Início

Questões de Concursos Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia

Resolva questões de Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1001781 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapia, TRT 7 Região CE, FCC

Um indivíduo recebeu uma facada na região do cotovelo e evoluiu com lesão do nervo ulnar. Este nervo é responsável pela inervação dos seguintes músculos: flexor ulnar do carpo; feixes mediais do músculo flexor profundo dos dedos; abdutor, flexor e oponente do dedo mínimo; porção profunda do flexor curto do polegar e adutor do polegar. O tipo de mão que este indivíduo apresenta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1001308 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, 49 anos, diagnosticado com lesão do tendão do calcâneo à direita, realizou intervenção cirúrgica para tenorrafia e foi liberado para fisioterapia.
Dez semanas após a cirurgia, o paciente ainda se queixa de dor e de dificuldade para deambulação. Ao exame físico apresenta: goniometria passiva para dorsiflexão: 12o; cicatriz sem presença de sinais flogísticos, porém com aderência; força muscular para plantiflexão: grau III.
Quanto à abordagem fisioterapêutica para este paciente, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q991361 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Um paciente foi encaminhado para receber atendimento de fisioterapia, pós cirurgia de amputação do membro inferior. No relato, descobriu-se que este paciente sofreu um acidente automobilístico e passou por um procedimento cirúrgico para feitura de uma amputação de desarticulação.
Com as informações que foram passadas, em qual região a amputação do paciente aconteceu?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q984283 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Técnico em Imobilização Ortopédica, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual a imobilização gessada que contempla a região proximal do braço até a articulação metacarpofalangeana das mãos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1001327 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Os ligamentos da articulação do joelho, quando sofrem algum trauma, podem interferir diretamente na estabilidade. Alguns testes específicos podem ser realizados para identificar instabilidade articular e comprovar lesão ligamentar em determinadas estruturas.
Assinale a opção que indica o nome específico do teste, a estrutura ligamentar avaliada e a repercussão biomecânica caso a lesão seja confirmada pelo teste.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q991362 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Depois de sofrer necrose por conta de uma diabete descontrolada, o paciente H.M.E precisou passar um procedimento cirúrgico para amputação de parte do pé esquerdo. A amputação realizada foi a de Pirogoff.
Qual parte do pé o fisioterapeuta deve esperar encontrar preservado neste indivíduo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q984286 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Técnico em Imobilização Ortopédica, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A imobilização com tala metálica em extensão para lesões do tipo dedo em martelo, deve manter a articulação interfalangeana distal em qual posição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q956626 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Técnico em Imobilização Ortopédica, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

A serra elétrica ortopédica e os acessórios como cizalha ou bisturi ortopédico devem ser utilizados com técnica precisa para evitar complicações durante o corte ou abertura do gesso. Acerca do tema, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) A serra elétrica ortopédica pode ser usada em qualquer posição, pois sua vibração oscilatória elimina o risco de lesionar a pele subjacente.
(__) A abertura de janelas no gesso compromete completamente a estabilidade do aparelho, tornando necessária a remoção total do gesso em todos os casos.
(__) O calor gerado pela serra elétrica é insignificante, mesmo com pressão excessiva, e não representa risco de queimaduras na pele.
(__) A técnica correta de corte e abertura do gesso, com controle de profundidade e reposicionamento da serra, previne arranhões, queimaduras e lesões na pele do paciente.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q909525 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

A Imagine um cenário onde um paciente está buscando tratamento para diferentes condições físicas e está considerando os serviços de fisioterapia traumatoortopédica. A fisioterapia traumato-ortopédica é essencial em muitas áreas de tratamento, proporcionando recuperação e alívio em diversas situações. Contudo, entre as seguintes opções de áreas de atuação, uma delas NÃO se encontra na lista de especialidades da fisioterapia traumato-ortopédica. Qual delas é essa área:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1001329 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A artroplastia de quadril é uma abordagem cirúrgica usualmente indicada quando existe grande desgaste articular. Devido à evolução das técnicas e materiais cirúrgicos, somados às técnicas fisioterapêuticas, o processo de reabilitação alcança ótimos resultados e, geralmente, garante excelentes níveis de funcionalidade a articulação substituída.
Quanto à artroplastia de quadril e às respectivas orientações para início do processo de reabilitação, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q956625 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Técnico em Imobilização Ortopédica, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

A goteira gessada é uma alternativa segura para pacientes com alto risco de edema progressivo, pois oferece estabilidade parcial sem comprimir excessivamente o membro. Sobre essa prática, analise as afirmativas a seguir.

I. A goteira gessada deixa espaço para variações de volume no membro, reduzindo o risco de complicações causadas por compressão exagerada.
II. A fixação externa utilizada na goteira gessada dispensa modelagem cuidadosa, pois sua função é apenas manter o gesso na posição.
III. O uso de goteira gessada não é recomendado em casos de risco de edema progressivo, já que não proporciona estabilidade adequada.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q901817 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

A tendinopatia anserina acomete os tendões de alguns músculos da coxa que se inserem no joelho. Dor na parte interna do joelho e dor que piora ao rodar o joelho internamente fazem parte dos sintomas. Essa tendinopatia é também chamada de tendinite da pata de ganso. Marque a alternativa que indica os músculos que formam a pata de ganso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q984288 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Técnico em Imobilização Ortopédica, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Na imobilização antebraquiopalmar “intrinsic plus”, qual deve ser a posição das articulações interfalangeanas do 2º, 3º, 4º e 5º dedos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q904955 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A síndrome do impacto do ombro, condição de saúde cada vez mais prevalente em determinadas faixas e grupos populacionais, ocorre quando há o comprometimento do espaço subacromial sob o arco coracoacromial.
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir.

I. Os exercícios devem concentrar-se no fortalecimento dos estabilizadores dinâmicos e dos músculos do manguito rotador que atuam para comprimir e deprimir a cabeça umeral com relação à glenóide.
II. Os rotadores externos, infraespinhoso e redondo menor, são mais fracos concentricamente, porém, mais fortes excentricamente do que os rotadores internos, e devem ser fortalecidos para recriar o equilíbrio da força acoplada com o subescapular no plano transversal.
III. Os rotadores externos e a porção posterior da cápsula articular são tensos, tendem a limitar a rotação externa e devem ser alongados.
IV. As mobilizações articulares anterior, posterior, inferior e superior, em ambas as articulações, esternoclavicular e acromioclavicular, devem ser realizadas para assegurar o movimento artrocinemático normal nessas articulações.
V. Assim que a dor e a inflamação estiverem controladas, os exercícios devem concentrar-se no fortalecimento dos estabilizadores dinâmicos da articulação glenoumeral e no alongamento das porções superior e anterior da cápsula articular.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q901818 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

É uma doença neuromuscular genética que se caracteriza como um distúrbio degenerativo, progressivo e irreversível no tecido muscular, em especial a musculatura esquelética. A doença também afeta a musculatura cardíaca e o sistema nervoso. Os primeiros sinais e sintomas se manifestam a partir da primeira infância e podem ser: desenvolvimento motor atrasado, fraqueza muscular, costume de andar na ponta dos pés:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1008324 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Jorge, 71 anos, ex-atleta de vôlei, possui sinais radiológicos indicativos de osteoartrose moderada em ombro esquerdo (articulação acrômio-clavicular), acompanhada de sintomatologia caracterizada por hipomobilidade articular e dor localizada, que piora ao permanecer no computador por longos períodos e também à noite ao dormir.
Na avaliação clínica, verificou-se ainda paresia para realizar o movimento de rotação externa de ombro, além de redução da amplitude articular para flexão e abdução de ombro esquerdo.
Considerando a fisiopatologia da osteoartrose e o quadro clínico desse paciente, assinale a opção que indica, corretamente, as condutas fisioterápicas pertinentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q902837 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Com relação aos princípios de consolidação e reabilitação de fraturas, analise as assertivas a seguir.

I. Durante a reabilitação de fraturas, o fisioterapeuta realiza uma avaliação cinético-funcional para definir os objetivos do tratamento. Esses objetivos consideram o tipo de fratura, fase de cicatrização, tratamento, tipo de fixação, tempo póscirurgia, idade do paciente, estado nutricional, tabagismo e presença de infecção.

II. No período inicial de consolidação, os tecidos e vasos sanguíneos adjacentes possivelmente foram afetados pela descontinuidade óssea, desencadeando um processo inflamatório intenso, com bastante dor, edema e inibição muscular. Nessa fase, busca-se o controle álgico e inflamatório e a manutenção da amplitude de movimento das articulações proximais e distais.

III. Na fase de consolidação, educar o paciente sobre as particularidades da fratura, o posicionamento do osso afetado, o repouso relativo e a descarga parcial de peso podem auxiliar no controle dos sintomas e do edema, sendo uma conduta extremamente importante na evolução do quadro.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q984282 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Técnico em Imobilização Ortopédica, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Assinale a alternativa que apresenta complicações consequentes de imobilização inadequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.