Questões de Concursos Otorrinolaringologia

Resolva questões de Otorrinolaringologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

42Q998181 | Medicina, Otorrinolaringologia, Cirurgia CrânioMaxiloFacial, EBSERH, FGV, 2024

Paciente feminina, 55 anos, não tabagista, com uso de prótese dentária, apresenta lesão ulcerada e plana em borda lateral esquerda da língua. A lesão é verrucosa e tem áreas avermelhadas em seu interior. Não apresenta linfonodos suspeitos à palpação. Foi sugerida a biópsia da lesão; porém, a paciente se recusa a realizar o procedimento.

Como forma de aconselhar a paciente, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q997163 | Medicina, Otorrinolaringologia, Grupo Otorrinolaringologia, EBSERH, FGV, 2025

Com relação ao câncer da laringe e da hipofaringe, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1036599 | Medicina, Otorrinolaringologia, Médico do Trabalho, Caixa, CESGRANRIO, 2024

A perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é a mais difundida e conhecida perda auditiva ocupacional, sendo reconhecida como agravo à saúde dos trabalhadores de notificação compulsória.

Que característica constitui o padrão desse tipo de agravo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1067606 | Medicina, Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EsFCEx, VUNESP, 2024

Nas infecções profundas dos espaços fásciais cervicais (espaços delimitados pelas fáscias cervicais), uma das regiões anatômicas que deve ser avaliada é o espaço perigoso, dada sua importância no prognóstico desta condição clínica. Anatomicamente o espaço perigoso das fáscias cervicais fica localizado entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1056378 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Paciente, sexo feminino, 50 anos, procura atendimento devido à perda auditiva progressiva unilateral à direita há cerca de 15 anos, predominante em frequências graves. Refere que foi submetida à cirurgia de estapedotomia; porém, não houve qualquer melhora da audição. Além disso, relata episódios de tontura desencadeados por sons altos; sente-se incomodada por escutar sons de seu corpo como do piscar de olhos ou deglutição.

Resultados dos exames:

- Audiometria: apresenta perda auditiva condutiva (gap aéreo-ósseo), predominante em frequências graves e hiperacusia por via óssea no ouvido direito. Audiometria normal no ouvido esquerdo.

- Potencial Evocado Miogênico Vestibular (VEMP): os resultados do VEMP revelam uma resposta aumentada (aumento da amplitude) e diminuição do limiar no ouvido direito quando estimulado.

- Reflexos estapedianos: presentes e normais em ambos os ouvidos.

Com base nos resultados dos exames, o diagnóstico mais provável para tal paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1034006 | Medicina, Otorrinolaringologia, Médico Área Otorrinolaringologia, UFG, IV UFG, 2023

Leia o caso clínico a seguir.
Paciente do sexo masculino, 7 meses de vida, apresenta história de estridor bifásico, associado à tiragem subcostal, há cerca de 1 mês, não acompanhado de febre ou demais sintomas de infecção de vias aéreas superiores. Foi nascido de parto termo, após gestação sem intercorrências. Não necessitou de manobras de ressuscitação ou internação em UTI. Teve 1 internação em enfermaria por 3 dias, aos 2 meses de vida por quadro de bronquiolite.
O diagnóstico mais provável para o caso é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q998174 | Medicina, Otorrinolaringologia, Cirurgia CrânioMaxiloFacial, EBSERH, FGV, 2024

Durante uma tireoidectomia total com uso de monitorização intraoperatória, houve uma perda do sinal no nervo laríngeo recorrente no lobo direito. O nervo encontra-se anatomicamente preservado em toda a extensão cervical.

A melhor conduta a seguir é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1056376 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Paciente, sexo feminino, caucasiana, 28 anos, em pós-operatório tardio de rinosseptoplastia, comparece com queixa de obstrução nasal bilateral pior ao inspirar profundamente. Ao exame físico verifica-se septo sem desvios; cornetos inferiores e médios eutróficos; colabamento de narinas à inspiração com aparente fragilidade de cruz lateral; ângulo entre cartilagem lateral superior e septo nasal em torno de 15°; e, manobra de Cottle modificada positiva bilateralmente. Foi sugerida à paciente uma abordagem cirúrgica com colocação de enxerto de concha auricular através de uma bolsa dissecada desde o remanescente da cruz lateral até a abertura piriforme. Assinale, a seguir, o diagnóstico da paciente, bem como o tratamento sugerido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1042631 | Medicina, Otorrinolaringologia, Médico Otorrinolaringologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação à avaliação da audição, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A pesquisa das emissões otoacústicas, imitanciometria e pesquisa de potenciais auditivos de tronco encefálico (PEATE) são exames objetivos da audição;
( ) A audiometria vocal, avaliação do processamento auditivo central e eletrococleografia são exames subjetivos da audição;
( ) A pesquisa dos potenciais evocados auditivos cognitivos – P300 e a resposta auditiva de estado estável são avaliações eletrofisiológicas.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1034013 | Medicina, Otorrinolaringologia, Médico Área Otorrinolaringologia, UFG, IV UFG, 2023

Os paragangliomas são tumores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1037085 | Medicina, Otorrinolaringologia, Médico Otorrinolaringologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Paciente com 32 anos de idade, feminina, obesa, sem déficits auditivos, com zumbidos não pulsáteis e papiledema na fundoscopia.

Nesse caso, o diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1034016 | Medicina, Otorrinolaringologia, Médico Área Otorrinolaringologia, UFG, IV UFG, 2023

Para realizar o diagnóstico da Doença de Ménière definida, é necessário apresentar comprovação audiométrica durante a crise de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1056377 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A cirurgia endoscópica dos seios paranasais é um procedimento médico comumente empregado para tratar diversas condições nasais, como sinusite crônica; pólipos nasais; e, demais patologias dos seios paranasais. Apesar dos benefícios dessa técnica minimamente invasiva, existem riscos inerentes, especialmente quando se considera a proximidade de estruturas nobres, como nervos e vasos sanguíneos importantes. A análise criteriosa da tomografia dos seios da face pré-operatória é essencial para o cirurgião identificar variações anatômicas e prever possíveis dificuldades, minimizando os riscos de iatrogenia durante o procedimento. Em análise pré-operatória para uma cirurgia endoscópica dos seios paranasais foi verificada na tomografia de seios da face a presença de uma célula etmoidal mais posterior, se estendendo até o seio esfenoidal superior e lateralmente. Tal variação anatômica acarreta em maior risco de lesão de qual estrutura?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1056379 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

O exame físico otoneurológico e os testes vestibulares, como prova calórica, v-HIT (Video Head Impulse Test) e posturografia, são importantes ferramentas para avaliar a função do sistema vestibular. Sobre a fisiologia e a semiologia da função vestibular, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1034009 | Medicina, Otorrinolaringologia, Médico Área Otorrinolaringologia, UFG, IV UFG, 2023

A otite externa necrotizante possui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1034010 | Medicina, Otorrinolaringologia, Médico Área Otorrinolaringologia, UFG, IV UFG, 2023

É sabido acerca da origem embriológica dos ossículos da orelha média que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q997161 | Medicina, Otorrinolaringologia, Grupo Otorrinolaringologia, EBSERH, FGV, 2025

Em relação à avaliação das fraturas craniofaciais, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O bléfaro-hematoma bilateral é conhecido como sinal de Battle.
( ) As fraturas de Le Fort tipo I têm orientação transmaxilar ao nível do orifício piriforme, resultando em palato flutuante.
( ) Nas fraturas nasoetmoido-orbitárias podem ocorre anosmia e fístula liquórica(imediata ou tardia).

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1006689 | Medicina, Otorrinolaringologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

A asma é caracterizada pela limitação variável ao fluxo aéreo, o que gera sintomas respiratórios, tais como dispneia, tosse e limitações das atividades, o que leva a comprometimento da qualidade de vida do paciente. Além disso, é observado que a asma não controlada, aumenta a chance de exacerbações e idas aos serviços de saúde. Dessa forma, avalie as histórias clínicas descritas abaixo e assinale aquela que é classificada como NÃO CONTROLADA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1033583 | Medicina, Otorrinolaringologia, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Durante a confecção do flap nasoseptal em cirurgias endoscópicas transesfenoidais, deve-se realizar a incisão 1-2 cm abaixo da parte mais superior do septo nasal com o intuito de evitar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.