Questões de Concursos Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia

Resolva questões de Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q911676 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Os movimentos mais significativos do corpo humano referem-se aos movimentos realizados pelas articulações. Cada uma delas permite a realização de movimentos em planos e eixos determinados, produzindo os mais diferentes resultados. Assim, temos:
A respeito dos movimentos realizados pelas articulações, assinale:

1. Abdução. 2. Flexão. 3. Circundução. 4. Extensão. 5. Adução.

( ) É o movimento de dobra de um osso sobre o outro causando uma diminuição do ângulo da articulação.

( ) É o movimento que ocorre inversamente à flexão, causando aumento do ângulo de articulação. Chama-se hiperextensão à continuação da extensão para além da sua posição anatômica.

( ) É o movimento para longe da linha média do corpo.

( ) É o movimento de aproximação da linha média do corpo.

( ) É a combinação de todos esses movimentos, em que a parte da extremidade faz um grande círculo no ar, enquanto as partes próximas à extremidade proximal fazem um círculo pequeno.

Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1001308 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, 49 anos, diagnosticado com lesão do tendão do calcâneo à direita, realizou intervenção cirúrgica para tenorrafia e foi liberado para fisioterapia.
Dez semanas após a cirurgia, o paciente ainda se queixa de dor e de dificuldade para deambulação. Ao exame físico apresenta: goniometria passiva para dorsiflexão: 12o; cicatriz sem presença de sinais flogísticos, porém com aderência; força muscular para plantiflexão: grau III.
Quanto à abordagem fisioterapêutica para este paciente, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1001311 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A amputação de um membro é um procedimento cirúrgico que embora possa salvar a vida do paciente, é sempre extremamente traumática. O fisioterapeuta deve atuar ao longo de todas as etapas do processo de reabilitação e oferecer um cuidado centrado no paciente, para que os objetivos possam ser traçados em conjunto.
Quanto à amputação, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1001327 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Os ligamentos da articulação do joelho, quando sofrem algum trauma, podem interferir diretamente na estabilidade. Alguns testes específicos podem ser realizados para identificar instabilidade articular e comprovar lesão ligamentar em determinadas estruturas.
Assinale a opção que indica o nome específico do teste, a estrutura ligamentar avaliada e a repercussão biomecânica caso a lesão seja confirmada pelo teste.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q901487 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Métodos e Técnicas de Avaliação, Tratamento e Procedimentos em Fisioterapia Um paciente com diagnóstico de hérnia de disco lombar procura atendimento fisioterapêutico em Queimadas, PB, relatando dor irradiada para o membro inferior e limitações funcionais. Como parte do tratamento, o fisioterapeuta deve selecionar as técnicas mais apropriadas para avaliação e intervenção. Considere as afirmativas abaixo:
1. A avaliação fisioterapêutica deve incluir testes de mobilidade da coluna vertebral, palpação de pontos gatilhos miofasciais, e testes de compressão nervosa, como o teste de Lasègue.
2. Técnicas de mobilização articular, como a técnica de Maitland, são indicadas para melhorar a amplitude de movimento e reduzir a dor associada à hérnia de disco.
3. A eletroterapia, utilizando correntes interferenciais, é indicada para o alívio da dor e pode ser combinada com exercícios terapêuticos para fortalecer a musculatura estabilizadora.
4. O uso de técnicas de estabilização segmentar é essencial para reduzir a carga sobre os discos intervertebrais e prevenir a progressão da hérnia.
5. A terapia manual é contraindicada em pacientes com hérnia de disco lombar, devido ao risco de exacerbação dos sintomas e de lesão adicional.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1001329 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A artroplastia de quadril é uma abordagem cirúrgica usualmente indicada quando existe grande desgaste articular. Devido à evolução das técnicas e materiais cirúrgicos, somados às técnicas fisioterapêuticas, o processo de reabilitação alcança ótimos resultados e, geralmente, garante excelentes níveis de funcionalidade a articulação substituída.
Quanto à artroplastia de quadril e às respectivas orientações para início do processo de reabilitação, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q910727 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

“É uma inflamação da cápsula articular do ombro, que é um tecido de colágeno que o envolve. É também conhecida como “síndrome do ombro congelado” ou apenas “ombro congelado”, pois além de muita dor, o paciente apresenta dificuldade em movimentar o ombro como se o mesmo estivesse “congelado” [...] Incide tanto em homens quanto em mulheres, porém é discretamente mais prevalente no sexo feminino e geralmente ocorre em pessoas entre 40 a 60 anos. É uma condição relativamente comum, chegando a acometer cerca de 2% da população. No entanto, como os sintomas iniciais são semelhantes à de outros problemas muitas vezes ela acaba não sendo diagnosticada corretamente.”
Fonte: Verônica Chang, 2021.

A qual condição o texto se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q910731 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Paciente com as mãos no topo da cabeça. Solicita-se contração do bíceps. Em caso de dor, há lesão da cabeça longa do bíceps; em presença de fraqueza ou ventre palpável distalmente, há provavelmente ruptura da cabeça longa do bíceps. Com base nessas informações, qual teste específico foi descrito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q910733 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Alexandre, 38 anos, corredor de maratona, compareceu para atendimento fisioterapêutico referindo dor na parte lateral do quadril, coxa e joelho, e estalido quando o trato iliotibial passa sobre o trocanter maior. Alexandre foi diagnosticado com síndrome do trato iliotibial. Durante a avaliação fisioterapêutica o paciente apresentou positividade para o teste:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1004444 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Auxiliar em Saúde Mobilização Ortopédica, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

A tendinite é uma inflamação que afeta tendões, geralmente causada por movimentos repetitivos ou esforço excessivo. Dos sintomas abaixo, o mais característico de uma tendinite é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q907681 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Veterinária, Prefeitura de Caraúbas PB, FACET Concursos, 2024

A claudicação em rebanhos leiteiros no mundo é considerada como uma das mais frequentes causas da queda da produção. Diversas são as causas que levam o animal a claudicar, sendo na sua maioria associada à agentes anaeróbicos. Dentre os microrganismos mais encontrados estão as espiroquetas do gênero Treponema. Condições precárias das instalações, com presença excessiva de matéria orgânica, favorecem a manifestação desta doença conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q907688 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Caraúbas PB, FACET Concursos, 2024

Abordagens para a Espasticidade em Pacientes com Esclerose Múltipla

Qual método de tratamento é recomendado para gerenciar a espasticidade em pacientes com esclerose múltipla, visando melhorar o controle motor e a qualidade de vida?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q902836 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia a afirmativa a seguir.

As fraturas ósseas são definidas como a quebra da continuidade na arquitetura de um osso, resultando na perda de sua integridade mecânica. A fratura _________ é uma fratura incompleta em que uma das corticais do osso fica lascada e a outra permanece conectada, porém deformada. É mais comum em crianças.

Assinale a opção que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q902837 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Com relação aos princípios de consolidação e reabilitação de fraturas, analise as assertivas a seguir.

I. Durante a reabilitação de fraturas, o fisioterapeuta realiza uma avaliação cinético-funcional para definir os objetivos do tratamento. Esses objetivos consideram o tipo de fratura, fase de cicatrização, tratamento, tipo de fixação, tempo póscirurgia, idade do paciente, estado nutricional, tabagismo e presença de infecção.

II. No período inicial de consolidação, os tecidos e vasos sanguíneos adjacentes possivelmente foram afetados pela descontinuidade óssea, desencadeando um processo inflamatório intenso, com bastante dor, edema e inibição muscular. Nessa fase, busca-se o controle álgico e inflamatório e a manutenção da amplitude de movimento das articulações proximais e distais.

III. Na fase de consolidação, educar o paciente sobre as particularidades da fratura, o posicionamento do osso afetado, o repouso relativo e a descarga parcial de peso podem auxiliar no controle dos sintomas e do edema, sendo uma conduta extremamente importante na evolução do quadro.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q901817 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

A tendinopatia anserina acomete os tendões de alguns músculos da coxa que se inserem no joelho. Dor na parte interna do joelho e dor que piora ao rodar o joelho internamente fazem parte dos sintomas. Essa tendinopatia é também chamada de tendinite da pata de ganso. Marque a alternativa que indica os músculos que formam a pata de ganso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q901818 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

É uma doença neuromuscular genética que se caracteriza como um distúrbio degenerativo, progressivo e irreversível no tecido muscular, em especial a musculatura esquelética. A doença também afeta a musculatura cardíaca e o sistema nervoso. Os primeiros sinais e sintomas se manifestam a partir da primeira infância e podem ser: desenvolvimento motor atrasado, fraqueza muscular, costume de andar na ponta dos pés:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q901826 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Paciente, 38 anos, praticante frequente de artes maciais, sofreu entorse do joelho esquerdo durante um treinamento. Avaliado posteriormente por um fisioterapeuta, foi identificado positivo o teste de gaveta posterior, cujo objetivo é avaliar a integridade do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1008324 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Jorge, 71 anos, ex-atleta de vôlei, possui sinais radiológicos indicativos de osteoartrose moderada em ombro esquerdo (articulação acrômio-clavicular), acompanhada de sintomatologia caracterizada por hipomobilidade articular e dor localizada, que piora ao permanecer no computador por longos períodos e também à noite ao dormir.
Na avaliação clínica, verificou-se ainda paresia para realizar o movimento de rotação externa de ombro, além de redução da amplitude articular para flexão e abdução de ombro esquerdo.
Considerando a fisiopatologia da osteoartrose e o quadro clínico desse paciente, assinale a opção que indica, corretamente, as condutas fisioterápicas pertinentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1008331 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Sr. Gilberto, 68 anos, com sobrepeso, possui sinais radiológicos de lesões articulares indicativos de osteoartrose moderada no joelho esquerdo, acompanhada de sintomatologia caracterizada por rigidez articular e dor localizada, que piora ao permanecer em uma única posição por longo período.
Na avaliação clínica, verificou-se, ainda, hipotrofia do quadríceps esquerdo, crepitação no joelho, intensidade de dor alta (escala numérica de dor: 7), redução da amplitude articular e da percepção cinestésica, fato que está promovendo insegurança para realizar atividades da vida diária.
Considerando a fisiopatologia da osteoartrose e o quadro clínico desse paciente, assinale a opção que indica as condutas pertinentes ao tratamento fisioterapêutico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.