Início

Questões de Concursos Ortopedia e Traumatologia

Resolva questões de Ortopedia e Traumatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1021125 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Saúde do Adulto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

JMS, cinquenta e nove anos de idade, portador de doença arterial coronariana (DAC), insuficiência cardíaca congestiva (ICC), diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, deu entrada na emergência do hospital após fratura exposta de fêmur. Apresentava pressão arterial = 90 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca = 56 bpm, frequência respiratória = 19 irpm, temperatura = 35,9 ºC. Foi classificado na emergência como risco amarelo e foi atendido pelo médico após 3 h e 50 min.
Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.
Esse paciente deverá ser encaminhado pela enfermeira à especialidade médica de ortopedia.
  1. ✂️
  2. ✂️

82Q1043572 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Médico Perito, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um homem de 40 anos, que trabalha com carga e descarga de caminhões em distribuidora de material de construção, procurou o médico do trabalho com queixa de dor no membro superior direito. Ao exame, foram detectados testes de Jobe e Neer positivos.

Assinale a opção que apresenta o provável diagnóstico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1042626 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Médico Ortopedista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação a artrite séptica do joelho, assinale as afecções que devem ser consideradas como diagnóstico diferencial:

1. Cisto de Backer rompido 2. Trombose venosa profunda 3. Sinovite vilonodular pigmentada 4. Artrite induzida por cristal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1067739 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Medicina da Família Saúde da Família, EsFCEx, VUNESP, 2024

Menino de 7 anos chega ao consultório com seu pai, que relatou piora da claudicação e dor progressiva na coxa esquerda e no joelho nos últimos 8 dias. Não há trauma associado. O histórico é relevante por conhecido atraso na idade óssea. Nessa circunstância, a hipótese diagnóstica correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1056367 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Ortopedia e traumatologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão.Leia-as atentamente.


O cotovelo é uma articulação estável devido à sua estrutura óssea, além do reforço proveniente de sua estrutura cápsulo-ligamentar. Apesar disso, as lesões do cotovelo podem ocorrer nos traumas axiais, através das luxações, e também nas fraturas de Monteggia.
Quando presente a chamada “tríade terrível do cotovelo” aumenta significativamente a instabilidade do cotovelo e potenciais complicações. De acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a tríade terrível é composta por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1037078 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Médico Ortopedista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Segundo a classificação de AITKEN (deficiência focal femoral proximal), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1056365 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Ortopedia e traumatologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

As fraturas do fêmur proximal em criança são graves e estão associadas a altos índices de complicações. Geralmente, são ocasionadas por traumas que envolvem alta energia cinética como quedas de altura, acidentes automobilísticos e prática de esportes radicais; podendo acarretar, também, importantes lesões dos tecidos moles. A classificação de Delbet-Colonna é empregada para orientar o tratamento, bem como avaliar o prognóstico. De acordo com tal classificação, o tipo mais comum de fratura do fêmur proximal em crianças é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1021359 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente a ser submetido a amputação transtibial fechada. Assinale a alternativa que apresenta quantos compartimentos anatômicos possui a perna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1067555 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Plástica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa correta com relação às técnicas de reparo de nervos em lesões de membro superior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1067819 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 34 anos trabalhador da construção civil, saudável, apresenta quadro de 10 dias de dor lombar. Ele não se lembra de nenhum trauma específico. Nega dor ou fraqueza nos membros inferiores. O exame físico é normal. O próximo passo mais apropriado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1051541 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que, para se entender os mecanismos de adaptação muscular frente ao desuso, alongamento e fortalecimento muscular, é importante que se conheçam as características do motoneurônio e da fibra muscular, julgue o item seguinte, a respeito dessas estruturas.

Em uma atividade muscular com carga incremental, sempre ocorrerá o recrutamento das fibras do tipo 1 e, depois, o das fibras do tipo 2. Esse fenômeno é conhecido como princípio de Henneman (princípio do tamanho), ou seja, ocorre recrutamento progressivo de unidades motoras conforme a necessidade de geração de força.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q1021374 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta um sinal maior de trauma vascular em paciente politraumatizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1037071 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Médico Ortopedista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação às luxações do quadril, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1037073 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Médico Ortopedista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Menino de 8 anos de idade, sofreu queda da própria altura apresentado dor mais dificuldade funcional do membro superior esquerdo. O exame Radiológico evidenciou fratura da extremidade proximal da ulna com luxação lateral da cabeça do rádio.
Dessa forma, é possível confirmar o diagnóstico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1037076 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Médico Ortopedista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O segmento e localização mais frequente da tuberculose vertebral é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1037077 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Médico Ortopedista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação a síndrome de Legg Calve Perthes, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1056363 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Ortopedia e traumatologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

As fraturas do úmero distal correspondem a 30% das fraturas do cotovelo nos adultos e de 2 a 6% de todas as fraturas. Apesar de não terem uma grande frequência, são responsáveis por graves sequelas que levam a importantes limitações do membro superior. A respeito do tratamento deste tipo de fratura, analise as afirmativas a seguir.

I. As fraturas intra-articulares devem ser reparadas por um acesso com elevação do tríceps, como a via de Allonso-Llamas, na qual a inserção do tríceps é preservada e o músculo tríceps é elevado nas suas porções lateral e medial.

II. Nas fraturas extra-articulares, a exposição do úmero deve ser realizada por meio de uma osteotomia do olécrano, que pode ser do tipo transversa, que é mais instável, ou uma osteotomia do tipo Chevron com vértice distal.

III. Nas fraturas tipo A1 (epicôndilos lateral e medial), podem ser utilizados parafusos 3,5 e 4,0 mm.

De acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1082784 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgião Geral Plantonista, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

O trauma de extremidades apresenta amplo espectro clínico e requer avaliação criteriosa, especialmente em contextos de emergência cirúrgica. Analise os itens abaixo:


I. O trauma de extremidades pode variar desde lesões simples, como contusões de partes moles, até quadros graves, como a síndrome do membro esmagado.
II. A avaliação secundária no trauma de extremidades deve abranger exclusivamente o exame musculoesquelético.
III. A síndrome do membro esmagado é considerada uma manifestação leve dentro do espectro clínico do trauma de extremidades.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1021358 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

O sinal da dificuldade em prensão da base do artelho pela infiltração tecidual em linfedema se caracteriza por sinal de: _________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.