Início

Questões de Concursos Ortografia

Resolva questões de Ortografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q101599 | Português, Ortografia, Analista Administrativo, MPU, FCC

Texto associado.

Imagem 002.jpg

Em 1766 surge contra os vadios das Minas a primeira investida oficial de que se tem notícia.

Considerado o contexto, uma outra redação para o segmento destacado acima, que está correta e que não prejudica o sentido original, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q196079 | Português, Ortografia, Analista Arquitetura, MPU, ESAF

Escolha o segmento do texto que não está isento de erros gramaticais e de ortografia, considerando-se a ortodoxia gramatical.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q375375 | Português, Ortografia, FCC, 2020

[O motor da preguiça]

      Acho que a verdadeira força motriz do desenvolvimento humano, a razão da superioridade e do sucesso do Homem, foi a preguiça. A técnica é fruto da preguiça. O que são o estilingue, a flecha e a lança senão maneiras de não precisar ir lá e esgoelar a caça ou um semelhante com as mãos, arriscando-se a levar a pior e perder a viagem? O que estaria pensando o inventor da roda senão no eventual desenvolvimento da charrete, que, atrelada a um animal menos preguiçoso do que ele, o levaria a toda parte sem que ele precisasse correr ou caminhar?

    Toda a história das telecomunicações, desde os tambores tribais e seus códigos primitivos até os sinais da TV e a internet, se deve ao desejo humano de enviar a mensagem em vez de ir entregá-la pessoalmente. A fome de riqueza e poder do Homem não passa da vontade de poder mandar os outros fazerem o que ele tem preguiça de fazer, seja de trazer os seus chinelos ou construir suas pirâmides.

     A química moderna é filha da alquimia, que era a tentativa de ter o ouro sem ter que procurá-lo, ou trabalhar para merecê-lo. A física e a filosofia são produtos da contemplação, que é um subproduto da indolência e uma alternativa para a sesta, A grande arte também se deve à preguiça. Não por acaso, o que é considerada a maior realização da melhor época da arte ocidental, o teto da Capela Sistina, foi feita pelo Michelangelo deitado. Marcel Proust escreveu Em busca do tempo perdido deitado. Vá lá, recostado. As duas maiores invenções contemporâneas, depois do antibiótico e do microchip, que são a escada rolante e o manobrista, devem sua existência à preguiça. E nem vamos falar no controle remoto. 

(Adaptado de: VERISSIMO, Luis Fernando. O mundo é bárbaro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, p. 54-55) 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q252288 | Português, Ortografia, Técnico Judiciário Judiciária e Administrativa, TJ AP, FCC

Todos os termos estão empregados e grafados corretamente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q853424 | Português, Ortografia, Cispar PR Contador, FAFIPA, 2020

TEXTO 2


Polícia descobre ponto de distribuição de drogas em bairro nobre de SP


A Polícia Civil de São Paulo descobriu um esquema de distribuição de drogas que funcionava em um escritório comercial nos Jardins, uma das áreas mais nobres de São Paulo. Cinco pessoas foram presas, e 30 tijolos de cocaína, duas armas e R$ 263 mil foram apreendidos.

Os policiais Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) investigavam a dona de uma empresa de webdesign instalada em um escritório na alameda Santos, próximo do Parque Trianon. No local, havia grande movimentação de veículos de luxo.

Os agentes interceptaram um táxi que saía do estacionamento do prédio na noite desta quinta-feira (10). Com o motorista, encontraram uma bolsa com sete tijolos de cocaína, que teriam como destino o Guarujá, no litoral do estado. 

Os policiais entraram no prédio e perguntaram pela empresária, que estava em uma sala de reuniões no primeiro andar. Além da mulher, mais três homens estavam no local, que foi cercado. Havia duas bolsas sobre a mesa da sala, uma com 23 tijolos de cocaína e outra com R$ 263 mil em dinheiro.

Os cinco presos foram autuados por tráfico de drogas e por associação para tráfico.

(Fonte: Folha de São Paulo, 11/10/2019)

Em relação ao exposto pelo texto 2, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q834763 | Português, Ortografia, MSGás Analista de Processos Comunicação, IESES, 2021

ara responder à questão, leia o texto abaixo:

A história da pandemia ainda está sendo escrita, mas nela já estão garantidos os lugares honrosos de Sarah Gilbert, a chefe da equipe que desenvolveu a vacina de Oxford; Katalin Karikó, a cientista húngara que passou a vida pesquisando o uso terapêutico de moléculas do código genético, o método utilizado nas vacinas da Pfizer e da Moderna; e Kate Bingham, a especialista em novos remédios que coordenou a bem-sucedida campanha de vacinação no Reino Unido. Nenhuma delas, obviamente, se faz de vítima ou acha que merece mérito especial por ser mulher, embora a condição feminina tenha seu peso.
(Vilma Gryzinski. Revista Veja. “Três Mulheres”. Adaptado. 07 de abril de 2021. Edição nº 2732.) 
Com base nos aspectos morfológicos e de acentuação de vocábulos do texto, leia as assertivas:
I. Em “se faz de vítima ou acha que merece mérito especial por ser mulher”, tem-se apenas dois vocábulos classificados como proparoxítonos. II. Em “a cientista húngara que passou a vida pesquisando”, tem-se um adjetivo pátrio. III. Em “a chefe da equipe que desenvolveu a vacina de Oxford”, o verbo está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo.
Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

508Q245987 | Português, Ortografia, Técnico de Apoio Especializado Segurança, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos itens a seguir, são apresentados trechos adaptados de jornal de grande circulação. Julgue-os quanto à correção gramatical.
 

Vista como uma questão social, a exploração do trabalho infantil subtrai do ser humano uma das fases mais importantes para o seu crescimento: época de descobertas, de acúmulo de conhecimento e de preparo para a vida adulta. Um crime irremediável.

  1. ✂️
  2. ✂️

509Q373850 | Português, Ortografia, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

Na língua portuguesa, a grafia de certas palavras pode ser justificada pela sua origem. Assim, o emprego de j em palavras, tais como as destacadas em - Não gosto de jiló. / A jiboia é uma enorme cobra brasileira. /O jerico empacou no meio da estrada. - é explicado pela origem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q835431 | Português, Ortografia, Prefeitura de Palhoça SC Engenheiro Sanitarista, IESES, 2021

Na frase “Deve-se ter discrição na descrição dos fatos”, os termos destacados estabelecem, entre si, uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

511Q171149 | Português, Ortografia, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, SES DF, IADES

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q832686 | Português, Ortografia, Assistente Administrativo, FURB, 2021

O texto abaixo se refere à questão:

Fundado em 1991, pela professora Zelinda Maria Braga Hirano, então professora do curso de Ciências Biológicas da FURB, o Projeto Bugio completou 30 anos no dia 22 de março. Para marcar essa data tão importante, a FURB TV produziu uma reportagem no Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial (Cepesbi), mantido em parceria entre a Universidade de Blumenau e a prefeitura da cidade de Indaial para a realização do projeto. A reportagem recebeu, também, depoimentos de todo o país e do exterior de pesquisadores que _____ o Projeto Bugio como referência da conservação de primatas.

“A maior conquista do projeto é o reconhecimento internacional deste centro e também na formação de pessoas. _____ gente do Brasil inteiro fazer estágio voluntário para aprender a manejar esses animais. A gente serve de referência mundial hoje para o manejo de Alouatta Guariba Clamitans”, comemora a professora Zelinda.[...]

O Projeto

Os bugios chegam ao Cepesbi por meio da Polícia Ambiental. Atualmente, 49 bugios são mantidos no projeto. Eles recebem seis refeições por dia, entre folhas e frutas, e são cuidados por 15 pessoas, entre veterinários, biólogos, estagiários e bolsistas.

Antigamente, os animais que tinham condições eram devolvidos para a natureza, mas neste momento eles são mantidos em cativeiro por causa do surto de febre amarela que atinge Santa Catarina desde novembro de 2019, como explica a Coordenadora do projeto, Sheila Francisco. “Aqui, nós recebemos só os animais que não estão em condições de voltar pra natureza e, agora, durante o surto da febre amarela, que não podem ser soltos, _____ eventualmente podem vir a morrer por causa da doença”. A febre amarela é causada, tanto nos humanos quanto nos primatas, pelo mosquito Aedes Aegipty. Assim, os bugios não transmitem a doença, mas sim são vítimas como o ser humano. A única forma de prevenir a febre amarela é se vacinando.[...]
Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/projeto-bugio-comemora-30-anos-reconhecido-como-referencia/8600.
Acesso em: 25/mar/2021.
Assinale a alternativa que contenha palavras, retiradas do texto, pertencentes à mesma regra de acentuação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q184691 | Português, Ortografia, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

I. Aquele rapaz tem um comportamento __________.

II. Gosto do ________ daquele lugar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q837263 | Português, Ortografia, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Para responder à questão, leia o texto apresentado a seguir: 

VISÕES DA NOITE  


Passai, tristes fantasmas! O que é feito

Das mulheres que amei, gentis e puras,

Umas devoram negras amarguras,

Repousam outras em marmóreo leito! 


Outras no encalço de fatal proveito

Buscam à noite as saturnais escuras,

Onde empenhando as murchas formosuras

Ao demônio do ouro rendem preito!  


Todas sem mais amor! Sem mais paixões!

Mais uma fibra trêmula e sentida!

Mais um leve calor nos corações! 


Pálidas sombras de ilusão perdida,

Minh’alma está deserta de emoções,

Passai, passai, não me poupeis a vida! 


(Autor: Fagundes Varella)

Considerando aspectos ortográficos, semânticos e de acentuação, leia as assertivas:

I. O sinal de pontuação empregado em “Minh’alma” é denominado apóstrofo.

II. Os vocábulos “trêmula” e “pálida” são proparoxítonos.

III. O vocábulo “deserta” poderia ser substituído, sem alterar o sentido expresso no texto, por “vazia”.

Pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

515Q373088 | Português, Ortografia

Nas questões 04 e 05, marque o segmento de texto que foi reproduzido com erro na estrutura sintática.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q195447 | Português, Ortografia, Analista Arquitetura, MPU, ESAF

Marque o item em que uma das sentenças não está gramaticalmente correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q196243 | Português, Ortografia, Analista Arquitetura, MPU, ESAF

Marque o item que contém erro gramatical ou de ortografia.

Desde o momento em que(A) os portugueses puseram o pé (e a boca) na Terra Brasilis, eles depararam(B) com mais de 300 línguas indígenas. O idioma português travou uma luta de resistência e assimilação por três séculos, enfrentando culturas, dialetos africanos e muitas línguas. A evangelização(C) de índios e negros, a política de imposição da língua portuguesa adotada pela Coroa e o marquês de Pombal em 1770 e a integração ao mercado exportador são fatores decisivos para se entender(D) essa grande mistura que formou, e forma, a nossa língua, um dos elementos da unidade nacional que só conseguiu se impor as vésperas(E) da Independência, no século XIX.

(Baseado em Luiz Carlos Villalta)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q101345 | Português, Ortografia, Analista Processual, MPE RJ, FUJB

Texto associado.

Imagem 003.jpg

No texto 3, encontramos várias palavras grafadas com a letra X. A opção em que a letra X está empregada erradamente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q373158 | Português, Ortografia, Assistente de Alunos, IFB BA, FUNRIO

Assinale o item em que se encontram as respectivas palavras para preencher corretamente as lacunas da seguinte frase: “Na __________ plenária, estudou-se a urgente imposição da __________ das salas à Ação Comunitária””
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.