Início

Questões de Concursos Ortografia

Resolva questões de Ortografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q1083504 | Português, Ortografia, Agente Educacional, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Considere os períodos:

É um _____ estar em família

O risco de enchente é _____.

A _____ de bens é um termo legal.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q1057417 | Português, Ortografia, Sargento, EsSA, Exército, 2020

Assinale a alternativa que as palavras preenchem corretamente as lacunas do seguinte período: Os negros que ____ socialmente no Brasil continuam sofrendo _____ de forma ____ .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

783Q1045898 | Português, Ortografia, Educador Especial, Prefeitura de Pejuçara RS, Prefeitura de Pejuçara RS, 2025

Em qual das alternativas há um erro de ortografia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q1057170 | Português, Ortografia, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2020

Texto associado.
O CORPO ESCRITO DA LITERATURA

A escrita se faz com o corpo, e dar sua pulsação, seu ritmo pulslonal, sua respiração singular, sua rebeldia, às vezes domada pela força da armadura da língua, pela sintaxe, freios e ordenamentos. Assim, nunca são puras ideias abstratas que se escrevem e por isso, quando se lida com a escrita alheia do escritor ou do escrevente comum, como leitor ou crítico, toca-se em textos, com as mãos, com os olhos, com a pele. Tal gesto pode irritar profundamente aquele que escreveu, como se seu corpo sofresse uma agressão ou uma invasão Indevida, da qual ele tem que se defender, sob o risco de se ver ferido por um olhar ou mäo estranha. Por isso, aquele que escreve, a todo momento, talvez tente se explicar, se suturar, na tentativa de se preservar de um outro intrusivo, que fala de um lugar que nem sempre é o da cumplicidade especular, obrigando a um dizer outro que ele - o que escreve - recusa, desconhece ou simplesmente cala.
O escrever tem a ver com uma intimidade que, no entanto, sempre se volta para fora, paradoxalmente se mascarando e se desvelando, ao mesmo tempo. Dar, a fugaz medida do texto, que o faz se dizer e se desdizer, no palco mesmo da folha branca, onde ele se exibe, com pudor, falso pudor, ou uma espécie de bravataexibicionista. Textos poéticos ou romanescos querem agradar ou seduzir o incauto leitor com suas manhas e artimanhas, prometendo e faltando à palavra dada, às promessas de respostas. à avidez ingênua de quem espera dele mais do que palavras, letras.
Assim, o texto fala e fala mais do que o autor pretende, e não há como evitar essa rebeldia de palavras que fogem de um ilusório comando, mesmo quando se buscam recursos os mais variados, para domá-las, se assim se pretende, no cárcere privado da sintaxe, das normas, dos modelos, sonetos, tercetos ou a mais rígida rima livre.
Porque as palavras são "palavras em pássaros" como afirma um personagem de João Gilberto Noll que se diz dominado por elas, no ato mesmo da escrita, como se elas escapassem de seus dedos que dedilham as teclas da máquina, sem conseguir controlá-las.
Um dia, escrevi ou me escrevi: literatura são palavras. Mas nem todas as palavras fazem literatura, a não ser aquelas que trabalham no velho barro da língua, laborando nele como quem forja alguma coisa tão material, como com o cristal sonoro ou o som bruto de cordas que esperam as mãos do violinista, para afiná-las ou quebrá-las com som novo que possa arranhar nossos ouvidos duros, rapidamente surdos aos velhos verbos repetidos que ecoam sinistramente na velha casa da escrita. [...]
A escrita não segura todos os riscos, todos os pontos finais, mas alguma coisa ela faz, quando se gastam todos os recursos do semblant, quando, de repente, ela começa a se dizer sozinha, avizinhando-nos do real, este insabido que fascina e nos deixa nus diante de todos os leitores.
Talvez ar, nessa hora, surja um voyeurismo que surpreenda o escritor, lá onde ele não se adivinhava, quando pode se desconhecer em suas palavras, estas que saem de seu pobre teatro do quotidiano e o espreitam, no chão mesmo da poesia, na sua letra, ao pé da letra.
Ela, a poesia, vem, sem suas vestimentas-textos, que, de tão decorados, se põem a despir-se. pois todo ator ou atriz tem sua hora de cansaço, quando sua fala já não fala, quando uma brusca opacidade faz que ele ou ela tropece as palavras e as gagueje, num hiato.
Depois da luta, a luta mais vã de Drummond, fica-se sabendo que ela - a luta - é de outra ordem e se escreve com outras armas. Mas só se sabe isso depois de liquefazer suas palavras-lutas, de passar por um estado de ruptura do velho chão da gramática, da língua pátria.
Língua pátria necessária, mas que precisa ser transformada em herança, para ser reescrita e relida, agora, noutros tempos, sem que se deixe de trabalhar o limo verde de seus vocábulos esquecidos no museu de tudo. Tudo o que me diz ou nos diz na floresta de símbolos onde nos perdermos, onde perdemos o rumo e o prumo. Mas também onde inventamos outros itinerários, com outras bússolas. no papel lívido, como disse a voz de um escritor cujo nome esqueci, mas que me fala agora. Ou mesmo, escrevendo nessa outra tela, a dos nossos fantasmas, bela ou temida janela. ou nessa outra, cujo brilho ofusca, a do computador, que faz voar, correr nas suas teclas as palavras-pássaros, sem pouso, sem pausa.
Palavras-pássaros do tempo-espaço que não se deixam apagar nas letras empoeiradas das prateleiras de Babel, de Borges, sempre reescritas. Sempre renovadas e reinventadas, que é para isso que serve a literatura.[...]

BRANDÃO, Ruth Silviano. A vida escrita. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. (Texto adaptado)
Observe o trecho a seguir.
"Talvez aí, nessa hora, surja um voyeurismo que surpreenda o escritor, lá onde ele não se adivinhava, quando pode se desconhecer em suas palavras, estas que saem de seu pobre teatro do quotidiano e o espreitam, no chão mesmo da poesia, na sua letra, ao pé da letra." (7º§)
O termo sublinhado possui uma variante ortográfica, que substitui o qu- inicial por um c-, podendo, portanto, ser também escrito como "cotidiano", sem implicar qualquer mudança do seu sentido original. Assinale a opção em que o termo apresentado também apresenta essa propriedade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

785Q1065380 | Português, Ortografia, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o Texto II para responder à questão.


Texto II - Aentomologia



É a especialidade da biologia que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio ambiente. Apalavra Entomologia é proveniente da união de dois radicais gregos, entomon (inseto) e logos(estudo) e vem sendo empregada desde Aristóteles (384-322 a.C.) para designar “estudo dos insetos”.

Entomologia é uma palavra que vem do idioma grego antigo. Entomom significa inseto e é derivado do radical entomos, que significa cortado, dividido. A maioria dos insetos apresenta o corpo dividido em numerosos anéis ou segmentos. Logos significa fala, discurso, estudo de algo. Sendo assim Entomologia significa estudo dos insetos. Inseto é outra palavra, derivada do latim Animale insectum, significa animal segmentado.

As coleções científicas formadas por insetos são chamadas entomológicas. Nestes acervos encontram-se armazenados, ordenados e preservados espécimes ou estruturas de espécimes mortos para pesquisas. As coleções são importantes registros da existência de espécies no tempo e no espaço, sendo também repositórios dos espécimes-tipo, os quais são imprescindíveis para a identificação correta de exemplares. Atividades como a manutenção, preservação e desenvolvimento de acervos científicos são indispensáveis e não podem ser interrompidas. As coleções são ainda testemunhos da fauna de áreas protegidas, de áreas impactadas ou mesmo em via de desaparecimento e, portanto, são a base para pesquisas em biodiversidade, sistemática e evolução.

Uma das mais importantes e maiores coleções entomológicas da América Latina é a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz devido à dimensão de seu acervo, valor científico, histórico e educativo. Menciona-se ainda sua grande importância para a saúde pública já que muitos dos exemplares lá depositados servem como referência para a identificação de vetores de doenças infecciosas.


Fonte: A entomologia. Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/suvisa/vigilancia-epidemiologica/doencas-de-transmissao-vetorial/entomologia/. Acesso em: 17 de jul. de 2025.
No trecho “As coleções científicas formadas por insetos são chamadas entomológicas,” a palavra entomológicas recebe acento gráfico porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q1057459 | Português, Ortografia, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Texto associado.
Nunca imaginei um dia

Até alguns anos atrás, eu costumava dizer frases como "eu jamais vou fazer isso" ou "nem morta eu faço aquilo", limitando minhas possibilidades de descoberta e emoção. Não é fácil libertar-se do manual de instruções que nos autoimpomos. As vezes, leva-se uma vida inteira, e nem assim conseguimos viabilizar esse projeto. Por sorte, minha ficha caiu há tempo.
Começou quando iniciei um relacionamento com alguém completamente diferente de mim, diferente a um ponto radical mesmo: ele, por si só, foi meu primeiro "nunca imaginei um dia". Feitos para ficarem a dois planetas de distância um do outro. Mas o amor não respeita a lógica, e eu, que sempre me senti tão ?onfo~~vel num_ mundo planejado, inaugurei a instab1hdade emocional na minha vida. Prendi a respiração e dei um belo mergulho.
A partir dai, comecei a fazer coisas que nunca havia feito. Mergulhar, aliás, foi uma delas. Sempre respeitosa com o mar e chata para molhar os cabelos afundei em busca de tartarugas gigantes e peixe~ coloridos no mar de Fernando de Noronha. Traumatizada com cavalos (por causa de um equino que quase me levou ao ch_ão quando eu tinha oito anos), participei da minha primeira cavalgada depois dos 40, em São Francisco de Paula: Roqueira convicta e avessa a pagode, assisti a um show: do Zeca Pagodinho na Lapa. Para ver o Ronaldo Fenô'11eno jogar ao vivo, me infiltrei na torcida do Olímpico num ,Jogo entre Grêmio e Corinthians, mesmo sendo colorada.
Meu paladar deixou de ser monótono: comecei a provar alimentos que nunca havia provado antes. E muitas outras coisas vetadas por causa do "medo do ridículo" receberam alvará de soltura. O ridículo deixou de existir na minha vida.
Não deixei de ser eu. Apenas abri o leque me permitindo ser um "eu" mais amplo. E sinto que é um caminho sem volta.
Um mês atrás participei de outro capítulo da série "Nunca im_aginei um dia". Viajei numa excursão, eu que sempre reieIteI essa modalidade turística. Sigo preferindo viajar a dois ou sozinha, mas foi uma experiência fascinante, ainda mais que a viagem não tinha como destino um pais do circuito Elizabeth Arden (ParisLondr:s-Nova York), mas um pais africano, muçulmano e desértico. Ahás, o deserto de Atacama, no Chile, será meu provável "nunca imaginei um dia" do próximo ano.
E agora cometi a loucura jamais pensada, a insanidade que nunca me permiti, o ato que me faria merecer uma camisa-de-força: eu, que nunca me comovi com bichos de estimação, adotei um gato de rua.
Pode colocar a culpa no esplrito natalino: trouxe um bichano de três meses pra casa, surpreendendo minhas filhas, que já haviam se acostumado com a ideia de ter uma mãe sem coração. E o que mais me estarrece: estou apaixonada por ele.
Ainda há muitas experiências a conferir: fazer compras pela internet, andar num balão cozinhar dignamente, me tatuar, ler livros pelo kindle', viajar de navio e mais umas 400 coisas que nunca imaginei fazerum dia, mas que já não duvido. Pois tem essa também: deixei de ser tão cética.
Já que é improvável que o próximo ano seja diferente de qualquer outro, que a novidade sejamos nós.


Medeiros, Martha. Nunca imaginei um dia. 2009. Disponível em: http://alagoinhaipaumirim.blogspot.com/2009/12/nuncaimaginei-um-dia-martha-medeiros.html. Acesso em: 10 fev. 2021.
Assinale a opção que apresenta palavras que devem ser acentuadas seguindo, respectivamente, as mesmas regras das palavras em destaque nos trechos: "[ ... ] sempre me senti tãoconfortável [ ... ]" (2º§); "O ridículo deixou de existir na minha vida." (4º§); e "[ ... ] que a novidade sejamos nós". (10º§)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q1056979 | Português, Ortografia, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

Assinale a alternativa correta quanto à acentuação das palavras estabelecida pela norma-padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

788Q1058005 | Português, Ortografia, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Texto associado.
Firmo andava pelos oitenta anos, mas quem o visse a cavalo, no campo, não lhe daria tanta idade.

Era um caboclo atirado, musculoso e rijo; grandes olhos negros brilhavam-lhe no rosto queimado pelos verões e os cachos do seu cabelo rolavam-lhe pelos ombros largos.

Velho, embora “ninguém lhe chegava ao pé sem muito jeito”, como ele próprio dizia sorrindo com os seus dentes limados, agudos como pontas de frechas. Apesar de alquebrado e enfermo, andava com arrogância e notava-se-lhe na voz, áspera e forte, o hábito de comando.

Em tempos de festa, quando vinham para a mesma eira moças do lugar e de longe, Firmo saltava na roda, sapateando, rasgando na viola a tirana dos campeiros, e quem ousava pegar no verso do caboclo?! As tabaroas morenas sorriam com os olhos fascinados e unidas desfaziam-se das flores para que o cantador as fosse pisando no sapateado. Por isso Firmo andava sempre de ponta com os companheiros e, mais de uma vez, o descante acabou varrido à faca; mas quem ficasse do lado do caboclo podia estar descansado – nunca fugiu de arrelia, fosse com um, fosse com dez ou mais.


(Coelho Neto, Sertão. Adaptado)



Vocabulário:
tirana: canção
tabaroa: pessoa que vive no interior, na roça
descante: canto
arrelia: confusão, desavença

Considere as passagens do texto:

•  … “ninguém lhe chegava ao sem muito jeito”, como ele próprio dizia sorrindo...

•  … notava-se-lhe na voz, áspera e forte, o hábito de comando.

Assinale a alternativa em que os termos destacados seguem, correta e respectivamente, as mesmas regras de acentuação dos termos destacados nas passagens do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

789Q1057532 | Português, Ortografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Texto associado.

Atenção: a questão deve ser respondida a partir do Texto I.



Texto I


“É preciso fazer uma reflexão. O turismo e os turistas que chegam a Florianópolis causam uma agonia. A invasão das praias mostra um retrato do Brasil popular, mas sem nenhuma delicadeza. Me sinto encurralado pelos hábitos de mal gosto de grande parcela dos turistas que acham que som alto à beira mar e lixo jogado em todo canto fazem parte do relax das férias. Não compreendo essa identidade do brasileiro do quanto mais bagunçado melhor. Tudo pode em nome da liberdade individual e do politicamente correto. E não bastasse o comportamento dos que chegam de fora, os locais acabam cooperando, liberando seus instintos, juntando-se à bagunça geral. E os preços então? Uma explosão numérica sem limites. Mas enfim, deve ser essa a tão sonhada identidade brasileira.”

(PRATA, Anselmo. Turismo em Santa Catarina – Vale a pena? Disponível em https://www.ronaud.com/sociedade/turismo-em-santa-catarina/)

A forma impressa do Texto I mostra um problema de correção, que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

790Q1057803 | Português, Ortografia, Oficial da Polícia Militar, PM MG, PM MG, 2023

Texto associado.
Leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, responda às questões propostas.

Chat GPT: Especialistas comentam a novidade da Inteligência Artificial (IA)
Criado pela OpenAI, tecnologia tem alcançado o público e gerado receio e curiosidade entre os internautas.

Em menos de dois meses de funcionamento, o programa de Inteligência Artificial "Chat GPT" conquistou usuários em todo o mundo por seus textos realistas. A tecnologia provou que também pode servir para diversas modalidades, como afirma o especialista Christian Perrone, jurista e pesquisador em Fulbright, na Universidade Georgetown, nos Estados Unidos.

Lançado pela empresa chamada OpenAI, — tendo o bilionário Elon Musk como um dos fundadores — o Chat GPT é um programa de inteligência artificial cujo nome é uma sigla para “Chat Generative Pre-Trained Transformer” ou, em tradução livre: "transformador pré-treinado generativo de bate-papo”. Em conversa com o site da TV Cultura, Christian Perrone explica que a tecnologia cria textos a partir de padrões que são "instruídos pelo próprio usuário". Ao receber perguntas, a tecnologia lhe dará respostas com base em pesquisa de fontes variadas, montando um texto através dos dados fornecidos.

Sobre a IA, o especialista afirma que: "por um lado tem pessoas que acham que isso é a grande revolução do futuro, mas por outro, temos que entender que ela é um pequeno degrau numa escada muito grande. O Chat GPT é, na verdade, um grande modelo linguístico", conclui Perrone.

Para o programador de sistemas, Giovane Ferreira, há também um contexto de preocupações éticas nessa novidade, voltadas principalmente para a proteção de dados que são arquivados pela tecnologia. "Tem muita gente que fala sobre a política de privacidade da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que depois de um tempo essas informações são apagadas, mas nesse caso não. Por ser uma inteligência artificial, ela vai aprendendo mais, através desses dados que são armazenados", diz.

Ferreira menciona a popularidade do assunto, e diz que "gera tanto burburinho, porque as pessoas ficam com medo de, por ser uma Inteligência Artificial, substituir o trabalho humano", relata o programador. As possibilidades de uso no mercado de trabalho, comentadas pelos especialistas, variam de ajuda nas produções textuais, correções, confirmação de dados e datas até probabilidade de ideias para construção narrativa.

"As oportunidades são múltiplas, mais que tudo, para auxiliar essa interlocução humana ou então dar um start em um texto que se quer escrever (...) O jornalismo será um grande beneficiado desta inteligência, pela capacidade que o Chat tem de descrever jogos de futebol, por exemplo", comenta o pesquisador Christian Perrone.

"A gente viu muito sobre a capacidade criativa dessas novas inteligências artificiais. O Chat GPT consegue, entre aspas, criar uma redação, como o DALLE-e — ferramenta criada com inspiração no nome de Salvador Dalí, que serve para gerar imagens. Mas a capacidade de criação em si, ainda é estritamente humana", diz Perrone.

O especialista ainda pontua o fato de o Chat GPT não ter informações sobre acontecimentos recentes, "assim como uma criança ou um estudante, a IA vai aprendendo e se aprimorando", afirma.

Apesar das preocupações éticas em torno dos dados e a possível relação do Chat GPT com futuros plágios, a novidade continua bombando nas redes e se popularizando entre os jovens. Os especialistas afirmam que essa tecnologia se mostra cada vez mais comum, e será uma grande revolução de auxílio na produção textual para a sociedade.

MARINHO, Malu. cultura.uol.com.br.2023. Chat GPT: Especialistas comentam a novidade da Inteligência Artificial (IA).

Disponível em: https://cultura.uol.com.br/noticias/55521_chat-gpt-especialistas-comentam-a-novidade-dainteligencia-artificial-ia.html. Acesso em: 14 de fev. de 2023.
Considerando as regras de acentuação, analise as assertivas a seguir, assinalando “V”, para as verdadeiras, ou “F”, para as falsas, e, ao final, responda o que se pede:
( )Instruídos e usuáriosfazem parte de um grupo de palavras assistidas pela mesma regra de acentuação.
( )Dará e atravéssão exemplos de vocábulos oxítonos que, obrigatoriamente, sempre serão acentuados.
( )Múltiplos e linguísticorecebem o acento com base em uma mesma regra, para a qual não há exceções.
( )Éticos e plágiossão acentuados por serem palavras paroxítonas terminadas em “o”, seguido de “s".

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

791Q1083185 | Português, Ortografia, Agente Operacional, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

Com a implementação do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, diversas palavras sofreram alterações em sua grafia, incluindo a eliminação de acentos, mudanças no uso do hífen e ajustes em palavras com dupla vogal ou consoante duplicada. Considerando as mudanças ortográficas, assinale a alternativa correta sobre a grafia atual das palavras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

792Q1057128 | Português, Ortografia, Controle de Tráfego Aéreo Turma 1, EEAR, Aeronáutica, 2020

Complete os espaços em branco e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

Durante a paralisação da última terça-feira, os integrantes das coligações ________________ reuniram-se usando calças e camisetas _____________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

793Q903273 | Português, Ortografia, Assistente Social, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Analise as palavras paixão, gargalhadas, depósito, trêmulo, e assinale a alternativa que apresenta, pela ordem, a classificação dessas palavras quanto a posição das sílabas tônicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

794Q1057420 | Português, Ortografia, Sargento, EsSA, Exército, 2020

Marque a única opção em que a palavra escreve- se sem a letra h.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q1089718 | Português, Ortografia, Técnico de Atividade Judiciária, TJ RJ, FGV

TEXTO 3 – QUANTO FALTA PARA O DESASTRE?

Verão de 2015. As filas para pegar água se espalham por vários bairros. Famílias carregam baldes e aguardam a chegada dos caminhões-pipa. Nos canos e nas torneiras, nem uma gota. O rodízio no abastecimento força lugares com grandes aglomerações, como shopping centers e faculdades, a fechar. As chuvas abundantes da estação não vieram, as obras em andamento tardarão a ter efeito e o desperdício continuou alto. Por isso, São Paulo e várias cidades vizinhas, que formam a maior região metropolitana do país, entram na mais grave crise de falta d’água da história. (Época, 16/06/2014)

A correção na acentuação gráfica faz parte do cuidado com a norma culta na redação de um texto; a opção que apresenta um vocábulo do texto 3 que é acentuado graficamente por razão distinta das demais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q1040340 | Português, Ortografia, Técnico Judiciário, TRE SC, MS CONCURSOS

Texto associado.
A"NÃO­ME­TOQUES" !

ArturAzevedo

I

Passavam­se os anos, eAntonieta ia ficandopara tia, ­ não que lhe faltassem candidatos,
mas ­ infeliz moça! ­ naquela capital de província não havia um homem, um só, que ela
considerassedignodeserseumarido.AoComendadorCostacomeçavamainquietarseriamenteas
exigências da filha, que repelira, já, comdesdenhososmuxoxos, uma boa dúzia de pretendentes
cobiçadospelasprincipaisdonzelasdacidade.Nenhumadestassecasoucomrapazquenãofosse
primeiramenteenjeitadopelaaltivaAntonieta.
­-Que diabo! dizia o comendador à suamulher,D.Guilhermina, ­ estou vendo que será
precisoencomendar­lheumpríncipe!
­- Ou então, acrescentava D. Guilhermina, esperar que algum estrangeiro ilustre, de
passagemnestacidade..
­-Estávocêbemaviada!Emquarentaanosqueaquiestou,sódoisestrangeiros ilustrescá
têmvindo:oAgassizeoHerman.
Entretanto, eram os pais os culpados daquele orgulho indomável. Suficientemente ricos
tinhamdadoà filhaumaeducaçãode fidalga,habituando­adesdepequenina aver imediatamente
satisfeitososseusmaiscustososeextravagantescaprichos.
Bonita,rica,elegante,vestindo­sepeloúltimofigurino,falandocorrentementeofrancêseo
inglês, tocandomuito bem o piano, cantando que nem uma prima­dona, tinhaAntonieta razões
sobejasparasejulgarumavisraranasociedadeemquevivia,enãoencontraremnenhumaclasse
homemquemerecesseahonrainsignedeacompanhá­laaoaltar.
UmagrandeviagemàEuropa,empreendidapelocomendadoremcompanhiadaesposaeda
filha, completara a obra. Ter estado em Paris constituía, naquela boa terra, um título de
superioridade.
Ao cabo de algum tempo, ninguém mais se atrevia a erguer os olhos para a filha do
ComendadorCosta,contraaqualseestabeleceupoucoapoucocertacorrentedeanimadversão.
Começaramtodosanotar­lhedefeitosparecidoscomosdasuvasdeLaFontaine,e,comoa
qualquerindivíduo,machooufêmea,queestivesseemtalouqualevidência,eradifícilescaparalia
umaalcunha,embreveAntonietasetornouconhecidapela"Não­me­toques".

II

Teria sido realmente amada?Não,mas apenas desejada, ­ tanto assim que todos os seus
namoradosseesqueceramdela...
Todos,menos omais discreto, omais humilde, o único talvez, que jamais se atrevera a
revelarosseussentimentos.
Chamava­se José Fernandes, e era o primeiro empregado da casa doComendadorCosta,
ondeentraraaosdezanosdeidade,nomesmo diaemquechegaradePortugal.
Por esse tempo veio aomundoAntonieta. Ele vira­a nascer, crescer, instruir­se, fazer­se
altivaebela.Quantasvezesatrouxeraaocolo,quantasvezesaacalentaranosbraçosouaembalara
noberço!E,algunsanosdepois,eraaindaelequemtodasasmanhãsa levavae todasastardesia
buscá­lanocolégio.
QuandoAntonietachegouaosquinzeanoseeleaosvinteecinco,"SeuJosé"(eraassimque
lhe chamavam) notouque a sua afeiçãopor aquelameninase transformava, tomandoum caráter
estranhoeindefinível;mascalou­se,ecomeçoudeentãopordianteaviverdoseusonhoedoseu
tormento. Mais tarde, todas as vezes que aparecia um novo pretendente à mão da moça, ele
assustava­se,tremia,tinhaacessosdeciúmes,quelhecausavamfebre,masopretendenteera,como
todososoutros,repelido,eeleexultavanasolidãoenosilênciodoseuplatonismo.
Materialmente,SeuJosésacrificara­sepeloseuamor.Eraele,comosecostumadizer(não
seicomquepropriedade)o"tombo"dacasacomercialdoComendadorCosta;entretanto,depoisde
tantosanosdededicaçãoeamizade,asuasituaçãoeraaindaadeumsimplesempregado;opatrão,
ingratoeegoísta,pagava­lheemconsideraçãoeelogiosoque lhedeviaem fortuna.Maisdeuma
vezapareceramaSeuJoséocasiõesdetrocaraqueleempregoporumasituaçãomaisvantajosa;ele,
porém,nãotinhaânimodedeixaracasaondeaoseuladoAntonietanasceraecrescera.

III

Umdia,tudomudouderepente.
Sem dar ouvidos a Seu José, que lhe aconselhava o contrário, o Comendador Costa
empenhouasuacasanumagrandeespeculação,cujosefeitosforamdesastrosos,e,paranãofechar
aporta,viu­seobrigadoafazerumaconcordatacomoscredores.Foiesteoprimeirogolpeatirado
pelodestinocontraaaltivezda"Não­me­toques".
Acasa iadenovose levantando,e jáestavaquase livredosseuscompromissosdehonra,
quando oComendadorCosta, adoecendo gravemente, faleceu,deixando a família numa situação
embaraçosa.
Um verdadeiro deus exmachina apareceu então na figura de Seu José que, reunindo as
suadas economias que ajuntara durante trinta anos, e associando­se aD.Guilhermina, fundou a
firmaViúvaCosta&Fernandes,esalvoudeumaruínaiminenteacasadoseufinadopatrão.

IV

Oestabelecimentoprosperavaaolhosvistoseeraapontadocomoumaprovaeloqüentede
quanto podem a inteligência, a boa fé e a força de vontade, quando o falecimento da viúvaD.
Guilherminaveiocolocara filhanumasituaçãodifícil...Sozinha,sempainemmãe,nemamigos,
aostrintaedoisanosdeidade,semprebelaearroganteemquepesasseatodososseusdissabores,
aonde iria a "Não­me­toques"?Antonieta foi a primeira a pensar queo seu casamento com José
Fernandeseraumatoqueascircunstânciasimpunham...[...]
Começou então uma nova existência para Antonieta, que, não obstante aproximar­se da
medonhacasadosquarenta,erasempreformosa,comoseuportederainhaeoseucoloopulento,
de uma brandura de cisne. As suas salas, profundamente iluminadas, abriam­se quase todas as
noitesparagrandesepequenasrecepções:eram festassobrefestas.Agora já lhenãochamavama
"Não­me­toques"; ela tornara­se acessível, amável, insinuante, com um sorriso sempre novo e
espontâneo para cada visita.Fizeram­lhe a corte, e ela, outrora impassível diante dos galanteios,
escutava­os agora com prazer. Um galã, mais atrevido que os outros, aproveitou o momento
psicológicoeconseguiuumaentrevista­Esseprimeiroamantefoiprontamentesubstituído.Seguiu­
seoutro,maisoutro,seguiram­semuitos...

VII

EquandoSeuJosé,desesperado,fezsaltarosmioloscomumabala,deixouestafraseescritanum
pedaçodepapel:
"Enquanto foi solteira, achavaminhamulher que nenhum homem era digno de ser seumarido;
depoisdecasada(porconveniência)achouquetodoseleseramdignosdeserseusamantes.Mato­
me”.

Cor reiodaManhã, 12deoutubrode1902.
http://www.dominiopublico.gov.br /download/texto/bi000050.pdf


Assinale a alternativa cuja seqüência apresenta uma palavra que não tem a sílaba tônica na mesma posição das demais do grupo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

797Q1057242 | Português, Ortografia, Direito, EsFCEx, Exército, 2020

Muitos creem que é supérfulo ter uma longa noite de sono, porém, para o neurocientista Matthew Walker, autor do livro “Por que nós dormimos?”, Os seres humanos precisam, com raras excessões, de oito horas diárias de sono. Há um consenso de que aqueles que prescindem de uma boa noite de sono podem se tornar anciosos e ter um comportamento contraproducente, por isso Walker recomenda que as pessoas também façam a sesta, ou que certamente é factível apenas para alguns previlegiados.
Para que o texto esteja em conformidade com a ortografia e o acentuação prevista pela norma-padrão, algumas palavras destacadas devem ser reescritas. A forma correta dessas palavras encontra-se na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q1057813 | Português, Ortografia, Sacerdote Católico Apostólico Romano, CIAAR, Aeronáutica, 2023

Texto associado.
Texto II

O QUE É MOBILIDADE URBANA?

Mobilidade urbana é definida como a capacidade de deslocamento de pessoas dentro do espaço urbano por motivos econômicos, sociais e pessoais. Nesse sentido, é possível entender que todos participam e dependem, de alguma forma, da mobilidade urbana para irem de um local a outro com qualidade e eficiência.

De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), existem diversos desafios da mobilidade urbana no Brasil. Dentre eles, destacam-se o rápido desenvolvimento urbano e investimentos em infraestrutura. Segundo o Ipea, o rápido crescimento populacional aparece como um dos principais desafios para a mobilidade. Hoje, aproximadamente 85% da população brasileira vive em centros urbanos e cerca de 36 cidades têm mais de 500 mil moradores. O estudo também aponta o alto custo de projetos de infraestrutura como mais um desses cenários desafiadores, uma vez que são necessárias vias e sistemas de transporte adequados para deslocar o cidadão.

Enquanto são criadas políticas públicas para melhorar a infraestrutura das cidades, existem algumas alternativas que pessoas e empresas podem desenvolver, desde já, para contribuir com a mobilidade urbana. Um exemplo é a carona solidária. Gestores podem estimular, dentro das empresas, a prática de carona entre membros da equipe que moram próximos uns dos outros.

Outro exemplo é o deslocamento sem motor. Para colaboradores que gostam de ir trabalhar utilizando meios de transporte não-motorizados – como bicicletas, por exemplo –, é interessante desenvolver espaços que facilitem o dia a dia de quem adota a prática. Estacionamento para bikes e vestiários são boas alternativas.

Ao somar os desafios da mobilidade urbana no Brasil com as boas práticas que podem melhorá-la, é possível entender que são muitos os benefícios trazidos por um ambiente de melhor mobilidade. Dentre eles destacam-se:

• Ganho de tempo – Se mais pessoas dividissem um mesmo veículo em caronas para ir e voltar do trabalho, haveria menos congestionamento nas ruas em horários de pico. O resultado é menos tempo em engarrafamentos e mais tempo produzindo ou descansando.

Networking – Outro ponto interessante despertado pelas boas práticas de mobilidade urbana é a possibilidade de criar uma rede de contatos profissionais durante as caronas solidárias.

• Menos poluição – Além de melhorar o trânsito, deixar menos veículos em circulação também reduz a emissão de poluentes e gases responsáveis pelo efeito estufa.

O futuro perfeito – e esperado – para a mobilidade urbana envolve a possibilidade de deslocamento fácil, eficiente e seguro para todos.

BLOG FROTAS LOCALIZA. O que é mobilidade urbana? Localiza, 11 nov. 2022. Disponível em: https://frotas.localiza.com/blog/mobilidade-urbana. Acesso em: 09 jan. 2023. (Adaptado).
O QUE É MOBILIDADE URBANA?


Mobilidade urbana é definida como a capacidade de deslocamento de pessoas dentro do espaço urbano por motivos econômicos, sociais e pessoais. Nesse sentido, é possível entender que todos participam e dependem, de alguma forma, da mobilidade urbana para irem de um local a outro com qualidade e eficiência.

De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), existem diversos desafios da mobilidade urbana no Brasil. Dentre eles, destacam-se o rápido desenvolvimento urbano e investimentos em infraestrutura. Segundo o Ipea, o rápido crescimento populacional aparece como um dos principais desafios para a mobilidade. Hoje, aproximadamente 85% da população brasileira vive em centros urbanos e cerca de 36 cidades têm mais de 500 mil moradores. O estudo também aponta o alto custo de projetos de infraestrutura como mais um desses cenários desafiadores, uma vez que são necessárias vias e sistemas de transporte adequados para deslocar o cidadão.

Enquanto são criadas políticas públicas para melhorar a infraestrutura das cidades, existem algumas alternativas que pessoas e empresas podem desenvolver, desde já, para contribuir com a mobilidade urbana. Um exemplo é a carona solidária. Gestores podem estimular, dentro das empresas, a prática de carona entre membros da equipe que moram próximos uns dos outros.

Outro exemplo é o deslocamento sem motor. Para colaboradores que gostam de ir trabalhar utilizando meios de transporte não-motorizados – como bicicletas, por exemplo –, é interessante desenvolver espaços que facilitem o dia a dia de quem adota a prática. Estacionamento parabikese vestiários são boas alternativas.

Ao somar os desafios da mobilidade urbana no Brasil com as boas práticas que podem melhorá-la, é possível entender que são muitos os benefícios trazidos por um ambiente de melhor mobilidade. Dentre eles destacam-se:

• Ganho de tempo – Se mais pessoas dividissem um mesmo veículo em caronas para ir e voltar do trabalho, haveria menos congestionamento nas ruas em horários de pico. O resultado é menos tempo em engarrafamentos e mais tempo produzindo ou descansando.

Networking– Outro ponto interessante despertado pelas boas práticas de mobilidade urbana é a possibilidade de criar uma rede de contatos profissionais durante as caronas solidárias.

• Menos poluição – Além de melhorar o trânsito, deixar menos veículos em circulação também reduz a emissão de poluentes e gases responsáveis pelo efeito estufa.


O futuro perfeito – e esperado – para a mobilidade urbana envolve a possibilidade de deslocamento fácil, eficiente e seguro para todos.


BLOG FROTAS LOCALIZA. O que é mobilidade urbana? Localiza, 11 nov. 2022. Disponível em:https://frotas.localiza.com/blog/mobilidade-urbana.Acesso em: 09 jan. 2023. (Adaptado).

“O futuro perfeito – e esperado – para a mobilidade urbana envolve a possibilidade de deslocamento fácil, eficiente e seguro para todos”.
São acentuados pela mesma regra gramatical que o termo destacado no fragmento os vocábulos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

799Q1082499 | Português, Ortografia, Motorista, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Das palavras destacadas abaixo, somente uma NÃO deve ser preenchida o espaço com “J”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.