Início

Questões de Concursos Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q890746 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cândido de Abreu PR, FAUEL, 2024

“Trata-se de uma infecção respiratória, transmissível e causada pela bactéria Bordetella pertussis, transmitida por gotículas, sendo as crises de tosse seca sua principal característica e a vacinação sua principal forma de prevenção”. A definição anterior corresponde a qual doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q914555 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Cabeceira Grande MG, FADENOR, 2023

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, entre eles o homem. Assinale a alternativa CORRETA sobre essa doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q896463 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A infecção do trato urinário (ITU) está entre as infecções bacterianas em adultos mais comuns, principalmente em mulheres. [ Sobre a ITU, leia as afirmações abaixo:

I. A cistite aguda em mulheres pode envolver o trato urinário baixo (uretra e bexiga) mais frequentemente e/ou alto (rins e ureteres). O principal patógeno envolvido na ITU em mulheres é a E. coli, que é responsável por cerca de 80% de todos os episódios de infecção.

II. Os sintomas clássicos de cistite incluem: disúria, aumento da frequência urinária, urgência miccional e, ocasionalmente, dor suprapúbica e hematúria.

III. A ITU pode ser classificada como complicada e não complicada. Denomina- se ITU complicada quando ocorre em mulheres jovens, não grávidas e na ausência de anomalias estruturais ou funcionais do trato urinário.

IV. Hematúria microscópica é um achado comum em infecções urinárias, podendo estar presente em 40% a 60% dos pacientes com ITU, embora a presença de proteinúria seja rara.

Estão CORRETAS apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q962035 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Com a tragédia climática recente no Rio Grande do Sul, os casos suspeitos de leptospirose tiveram um aumento de mais de 1000%.
Com base nos protocolos do Ministério da Saúde, são critérios que fazem parte da definição de caso suspeito de leptospirose em casos de desastre climático:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q886375 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

O impetigo é uma infecção superficial da pele causada por estafilococos, estreptococos ou múltiplas bactérias. Sobre impetigo, analisar os itens.
I. O impetigo é contagioso e pode espalhar-se para outras partes da pele. Além disso, pode disseminar-se para outros membros da família que entrem em contato físico com o paciente, ou que usem toalhas ou pentes contaminados com exsudato das lesões. II. A ruptura da integridade da pele possibilita a colonização de bactérias abaixo da superfície cutânea. III. As lesões começam como pequenas máculas avermelhadas, que se transformam em vesículas separadas e de paredes finas. Essas vesículas sofrem ruptura e ficam cobertas por uma crosta melicérica.
Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q908139 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Nossa Senhora das Graças PR, UNIVIDA, 2024

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles. No Brasil, a maioria dos casos se encontram na região Amazônica, é uma doença que tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito. Entretanto, se não diagnosticada de forma oportuna e adequada, a doença pode evoluir para suas formas mais graves. Analise as alternativas e marque corretamente um sintoma comum e um sinal de seu agravamento, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q884453 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico de Enfermagem, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Durante um plantão em uma escola primária, um técnico de enfermagem é chamado para avaliar uma situação envolvendo várias crianças queixando-se de coceira intensa no couro cabeludo. Ao examinar uma das crianças, o técnico observa pequenos insetos brancos aderidos aos fios de cabelo e pequenas manchas vermelhas no couro cabeludo. Com base nesses sintomas, qual é o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q883505 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O tratamento visa a atingir o parasito em pontos-chave de seu ciclo evolutivo, os quais podem ser didaticamente resumidos em: interrupção da esquizogonia sanguínea, responsável pela patogenia e manifestações clínicas da infecção, destruição de formas latentes do parasito no ciclo tecidual (hipnozoítos) das espécies Plasmodium vivax e P. ovale, evitando assim as recaídas tardias, interrupção da transmissão do parasito, pelo uso de drogas que impedem o desenvolvimento de formas sexuadas dos parasitos (gametócitos). Corresponde ao tratamento recomendado para a doença infecto-parasitária denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q960842 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

A maioria dos protozoários apresenta vida livre e aquática podendo viver também livremente em lugares úmidos no solo ou sobre matéria orgânica em decomposição. No entanto, algumas espécies levam vida parasitária nos organismos e assim passam a maior parte da vida em diversas espécies de seres vivos, causando muitas doenças. A giardíase e a amebíase são exemplos dessas doenças. São consideradas ações efetivas preventivas dessas doenças, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q964216 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico de enfermagem, TRF 4ª REGIÃO, FCC

As alterações gastrointestinais agudas, queixa de boca seca, dificuldades visuais com visão dupla ou turva, dislalia, associada ao comprometimento de nervos crania- nos e a progressão neurológica dos sinais e sintomas são manifestações de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q956042 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Um surto de doenças infecciosas ocorreu em uma comunidade após fortes chuvas que provocaram enchentes e danificaram a rede de saneamento básico. Diversos moradores apresentaram febre alta, mialgia intensa, cefaleia, tosse e, em alguns casos, hemoptise.
Com base na situação hipotética, é correto afirmar que a principal suspeita clínica e a medida preventiva mais eficaz para evitar novos surtos, respectivamente, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q959934 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, FCC

Durante atendimento na unidade de saúde, um paciente adulto apresenta febre de início agudo, mialgia nas panturrilhas, vômitos, calafrios, alteração do volume urinário, icterícia em pele e mucosas. Refere contato com água suja e potencialmente contaminada da enchente, mas não utilizou botas e luvas. A situação é compatível com a doença transmitida por urina de rato, cujo agente etiológico bacteriano mais frequente é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q869059 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O Agente Comunitário de Saúde exerce um papel fundamental nas orientações e nos cuidados em casos de enchentes ou inundações. Uma doença muito comum nessas situações é considerada uma zoonose de importância mundial, transmitida pelo contato com a urina de animais infectados ou água e lama contaminadas. Um amplo espectro de animais serve como reservatório para a persistência de focos de infecção. No meio urbano, os principais são os roedores, especialmente o rato de esgoto. Outros reservatórios da bactéria são os suínos, bovinos, equinos, ovinos e cães. A doença referida é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q896362 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A sepse é uma síndrome extremamente prevalente, com elevada morbidade e mortalidade, além de gerar altos custos com internação. De acordo com os conceitos e orientações do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), a respeito da sepse e choque séptico é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q964272 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Considere o modo de transmissão de doenças para o homem:

I. Leptospirose: contato com a urina de ratos infectados.

II. Febre tifóide: ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo Salmonella typhi.

III. Febre amarela: picada pelo vetor Aedes aegypti.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.