Ortografia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Auxiliar Administrativo, Gestão de Concursos, 2020

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

TEXTO I


Amazônia Centro do Mundo


Encontro histórico reúne, neste momento, líderes da floresta, ativistas climáticos internacionais, cientistas do clima e da Terra e alguns dos melhores pensadores do Brasil


Neste momento, na Terra do Meio, coração da maior floresta tropical do planeta, uma formação humana inédita está reunida para criar uma aliança pela Amazônia. É um encontro de diferentes em torno de uma ideia comum: barrar a destruição da floresta e dos povos da floresta, hoje devorada por predadores de toda ordem. Entre eles, as grandes corporações de mineração e o agronegócio insustentável. É também um encontro para salvar a nós mesmos e as outras espécies, estas que condenamos ao nos tornarmos uma força de destruição. Nesta luta, devemos ser liderados pelos povos da floresta - os indígenas, beiradeiros e quilombolas que mantêm a Amazônia ainda viva e em pé. Este é um encontro de descolonização. Por isso, não um encontro na Europa nem um encontro nas capitais do Sudeste do Brasil. Deslocar o que é centro e o que é periferia é imperativo para criar futuro. Na época em que nossa espécie vive a emergência climática, o maior desafio de nossa trajetória, a Amazônia é o centro do mundo. É em torno dela que nós, os que queremos viver e fazer viver, precisamos atravessar muros e superar barreiras para criar um comum global.

[...]

Todas estas pessoas deixaram suas casas e seus países convidadas por mim, pelo Instituto Ibirapitanga, pelo Instituto Socioambiental e pela Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Rio Iriri. Algumas viajaram semanas num barco à vela, para conhecer de forma profunda, com seu corpo no corpo do território, a floresta e os povos da floresta. É instinto de sobrevivência o que as move, mas é também amor. É movimento de vida numa geopolítica que impõe a morte da maioria para o benefício e os lucros da minoria que controla o planeta. É uma pequena grande COP da Floresta criada a partir das bases. Aqui, não há cúpula.

[...]

No encontro Amazônia Centro do Mundo haverá população da cidade e da floresta. E também os produtores rurais que colocam alimento na mesa da população, aqueles que respeitam os povos tradicionais e atuam preservando a Amazônia, porque sabem que dela depende o seu sustento. Sabemos que há fazendeiros que destroem a floresta, mas também sabemos que há agricultores que a respeitam e têm mudado suas práticas para responder aos desafios do colapso climático que atingirá a todos, produtores que respeitam a lei e a democracia e que também querem viver em paz. Pessoas que perceberam que precisam não apenas parar de desmatar, mas reflorestar a floresta.

O fim do mundo não é um fim. É um meio. É o que os povos indígenas nos mostram em sua resistência de mais de 500 anos à força de destruição promovida pelos não indígenas. À tentativa de extermínio completo, seja pela bala, seja pela assimilação. Hoje, meio milênio depois da barbárie produzida pelos europeus, as populações indígenas não apenas não se deixaram engolir como aumentam. E erguem, mais uma vez, suas vozes para denunciar que os brancos quebraram todos os limites e constroem rapidamente um apocalipse que, desta vez, atinge também os colonizadores: a maior floresta tropical do mundo está perto de alcançar o ponto de não retorno. Dizem isso muito antes do que qualquer cientista do clima. Alguns de seus ancestrais plantaram essa floresta. Eles sabem.

Como Raoni tem repetido há décadas:

"Se continuar com as queimadas, o vento vai aumentar, o sol vai ficar muito quente, a Terra também. Todos nós, não só os indígenas, vamos ficar sem respirar. Se destruir a floresta, todos nós vamos silenciar".

Os humanos, estes que sempre temeram a catástrofe na larga noite do mundo, tornaram-se a catástrofe que temiam. Alteraram o clima do planeta. Ameaçaram a sobrevivência da própria espécie na única casa que dispõem. Mas não todos os humanos. Uma minoria dos humanos, abrigada nos países desenvolvidos demais, consumiu o planeta. As consequências, porém, já são sentidas pelas maiorias pobres e pelos povos que não cabem nas categorias de rico e de pobre impostas pelo capitalismo.

[...]

BRUM, Eliane. El País. Disponível em: <encurtador.com.br/BHTV1>. Acesso em: 16 nov. 2019. 

Releia este trecho.

"Os humanos, estes que sempre temeram a catástrofe na larga noite do mundo, tornaram-se a catástrofe que temiam."

Assinale a alternativa cuja palavra negritada não é acentuada pela mesma regra de acentuação da palavra destacada nesse trecho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q112042 | Português, Ortografia, Analista de Finanças e Controle Comum a todos, CGU, ESAF

Texto associado.

Nas questões 14 e 15 assinale a opção que corresponde
a palavra ou expressão do texto que contraria
a prescrição gramatical.

No século XX, a arte cinematográfica introduziu um novo conceito de tempo. Não mais o conceito linear, histórico, que perspassa(1) a Bíblia e, também, as pinturas de Fra Angelico ou o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. No filme, predomina a simultaneidade( 2). Suprimem-se(3) as barreiras entre tempo e espaço. O tempo adquire caráter espacial, e o espaço, caráter temporal. No filme, o olhar da câmara e do espectador(4) passa, com toda a liberdade, do presente para o passado e, desse, para o futuro. Não há continuidade ininterrupta(5).

(Adaptado de Frei Betto)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q833241 | Português, Ortografia, CRB 14 Região SC Auxiliar Administrativo, IESES, 2021

Leia a frase abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.


O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.

(Euclides da Cunha. “Os Sertões”. Editora Nova Cultural. 2003, p.77.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q837764 | Português, Ortografia, Prefeitura de Palhoça SC Assistente Social, IESES, 2021

VISÕES DA NOITE

Passai, tristes fantasmas! O que é feito
Das mulheres que amei, gentis e puras,
Umas devoram negras amarguras,
Repousam outras em marmóreo leito!

Outras no encalço de fatal proveito
Buscam à noite as saturnais escuras,
Onde empenhando as murchas formosuras
Ao demônio do ouro rendem preito!

Todas sem mais amor!Sem mais paixões!
Mais uma fibra trêmula e sentida!
Mais um leve calor nos corações!

Pálidas sombras de ilusão perdida,
Minh’alma está deserta de emoções,
Passai, passai, não me poupeis a vida!

(Autor: Fagundes Varella)

Considerando aspectos ortográficos, semânticos e de acentuação, leia as assertivas:
I. O sinal de pontuação empregado em “Minh’alma” é denominado apóstrofo. II. Os vocábulos “trêmula” e “pálida” são proparoxítonos. III. O vocábulo “deserta” poderia ser substituído, sem alterar o sentido expresso no texto, por “vazia”.
Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q860610 | Português, Ortografia

Complete as frases abaixo com "a fora" ou "afora":

I. Vou dar uma volta ________ para espairecer.

II. _______ das dificuldades, o projeto deu muito certo.

III. Passei horas observando os pássaros _________ da janela.

IV. _______ da cidade, o campo possui ar bem mais puro.

V. Ele não conseguia ficar concentrado se concentrar com o barulho dos carros na avenida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q860611 | Português, Ortografia

Qual é a única frase INCORRETA quanto ao uso do "a fora" e "afora"?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q240580 | Português, Ortografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

Marque a opção correta quanto à grafia da palavra destacada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q374895 | Português, Ortografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Tendo em conta o Acordo Ortográfico de 1990, assinale a afirmativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.