Questões de Concursos: Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q914115 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Inhacorá RS, OBJETIVA, 2023

São três arboviroses que compartilham sinais clínicos semelhantes, o que dificulta a suspeita inicial pelo profissional de saúde, podendo, em algum grau, confundir a adoção de manejo clínico adequado e, por conseguinte, predispor à ocorrência de formas graves, levando eventualmente a óbitos. Das seguintes, qual doença é estranha à descrição anterior?

73 Q884453 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico de Enfermagem, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Durante um plantão em uma escola primária, um técnico de enfermagem é chamado para avaliar uma situação envolvendo várias crianças queixando-se de coceira intensa no couro cabeludo. Ao examinar uma das crianças, o técnico observa pequenos insetos brancos aderidos aos fios de cabelo e pequenas manchas vermelhas no couro cabeludo. Com base nesses sintomas, qual é o diagnóstico mais provável?

74 Q911915 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2023

A evolução de um quadro de gripe pode variar e tende a ser mais grave em grupos vulneráveis (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2023). Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que traz exemplos de pacientes que se enquadram no grupo de vulnerabilidade que apresentam condições e fatores de risco para complicações da gripe.

75 Q912732 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Lavras do Sul RS, OBJETIVA, 2023

No Brasil, as principais ocorrências de meningite bacteriana, com relevância para a saúde pública, são as causadas por:

76 Q908139 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Nossa Senhora das Graças PR, UNIVIDA, 2024

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles. No Brasil, a maioria dos casos se encontram na região Amazônica, é uma doença que tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito. Entretanto, se não diagnosticada de forma oportuna e adequada, a doença pode evoluir para suas formas mais graves. Analise as alternativas e marque corretamente um sintoma comum e um sinal de seu agravamento, respectivamente:

78 Q959934 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, FCC

Durante atendimento na unidade de saúde, um paciente adulto apresenta febre de início agudo, mialgia nas panturrilhas, vômitos, calafrios, alteração do volume urinário, icterícia em pele e mucosas. Refere contato com água suja e potencialmente contaminada da enchente, mas não utilizou botas e luvas. A situação é compatível com a doença transmitida por urina de rato, cujo agente etiológico bacteriano mais frequente é denominado

79 Q892145 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Na instituição que atende à criança pequena, os professores e funcionários devem conhecer os sinais das doenças para proceder de forma correta e discutir coletivamente. Sobre determinada doença, comum na infância, analise as características e sintomas abaixo:

É uma doença contagiosa, que pega de uma pessoa para outra, e infecciosa, causada por um tipo de carrapato, pequeno, que entra debaixo da pele e provoca irritação e muita coceira, principalmente à noite. Provoca lesões que aparecem como pontos vermelhos e bolhas.


As características e sintomas acima definem qual doença?

80 Q957452 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

O papilomavírus humano (HPV) é responsável por uma infecção sexualmente transmissível (IST) muito comum, relacionada ao câncer de colo de útero e outros tumores, tanto em mulheres quanto em homens. A vacina HPV4-recombinante está disponível no SUS. Essa disponibilidade deve ser divulgada, e a população deve ser estimulada a aderir a seu uso.

Sobre essa vacina, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A vacina HPV4-recombinante é aplicada em meninos a partir de 12 anos de idade e em meninas a partir da menarca.
( ) Para vítimas de abuso sexual, de 9 a 14 anos, a recomendação é de duas doses.
( ) Para pessoas de 15 a 45 anos, a recomendação é de três doses, considerando o histórico vacinal contra o HPV.
( ) Para os adolescentes não vacinados de 15 a 19 anos de idade, estratégias de resgate para a vacinação de dose única devem ser realizadas.

As afirmativas são, respectivamente,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.